domingo, 6 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Dia 2

Depois de um primeiro dia onde todos cumpriram uma pequena classificativa entre Lima e Pisco, no Peru, máquinas e pilotos tinham hoje um dia complicado numa etapa à volta das dunas que cercam a cidade de Pisco, num percurso de 242 quilómetros. A principio, começavam com terra compactada até às primeiras dunas, a partir do quilómetro 136, e até ao fim da etapa, todos tiveram de as enfrentar. 

Nos carros, Carlos Sainz começou bem, mas acabou por se atrasar bastante e a ceder o comando ao Mini de Stephane Peterhansel, que venceu a etapa com um avanço de 16 minutos sobre o segundo classificado, o sul-africano Giniel de Villiers, no seu Toyota. Um minuto atrás de De Villiers ficou o francês Romain Chabot, no seu buggy. O russo Leonid Novistkiy foi quarto na tirada, no seu Mini, e está na mesma posição da geral, na frente do buggy de Nasser Al-Attiyah, o quinto. Lucio Alvarez, no segundo Toyota, acabou por ser sexto na etapa, à frente do polaco Holowczyc, no MINI da X-Raid. Carlos Sousa acabou por ser nono classificado nesta etapa com o seu Great Wall.

Nas motos, o vencedor foi o espanhol Juan Barreda Bort, no seu Husqvarna, que se transformou no novo comandante do Dakar, a cinco minutos e meio do português Ruben Faria, no seu KTM, e seis minutos e 36 segundos de Juan Pedrero Garcia. David Casteu foi quarto e Cyril Després acabou por ser o quinto. Quanto ao anterior líder, o chileno Lopez Cotardo, perdeu muito tempo e cai para o vigésimo posto da geral.

Foi uma etapa tranquila onde cedo encontrei um bom ritmo. Estou bem fisicamente e a minha KTM está perfeita. Amanhã vou ter que esperar pelo Cyril o que vai condicionar o meu resultado no final do dia mas é para isso que cá estou. Obrigado aos meus patrocinadores e aos meus fãs que diariamente acompanham a minha participação e que me dão motivação e energia para a Etapa seguinte. Agora vou beber um Red Bull e preparar tranquilamente o meu road book para amanhã”, comentou Ruben Faria.

Em relação aos outros portugueses, Hélder Rodrigues, no seu Honda é o 15º da geral - perdendo muito temo devido à falta de gasolina - a 12 minutos e 32 segundos do líder. Paulo Gonçalves é 22º no seu Husqvarna e Pedro Bianchi Prata é 57º.

Estava a fazer a etapa de acordo com o que tinha planeado. Já sabia que na fase inicial iria perder algum tempo nas ultrapassagens, na medida em que havia bastante pó e não queria correr qualquer tipo de risco. Mas depois comecei a ter o terreno mais aberto e a poder andar mais a fundo. Infelizmente, a meia dúzia de quilómetros da chegada, apercebi-me que estava com pouca gasolina e fui forçado a dosear o andamento, para não correr o risco de ficar parado no meio do sector selectivo”, salientou Helder Rodrigues.

Amanhã, maquinas e pilotos sairão de Pisco, rumo a Nazca, numa especial de 343 quilómetros, 243 dos quais numa especial cronometrada.

Sem comentários: