sábado, 1 de agosto de 2020

A imagem do dia

O ídolo de Patrick Depailler era Jean Behra, e ambos tiveram a triste coincidência de morrerem no mesmo país e no mesmo dia, mas em locais e circunstâncias diferentes. O primeiro, numa corrida de suporte, o segundo, num teste para o GP da Alemanha.

Ambos eram velozes, mas também algo rebeldes. Ainda por cima, Depailler adorava o ar livre. Era costume fazer motocross e asa delta, e quando ele sofreu um acidente em setembro de 1973, impedindo-o de participar nas corridas americanas desse ano, Ken Tyrrell colocou uma clausula que o impedia de fazer atividades desse género. Quando em 1979, ele estava já na Ligier, disse que se sentia mais liberto, agora que poderia fazer o que quiser nos tempos livres. 

Bem tinha razão o velho madeireiro: em junho de 1979, um acidente de asa delta na sua Clermont-Ferrand natal o fez quebrar ambos os tornozelos e Guy Ligier não hesitou em despedi-lo por ter ariscado o pescoço de modo desnecessário. Mas aos 35 anos, ainda era um piloto valioso e a Alfa Romeo não hesitou em contratá-lo para desenvolver o modelo 179, e era o que estava a fazer naquele fatídico dia em Hockenheim. 

E de uma certa maneira, havia um paralelo com Behra: semanas antes da sua corrida fatídica, tinha sido despedido da Ferrari por ter brigado com Romolo Tavoni, pois criticava a sua postura na pista depois do GP de França. Ele preparava o regresso com um projeto próprio de chassis, com motor Porsche. Depailler queria desenvolver o 179 para ser competitivo, sacrificando a durabilidade, que tinha dado um quinto lugar a Bruno Giacomelli na Argentina, depois de uma corrida de atrito debaixo de calor. 

Dito isto, no final havia uma última coincidência entre eles: queriam provar que ainda tinham algo a dar na Formula 1, depois de um mau bocado. E foi nessa busca do limite que o ultrapassaram fatalmente. Embora no caso de Depailler, nunca se soube bem o que aconteceu. Falou-se de uma pedra que entrou no flanco que impediu o efeito-solo na Ostkurwe de Hockenheim, fazendo com que batesse em frente a mais de 320 km/hora, esvaindo-se em sangue, das suas pernas decepadas pelo impacto e dos graves ferimentos na cabeça. E tudo isto a uma semana do seu 36ª aniversário.  

Formula 1 2020: Ronda 4, Grã-Bretanha (Qualificação)

Depois de uma pausa necessária, a Formula 1 regressou ao Reino Unido, numa fase onde eles pedem aos estrangeiros que respeitem leis de quarentena rigorosas, e submetem os seus a um confinamento, caso vão de férias para algum destino turistico que esteja em "zona vermelha", como a Peninsula Ibérica. Há duas ironias nisto: a primeira é que as interdições podem ser contornadas no espaço Shengen. A segunda é que o próprio Reino Unido tem mais casos do que, por exemplo, Portugal, um dos países do qual se queixa as medidas apertadas que impedem a chegada dos turistas... 

Antes do fim de semana automobilístico, a noticia da substituição de Sergio Perez por Nico Hulkenberg devido à doença do mexicano causou espanto no paddock, especialmente depois de este ter andado a fazer a sua vida sem máscara. Depois, justificou a sua ida ao México por causa de um acidente envolvendo a sua mãe. Independentemente do que aconteceu, o problema é outro, ou outros: há gente que está fechado em casa, voluntariamente, há mais de cem dias, e tenta cumprir todos os termos da quarentena com as consequências físicas e mentais que tal acarreta, enquanto há quem se ache privilegiado e atua como se nada existisse, e ainda por cima, o México é um dos piores sítios neste momento em termos de doença. 

Dito isto, desejam-se as melhoras ao piloto e que volte depressa, mas provavelmente a sua situação na Racing Point pode ter se deteriorado ainda mais. 

Debaixo de céu nublado, num tempo típico de julho no Reino Unido - curiosamente, estão mais de 30 graus na zona... - havia novidades ainda antes de saírem à pista, com Daniil Kvyat  os carros começaram a fazer os seus tempos num Silverstone vazio, o que é algo estranho mesmo nestes tempos estranhos que vivemos. Em pouco tempo, os Mercedes marcaram os seus tempos, ficando com os dois primeiros lugares, enquanto Leclerc e Stroll ficavam a seguir, enquanto Vettel era apenas oitavo. Pouco depois, Max Verstappen fica entre os Mercedes, com 1.26,115, com Albon a ser sexto.

Enquanto era assim nos lugares da frente, atrás. Lando Norris tinha dificuldades em marcar um tempo, fazendo companhia aos Alfa Romeo, o Williams de Nicholas Lattifi, e o Haas Kevin Magnussen. Quando finalmente marcou, conseguiu o décimo melhor tempo, entrando Romain Grosjean na zona de perigo.

No final, entre os que ficaram de fora, eram quatro os carros com motor Ferrari: os Haas e os Alfa Romeo, mais o carro de Nicholas Latiffi, que ainda se despistou quando fazia um tempo mais veloz. George Russell passou por ele nesse momento, e houve quem dissesse que ele não abrandou na altura. Os comissários verificaram e como ele foi correr na Q2, queria dizer que não fez nada de errado.


Começando a Q2 com a maior parte dos pilotos a usarem os médios, as coisas começaram com Bottas a fazer 1.25,015 com médios, ao mesmo tempo que Hamilton teve problemas e fez um pião, voltando à pista e estragando um jogo de pneus. A gravilha que espalhou na pista foi o suficiente para que os comissários agitassem a bandeira vermelha, para que varressem a gravilha espalhada no asfalto. 

Poucos minutos depois, a sessão recomeçou com Hamilton a manter os médios e a tentar uma volta suficientemente boa para a Q3. Quando conseguiu, fez 1.25,347, dois décimos mais lento que Bottas. No final, a luta era para ver quem conseguia entrar na fase final. Hulkenberg andou perto, mas falhou por 65 centésimos. Lando Norris andou aflito, mas passou, a mesma coisa não poderia dizer Alex Albon, que já se viu ter um problema nas qualificações, por agora.

Assim sendo, para além de Mercedes, Ferrari, McLaren e Renault, o Racing Point de Lance Stroll - que anda a melhorar a olhos vistos - e o Red Bull de Max Verstappen estavam na Q3.

Para a fase final, ou se quiserem, como Lewis Hamilton acabou com a 91ª pole-position da sua carreira, a versão mais simples é dizer que foi mais veloz. Mas para ser o mais rápido, tinha de estar inspirado, e esteve, para fazer 1.24,303, recorde do circuito e ficar a mais de três décimos de Valtteri Bottas. E claro, deixando Max Verstappen a ser "o melhor do resto" a praticamente um segundo. São carros de outra galáxia, mas esforçam-se por sê-lo, essa é a parte que conta.

Atrás dos três primeiros, Charles Leclerc foi quarto, na frente dos McLaren, enquanto Vettel foi só décimo. E entre eles ficaram os Renault e um Lance Stroll que, sendo sexto, aproveita bem a ausência de Perez para consolidar o seu estatuto nos cor de rosa.

Amanhã há mais. E com bom tempo previsto para domingo, parece que isto será um passeio para os Flechas Negras.  

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Rumor do Dia: MotoGP vai encerrar o calendário em Portugal

Depois da Formula 1, a MotoGP pode estar a caminho de Portimão. Segundo conta esta tarde a Autosport portuguesa, a Dorna pode ter acertado um acordo com os organizadores do Autódromo de Portimão para acolher a 22 de novembro o GP de Portugal, um mês depois da Formula 1 passar por lá.

Apesar de não ser ainda o anuncio oficial - aparentemente, só será divulgado a 10 de agosto - já está tudo tratado, dado que desde há algum tempo que a Dorna e a FIM, a Federação Internacional de Motociclismo, chefiado por Jorge Viegas, chegaram a um acordo onde o Autódromo Internacional do Algarve será sempre uma prova de substituição desde 2020 até 2022, caso aconteça algum cancelamento no calendário. E como as corridas marcadas para a Argentina, Tailândia e Malásia foram definitivamente canceladas devido à pandemia de coronavirus, a prova portuguesa estava na primeira linha para entrar no seu lugar.

Isto poderá significar que, dadas as circunstâncias que se vivem agora, o Autódromo do Algarve poderá vir a ser palco de duas das maiores provas em duas e quatro rodas, especialmente nesta última, que conta no pelotão Miguel Oliveira, piloto da KTM. E também com a possibilidade de haver público, como vai acontecer com a Formula 1, poderá ser outro balão de oxigénio para o turismo local, afetado pela pandemia. 

Noticias: Hulkenberg corre no lugar de Perez

Era o mais óbvio: a Racing Point anunciou na manhã desta sexta-feira que o alemão Nico Hulkenberg correrá no lugar de Sergio Perez nas suas corridas de Silverstone, enquanto o piloto mexicano recupera do coronavirus que lhe foi diagnosticado na quinta-feira. O piloto de 32 anos está de regresso, depois de ter ficado sem lugar no final da temporada passada, quando estava ao serviço da Renault.

"Estava a caminho de Nürburgring para outro projecto quando chegou a chamada do Otmar [Szafnauer]. Isto foi tudo há menos de 24 horas, parece surreal. Mas, gosto de um bom desafio e este é um.”, comentou Hulkenberg sobre como soube que ia ser chamado para correr por duas corridas nesta temporada. 

No comunicado da Racing Point, o chefe de equipa Otmar Szafnauer disse: “Encontrar um substituto para o Sergio não foi fácil, mas temos o Nico que a equipa já conhece bem. Ele aprende rápido e tenho a certeza de que se vai integrar rapidamente”.

E foi o que aconteceu, com o piloto alemão a dar-se bem com o carro, mas no final do dia, ele já se  queixava que o corpo iria pagar por ter estado ausente por muito tempo.

As últimas 24 horas têm sido especiais, loucas e selvagens. Às 16h30 de ontem recebi uma chamada, apanhei o avião e estive a fazer o banco até às duas da manhã. Às oito da manhã [de hoje] estava no simulador e depois vim para a pista” começou por fizer, em declarações ao site f1.com.

"Não tivemos muito tempo porque eu também tive de ser testado [para Covid]. Fui atirado à água aqui. Embora esteja em boa forma, este tipo de forças G, especialmente aqui em Silverstone, com 35 graus é difícil. O meu corpo vai sentir isto amanhã e domingo”, concluiu.

Do outro lado, Sergio Perez terá de ver duas corridas do lado de fora para poder recuperar do CoVid-19, e não deixou de expressar tristeza pelo sucedido, explicando o que aconteceu pelas redes sociais.

Estou muito triste. É um dos dias mais tristes da minha carreira”, começou por dizer. “Segui todas as instruções da FIA e da minha equipa. Depois da Hungria, apanhei um avião privado para o México para visitar a minha mãe durante dois dias, porque ela teve um acidente. Quando ela saiu do hospital pude vê-la e regressei imediatamente à Europa, respeitando todos os protocolos em vigor. Neste momento não tenho quaisquer sintomas, o que mostra o quão vulneráveis somos a isto [COVID-19]”.

Quero agradecer a todos os meus colegas pelo apoio que me deram, à minha equipa, às autoridades, aos adeptos. Fiquem seguros, cuidem de vocês e das vossas famílias, e espero vê-los em breve na pista“, concluiu.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

A imagem do dia


E de repente, passaram-se vinte anos. A Formula 1 não via um brasileiro ganhar há sete, desde o GP da Austrália de 1993, quando Ayrton Senna chegou como vencedor. Foi muito tempo a suspirar por algúem que carregasse a tocha que Emerson Fittipaldi tinha pegado, depois passado a Nelson Piquet, e depois a Ayrton Senna. Agora, era Rubens Barrichello que tinha a esperança de continuar onde os outros tinham deixado. Mas o percurso não tinha sido fácil.

O seu percurso na Jordan e Stewart mostrou que era um bom piloto numa equipa do meio do pelotão, e houve ocasiões onde ele já merecia ganhar, especialmente no seu último ano na Stewart, em 1999. Uma pole-position e três pódios tinham sido um bom cartão de visita, mas quando foi o momento, esse foi aproveitado por Johnny Herbert, no Nurburgring. Mas a consistência foi suficiente para ser escolhido para a Ferrari, para secundar a Michael Schumacher

E naquele ano, o alemão esmagava-o, na sua busca pelo tricampeonato. Tinha vencido em cinco das dez corrida até ali realizadas, enquanto o brasileiro tinha apenas seis pódios e uma pole, mas nenhuma vitória. E para piorar as coisas, partia de um pálido 18º posto da grelha de partida. O que aconteceu a seguir foi uma prova de habilidade e talento à chuva, e um pouco de sorte. Não só pela chuva que caía, mas também pela eliminação dos seus adversários. E de um senhor que invadiu a pista.

Primeiro, a eliminação de Schumacher nos primeiros metros ajudou muito na progressão de Barrichello. Depois, ele começou a voar, subindo na classificação, numa estratégia onde o tinha colocado em décimo no final da primeira volta, e cinco voltas depois, já estava nos pontos, depois de ter passado o Arrows de Jos Verstappen.

Depois, foi a sorte. Na volta 25, uma pessoa decidiu protestar pelo seu - alegado - despedimento injusto da Mercedes e os comissários de pista não tiveram outra chance senão colocar o Safety Car enquanto o tiravam da zona perigosa. Quando a corrida recomeçou, Barrichello, que era quinto, pressionou Jarno Trulli e era quarto, enquanto atrás, Jean Alesi embatia o seu Prost no Sauber de Pedro Diniz, provocando nova entrada do Safety Car. Quando a corrida recomeçou, na volta 35, havia chuva ligeira e a pista ficou húmida o suficiente para que os carros com pneus secos poderiam continuar... se o piloto tivesse a habilidade. E ele tinha.

Conseguiu manter o carro na pista e até à volta 44, essa chuva não o incomodava, apesar da aproximação de Mika Hakkinen, com os pneus para piso molhado. E quando aumentou a carga de água, já era tarde para o finlandês apanhar. E claro, quando ele atravessou a meta, todos estavam felizes. Barrichello era um piloto querido no meio, e a sua vitória foi das mais populares da história do automobilismo. Nessa tarde, ele bem mereceu vencer. Nesse dia, naquela pista no meio da Alemanha, todos eram Barrichello.

Youtube Formula 1 Video: A maturidade de Lance Stroll

O Josh Revell adora o Lance Stroll (#not). Contudo, ele não é parvo e é o primeiro a reconhecer que tem talento quando venceu nas competições de acesso à Formula 1 como a Formula 3 europeia, pela Prema. Claro, ele afirma que as suas prestações nos dois primeiros anos na Formula 1 não foram grande coisa, aparte o seu pódio em Baku, curiosamente, o último da Williams até agora.

Mas num 2020 complicado, Stroll parece que está a melhorar as suas competências, embora tem de provar mais, que tem estofo de campeão, especialmente quando circulam rumores sobre a possível assinatura de Sebastian Vettel pela estrutura que em 2021 se chamará Aston Martin. 

Assim sendo, o Josh decidiu lançar hoje um video sobre Stroll que, de uma certa maneira, parece redimi-lo. Mas veremos... primeiro, vejam o video para julgaram por vocês mesmos.

Noticias: Perez tem CoVid-19 e não corre em Silverstone

O mexicano Sergio Perez, da Racing Point, testou positivo ao CoVid-19 nesta quinta-feira e não participará nas corridas de Silverstone, quer neste fim de semana, quer no próximo. A noticia foi confirmada no final da tarde pela equipa oficial.

"Perez entrou em quarentena auto-imposta de acordo com as instruções das autoridades de saúde pública relevantes e continuará a seguir o procedimento exigido por essas autoridades", começou por dizer a FIA e a Formula 1 um comunicado oficial.

"Com a assistência do organizador local do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, das autoridades locais de saúde e do delegado da FIA COVID-19, uma iniciativa completa de rastreamento e rastreamento foi realizada e todos os contatos próximos foram colocados em quarentena. Os procedimentos estabelecidos pela FIA e pela Fórmula 1 previram a rápida contenção de um incidente que não terá maior impacto no evento deste fim de semana", concluiu.

De acordo com a equipa, Perez está bem e a equipa afirmou que um pequeno grupo de membros de equipa entrou em auto-isolamento depois de ter estado em contacto com o piloto de 30 anos. Um substituto será anunciado antes de começar o fim de semana do Grande Prémio.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Noticias: Monza não terá público

Uma das poucas corridas que acontecerá na data original, a 6 de setembro, o GP de Itália, em Monza, e a primeira de três em território italiano, não terá público, assim decidiu a organização. Já era algo que se esperava, mas hoje apareceu a confirmação oficial. A organização assegurou o reembolso total a quem queria, mas também os que queiram ficar com o bilhete, este será validado para a próxima edição.

A ausência dos "tiffosi" será certamente notada, em especial na cerimónia do pódio, mas em tempos excepcionais, ainda havia a esperança de que as restrições fossem levantadas. Contudo, tal não vai acontecer, pelo menos, não antes do GP da Rússia, em Sochi, no final de setembro. Claro, nada está decidido sobre se o GP da Toscania, em Mugello, na semana seguinte, ou o GP da Emiglia Romana, em Imola, a 1 de novembro, serão com espectadores, embora haja essa esperança. 

terça-feira, 28 de julho de 2020

Youtube Automobile Video: Auto Pobre e as nove vantagens de um Fusca laranja

O Stevan Gaipo, o comediante mineiro que gosta muito de fazer matérias sobre carros que estão... arranjados de maneira peculiar - para não falar outra coisa - meteu há uns tempos um video para falar sobre o seu objeto mais estimado: um Volkswagen Carocha (Fusca) de 1974, cor laranja, que acha superior a qualquer veículo moderno.

Ora vejam ele a explicar as suas razões.

Youtube Motorsport Video: Dias de Sangue, Suor e Gasolina

 
Depois de algum tempo, o Antti voltou. E agora fez um video sobre a Formula 1 dos anos 70, com os seus lados bons e maus, com musica a condizer. Eu gostei, mas deixo o critério e o gosto para vocês.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Noticias: Zanardi é operado pela quarta vez

Alex Zanardi
passou esta segunda-feira por nova cirurgia e os médicos afirmam que o seu estado é estável. É a quarta operação que o ex-piloto e paraciclista italiano passa desde o seu acidente, a 19 de junho, nos arredores de Siena, quando participava numa estafeta, o Obietivo Tricolore, para chamar a atenção dos paracilistas que treinam para os Jogos Paralimpicos.

A cirurgia foi realizada pelo doutor Pietro Mortini, diretor da unidade de neurocirurgia e teve sucesso, segundo nota divulgada pela clinica de Milão, onde ele está agora internado.

"As investigações clínicas e radiológicas confirmam o sucesso dos tratamentos mencionados e as condições clínicas atuais do paciente, ainda hospitalizado na terapia intensiva, parecem estáveis", explica a nota divulgada à imprensa.

Zanardi tinha sido transportado de Siena para Villa Beretta, um centro de reabilitação neurológico nos arredores de Milão, onde tinha ido para recuperar das sequelas do seu acidente, mas na serxta-feira, o agravamento do seu estado de saúde fê-lo transportar para os cuidados inensivos, de onde lá está até agora, a recuperar da sua mais recente cirurgia.

Pinheiro: "Pilotos adoram Portimão"

O autódromo de Portimão não é uma novidade total para os pilotos de Formula 1. Alguns pilotos já o guiaram, em variadas máquinas, apesar de Lewis Hamilton ter sido o único a fazê-lo, a bordo de um McLaren, durante os testes de inverno de 2009, na pista algarvia. 

Paulo Pinheiro, o diretor do Autódromo do Algarve, fala sobre os pilotos que já estiveram no circuito e a maior parte deles, as suas palavras são de louvor, especialmente Fernando Alonso, que poderá ali correr em 2021, no seu regresso à Renault. 

De todos os pilotos de Formula 1 com quem falei, todos adoraram a pista à exceção de um. Lembro-me quando tivemos cá a McLaren a testar com o Hamilton e com o Kovalainen, que o Hamilton disse que a curva de entrada da reta da meta era de facto fenomenal e que a direita a seguir a torre Vip era das curvas que mais gostava. O único piloto que não gostou foi o Luca Badoer que dizia que a pista tinha muitas curvas cegas e isso o deixava desconfortável.", contou à Autosport portuguesa.

"De resto, Felipe Massa, Fernando Alonso, Lewis Hamilton Heikki Kovalainen, todos os pilotos que passaram por aqui felizmente adoraram a pista, inclusive os últimos testes da Toyota [para o Mundial de Endurance, com o Toyota TS050 Hybrid LMP1], o Alonso numa entrevista que fez à comunicação social internacional disse que depois de andar à noite em Portimão, Spa ia ser “piece of cake”, porque isto à noite às escuras faz alguma impressão…”, concluiu.

Os bilhetes para a corrida já estão à venda no site autodromodoalgarve.com.

domingo, 26 de julho de 2020

Youtube Motosport Crash: O acidente do Shadow Can-Am em Road America

Mesmo as corridas clássicas não serem muito mais do que demonstrações de máquinas de outras eras, quando eles se acidentam, não deixam de ser tão espectaculares e perigosas como nas corridas mais atuais. Este fim de semana, em Road America, os Shadow de Can-Am rodaram por ali, fazendo parte dos 50 anos da sua fundação, por Don Nichols, um homem de mistério - antigo militar que fez uma perninha nos serviços de inteligência militares no Japão, provavelmente na CIA - antes de se metar nos automóveis.

Contudo, este sábado, um dos seus carros de Can-Am fez uma cambalhota espectacular na reta da meta. Felizmente, o piloto saiu ileso. 

Youtube Formula 1 Video: Fernando is Faster than You

Ontem passaram-se dez anos sobre o famigerado GP da Alemanha de 2010, no circuito de Hockenheim, onde Felipe Massa deixou passar Fernando Alonso para que ele pudesse vencer a corrida e se manter na luta pelo campeonato desse ano. Claro, oito anos depois do que tinha acontecido a Rubens Barrichello, os brasileiros não perdoaram esse novo "rebaixamento", especialmente depois dos eventos de 2002, na Áustria.

Pouco tempo depois, eu e o Mike Vlcek, um musico de São Paulo, tivemos a ideia de fazer um video sobre esse momento. Conhecia o Bruno Rafael, cartoonista que adora automobilismo, especialmente o NASCAR, e acabamos por fazer o "Fernando is Faster Than You". Nessa década, o video foi um pequeno sucesso, conseguindo cerca de 87 mil visualizações.

Portanto, para recordar aquele dia, volto a colocar por aqui este video. 

Youtube Video Presentation: o Ford Mustang Mach-E elétrico

 
Na semana passada foi apresentado um Ford Mustang Mach-E Performance, um carro elétrico que contem 1400 cavalos de potência e cerca de 1500 libras de torque, com sete (!) motores elétricos. E por estes dias, a RTR Vehicles, empresa de personalização de Vaughn Gittin Jr., conseguiu construir, ao longo de 10 mil horas de trabalho, um modelo para ser usado em pista, no “drift” e na “Gymkhana” do Ken Block.

E chegada a hora da apresentação do carro, quem melhor que o Ken Block "himself" para dar umas voltas nesta mais recente máquina especial? Eis o video.