sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 13

A 13ª e penultima etapa, que ligou as localidades de La Rioja a Cordoba, no total que inicialmente tinha 473 quilómetros cronometrados, foi reduzida pelos organizadores para 220, fazendo esta a sétima consecutiva a ser encurtada devido às difíceis condições do terreno, o que levou Sven Quandt, ditector-geral da equipa X Raid BMW, a tecer duras criticas à organização: "Julgo que o mais importante é que a organização deveria saber que o Verão é diferente do Inverno. E para além disso, após três etapas muito duras, poderiam ter prevenido a etapa de hoje [ontem]", referiu Quandt ao Autosport.com.

"Quando o tempo aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de subir, tornam-se extremamente macias. De manhã, é quase como asfalto. À tarde, quando aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de transpor, é difícil de acreditar no quão macia se torna a areia. É injusto para os pilotos que vão ser penalizados hoje", concluiu.


Nos automóveis, Nani Roma, da Mitsubishi, foi o vencedor da etapa, à frente do Nissan de Krzysztof Holowczyc, da Polónia, num Nissan Navarra, com o alemão Dieter Depping a ser o melhor Volkswagen, na quarta posição. O sul-africano Giniel de Villiers foi oitavo, atrás de Mark Milller, mas continua a ser o lider da corrida, a 2 minutos e 20 do piloto americano. Francisco Inocêncio foi o melhor dos portugueses, ao acabar a etapa no 30º lugar, e na geral, é Adélio Machado o melhor dos portugueses, no 36º lugar.



Nas motos, o vencedor da etapa foi Cyril Després, que aproveitou o facto de sair na frente da especial para encurtar a desvantagem para o lider Marc Coma em 1 minuto e 45 segundos. David Fretigne foi o terceiro, a 2 minutos e 37 segundos, enquanto que nos portugueses, Helder Rodrigues foi o oitavo da etapa, a 4 minutos e 58 segundos de Després, e Paulo Gonçalves foi 14º, a 12 minutos e 17 segundos do vencedor.


Na geral, nada mudou, com Marc Coma com uma vantagem de quase hora e meia sobre Després, enquanto que Helder Rodrigues é quinto na classificação geral, e Paulo Gonçalves fecha o "top ten". Amanhã é a penúltima etapa, que liga Cordoba a Buenos Aires, no total de 792 km, 347 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: