sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Formula 1: Adrian Sutil é piloto da Sauber

Vinte e quatro horas depois de se saber que Adrian Sutil não era mais piloto da Force India, ele arranjou lugar "ao lado": será o piloto da Sauber para a temporada de 2014, substituindo provavelmente Nico Hulkenberg, que passou... para a Force India. Ainda não se sabe quem será o seu companheiro de equipa, se será Esteban Gutierrez, se o francês Jules Bianchi - caso os rumores de fusão com a Marussia se confirmem - se outros pilotos, como o holandês Giedo Van der Garde ou o brasileiro Felipe Nasr. "O segundo piloto para 2014 será anunciado em breve", limitou-se a anunciar Monisha Kalterborn, a diretora da marca.

"Estou muito feliz que tenhamos encontrado um denominador comum", começou por dizer o piloto germânico de origem uruguaia, com 30 anos de idade. "Apesar de já saber há algum tempo para onde queria ir, o fim das negociações demorou mais do que o esperado. No entanto, agora vou ter um motivo a mais para celebrar o Natal", continuou.

"Estive em contato com Monisha (Kaltenborn, chefe da equipa de Peter Sauber) durante algum tempo e ela sempre demonstrou interesse e respeito pelas minhas qualidades. Depois de seis grandes anos na Force India, com alguns momentos de sucesso, agora é hora de embarcar em um novo desafio. Estou determinado em fazer a minha parte para ter sucesso em conjunto com a Sauber", acrescentou.

"Uma história longa de sucesso e tradição, combinada com uma fábrica impressionante e um dos melhores túneis de vento da Formula 1, sempre foi algo que me impressionou muito na Sauber. Agora, só tenho de agradecer a Peter e Monisha pela confiança que depositaram em mim", concluiu.

"Estamos satisfeitos em assinar com Adrian, particularmente porque já queríamos trabalhar com ele há muitos anos. Adrian visitou a fábrica no fim de setembro para conhecer as instalações e acho que gostou", começou por afirmar Kaltenborn, que acrescentou muitos elogios ao novo funcionário da marca de Hinwill. 

"E ele não é só um piloto rápido, mas também muito experiente, o que é importante para nós para o próximo ano devido ao novo regulamento. Mas, no momento, apenas quero dar as boas-vindas a ele e dizer que estamos ansiosos para iniciar o trabalho juntos.", concluiu.

Aos 30 anos de idade - nasceu a 11 de janeiro de 1983 - Sutil já corre na Formula 1 desde 2007, ao serviço da Spyker, a antecessora da Force India. Ficou na transição até 2011, onde conseguiu 95 pontos e uma volta mais rápida. Contudo, um incidente com Eric Lux, numa discoteca de Xangai, em 2011, após o GP da China, fez com que acusado por agressão e recebesse dos tribunais alemães uma pena de 18 meses de prisão, entretanto suspensa. Isso impediu de correr na temporada de 2012, mas voltou em 2013 para correr na marca indiana, conseguindo 29 pontos e o 13º lugar do campeonato.

Sem comentários: