sábado, 6 de dezembro de 2014

O assalto à sede da Red Bull

O assunto do dia nesta sábado, a pouco mais de duas semanas do Natal... é um assalto. Neste caso, à sede da Red Bull, em Milton Keynes. O acontecimento ocorreu na noite desta sexta-feira quando mais do que uma pessoa, armada com um carro roubado, arrombou as portas e entrou dentro das instalações, com o objetivo de roubar os troféus que a equipa de Formula 1 conseguiu ao longo dos últimos cinco anos. Depois disso, escaparam do local com outro carro roubado, e ambos tinham matriculas estrangeiras.

A policia local lançou não só uma "caça ao homem" como pediu às pessoas da zona para que possam dar informações sobre o paradeiro das pessoas que cometeram este crime.

Christian Horner, um dos donos da equipa, manifesta estar devastado com esta situação: "Estamos obviamente devastados por este assalto à fábrica", começou por dizer Horner. "O assalto causou danos significativos e foi muito desagradável para as pessoas que estavam de plantão no momento. Os infratores levaram itens que não só não lhes pertencem, mas que representava os esforços de um grupo de indivíduos dedicados, que trabalham duro para lá chegarem. Além da natureza agressiva da invasão, estamos perplexos por que alguém queira levar estes troféus. O valor para a equipe é, naturalmente, extraordinariamente elevado devido ao trabalho duro e esforço que entrou em vencer todos eles. Mas seu valor intrínseco é baixo; eles seriam de pouco benefício para aqueles que estão fora da equipa e, além disso, muitos dos troféus em exposição são réplicas", comentou.

"Gostaríamos de apelar a qualquer um que sabe de alguma informação sobre o paradeiro desses troféus ou os infratores envolvidos para contactar a Policia do Vale do Tamisa", concluiu.

A Red Bull existe desde 2005, depois de Dietrich Mateschitz ter adquirido o espólio da Jaguar. O primeiro pódio veio em 2006, no Mónaco, através de David Coulthard, mas a primeira vitória aconteceu em 2009, no GP da China, com Sebastian Vettel a fazer uma dobradinha com Mark Webber, o seu companheiro de equipa de então. Desde esse momento que a equipa alcançou 50 vitórias e quatro titulos mundiais de Construtores seguidos, entre 2010 e 2013.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O regresso da Endurance à Africa do Sul

Este fim de semana, o autódromo de Kilarney, na África do Sul, servirá de balão de ensaio para aquilo que será como o reavivar da Endurance naquele país, após muito tempo de ausência. As Três horas de Killarney serão o pontapé de saída de uma temporada de Endurance, que acontecerá em 2015 com corridas em Phakisa, Killarney e especialmente em Kyalami, onde se vai reavivar as Nove Horas, uma das provas mias importantes da Endurance nos anos 60 e 70, mas que não acontece desde o ano 2000. Essa corrida vai acontecer a 21 de novembro do ano que vêm.

O campeonato vai ser organizado pela Motorsport South Africa, que é comandado por Roger Pearce, que recentemente comprou o circuito. A ideia é de fazer um pelotão constituído por carros de várias categorias, desde a LMP1, LMP2 e LMP3, passando por carros de Turismo, GT's e protótipos. Segundo conta o Sport365.com, poderá haver pelo menos um LMP2 à partida do campeonato, construído pela Pilbeam.

Com a quantidade de circuitos existentes na África do Sul, poderá ser o embrião de algo maior, no futuro, e do qual poderá expandir-se para os países vizinhos como Angola, Namibia ou Moçambique. Veremos como vai ser.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Que chata esta McLaren, hein?

Para além de Jules Bianchi e do branqueamento do relatório da FIA, para além do calendário de Formula 1 e o delirio coreano, que pode não ser mais do que uma maneira para que certos regulamentos não entrem em vigor, por estes dias temos outra saga. E esta veio de Woking. Ela dura desde há algum tempo, desde ainda antes do final da temporada, quando Fernando Alonso disse que iria abandonar a Ferrari, depois de cinco temporadas de bons serviços. 

E desde então se fala que qual, entre os dois pilotos atuais, Jenson Button e Kevin Magnussen, é que irá sair fora para dar o lugar ao espanhol de 33 anos que, provavelmente, terá o seu salário pago (em parte ou na totalidade) pela Honda. O problema é que isto anda assim desde há várias semanas e... nada. Falava-se que as coisas seriam resolvidas a 1 de dezembro, mas dpeois seria adiado para esta quinta-feira. E chegado o dia, a tarde, e... nada. Nada ainda. Nada se resolve. E as pessoas ficam chateadas.

Para explicar esta saga, nada como ler os "insiders" e ver o correio anterior. E um deles, o Joe Saward, afirma hoje que o Ron Dennis anda em paragens dinamarquesas para encontrar dinheiro. Sitios como a Saxo Bank e a Lego (isso mesmo, a Lego!) foram visitados por Ron Dennis com um objetivo em comum: arranjar dinheiro para comprar uma parte da McLaren que pertence a Mansour Ojjeh, o seu sócio de longa data e dono da TAG - Technics D'Avant Garde. Ojjeh foi operado no ano passado para fazer um transplante de pulmões que lhe correu bem, mas que o colocou fora de ação por muito tempo. 

E Ron Dennis quer aproveitar este tempo para comprar as ações necessárias para controlar a empresa, e isso poderá demorar tempo, porque é essa a prioridade. Para frustração dos fãs, entre outras coisas. Mas o facto de Dennis procurar crédito dinamarquês poderá indicar que ele já escolheu Kevin Magnussen como piloto para 2015, no novo McLaren-Honda. E isso colocaria Jenson Button, veterano de 15 temporadas e a fazer 35 anos no próximo dia 19 de janeiro, de fora da Formula 1 e provavelmente a caminho da Endurance. O brasileiro Victor Martins até dá um local: a Audi, correndo no lugar de... outro dinamarquês, Tom Kristensen.

E é por causa de Button que as pessoas dentro da McLaren andam à briga. Ojjeh gosta dele e sabe que a sua experiência é imprescindível, e com Alonso, seria uma dupla tremendamente experiente, mas Ron Dennis é bem mais ativo e desde que reassumiu a secção automobilística, no inicio do ano, e ele prefere a velocidade à experiência, pois esta têm com Alonso, que poderá ter assinado o último grande contrato da sua carreira.

Veremos no que vai dar, mas as movimentações de Dennis em Copenhaga poderão afirmar muita coisa. O chato é que poderemos esperar mais seis semanas para que tudo se resolva. 

O novo homem do leme da Formula 1

Enquanto muitos reagem sobre o inquérito da FIA em relação ao acidente de Jules Bianchi, em Suzuka, ou sobre a inutilidade de um GP coreano para pressionar outros a assinarem um novo contrato com Bernie Ecclestone, nos termos que ele quer, no outro lado do mundo, em Londres e de forma discreta, foi anunciado a contratação de Paul Walsh, de 59 anos, para o cargo de "diretor da Formula 1" por parte da CVC Capital Partners, a firma que detêm 35 por cento dos direitos da Formula 1.

A noticia já se sabia desde há uns dias, mas hoje, o jornalista James Allen  fala sobre isso, baseado na noticia escrita ontem no jornal Financial Times. Lá, fala-se que Walsh, ex-diretor da Diageo, o conglomerado que têm, entre outras coisas, a Johnny Walker, irá substituir outro executivo, Donald McKenzie, que irá reformar-se no final do ano. Segundo conta o jornal, a mudança poderá ser positiva para Ecclestone, desde que nenhum dos dois se interfira um com o outro.

A saída de Walsh da companhia de bebidas é bem gorda: um salário de 1,2 milhões de libras até julho deste ano, e outro tanto em bónus, nos seis meses após a sua saida, e mais 27.6 milhões de libras em ações, Para alem disso, um salário de 80 mil libras por mês, enquanto faz parte da administração da Diageo, entre outros. A saída tornou-o mais milionário do que nunca.

Mas poderá haver outras boas razões para isso. A CVC Capital Partners está à espera há alguma tempo para arranjar um substituto de Ecclestone após o seu julgamento por corrupção na justiça alemã, que terminou em setembro depois do anãozinho de 84 anos ter feito um acordo que custou 75 milhões de euros por ter se envolvido num esquema de corrupção com Gerhard Gribowsky, em 2005. Durante o julgamento, Ecclestone afirmou que iria sair do cargo de "manda-chuva" da Formula 1, mas após a sentença, esperava-se que se voltaria ao "business as usual". 

Contudo, a idade avançada faz com que os executivos da CVC Capital Partners pensa em que haja alguém para ficar no lugar dele, começando uma nova era para o Mundial, e também numa altura em que se poderá pensar na entrada na Bolsa de Singapura, num futuro mais ou menos próximo. Mas esta é uma altura complicada, onde existe o Grupo de Estratégia, que define a Formula 1, e onde existe as equipas mais pequenas, que estão em revolta e exigem mudanças profundas na distribuição atual dos dinheiros, as coisas parecem ser bem mais complexas do que se imagina. 

No próximo dia 18, as dez equipas falarão com a FIA para definir o futuro, e parece que existe um fosso cada vez mais profundo entre quem manda e quem gere. E em caso de desacordo entre FIA, o Grupo de Estratégia, Todt, Ecclestone e outros, tudo indica que este inverno arrisca a ser bem longo e bem complicado. 

Todas as coisas estão demasiadamente complexas para ser verdadeiras. E as definições serão longas, mas conclusivas. E a entrega das chaves da Formula 1 ao senhor Walsh não define que haja uma transição sem incidentes.

O regresso do GP coreano pode ser... uma fantasia

A noticia do regresso do GP da Coreia do Sul, a 3 de maio, poderá não passar de uma invenção de última hora para evitar que aconteça uma mudança nos regulamentos. Pelo menos é o que pensa o jornalista da BBC Andrew Benson na matéria que escreve esta noite. Ali, ele explica que e, 2015 irá haver uma alteração importante dos regulamentos, onde o numero de motores que será usado na temporada se reduzirá de cinco para quatro, e a colocação desse 21º Grande Prémio será uma maneira de contornar esse regulamento, dado que, segundo eles, "desde que o numero de corridas não seja superior a 20".

Ao introduzir esse 21º grande prémio, que obriga a colocar os cinco motores por temporada, irá adiar por um ano esse novo regulamento, mesmo se mais tarde, essa corrida saia fora por algum motivo importante, seja financeiro, seja outro. O facto de usar uma corrida como "peão" para evitar a introdução de certos regulamentos até poderá ser algo genial, mas é uma medida que funcionará uma vez.

Mas há fatores que indicam que o regresso da corrida coreana ser "fantasma". Ao deixar em aberto onde é que a corrida se realizará, se em Mopko, se em Incheon, perto de Seoul, e o facto da corrida ser exatamente uma semana antes do GP de Espanha, em Barcelona, faz com que a logistica seja algo complicada, embora se diga que a Formula 1 já conseguiu logisticas mais apertadas no passado, como quando ia da China para o Bahrein, ou então este ano, quando foi do Japão para a Rússia, ambas em apenas uma semana.

Apesar de tudo, têm de se esperar tudo da mente de Bernie Ecclestone. É certo que os organizadores do GP corano visitaram-no em setembro, por alturas da corrida de Singapura, e falaram de um eventual regresso, num sitio totalmente novo e mais perto de Seoul, que traria mais gente para ver o Grande Prémio, em vez de ser em Mopko, que é "no meio de nenhures" e onde os pilotos passavam o fim de semana em motéis...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Noticias: FIA publica relatório do acidente de Jules Bianchi

No mesmo dia em que a FIA divulgou o seu calendário, ela também divulgou as conclusões sobre o acidente de Jules Bianchi, ocorrido no passado dia 5 de outubro no circuito de Suzuka. O inquérito, assumido por Peter Wright e que tinha como integrantes pessoas como o brasileiro Emerson Fittipaldi e o português Eduardo Freitas, chegou à conclusão de que Jules Bianchi não travou o suficiente para evitar o acidente, minimizando a presença do trator na área de escape na altura do acidente.

O relatório aponta que o grande culpado do acidente foi a falha no "brake-by-wire" instalado no Marussia MR03, falando que durante os dois segundos em que ele esteve na área de escape, ele colocou ambos os pés no travão e no acelerador. O sistema FailSafe é desenhado para cortar potência do motor, mas foi inibido pelo Coordenador de Torque, que controla o "brake-by-wire". A Marussia de Bianchi tem um sistema único de BBW, que provou ser incompatível com as configurações do FailSafe”, afirma-se. 

Isso pode ter afetado a velocidade do piloto no momento do acidente, “mas não foi possível quantificar isso de forma confiável. Contudo, pode ter sido que Bianchi se distraiu pelo o que estava acontecendo e o fato de que suas rodas dianteiras travaram, ele não conseguiu desviar do trator”, continua.

Para além disso, o relatório afirma que a implementação do Safety Car não era necessária no momento do acidente de Adrian Sutil e que, acso o trator não estivesse presente, iria bater na barreira de pneus: “Não há razão aparente para que o safety-car precisasse ser acionado antes ou depois do acidente de Sutil. Infelizmente, o trator estava na sua frente, e ele bateu sua traseira em alta velocidade”, relatou.

Além disso, a FIA elogia o socorro feito na pista, e afirma que a implementação de cockpits fechados não teria sido o suficiente para evitar as desacelerações sofridas pelo piloto no momento do impacto.

Entre as soluções propostas por este relatório, fala que não poderá haver largadas a menos de quatro horas antes do pôr do sol, a recomendação de uma melhor drenagem na pista, e uma melhor educação no estilo de condução dos pilotos.

Recorde-se que Jules Bianchi sofreu um grave acidente no passado dia 5 de outubro, durante o GP do Japão, em Suzuka. O piloto francês de 25 anos sofreu um grave traumatismo craniano, do qual nunca mais recuperou a consciência, apesar de já ter regressado a França e ter saído do coma induzido que estava desde o dia do acidente. 

Noticias: Coreia regressa no calendrio mais extenso de sempre

A FIA decidiu esta tarde, em Doha, no Qatar, que a Formula 1 terá 21 corridas na próxima temporada, com as grandes novidades a serem os regressos do México e da Coreia do Sul. Se a corrida mexicana já era esperada, a corrida coreana não o era, pois não existiam rumores ou noticias nesse sentido. A corrida acontecerá no dia 3 de maio, apenas uma semana antes do GP de Espanha, a 10 de maio, no circuito de Montemeló. Também se desconhece onde é que será a corrida, se será em Yeongam, longe da capital, ou será num circuito citadino nos arredores da cidade.

O segundo regresso será a do México, com a corrida a acontecer no Autódromo Hermanos Rodriguez, que está a ser renovado por estes dias. A corrida será a antepenultima do campeonato, a 1 de novembro, uma semana depois da corrida de Austin, e 15 dias antes da corrida de Interlagos. 

O mundial de Formula 1 começa a 15 de março, em Melbourne, e termina a 29 de novembro, em Abu Dhabi. 

Eis o calendário completo para 2015: 

15 de março - GP da Australia (Melbourne) 
29 de março - GP da Malasia (Sepang) 
12 de Abril - GP da China (Xangai) 
19 de abril - GP do Bahrain (Shakir) 
3 de Maio - GP da Coreia do Sul (Seoul ou Mopko) 
10 de maio - GP de Espanha (Barcelona) 
24 de maio - GP do Mônaco 
7 de junho - GP do Canadá (Montreal) 
21 de junho - GP da Austria (Red Bull Ring) 
5 de julho - GP da Grã-Bretanha (Silverstone) 
19 de julho - GP da Alemanha (Nurburgring) 
26 de julho - GP da Hungria (Hungaroring) 
23 de agosto - GP da Bélgica (Spa-Francochamps) 
6 de setembro - GP de Itália (Monza) 
20 de setembro - GP de Singapura 
27 de setembro - GP do Japão (Suzuka) 
11 de outubro - GP da Rússia (Sochi) 
25 de outubro - GP dos Estados Unidos (Austin) 
1 de novembro - GP do México (Hermanos Rodriguez) 
15 de novembro - GP do Brasil (Interlagos) 
29 de novembro - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Noticias: Conhecido o calendário do WTCC para 2015

O calendário do WTCC para 2015 só vai ser conhecido amanhã, mas já se sabe que terá muitas alterações, com o ingresso do Nurburgring Nordschleife, Vila Real e Hungaroring, enquanto que em contraste, Spa-Francochamps, Macau e Monza e Salzburgring saem fora nesta temporada.

O campeonato vai começar em Termas de rio Hondo, na Argentina e acabará no circuito de Losasil no Qatar, e terá passagens em quase todos os continentes, menos Oceania. As grandes novidades serão a inclusão de Nürburgring Nordschleife, onde os carros de Turismo não andam lá há mais de duas décadas; uma prova no circuito tailandês de Buriram, outra em Losail, no Catar e também no circuito português de Vila Real, que acontecerá no fim de semana de 10 a 12 de julho.

Eis o calendário para a próxima temporada

8 de Março – Termas de Rio Hondo, Argentina
19 de Abril – Marrakech, Marrocos
3 de Maio – Hungaroring, Hungria
16 de Maio – Nürburgring Nordschleife,
Alemanha 7 de Junho – Sochi, Rússia
21 de Junho – Slovakiaring, Eslováquia
28 de Junho – Paul Ricard, França
12 de Julho – Vila Real, Portugal
13 de Setembro – Motegi (TBC), Japão
27 de Setembro – Xangai, China
1 de Novembro – Buriram, Tailândia
22 de Novembro – Losail, Qatar

Le Mans, a obsessão de um homem

O filme "Le Mans", de 1971, tornou-se num objeto de culto por parte dos "petrolheads", e a história por trás deste filme é conhecida: um projeto pessoal de Steve McQueen, investiu tudo ao ponto de ele ficar à beira da falência, depois do fracasso do filme nas bilheteiras. E também da tentativa de se inscrever na edição de 1970 das 24 Horas de Le Mans ao lado de Jackie Stewart, recusada por causa de problemas com os estúdios, que recusaram pagar o seguro ao ator/piloto.

Pois bem, o jornalista James Allen fala no seu Twitter que irá haver um documentário acerca dessa obsessão do piloto, que praticamente apostou a sua reputação para fazer este filme, e do qual de uma certa forma, conseguiu levar os seus intentos até ao fim e no qual se sentiu vingado. E é verdade: hoje em dia é um filme de culto e isso só sedimentou a sua reputação de homem cool. Aliás, não é por nada que é chamado de "The King of Cool" (O rei do Cool)

O documentário deverá ser estreado algures em 2015, e até lá, poderá seguir as filmagens através deste sitio. E pelo meio, tem uns videos onde se fala do ritmo das filmagens, entre outras coisas.

Noticias: Antonio Garcia corre na China Racing

O espanhol Antonio Garcia vai ser piloto da China Racing na ronda da Formula E, que vai acontecer no próximo dia 13 na estância uruguaia de Punta del Leste. Piloto de Endurance ao serviço da Corvette, vai correr no lugar de Ho-Pin Tung.

"Estou ansioso para a minha primeira corrida de Fórmula E", começou por dizer o piloto espanhol de 34 anos. "A pista é nova para todos, para mim, o principal desafio vai ser aprender o carro, em particular a gestão da bateria. Tendo duas corridas na sua carreira, o Nelson [Piquet] deverá me ajudar com isso, bem como ser capaz de análise de seus dados a partir de Pequim e Putrajaya para me ajudar a chegar até a velocidade [desejada]. Durante os testes em Donington, eu me senti confortável no carro e rodei dentro do top cinco, de modo que é onde esperamos estar lutando em Punta del Este. Eu acho que agora eu preciso é começar a promover-me para FanBoost!" concluiu.

Nascido a 5 de junho de 1980 em Madrid, Garcia começou a correr nos monolugares pela Open Fortuna by Nissan, o antecessor do World Series by Renault, em 1998. Chega à Formula 3000 em 2000, antes de passar para os GT's. Regressa à WSR em 2002, ao mesmo tempo que é piloto de testes da Minardi, antes de passar para o WTCC, em 2005, onde consegue três pódios. Em 2007, corre na Endurance, primeiro pela Aston Martin, e depois, a partir de 2009, pela Corvette, onde consegue três vitórias à classe nas 24 Horas de Le Mans, em 2008 (ainda com a Aston Martin), 2009 e 2011.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Youtube Formula 1 Debut: A estreia de Sebastian Vettel na Ferrari

Mais do que as fotos, a melhor prova do que aconteceu no sábado em Fiorano é o video que mostra a estreia de Sebastian Vettel pela Ferrari, com a fatiota "rossa".

O leilão da Marussia

As ameaças eram muitas, nas últimas semanas - vide o caso do chassis que deveria ser o de 2015 - mas esta sábado, veio a noticia definitiva: o material vai todo para leilão, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, na sede da Manor-Marussia. E o que estará à venda? Tudo, desde os chassis até ao motorhome, passando por simuladores, peças os carros e dos camiões, entre outros aspectos.

A grande ironia é que isto tudo acontece no momento em que a equipa irá receber muito dinheiro pelo nono lugar que o Jules Bianchi conseguiu no GP do Mónaco, que deu cerca de 35 milhões de dólares, que serão aproveitados pelos novos donos, suponho eu.

Em suma, eis mais um fim melancólico para mais uma equipa de Formula 1. Outras se seguirão...

A foto do dia

Sebastian Vettel, de fato vermelho, em Fiorano. O dia que muitos gostavam de ver acontecer, aconteceu. A partir de agora, todos cobrarão pela mudança, muitos esperando que seja outro Schumacher e leve a Scuderia a nova era, como ele fez na Red Bull ,e como o outro alemão fez na década passada, com Jean Todt, Ross Brawn e Rory Bryne no elenco.

Só que Vettel, desta vez, não têm Todt, Bryne e Brawn no elenco, e até Luca de Montezemolo não mora mais em Fiorano. Agora têm Sergio Marchione e um ex-"Marlboro Man" como seu patrão. Os 67 milhões de euros que alegadamente irá ganhar por temporada - provavelmente o maior salário de sempre pago a um piloto de Formula 1 - colocam a fasquia de forma muito alta para o homem de Heppenheim.

Veremos como é que ele encarará este novo desafio. A cobrança começará no inicio de 2015.

A foto do dia (II)

A foto é do Wellington Costa, e demonstra como fico o Porsche numero 20 guiado na altura por Mark Webber após o seu acidente na Curva do Café. De uma certa maneira, é mais um tributo à resistência deste tipo de carros a fortes acidentes contra o muro, tal como aconteceu nas 24 Horas de Le Mans de 2011, com os acidentes dos dois Audis, o de Allan McNish e o de Mike Rockenfeller.

domingo, 30 de novembro de 2014

Youtube Racing Crash: o acidente de Mark Webber em Interlagos


Definitivamente, a Porsche parece que está em maré de azar. Na última hora das Seis Horas de Interlagos, o carro guiado por Mark Webber bateu forte na Curva do Café, antes da reta da meta, danificando bastante o 919 Hybrid após a colisão com o Ferrari 458 guiado por Matteo Cressoni, o carro numero 90.

Felizmente, ambos os pilotos safaram-se sem ferimentos de maior, mas o resto da corrida foi neutralizada até à bandeira de meta. E no meio do azar, sorte: o outro Porsche, guiado pelo suiço Neel Jani foi o vencedor destas Seis horas de Interlagos.

A foto do dia

Rubens Barrichello têm fama de ser "o primeiro dos últimos" e os brasileiros adoram dizer que é um eterno perdedor. E foi por isso que foi eternamente gozado. Contudo, este domingo, no circuito de Curitiba, tornou-se campeão da Stock Car brasileira, e apenas na sua primeira temporada completa. A última vez que tal aconteceu foi em 1991, quando lutou pelo titulo da Formula 3 britânica, do qual ele acabou por ser vencedor.

Durante esses 23 anos, teve uma longa carreira na Formula 1, correu na IndyCar e por vezes parece que têm saudades da categoria máxima do automobilismo. Agora, aos 42 anos de idade, e com os seus filhos no karting, preparando talvez para uma longa carreira nos monolugares. Barichello foi regular, venceu quando tinha de vencer, e no final, conseguiu ser o melhor. Mas a ideia de ser uma tartaruga, o "eterno segundão" ou "piloto que é deixado passar pelo alemão" não o vai abandonar tão cedo. Mas talvez hoje ele seja um pouco esbatido.