Esta noite começa a temporada de 2010 do Mundial de Ralies. Nas paisagens geladas à volta de Karlstad, na Suécia, os campeonatos de WRC, SWRC (para os S2000) e PWRC (o Mundial de Produução) terão o seu começo, com todos a tentarem fazer de 2010 o ano em que conseguiram bater
Sebastien Löeb, o homem que tem ganho as últimas sete edições do Mundial.
O Mundial WRC é essencialmente um duopólio Citroen C4/Ford Focus, onde existem mais do que uma equipa e varios pilotos privados, o mais importante dos quais o norueguês Petter Solberg, o campeão do Mundo de 2003, irão tentar brilhar nos vários ralis espalhados pelos cinco continentes, desde os antipodas da Nova Zelândia até aos rápidos saltos da Finlândia, passando, claro, pelo Rali de Portugal, que este ano será disputado no final de Maio, em paragens algarvias.
Este Mundial, que ontem foi confirmado que será pontuado com o mesmo esquema da Formula 1 (nada de novo, nos anos 80 tinha pontos até ao 12º classificado) terá maior atenção mediática, por dois nomes: Ken Block e Kimi Raikonnen.
O primeiro nome é o de um milionário acrobata. Americano de 42 anos, fundador da marca desportiva DC, é um entusiasta dos ralis. Vencedor no panorama americano, decidiu em 2010 dar o salto para o palco mundial, parecendo que já se fartou de brincar às "ginkhanas", que graças ao Youtube, se tornou famoso fora dos Estados Unidos. Parece ser velho demais para correr por aqui, mas de certeza trará muitos curiosos para o ver nas classificativas um pouco por todo o mundo. E vai construir a sua própria equipa, como a Stobart ou a Munchi's, pois vai correr com um Ford Focus WRC em 2010.
O outro nome é o de um campeão do mundo de Formula 1, que um dia se aborreceu com aquele mundo liofilizado das pistas e decidiu mudar de ares. Muitos dizem que é uma medida temporária, mas eu sou daqueles que acha que a mudança é definitiva. Apoiado pela Red Bull, vai correr num Citroen C4 da Junior Team, ao lado de
Sebastien Ogier. Vai ser um ano de adaptação, onde vai terntar domar a sua rapidez inata, para evitar acabar na vala. Pelos vistos, velocidade tem, mas também acredito que nos primeiros tempos, vai ser comparado com
Jari-Matti Latvala...
Claro, acima de tudo temos de ver se por fim,
Mikko Hirvonen vai conseguir bater Sebasdtien Löeb. É algo que muitos esperam desde 2004: ver o piloto francês acabar a época sem ser campeão do mundo. No ano passado, ganhou o título por curta margem, muito devido à sua habilidade, bem como o de aproveitar erros alheios. No ano de 2009, parecia que ele ia vencer com margem folgada, ao terminar os cinco primeiros ralis no lugar mais alto do pódio. Mas a partir do Rali da Sardenha, onde foi batido por Latvala (
hoje em dia, Malcom Wilson deve pensar porque não pediu a ele para ceder a vitória a Hirvonen...), as coisas ficaram tremidas, com raros abandonos por despiste na Acrópole e Polónia, bem como uma penalização na Austrália, mas depois chegou o asfalto, na Catalunha, e venceu sem problemas. Em 2010, as coisas podem ser um pouco diferentes, mas Löeb tem mais a ganhar com este calendário onde terá mais ralis de asfalto, por exemplo. Veremos.
Para finalizar, existem dois portugueses na contenda.
Bernardo Sousa é um dos pilotos oficiais da M-Sport, que vai correr este ano com o novo Fiesta S2000, que dominou o Rali de Monte Carlo com Mikko Hirvonen ao volante, enquanto que
Armindo Araujo será o piloto da Mitsubishi Lancer EVO X, e defenderá o título mundial de Produção, conquistado no ano passado. Obviamente, não estará na linha da frente para conquistar vitórias à geral, mas provavelmente ainda tentará um brilharete e quem sabe, pontuar uma ou outra vez, caos sobreviva aos possiveis desastres nos lugares da frente... Boa sorte aos dois.
E pronto. A partir desta noite, os dados estão lançados. Que vença o melhor!
5 comentários:
Será mais uma luta ferrenha entre Loeb e Hirvonen. E ninguém mais.
Uma perguntinha? Quando foi que Kimi mostrou os dentes desse jeito? Nem sabia que ele lembrava como se sorri...
Esto ansiso para ver o Kimi nos Rallys.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Ylan e Kimi:
Veremos.
Ernesto:
Sinceramente, não faço ideia. Se calhar antes de entrar na Formula 1...
só pela face de sorriso iluminado de kimi posso adiantar que ele não está com saudades da F1
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