Mostrar mensagens com a etiqueta Rep. Checa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rep. Checa. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ERC: Magalhães faz balanço do Barnum Zlin

O nono posto de Bruno Magalhães foi um resultado modesto perante uma lista enorme e competitiva de pilotos no Rally Barnum Zlin, na República Checa, mas para o piloto português, a má escolha de pneus nas classificativas decisivas não ajudou muito a melhorar a sua performance. E ele afirma que este deve ter sido a sua última participação no Europeu deste ano.

"Não fizemos a melhor escolha de pneus e claro, fomos penalizados troço a troço com isso. A chuva trocou-nos as voltas. E numa prova onde cometer erros é algo fácil de acontecer, tivemos de fazer as coisas com muita calma e sem correr riscos para garantir chegar ao final do rali. Foi uma prova muito dura e traiçoeira e sendo os primeiros na estrada sem qualquer referência das condições que íamos encontrar, fomos ainda mais penalizados. Tenho pena mas pelo menos fica a satisfação de termos trazido até ao final o carro sem qualquer dano", referiu. 

A próxima prova do Europeu realiza-se de 21 a 23 de Setembro na Polónia e apesar de estar grato aos seus patrocinadores pela oportunidade que lhe deram de disputar estas seis provas, Bruno duvida que consiga marcar presença nas duas últimas rondas da temporada.

"À partida não estarei presente a não ser que algo mude significativamente. Mas, ter chegado até aqui foi muito importante para nós e isso só foi possível com o apoio dos nossos patrocinadores que acreditaram no nosso trabalho. Um obrigado especial a todos eles", rematou.

domingo, 26 de agosto de 2018

ERC: Kopecky é o vencedor em Zlin, Magalhães nono

Em terras checas, os checos mandam. Jan Kopecky foi o melhor no Rali Barnum Zlin, batendo Alexey Lukyanuk por 7,5 segundos, com Dani Sordo a ficar com o lugar mais baixo do pódio. Bruno Mahgalhães não conseguiu mais do que o nono posto na geral, a cinco minutos e 25 minutos do vencedor.

Com os últimos seis especiais do dia a serem realizados, o dia foi essencialmente um duelo entre Kopecky e Lukyanuk, com o piloto da Ford, mas quem começou o dia foi Miroslav Jakes, que venceu a primeira especial do dia, a primeira passagem por Halenkovice, para depois outro checo, Filip Mares, vencer na primeira passagem por Maják, batendo Kopecky por 0,9 segundos. Kopecky vencia na primeira passagem por Kasava, batendo Jakes por 1,7 segundos, com Dani Sordo a 4,5.

Na parte da tarde, Kopecky vencia na segunda passagem por Halenkovice, indo assin na especial seguinte, em Majak 2, e para finalizar, Jakes venceu na última especial do dia, em Kasava 2. Apesar das ameaças de Lukyanuk, o piloto checo venceu em casa, com Sordo em terceiro e Jakes em quarto, a 53,9 segundos, o último a ficar a menos de um minuto do vencedor, conseguindo passar Nikolai Gryazin.

Fabian Kreim foi sexto, na frente se Jaromir Tarabus, outro local, do britânico Chris Ingram, oitavo a dois minutos e 27 segundos, de Bruno Magalhães e do francês Laurent Pellier. 

Com Lukyanuk na frente, alargando a sua distância sobre Bruno Magalhães, o ERC retoma à ação entre os dias 21 e 23 de setembro, com o Rali da Polónia.


sábado, 25 de agosto de 2018

ERC: Lukyanuk o melhor em Zlin, Magalhães é décimo

O primeiro dia do Rali Barum Zlin, na República Checa, tem Alexey Lukyanuk no comando da prova, na frente do local Jan Kopecky, enquanto o português Bruno Magalhães está nos lugares pontuáveis, sendo o décimo após a realização da nona especial. A diferença entre os dois primeiros é de 16,8 segundos, enquanto Magalhães tem um atraso de dois minutos e 50,7 segundos.

Com uma data de checos na lista de inscritos, para além de Lukyanuk e Magalhães, outro grande nome na lista de inscritos era Dani Sordo, que participava com um Hyundai i20 R5. 

Depois de Kopecky ter vencido na super-especial do dia anterior, 2,1 segundos na frente de Alexey Lukyanuk, o dia começa com Kopecky a vencer na primeira passagem por Březová, com três segundos de vantagem sobre Lukyanuk, mas na segunda especial do dia, a primeira passagem por Semetin, Gryazin vence e Kopecky perdeu meio minuto graças a um furo, caindo para a a quarta posição. Lukyanuk voltou a vencer na primeira passagem por Rajnochovice, mas Kopecky reagiu e acabou a manhã a vencer, 13,1 segundos na frente de Dani Sordo. Com isso, subiu para segundo, a 7,4 segundos do piloto russo.

Por esta altura, Magalhães era décimo, a um minuto e 43 segundos da liderança.

Na parte da tarde, com as segundas passagens pelas classificativas da manhã, Kopecky atrasou-se quase vinte segundos e caiu para o terceiro posto, depois de ter batido numa rocha e furado de novo. Lukyanuk aproveitou para acelerar e vencer na sétima especial, com Kopecky a reagir na oitava especial, tirando 2,6 segundos ao piloto russo. O checo voltou a vencer na última especial do dia, conseguindo aproximar-se de Lukyanuk em 3,2 segundos.

No final do dia, Lukyanuk lidera com 16,8 segundos de avanço sobre Jan Kopecky, enquanto outro russo, Nikolay Gryazin, é o terceiro, a 33,3 segundos. Dani Sordo é o quarto, a 50,5, na frente de Miroslav Jakes, no seu Skoda Fabia R5. Filip Mares é sexto, na frente do alemão Fabian Kreim, ambos de Skoda, o mesmo corre no carro do oitavo classificado, Jaromir Tarabus. A fechar o "top ten" estão o britânico Chris Ingram e o português Bruno Magalhães.

O Rali Bernum Zlin termina amanhã, com a realização das restantes seis especiais. 

terça-feira, 21 de agosto de 2018

ERC: Magalhães espera dificuldades no Barum Zlin

No fim de semana em que o Europeu de Ralis volta à ação com o Rally Barnum Zlin, na República Checa, Bruno Magalhães, segundo classificado do campeonato, nove pontos atrás de Alexey Lukyanuk, fez a antevisão de um rali que considera difícil devido à qualidade dos pilotos envolidos e a quantidade de carros R5 que estarão presentes neste rali da Europa Central. 

O Barum é conhecido por ser um rali muito difícil em asfalto, cheio de ressaltos, com diversas passagens por terra e, por isso, bastante sujo. Numa prova deste tipo são necessárias afinações especificas para o carro, pois acontece sempre muita coisa ao longo do rali. Por tudo isto, consideramos que o dia de testes será bastante importante para um bom desempenho”, afirmou o piloto português da Skoda.

Magalhães vai enfrentar adversários de peso, entre os quais o checo Jan Kopecky, crónico vencedor do Barum Zlin e que triunfou na categoria WRC2 no Rali da Alemanha, que terminou este domingo. 

Para além dos grandes candidatos do ERC, a armada local é sempre muito forte, com a edição deste ano a contar com 36 carros da categoria R5, um número que mostra bem a vitalidade do ERC. Para nós é entusiasmante fazer parte de uma lista de inscritos fantástica, num rali onde os nossos objetivos serão mais moderados, pretendendo, no entanto, amealhar o máximo de pontos possível. Estamos confiantes, embora o rali seja muito exigente”, concluiu.

O Rali Barum arranca na próxima sexta-feira dia 24 de agosto, terminando no domingo, depois de disputadas 15 especiais de classificação. 

domingo, 27 de agosto de 2017

ERC 2017 - Rali Barum Zlin (Final)

Como seria de esperar, Jan Kopecky foi o grande vencedor do Rali Barum Zlin, dominando totalmente os troços "em casa" com o seu Skoda oficial. O checo venceu com uma vantagem de 55,5 segundos sobre Alexey Lukyanuk, no seu Ford, com Roman Kresta a ficar com o lugar mais baixo do pódio. Em termos de campeonato, Kajetan Kajetanowicz acabou na quinta posição, a dois minutos e seis segundos do vencedor, enquanto que Bruno Magalhães foi nono, a três minutos e 24 segundos, conseguindo ficar na frente de Bryan Bouffier.

O resultado pode não ser grande coisa para Magalhães, que viu fugir Kajetanowicz na liderança do campeonato, mas final do rali, Magalhães fazia um balanço. “Foi uma prova muito difícil e estivemos ao longo de todo o rali e adaptarmos-nos às condições e aos troços. As primeiras passagens foram sempre mais complicadas e entrámos sempre com cautelas redobradas. Nas segundas passagens, já com algum conhecimento, permitia-nos ser mais rápidos mas ainda assim longe dos tempos dos pilotos locais”, referiu.

O segundo dia do rali começou um pouco como o primeiro, com Kopecky a querer adiantar-se de Lukyanuk, e assim foi, vencendo as três especiais da manhã, aumentando a vantagem para 29,3 segundos. Já Magalhães tentava apanhar o russo Gryazin, com Bouffier a aproximar-se, mas no final da manhã era décimo, beneficiando dos problemas que teve Jan Cerny e Vaclav Pech, este último que sofreu um duplo furo na 12ª especial, a primeira passagem por Kosiky, e acabou por desistir.

Na parte da tarde, Kopecky acabou por alargar ainda mais a sua vantagem até acabar com quase um minuto sobre o russo da Ford, e venceu as especiais da tarde, menos a última, alcançada por Roman Kresta. Magalhães apenas alcançou o nono lugar final na última especial, depois de Gryazin ter perdido mais de dois minutos nessa especial, devido a problemas no seu carro.

Em jeito de balanço, Magalhães afirmou: “A primeira metade do Campeonato foi-me mais favorável mas não é por isso que temos baixado os braços ou ficado em casa. Se assim nos permitirem vamos continuar a dar o nosso melhor e a lutar pelo título. É para isso que cá estamos. Faltam dois ralis para o final da época e queremos muito lutar pelo primeiro lugar que nos escapou nas duas últimas provas.

No Europeu, Kajetanowicz alargou a liderança para 121 pontos, contra os 97 do português. A próxima prova do campeonato acontecerá dentro de três semanas, em Itália, com o Rally di Roma Capitale.

ERC 2017 - Rali Barum Zlin (Dia 1)

Na Republica Checa, os checos mandam. É por isso que ao fim das nove primeiras classificativas do Rali Barum Zlin, sexta prova do Europeu de Ralis, é Jan Kopecky que lidera, com 16,9 segundos de vantagem sobre o russo Alexey Lukyanuk, no seu Ford. Kajetan Kajetanowicz é o oitavo e Bruno Magalhães é o 12º, a dois minutos da liderança.

No final deste dia, o piloto português disse sobre as suas dificuldades de adaptação ao rali checo: 

"As primeiras passagens foram mais complicadas mas depois sentimo-nos mais confortáveis dentro daquilo que é possível. Sabíamos que ia ser um rali muito difícil, onde os pilotos locais se sobrepõem aos pilotos do europeu. Mas agora que o dia terminou estamos contentes com o que conseguimos fazer. Nas segundas passagens conseguimos baixar bastante os nossos tempos, aproximamo-nos em termos de andamento do campeão europeu, pelo que temos de estar satisfeitos”, referiu.

Depois de Jan Kopecky ter conseguido ser o melhor na classificativa de abertura, a super-especial de Zlin, o checo partiu ao ataque, vencendo duas das primeiras três especiais da manhã, lutando pela liderança com Lukyanuk. No final da quarta especial, Kopecky tinha apenas 1,9 segundos sobre o piloto russo da Ford. Kajetan Kajetanowicz, o líder do campeonato, era apenas sétimo, a 37,6 segundos e Bruno Magalhães já tinha perdido um minuto e sete segundos.

Na parte da tarde, Lukyanuk tentou apanhar Kopecky, mas o checo reagiu, afastando-se ainda mais do piloto russo, acabando o dia com 17,3 segundos de vantagem. Vaclav Pech é o terceiro, a 46,6 segundos, na frente do alemão Marjan Griebel, também num Skoda, mas a um minuto e cinco segundos. Kajetan Kajetanowicz é o sétimo, mas a diferença é de meros sete segundos, o que mostra até que ponto este rali está a ser competitivo entre os primeiros classificados.

Bruno Magalhães acabou o dia na 12ª posição, mas já está a dois minutos e quatro segundos da liderança, e já disse que neste domingo, o seu objetivo é pontuar. 

É toda uma experiência nova para nós. Temos vindo a ganhar ritmo e a melhorar os tempos. Espero continuar a fazê-lo amanhã na tentativa de amealhar pontos para as contas do Campeonato. O carro continua óptimo, é apenas uma questão de nos sentirmos mais confortáveis para arriscar. Vamos ver o que conseguimos fazer”, concluiu.

Amanhã termina o Barum Zlin, com a realização das últimas seis especiais. 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ERC: Magalhães vai ao Barum Zlin

Apesar de ter perdido a liderança do campeonato europeu de ralis na Polónia, Bruno Magalhães confirmou esta semana que estará presente no Barum Zlin, a próxima prova do Europeu, que se realiza na República Checa.

Em declarações ao site Autoracing, Magalhães disse que estará presente: “Embora seja um rali deveras complicado, queremos continuar a tentar lutar pela melhor classificação possível no Europeu, pelo que é mais uma prova dentro dessa lógica”.

Uma das provas mais importantes da Europa Central, o Barum Zlin vai acontecer entre os dias 25 e 27 de agosto, e terá 215 quilómetros de troços cronometrados, quase todos em asfalto e onde o tempo poderá ser um fator decisivo, caso chova. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Youtube Rally: "Ghynkhana" à checa

Ken Block e as suas "ghynkhanas" criaram muitos filhos e enteados. O mais recente deles envolve um Skoda... mas não é um qualquer. É um modelo 130 LR, de 1984 - ou seja, ainda do tempo da "Cortina de Ferro" - com motor traseiro e que chegou a ser apelidado de "911 dos pobres".

Este modelo de rali, guiado por uma das mais prestigiadas equipas checas, a Trotina Rally Team, e têm como piloto Petr Simurda, mostrou toda a sua habilidade ao melhor estilo Ken Block. E claro, em caso de azar, não terá problemas em arranjar peças. Há muitas e custam muito pouco... 

Esta vi no Flatout! Brasil

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Youtube Motorsport Crash: Demolition Derby à checa

Aprendam com os checos como divertir com automóveis: basta um local degradado, mais carros que não dão mais senão a sucata e mais um grupo de entusiastas, e eis um rali bem passado!

domingo, 1 de setembro de 2013

Youtube Raly Crash: O mau dia de Esapekka Lappi no Barum Zlin

Este fim de semana houve o Rali Barum Zlin, na Republica Checa, e o finlandês Esapekka Lappi, considerado uma das esperanças do rali mundial, tentou a sua sorte. Só que na sexta especial, ele decidiu exagerar com o seu Skoda Fabia S2000 numa curva e acabou na floresta...

domingo, 11 de novembro de 2012

Noticias: Quatro mortos num rali checo

A Republica Checa está em estado de choque com a noticia, este sábado, de um acidente num rali local que resultou na morte de quatro crianças que brincavam num jardim.

O acidente ocorreu na primeira classificativa do Uhersky Brod Rallyshow, um rali extra-campeonato, quando um Mitsuhibshi Lancer Evo IX da dupla Mikhail Bartochnik e Josef Bartochnik perdeu o controle e bateu numa árvore, e entrou num jardim, colhendo mortalmente as quatro crianças. Para além dos mortos, mais três pessoas ficaram feridas, com alguma gravidade. Os pilotos nada sofreram e a prova foi imediatamente interrompida e posteriormente cancelada.

Este é o segundo acidente grave a acontecer num rali checo, uma modalidade onde sempre teve uma elevada popularidade, e os organizadores receiam as consequências que mais este acidente pode ter. Após o acidente em junho, no rali Barun Zlin, prova a contar para o Intercontinental Rally Challenge (IRC), onde três espectadores (entre os quais um fotógrafo) foi colhidos mortalmente, alguns patrocinadores decidiram retirar o seu apoio, para não ficarem associados a eventos trágicos. 

Agora, com mais esta nova tragédia, teme-se que seja outro rude golpe nos ralis checos. 

domingo, 2 de setembro de 2012

IRC: espectador morre em rali checo


Um espectador morreu na manhã de hoje no Rali Barnum Zlin, na Republica Checa, quando foi atropelado pelo Subaru Impreza do piloto checo Vaclav Kopacek. Outro ficou ferido e foi transportado para o hospital em estado grave.

Aparentemente, ambos os espectadores estavam em zona proibida quando se deu o acidente. A vítima mortal é um fotógrafo local.

Os organizadores do rali decidiram terminar prematuramente a competição, que conta para o Intercontinental Rally Challenge, e atribuiram a vitória ao finlandês Juho Hanninen, que assim vence antecipadamente o título no IRC. Já é a segunda vez nesta temporada que um rali do IRC termina demasiadamente cedo, depois do acidente fatal que envolveu Gareth Roberts, o navegador de Craig Breen, no Rally Targa Florio, na Sicilia.

sábado, 14 de julho de 2012

Noticias: navegador checo morre no Rally Bohemia

Depois de ontem o norueguês Mads Ostberg ter apanhado um susto no shakedown do Rally Bohemia, a tragédia abateu-se sobre este mesmo rali quando o navegador checo Bohulslav Cepelcha morreu esta manhã, vítima de um acidente na terceira especial. Apesar dos esforços das equipas de socorro, que o levaram para um hospital em Liberec, acabou por não resistir aos ferimentos.

Cepelcha tinha 35 anos de idade e era o navegador do piloto Martin Smerad desde 2007. Ambos guiavam um Mitsubishi Lancer Evo IX quando sofreram um acidente. Quanto ao piloto, sofreu ferimentos ligeiros e foi levado para um hospital em Liberec. Não se sabe se o rali foi apenas suspenso ou cancelado.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Noticias: Ostberg recupera de acidente na Rep.Checa

As últimas noticias sobre o estado de saúde de Mads Ostberg são mais favoráveis para o piloto norueguês. Acidentado esta tarde no Rali Bohemia, na Republica Checa, a Ostberg foi-lhe diagnosticada uma fissura numa das vértebras, mas segundo o próprio piloto norueguês... a fissura é antiga. 

"O Doutor disse que tinha duas fissuras nas minhas costas, mas que não tinham acontecido hoje. Estranho..." afirmou o piloto na sua conta no Twitter. Ostberg já está a caminho da Noruega para descansar.

O piloto de 24 anos acidentou-se no "shakedown" do rali, quando bateu com o seu carro no muro. O seu navegador, o sueco Jonas Andersson, escapou incólume. Resta agora a Ostberg descansar por algumas semanas e ver se estará em condições para correr no final do mês na Finlândia.

Noticias: Mads Ostberg sofre acidente na Republica Checa

O piloto norueguês Mads Ostberg, recente vencedor do Rali de Portugal, sofreu esta manhã um grave acidente no Rally Bohemia, na Republica Checa, quando perdeu o controlo do seu Ford Fiesta WRC e bateu contra uma parede.

Segundo noticias no local, o piloto norueguês poderá ter sofrido uma fratura numa vértebra ou um disco deslocado, pelo que está a ser levado num avião-ambulância de volta à Noruega. O seu co-piloto, o sueco Jonas Andersson, não sofreu ferimentos. Segundo testemunhas no local, eles referem que o seu Fiesta escorregou demasiado e bateu forte numa parede com a frente direita do carro.

Ostberg, de 24 anos, corre no WRC desde 2006 pela sua equipa, a Adapta. Depois de ter andado num Subaru Impreza até 2010, em programas parciais, com bons lugares mesmo numa máquina relativamente datada, correu em 2011 num Ford Fiesta da Stobart, onde conseguiu dois segundos lugares na Suécia e na Grã-Bretanha. Este ano, de volta à estrutura da Adapta, tornou-se no primeiro privado em 18 anos a vencer oficialmente uma prova do WRC, no Rali de Portugal. Neste momento, é o quarto classificado do Mundial, com 80 pontos e três pódios.   

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tomas Enge, o automobilista banido por "doping"

Tomas Enge, para quem não sabe - ou já se esqueceu - têm três Grandes Prémios na sua carreira, em 2001, pela então moribunda Prost Grand Prix. Estreou-se em Monza, no trágico final de semana após o 11 de setembro, ao mesmo tempo que o malaio Alex Yoong, na Minardi. Checo de nascimento, entrou para a história como o primeiro piloto da antiga Cortina de Ferro a participar na Formula 1, antes de Robert Kubica e Vitaly Petrov.

Hoje, Enge tem 35 anos, mas a sua carreira pode já ter terminado, não por causa da crónica falta de dinheiro ou um acidente incapacitante, como aconteceu a muitos pilotos. Foi obrigado a acabar a carreira porque foi o primeiro de sempre a ser apanhado nas malhas do "doping". "Doping"? Mas isso não é para futebolistas, atletas e ciclistas? Pois é, mas o automobilismo rege-se pelas mesmas regras da agência mundial de antidopagem. E apesar de ser raro, acontece.

A WADA anunciou esta terça-feira que Enge, que participou numa ronda do Mundial de GT1 em Navarra, falhou pela segunda vez na sua carreira num exame de anti-dopagem, dez anos depois de o terem suspendido por ter acusado "cannabis", e que o faz com que perdesse o título de Formula 3000 a favor do francês Sebastian Bourdais. Como é óbvio, o piloto reagiu, afirmando que vai recorrer da decisão, usando como base problemas de saúde não específicos: “Desde o ocorrido em 2002, tenho sido muito cuidadoso com este negócio de doping. Eu sofro com problemas de saúde há algum tempo e pedi recentemente à FIA uma dispensa que me permite tomar remédios proibidos pela lista”, afirmou.

Não se sabe nem a substância proibida, nem o problema crónico de saúde do qual ele padece, mas que normalmente, quando há casos - raros, diga-se - de doping, tem a ver com as chamadas "drogas recreativas": cannabis, heroína ou cocaína. Outras coisas mais, como os esteróides, não existem, porque este não é um desporto para isso. Aliás, quaisquer drogas referidas anteriormente prejudicam mais a concentração do que ajudam, por exemplo. Mas os pilotos tem de consultar com os médicos para ver se as propriedades dos remédios que tomam, mesmo simples analgésicos, não contêm substâncias proibidas. O Leandro Verde, por exemplo, fala hoje no seu blog sobre os casos de Rubens Barrichello e Max Papis, apanhados com controle positivo em 1995 e do qual se safaram com uma simples advertência.

Não sei como é que isto vai acabar, mas acharia mau de todo ver alguém que seja proibido de correr porque tomou algo que à partida até pode parecer inocente, mas que no final, tem um compósito químico qualquer que, noutras circunstâncias, serve para fazer batota noutro desporto. É uma luta velha, entre saber o que deve ou não deve tomar, sob pena de ver toda a sua carreira estragada por ter cometido um erro. Uma coisa é tomar conscientemente, como Ben Johnson ou os atletas da ex-RDA que foram submetidos - na maior parte das vezes com consequências nefastas - a um programa estatal de dopagem, muitas vezes, sem o consentimento dos atletas. Outra coisa é tomar um descongestionante nasal, sem querer, e este poderá ter algo que esteja na lista proíbida.

É muito complicado...   

domingo, 19 de junho de 2011

WTCC - Brno (Corridas)

Os Chevrolet continuam a dominar o WTCC este ano, e para não fugir à regra, venceram as duas corridas desta tarde no corcuito de Brno, na República Checa. O suiço Alain Menu e o britânico Robert Huff foram os vencedores, enquanto que Tiago Monteiro teve um fim de semana para esquecer, na estreia do motor 1.6 Turbo no seu Seat Leon.

Na primeira corrida, dpeois das batalhas habituais nos metros iniciais, Rob Huff estabeleceu-se no comando e foi ganhando alguma vantagem a Yvan Muller, que não conseguiu acompanhar o líder do campeonato. Outro que não os acompanhou de inicio, mas por outras razões, foi o suiço Alain Menu, que completou o pódio, num monopólio Chevrolet, mas ficou preso atrás do BMW do holandês Tom Coronel até à sétima volta. Este acabou na quarta posição, aguentando o dinamarquês Kristian Poulsen, vencedor nos independentes, e o Volvo do sueco Robert Dahlgren, que ficou mais competitivo com o motor 1.6 turbo que estreou na prova checa.

Quanto aos Seat, se Monteiro fartou-se de ter problemas de motor ao longo do final de semana, terminando esta corrida no 12ª lugar, já Gabriele Tarquini levou um toque do dinamarquês Michel Nykjaer na primeira curva, que o atirou para último, depois de passar pelas boxes.

Na segunda corrida, mais do mesmo: Yvan Muller venceu, mas na partida, o melhor foi o BMW de Tom Coronel, que passou para a frente. A luta durou quatro voltas, mas no final, Muller conseguiu passar o holandês e foi-se embora, rumo à vitória. Coronel passou o resto da corrida a resistir às pressões de Alan Menu e Robert Huff, mas conseguiu segurar o segundo posto. Quanto a Tiago Monteiro, continuou o seu inferno, apesar de ter subido de 17º para 13º em apenas uma volta. Depois subiu mais uma posição devido á desistência de Darryl O'Young.

"A equipa fez, mais uma vez, um trabalho incrível durante toda a noite e encontrou dois problemas que foram solucionados. Pensámos que talvez tivéssemos resolvido o assunto. Fiz uma excelente primeira volta e recuperei de 18º para 11º mas o motor não estava a 100 por cento e acusou alguma falta de performance e eu não consegui aguentar as investidas dos meus adversários.", começou por explicar Monteiro.

Na segunda corrida, houve um agravamento do estado do novo propulsor: "A partir da terceira volta o motor começou, tal como ontem, a cortar em quinta e sexta velocidades. Dos cinco novos motores apenas um está totalmente bem, pelo que a equipa vai agora testar o carro para descobrir a origem do problema e solucioná-lo para a prova do Porto. Saio de Brno desiludido mas desde o início que sabia que iria ser um fim de semana particularmente complicado. Tenho confiança na equipa e sei que encontrarão uma solução!", concluiu.

Depois de Brno, o WTCC desloca-se ao circuito da Boavista, na cidade do Porto, para mais uma rodada dupla a 2 e 3 de julho.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ralis: dois pilotos morrem em acidentes na Polónia e Republica Checa

Não foi um fim de semana bom nos ralis europeus. Em dois dias, em dois paises diferentes, em dois ralis locais, dois pilotos sofreram acidentes mortais enquanto faziam o que mais gostavam: correr.

O primeiro acidente mortal aconteceu na tarde de sexta-feira na Republica Checa, mais concretamente no Rali Sumava, onde o piloto local, Jiri Skoupil, perdeu o controlo do seu Citroen C2 1600 numa saída de estrada que causou o embate em duas árvores. Skoupil teve morte imediata e o seu navegador J.Volf, teve ferimentos algo graves, mas pelos vistos não corre risco de vida. Skoupil tinha 46 anos.

Um dia mais tarde, no Rali Swidnickeho, na Polónia, houve outro acidente mortal. O piloto Sylwester Olszewski, de 31 anos, perdeu o controle do seu Honda Civic Type R, causando a destruição do seu carro. Socorrido pelos paramédicos, pouco mais poderiam fazer senão confirmar a sua morte. Em ambas as ocasiões, na Republica Checa e na Polónia, ambas as provas foram canceladas com a noticia dos seus acidentes mortais.

domingo, 1 de agosto de 2010

WTCC - Brno (Corridas)

Foi um fim de semana equilibrado nas duas corridas de Brno, que contaram para o campeonato WTCC de Turismos. Robert Huff e Andy Prilaux foram os vencedores nas duas corridas checas, com Tiago Monteiro, que teve uma qualificação modesta, no 14º posto, a acabar ambas as corridas nos pontos, com um décimo e um sexto lugar. Os resultados desta tarde, com Yvan Muller a não pontuar nas duas corridas e Gabriele Tarquini a desistir na segunda corrida, fazem agora com que o campeonato esteja muito mais equilibrado.

A primeira corrida do dia foi uma luta entre o Chevrolet de Huff e o Seat de Tarquini, que tentava aqui atacar a liderança de Yvan Muller, E no final não conseguiu mais do que o segundo lugar. Mas atrás deles, houve confusão: Jordi Gené e Tom Coronel envolveram-se numa carambola, que levou à entrada do Safety Car, e após o recomeço da corrida, outros carros foram eliminados, entre os quais o Chevrolet de Yvan Muller, eliminado pelo carro do britânico Colin Turkington.

Quanto a Tiago Monteiro, conseguiu subir até à zona dos pontos e chegou a lutar pelo oitavo lugar, que lhe daria a pole-position para a segunda corrida, mas no final acabou no décimo lugar, o último pontuável. No final, o piloto português queixava-se do comportamento pouco desportivo dos seus adversários: "Em vez de fazerem ultrapassagens limpas, começaram naquele ritmo de toques e mais toques. Claro, que com esta postura caí para o 10º lugar. Lamento apenas que não sejam adotadas medidas que impeçam este tipo de comportamentos", afirmou.

Na segunda corrida da tarde, Tarquini e Muller estavam separados por cinco pontos, logo, tinham de fazer algo para sair de Brno para modificar a situação. No final, nada ficou decidido, pois... ambos não pontuaram. A Tarquini aconteceu o pior, pois teve o motor rebentado com um pódio á vista.

Em termos de corrida propriamente dita, o vencedor foi Andy Prilaux, que ganhou pela quinta vez este ano e dando à BMW a sua 50ª vitória da história do WTCC, seguido pelo britânico Turkington e pelo Chevrolet de Alan Menu.

Quanto a Tiago Monteiro, fez uma prova sólida e terminou no sexto lugar, resultado de uma estratégia bem sucedida: "Fiz novamente um bom arranque e consegui evitar os habituais toques. Rapidamente assumi o 7º lugar e fui mantendo um ritmo constante e não tão agressivo como na prova anterior. Isso permitiu chegar ao final no 6º lugar. Foi uma prova mais tranquila e que acabou por salvar todo o fim de semana. Este era um traçado que sabíamos difícil para os SEAT mas não esperávamos tantas dificuldades", concluiu o piloto português.

A próxima jornada do WTCC irá acontecer no traçado alemão de Oschersleben, a 3 e 4 de Setembro.

domingo, 30 de agosto de 2009

Formula Renault: o fim de semana de Felix da Costa

António Felix da Costa deu este fim de semana um passo decisivo rumo ao título no campeonato da formula Renault, categoria North European Competition (NEC), ao vencer esta tarde a segunda corrida no circuito checo de Most, após ter tido uma corrida menos bem conseguida no dia anterior, onde terminou na oitava posição.

O piloto de Cascais, conhecido também pelo apelido de Formiga, partia para esta jornada dupla da Formula Renault NEC 2.0 numa posição de vantagem, pois detinha uma vantagem de 61 pontos sobre o segundo classificado, o finlandês Daniel Aho, e tinha tudo na mão para dar o tal passo decisivo rumo ao título. Porém, um toque na partida da primeira corrida comprometeu um pouco as coisas, tendo conseguido chegar ao fim na oitava posição, apesar de lutar contra um carro inguiável. Apesar do azar dessa corrida, esta se transformou em sorte, pois largaria da pole-position na corrida seguinte. E aí, Felix da Costa aproveitou bem, ao largar na frente e dominar a corrida até á bandeira de xadrez.

"Foi bom vencer em Most. Cada vitória tem um sabor especial e esta não foi excepção. Além de ter consolidado a minha vantagem na liderança do campeonato, tenho um motivo extra para comemorar os meus 18 anos amanhã. Estou muito satisfeito e espero na próxima corrida poder já festejar o título do campeonato", contou o piloto português.

Em relação à corrida menos bem conseguida de ontem, Felix da Costa relatou: "Mais uma vez não fui muito eficaz na minha qualificação, fiz o terceiro tempo e por causa disso, vi-me envolvido numa situação complicada no início da corrida. Baixei para oitavo e defendi como pude essa posição pois sabia que assim arrancaria da Pole para a segunda prova do fim-de-semana", afirmou.

A próxima prova de Felix da Costa será em Nurburgring, no fim de semana de 18 e 19 de setembro, e o piloto português poderá conseguir no mitico circuito alemão o título na categoria, já que está agora a 71 pontos do segundo classificado, o dinamarquês Kevin Magnussen (filho de Jan Magnussen) "Sei que estou em forma e muito motivado para que em Nurburgring, onde disputarei a próxima jornada do NEC e do Europeu de Fórmula Renault, possa lutar pela vitória das quatro corridas que disputarei no mesmo fim-de-semana", concluiu.