segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Noticias: FIA anuncia teste, numeros e novo sistema de pontos

A FIA aprovou esta tarde um conjunto de normas para a próxima temporada, e se algumas eram esperadas, outras prometem levantar polémica. Para começar, a partir do ano que vêm, os pilotos escolherão os números que quererão usar ao longo das suas carreiras, do 2 até ao numero 99, deixando de haver quer aquilo que havia antes, dos números atribuídos pela classificação do Mundial de Construtores, quer o que havia antes de 1996, quando os números eram fixos e dados às equipas.

Contudo, uma outra norma, algo inesperada, promete dar alguma polémica. A partir do próximo ano, irá haver uma alteração no sistema de pontos, fazendo com na última corrida, os pontos para os Construtores e Pilotos contem a dobrar. Ou seja, o vencedor passa a conseguir 50 pontos, e o décimo classificado terá dois.

A reunião também anunciou que haverá um teste de pneus da Pirelli, entre os dias 17 e 19 de dezembro, no autódromo de Shakir, no Bahrein, para experimentar os novos pneumáticos para 2014. Até agora, a FIA anunciou a participação de seis equipas: Red Bull, Ferrari, McLaren, Toro Rosso, Force India e Mercedes.

Para além disso, a FIA adotou uma regra onde serão aplicados cinco segundos de penalização por infrações menores, do qual agora será mostrada às marcas, de maneira a saber onde é que querem aplicar esse novo tipo de sanções.

Em suma, a FIA surpreendeu nestes novos regulamentos. Resta saber que tipo de reações irão aparecer por aí. Isto promete.

Sem comentários: