sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Os planos da Lancia no WRC2


A Lancia está bem avançada no projeto do seu Ypsilon HF Integrale para o Rally2, e em breve, conta ter o seu carro homologado pela FIA. Segundo conta a Autosprint italiana, os testes, que começaram em julho, irão entrar em "velocidade de cruzeiro" em Outubro e Novembro, por causa da nova temporada. Este carro é um novo chassis da plataforma CMP do grupo Stellantis para os carros do segmento compacto, e que começou a ser utilizada em 2019. Apesar do seu motor e caixa de velocidades virem da mesma plataforma que o Citroen C3, estes são mais evoluídos.

Eugénio Franzetti, responsável da Lancia Corse, revela o planeamento que está feito.

"O foco é sobretudo no desenvolvimento. Queremos um carro competitivo desde o início, rápido em qualquer condição e que seja a nova referência da categoria. Não queremos apressar os prazos, se conseguirmos homologar em Janeiro, a tempo do Monte Carlo, ótimo. Caso contrário será em Março, como aconteceu com o Rally4, e não será dramático. O que importa é ter um carro veloz.", referiu.

Segundo a mesma publicação italiana, a Lancia olha para o exemplo da Skoda, que desenvolveu um projeto para construir estes carros para vender chassis às dezenas, sem ter os problemas que as preparadoras tem. E também a mesma publicação afirma que o carro, depois de imensos testes ao longo deste verão, alguns deles orientados por Miki Biasion, ex-piloto da Lancia, campeão do mundo em 1988 e 1989, onde o carro já é mais veloz que os Citroen C3 Rally2, os exemplos que pretendem seguir, em pisos de terra. 

E o carro já tem outra característica interessante: um carro fácil de ser afinado por qualquer piloto mais ou menos experiente, como é o Skoda Fabia RS Rally2.

Franzetti diz também que estão à espera de saber o que serão os regulamentos para 2027 para decidir se participam ou não. Segundo ele, "o regulamento é ótimo e será perfeito se permitir que Rally1 e Rally2 coexistam e lutem pela geral”.

Sem comentários: