Com passagens duplas por Peipisääre, Mustvee, Raanitsa e Vastsemõisa, todas classificativas muito rápidas e em terra, o rali começou com Evans a acelerar, triunfando na primeira especial, conseguindo uma vantagem de 7,8 segundos sobre Rovanpera, e 14,3 sobre Tanak. Ele e Breen foram penalizados em 10 segundos porque não usaram o modo elétrico na zona HEV.
O galês não quis saber das desgraças dos outros e voltou a triunfar, desta vez com uma vantagem de um segundo sobre Tanak e 4,8 sobre Rovanpera. E repetiu o feito nas restantes especiais da manhã, em Raanitsa e Vastsemõisa. Na primeira especial, Evans conseguiu uma vantagem de 4,3 sobre Rovanpera e 5,2 sobre Tanak, e na segunda, a mesma hierarquia, com o galês na frente, 1,8 segundos na frente do finlandês e dois segundos do estónio da Hyundai.
"Tem sido muito bom no geral. O carro está funcionando bem e eu tenho confiança ao volante, então isso é bom. Precisamos mantê-lo esta tarde - tudo pode parecer completamente diferente e você não pode dar nada como garantido.", disse o galês da Toyota.
A tarde começa com as segundas passagens pelas classificativas da manhã. Evans continuou ao ataque, ganhando 1,2 segundos sobre Rovanpera e 6,5 sobre Tanak. Gus Greensmith e Oliver Solberg sofreram furos e atrasaram-se na classificação, enquanto Evans se queixava da aderência. "A aderência está a mudar o tempo todo, mas é assim mesmo.", disse no final da classificativa.
Na segunda passagem por Mustvee, Rovanpera partiu ao ataque, triunfando com 4,3 segundos de vantagem sobre Tanak e 5,5 sobre Evans. "A linha de direção parece que não tem aderência alguma. Mesmo quando não há lama, ainda está muito escorregadio. É complicado ter que abrir a estrada o tempo todo.", disse o finlandês da Toyota.
O finlandês ganhou outra vez, na segunda passagem por Raanitsa, 3,5 segundos na frente de Evans e 4,8 sobre Esapekka Lappi e no final, Rovanpera triunfou, 14,2 segundos na frente de Thierry Neuville e 19,9 sobre Adrien Formaux. Evans perdeu 22,6 segundos e a liderança, depois de um despiste onde perderam muito tempo.
"Acho que você pode ver qual é a história. Estávamos nos arbustos logo no início, então, depois disso, foi o caso de ter certeza de que passaríamos. Não há nada que você possa fazer quando as condições são assim.", lamentou o galês.
"A tarde foi boa. Fiquei feliz por podermos usar a nossa posição inicial um pouco melhor e começar a andar um pouco mais quando tínhamos aderência. Será interessante ver o que acontece com os pilotos [que estão] atrás.", afirmou o finlandês, líder do campeonato.
Depois dos três primeiros, Esapekka Lappi é o quarto, a 1.05,9, com Thierry Neuville em quinto, a 1.12,9, já distante de Adrien Formaux, a 2.08,1, no seu Ford Puma Rally1. Mas Katsuta Takamoto não está longe, sétimo a 2.10,9. Gus Greensmith é o oitavo, a 2.29,4, e a fechar o "top ten" estão o Ford de Pierre-Louis Loubet, a 3.59.0, e o Skoda Fabia de Andreas Mikkelsen, a 4.57,4.
O rali da Estónia continua amanhã, com a realização de mais nove especiais.
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