terça-feira, 18 de novembro de 2008

Entretanto, o delírio do Tio Bernie continua...

O "Tio" Bernie Ecclestone ainda insiste em mudar o sistema de pontuação da Formula 1, convertendo os pontos até ao oitavo classificado, por medalhas de ouro, prata e bronze, como se faz nos Jogos Olimpicos, e atribuir o título mundial a quem tiver mais medalhas de ouro.

Estou 100 por cento certo que este é o caminho a seguir”, afirmou hoje o inglês, 78 anos, citado pela Reuters. “Todos parecem satisfeitos com a ideia”, garantiu ainda. A Associação das equipas de F1 (FOTA, na sigla original), que reúne as dez escuderias participantes, deverá analisar a proposta na sua próxima reunião.

Honestamente, duvido que a medida vingue. Acostumamo-nos durante quase 60 anos a este sistema de pontos, que deu a pilotos classificados até ao quinto, com mais um ponto extra pela melhor volta (até 1959), até ao sexto (de 1960 a 2002) e actualmente, até ao oitavo classificado. Os fãs nunca iriam aprovar tal medida, pois implicaria que somente três pilotos fossem contemplados, em 20 carros na grelha. Seria gozar conosco. Nâo creio, também, que os Construtores aprovem tal ideia, mesmo que os pontos contem para o campeonato deles, para atribuir o título. O campeonato de Construtores é mais secundário, intressa pouco aos fãs. Aliás, ele só foi implementado em 1958...

Tio Bernie, um conselho: preocupe-se mais em gerir os seus milhões, agora que a sua mulher vai-se divorciar de si e irá exigir metade da sua fortuna (se não toda aquela que está na sociedade que criou em nome dela), e deixe os meandros da Formula 1 para quem sabe: as equipas, como a FOTA, e a FIA, do seu amigo Max Mosley, o tal que gosta de levar no cabedal... Aliás, pelos discursos que ando a ler nestes dias, eu diria que são cada vez mais sinais de uma aparente desorientação, senão senilidade.

2 comentários:

Filipe Furtado disse...

Tenho impressão que Bernie ressucitou esta história para tirar a atenção das noticias sobre o divorcio e os emprestimos bancarios dele. O melhor é ele dizer que estão todos satisfeitos e entusiasmados com a ideia quando a FOTA ainda outro dia estava sugerindo dar ponto até para o lider da Q2.

Fábio Andrade disse...

Alguém ainda duvida da sanidade mental desse velho. Ele tem que ser interditado!