domingo, 14 de setembro de 2025

WRC 2025 - Rali do Chile (Final)


Sebastien Ogier acabou por ser o vencedor do rali do Chile, batendo Elfyn Evans por 11 segundos, com o Hyundai de Adrien Formaux em terceiro, a 46.5, que ficou na frente do outro Hyundai de Thieyy Neuville, a 59 segundos do vencedor. Foi a segunda vitória consecutiva do veterano piloto francês, que agora lidera o campeonato do mundo de ralis.

Com quatro especiais para acabar a prova, com passagens duplas por Laraquete e BioBio, a última dos quais em Power Stage, o dia começou com Ogier a ganhar na primeira passagem, 0,9 segundos na frente de Evans, 3,4 sobre Rovanpera e 4,8 sobre um regressado Ott Tanak, que foi para a estrada para conseguir alguns pontos extra no campeonato.

Contudo, o estónio teve problemas de sobreaquecimento no moro, e parecia que os seus planos podem estar em perigo. 

"Finalmente acordado [pela] primeira vez na semana! Precisamos de continuar a esforçar-nos, sabemos que hoje vai ser tudo renhido.", disse Ogier, no final da especial.

O duelo continuou na especial seguinte, com Evans a responder, ganhando a especial com 1,1 segundos sobre Takamoto Katsuta e 1.3 sobre Sebastien Ogier e 1,8 sobre Kalle Rovanpera. Ogier queixou-se da abrasividade da superfície, que está a castigar os pneus. "Não foi uma corrida muito limpa para mim. Foi muito abrasivo para os pneus", comentou no final da especial.

Ogier reagiu na segunda passagem por Laraquete, e pode ter sido o momento decisivo do rali, ao ganhar a especial com 4,4 segundos sobre Elfyn Evans, acabando a especial com 10,3 segundos de vantagem. Tudo isto na véspera da Power Stage. 

Assim, na última especial, Ogier levou a melhor, 0,4 segundos na frente de Thierry Neuville, 0,7 segundos de Elfyn Evans, 1,6 de Sami Pajari e 2,7 sobre Kalle Rovanpera.

No final, também, comemorou-se outro feito, que foi o campeonato de Rally2 conquistado por Oliver Solberg, no seu Toyota GR Yaris Rally2. 

Depois dos quatro primeiros, quinto acabou por ser Sami Pajari, a 1.03,4, na frente do seu compatriota Kalle Rovanpera, noutro Toyota, a 1.35,7, e no sétimo posto está Takamoto Katsuta, a 2.14,0. Gregoire Munster é o oitavo, a 2.44,1, e a fechar o "top ten" estão o Toyota GR Yaris Rally2 de Oliver Solberg, a 8.18,6 e o bulgaro-russo Nikolay Gryazin, a 8.59,0.

O WRC regressa à Europa para dentro de um mês, entre os dias 16 e 19 de outubro, correrá no Central European Rally.

Sem comentários: