quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 12

Foi um dia difícil no Dakar 2009, esta 12ª etapa que ligou as localidades de Fiambalá e La Rioja, no norte da Argentina. Chuva torrencial e ventos fortes fizeram parte da etapa, que dificultou imenso os concorrentes, quer nos carros, quer nas motos. Uma etapa que ficou marcada também pela desistência do líder da geral, Carlos Sainz, depois de ter caido a uma ravina com quatro metros de altura, por alturas do quilómetro 79. Segundo o próprio, o desnível não estava assinalado no "roadbook": "É incompreensível que um precipício de quatro metros não esteja sinalizado", afirmou o ex-bicampeão do Mundo de ralies, desolado.


A etapa acabou por ser ganha por outro Volkswagen, o de Giniel de Villiers, que foi secundado pelo o do piloto americano Mark Miller. Mas apesar da vitória, o sul-africano (e novo lider) não deixou de criticar duramente o "roadbook" fornecido pela organização: "Foi uma etapa muito dura. O road book é muito, muito mau. Realmente patético. Há grandes desfiladeiros, é muito perigoso e não se sabe como encontrar o caminho", disse em declarações captadas pelo site português Autosport.

Outro dos azarados do dia foi Nani Roma, no unico Mitsubishi ainda em prova. Depois de quase cair no mesmo desfiladeiro que vitimou Sainz, parou a meio da especial com problemas no carro e desconhece-se se irá continuar ou não. Caso o pior aconteça, poderá ser a primeira vez em muitos anos que nenhum dos carros da marca dos diamantes chegará ao fim. Agora, quem está no terceiro lugar da geral é o americano Robby Gordon, no Hummer H3, a 1 hora e 18 minutos do primeiro. Gordon também foi terceiro na etapa.


Nas motos, o dia foi do francês Cyril Després, que conseguiu superar o espanhol Marc Coma, o actual lider da geral, por um minuto e 23 segundos. Marc Guell foi o terceiro, a quase dez minutos de Després.


Entre os portugueses, Hélder Rodrigues, da Lagos Team, foi o melhor, chegando em décimo posto, a 19 minutos e 49 segundos, ao passo que Paulo Gonçalves terminou duas posições depois, em 12º, a 26 minutos 51 segundos. Bianchi Prata também esteve em bom plano, ao terminar na 33ª posição, a 1 hora, 22 minutos e 49 segundos do mais veloz.


Na frente da classificação geral nada se alterou, com Marc Coma a manter Cyril Desprès a cerca de hora e meia de distância, ao passo que Rodrigues mantém o quinto posto por apenas três segundos de diferença para Per-Anders Ullevalseter. Paulo Gonçalves, da Repsol Honda, é o décimo, a 3 horas, 53 minutos e 16 segundos, enquanto que Pedro Bianchi Prata ocupa o 29º lugar, a 12 horas, 38 minutos e 11 segundos.


Amanhã é a 13ª etapa, que vai ligar La Rioja a Cordoba, no total de 753 quilómetros, 545 dos quais em especial cronometrada. O Rali Dakar 2009 está quase a chegar ao fim, e está a ser tão ou mais duro como se fosse em Africa...

1 comentário:

kimi_cris disse...

Pois e lá se foi o Sainz que tinha tudo para vencer este Dakar.

Grande Abraço!

Kimi_Cris