sábado, 29 de junho de 2019

Formula 1 2019 - Ronda 9, Áustria (Qualificação)

Depois da modorra francesa, as coisas na Áustria, noutro clássico do automobilismo, parecem contrastar em termos de emoção. Osterreichring, no Spielberg austríaco, onde as montanhas se animam com o som dos motores, parece querer ser um local onde os Flechas de Prata não dominem com tanta e tamanha facilidade como aconteceu na semana passada em Paul Ricard. E quem viu na sexta-feira, parecia que, com o vento, os carros eram mais atreitos a acidentes, acrescentando um pouco mais de emoção, que tem vindo a faltar, não só por causa de terem um carro melhor que o da concorrência, como também a interferência humana nos resultados dos Grandes Prémios.

No circuito mais veloz da Formula 1 - os tempos na qualificação são feitos em cerca de 63 segundos - e debaixo de calor e sem vento, aos poucos, os pilotos marcavam os seus tempos. Max Verstappen faz 1.03,807, do qual nem Lewis Hamilton, nem os Ferrari, conseguem melhorar. É uma grande novidade, pois os pilotos andavam com pneus moles. No final, com os Toro Rosso a largarem no fundo do pelotão, os Williams de George Russell e Robert Kubica, os Racing Point de Sergio Perez e Lance Stroll ficavam pelo caminho, bem como o Toro Rosso de Daniil Kvyat, depois de ter apanhado um susto quando fazia a sua volta rápida, ao ver o Williams de Russell lento na pista, antes de entrar nas boxes.

Para a Q2, Hamilton foi dos primeiros a sair, com pneus médios, mas Verstappen começa com 1.03,835, para gáudio da torcida. Antes dos Ferrari marcarem tempo, eles que tinham pneus moles. Aliás, apenas os Mercedes e Max tinham médios, pois o resto do pelotão estava de moles. No final da sessão, Hamilton ainda teve tempo para fazer o terceiro melhor tempo, e se os Alfa Romeo entraram na fase final da qualificação, os Renault de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, o McLaren de Carlos Sainz Jr, o Toro Rosso de Alexander Albon e o Haas de Romain Grosjean ficaram de fora da Q3. Kevin Magnussen, mesmo com uma saída de pista, entrou na Q3 com o décimo tempo, atrás de Lando Norris.

O Q3 começou com os Alfas a entrarem na pista, sendo os primeiros, com moles. A seguir foi o resto do pelotão, excepto Vettel, que tinha os mecânicos à volta do seu carro. Não sabíamos, mas um problema na pressão de ar para o motor impedia o piloto de sair para a pista. Os carros fazem as suas voltas, primeiro Hamilton, depois Bottas, e por fim Leclerc, fazendo 1.03,2, melhor que Verstappen, que fez o terceiro melhor tempo. E no meio disto tudo, o alemão sai do carro, pois o seu problema não seria solucionado a tempo.

E na parte final, Charles Leclerc faz a sua segunda pole-position da temporada, com um 1.03,003, conseguindo melhor que o carro de Hamilton e o de Max Verstappen, terceiro, também numa boa qualificação. Kevin Magnussen foi quinto na grelha - apesar de ter uma penalização para cumprir. E ele ficou na frente dos Alfas de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.

Pelo menos, esta qualificação foi bem diferente da anterior e bem diferente do que tem sido boa parte da temporada. Espera-se que amanhã quebre a invencibilidade dos Flechas de Prata, mas com toda a sorte para eles... não fiando.

Sem comentários: