quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O regresso do GP coreano pode ser... uma fantasia

A noticia do regresso do GP da Coreia do Sul, a 3 de maio, poderá não passar de uma invenção de última hora para evitar que aconteça uma mudança nos regulamentos. Pelo menos é o que pensa o jornalista da BBC Andrew Benson na matéria que escreve esta noite. Ali, ele explica que e, 2015 irá haver uma alteração importante dos regulamentos, onde o numero de motores que será usado na temporada se reduzirá de cinco para quatro, e a colocação desse 21º Grande Prémio será uma maneira de contornar esse regulamento, dado que, segundo eles, "desde que o numero de corridas não seja superior a 20".

Ao introduzir esse 21º grande prémio, que obriga a colocar os cinco motores por temporada, irá adiar por um ano esse novo regulamento, mesmo se mais tarde, essa corrida saia fora por algum motivo importante, seja financeiro, seja outro. O facto de usar uma corrida como "peão" para evitar a introdução de certos regulamentos até poderá ser algo genial, mas é uma medida que funcionará uma vez.

Mas há fatores que indicam que o regresso da corrida coreana ser "fantasma". Ao deixar em aberto onde é que a corrida se realizará, se em Mopko, se em Incheon, perto de Seoul, e o facto da corrida ser exatamente uma semana antes do GP de Espanha, em Barcelona, faz com que a logistica seja algo complicada, embora se diga que a Formula 1 já conseguiu logisticas mais apertadas no passado, como quando ia da China para o Bahrein, ou então este ano, quando foi do Japão para a Rússia, ambas em apenas uma semana.

Apesar de tudo, têm de se esperar tudo da mente de Bernie Ecclestone. É certo que os organizadores do GP corano visitaram-no em setembro, por alturas da corrida de Singapura, e falaram de um eventual regresso, num sitio totalmente novo e mais perto de Seoul, que traria mais gente para ver o Grande Prémio, em vez de ser em Mopko, que é "no meio de nenhures" e onde os pilotos passavam o fim de semana em motéis...

Sem comentários: