sábado, 2 de fevereiro de 2013

Apresentações 2013: o Sauber C32

Em Hinwill, na Suiça, Peter Sauber e Monisha Kalternborn mostraram ao mundo o seu novo bólido, o C32, com uma nova dupla ao volante, constituida pelo veloz alemão Nico Hulkenberg e o estreante mexicano Esteban Gutierrez. Para além destes dois, esteve presente o holandês Robin Frijns, que vai ser o piloto reserva da equipa em 2013.

O C32 tem um leve degrau no bico, algo parecido com o que têm o Lotus-Renault E21, e esta temporada vai ser importante para a equipa. Quando comemoram os 20 anos da sua presença na Formula 1, e depois de terem conseguido a sua temporada mais positiva de sempre, com quatro pódios e duas voltas mais rápidas, este carro aparenta ser uma evolução do C31.

Algo que é confirmado pela sua diretora, Monisha Kalternborn: "O C32 é baseado no seu antecessor, que era um carro muito competitivo", começou por afirmar. "Estou bastante entusiasmada mas ao mesmo tempo algo nervosa. O objetivo é claro: queremos continuar a evoluir. Tínhamos vários pontos fortes e alguns pontos fracos, e os nossos engenheiros trabalharam para sustentar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos", concluiu.

Matt Morris, responsável pelo projeto, afirmou que se dedicaram a melhorar um chassis que revelou ser muito competitivo: “Ao longo da última temporada, investimos muito tempo e energia  no sentido de uma melhor compreensão do nosso carro. Por isso, nos concentramos principalmente sobre os efeitos aerodinâmicos em toda a traseira do carro. Nossos especialistas em aerodinâmica fizeram um grande trabalho sobre isso, e essa base foi utilizada para desenvolver o C32”, comentou.

Em relação aos pilotos, Nico Hulkenberg afirmou que a sua unica preocupação é tentar ser consistente: “Espero que sigamos avançando a partir da boa base que tivemos no ano passado e que possamos conquistar bons resultados. Mas, com a nova temporada começa um novo jogo. Agora devemos esperar até que estejamos no circuito, e então, veremos”, começou por afirmar o piloto alemão de 25 anos.

“Por enquanto, não estou nervoso, estou tranquilo. A pulsação vai começar a acelerar de verdade antes da primeira corrida, em Melbourne. O objetivo para esta temporada é conquistar um rendimento constante e bom em cada corrida”, completou.

Quanto a Esteban Gutierrez, o "rookie" de 22 anos afirmou não estar nervoso na sua estreia na Formula 1: “Meu objetivo é focar nas coisas mais importantes da minha preparação, mas antes de Melbourne eu tenho certeza que teremos adrenalina ao máximo”, começou por afirmar.

Tenho que manter minha mente aberta para os testes, então poderei dar o melhor feedback para a equipa, já que esse é um estágio muito importante no desenvolvimento do carro na preparação para as corridas. No inicio, a tarefa mais importante vai ser de resolver todos os problemas de fiabilidade do carro, então nós poderemos dar um monte de voltas nos testes. Depois, claro, outro fator importante é a de adaptar ao carro em condições de classificação e de corrida, o que geralmente vem com a experiência das primeiras etapas”, concluiu.

Sem comentários: