terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A imagem do dia



Alguém sabe quem foram os rivais da Andretti para o lugar da 11ª equipa? Se não sabem, falo de um candidato: a Hitech. A equipa, fundada em 2003, está bem implantada na Formula 2 e na Formula 3, entrará em 2025 da F1 Academy, a competição para mulheres, e todos afirmam que é uma das melhores e mais bem organizadas. Quando eles não foram escolhidos, eles disseram que iriam recorrer da decisão, mas até agora não surgiu nenhuma decisão, nem a favor, nem contra. 

Contudo, aconteceu um novo desenvolvimento nestas semanas que poderá determinar o futuro da equipa, até nas suas aspirações para a categoria máxima do automobilismo: foram comprados pela Toyota. 

A marca japonesa, desde há umas semanas a esta parte, começou a envolver-se mais na competição, década e meia depois de terem saído da Formula 1. Primeiro, um acordo de parceria técnica com a Haas para ajudar no desenvolvimento da equipa, e agora, com a compra da Hitech, poderão ter três direções: envolver-se com a Haas, envolver-se com a Alpine, ou então... a sua própria equipa. A partir de 2028, sem apressar as coisas. 

Há alguns dias, Mohammed Ben Sulayem mostrou-se aberto para a inclusão de uma 12ª equipa, elevando o pelotão para 24 carros. Não se sabe qual é a reação das equipas para a ideia de ver os seus lucros vindos da FOM, logo, da Liberty Media, serem ainda mais divididos, mas com a ideia de mais um construtor na competição, isso seria compensado com mais entradas de dinheiro, logo, mais lucros. 

E a Toyota, nos últimos anos, está a investir forte no automobilismo, sempre para ganhar. Endurance - querem construir um protótipo em hidrogénio para começar a competir em 2028 - os ralis, o WRX, ou seja, rallycross, e há rumores que poderá ter os seus olhos na IndyCar, querendo fazer companhia à Honda e Chevrolet. 

A Hitech tem como sócio maioritário o britânico Oliver Oakes, que agora é um dos diretores da... Alpine, e que lucrou bastante com a venda da Hitech pelos japoneses. E tê-los por ali, nas categorias de promoção sem pensar na maior de todas, pode passar por um erro, a não ser que queriam alimentar a sua equipa na Endurance. E ao longo dos anos, não precisaram de ter equipas para ter bons pilotos para preencher os seus Hypercars. Portanto, poucos creem que isto tenha acontecido só porque a Toyota tem dinheiro a queimar nos seus bolsos. Há algo mais.   

Sem comentários: