sexta-feira, 3 de abril de 2009

WRC - Rali de Portugal (Dia 1)

A primeira etapa do Rali de Portugal foi tudo menos normal. E o primeiro sinal dessas anormalidades aconteceu na primeira classificativa do dia, quando Sebastien Löeb cometeu um excesso, devido à gravilha solta na estrada e perdeu 25 segundos, a favor do finlandês Jari Matti Latvala, que assim se tornou no primeiro lider do dia.

Latvala esteve ao ataque até à classificativa seguinte, quando cometeu um excesso e despistou-se, caindo numa ravina por mais de 150 metros. O carro ficou destruido, mas Latvala e o seu navegador, Mikka Anttila, sairam ilesos. Em declarações ao site "wrc.com", o desiludido piloto finlandês reconhece que isto "não é uma situação fácil. Sei que dei mais um rali frustrante à equipa. Eles querem bons resultados e querem bater a Citroen, e eu também quero, mas tenho batido imensas vezes e isso dificulta as coisas. Malcolm Wilson está a avaliar o que fará a seguir, mas reconheço que a minha posição na equipa está em aberto." Ainda por cima, Jari-Matti comemora hoje o seu 24º aniversário natalicio...


Assim sendo, a liderança caiu para os braços do seu companheiro Mikko Hirvonen, mas os Citroen de Dani Sordo e Sebastien Löeb, bem como o Subaru Inpreza de Marcus Gronholm, mostrando que quem sabe não esquece, não estiveram muito longe de Hirvonnen. Gronholm esteve até no segundo lugar, que o perdeu na última especial do dia, devido a dificuldades para ultrapassar um piloto atrasado, bem como a problemas num amortecedor. Assim, o finlandês é quarto, a 25,9 segundos de Hirvonnen.


O quinto é Petter Solberg, que continua a dar cartas num velho Citroen Xsara de 2001, estando à frente do francês Sebastien Ogier e do Stobart-Ford de Matthew Wilson.


Na Produção, Armindo Araujo, no seu Mitsubishi Lancer Evo IX, é agora o novo lider da geral, beneficiando das deistências do seu maior rival, o sueco Patrik Sandell, e do seu maior rival nacional, Bruno Magalhães. O primeiro, no seu Skoda Fabia S2000 abandonou após despiste, na primeira especial do dia e o segundo, num Peugeot 206 S2000, ficou-se após a quatra especial devido a problemas de motor. Araujo beneficiou desses problemas, para além de na última especial do dia se ter superiorizado ao seu rival na pista, o sueco Patrik Flodin, num Subaru Impreza.

O rali continua amanhã.

Sem comentários: