quinta-feira, 14 de março de 2024

As imagens do dia


Ando a seguir o Ollie Bearman. Estão a ser interessantes, os dias depois da sua inesperada estreia na Formula 1. Foi recebido como um herói na escola onde ainda estuda, no Reino Unido, aplaudido pelos seus colegas, e nesta quarta-feira, foi a Fiorano para aquilo que a Scuderia chama de "teste pré-definido", ou seja, anda num carro de 2022, o F1-75, para se habituar a um Formula 1. 

Alguns falam que isto poderá ser uma espécie de prevenção para Melbourne, caso Carlos Sainz Jr não for aprovado medicamente para correr. Mas não acredito: ele está convalescença, mas ate agora parece estar e recuperar bem.

Descobri, entretanto, que ele tem um canal do Youtube onde cobre as coisas que faz nos bastidores, um pouco para que conheçamos a pessoa por trás do piloto. É um ser humano como nós, embora tenha de afirmar nunca ter pensado que iria ver alguém ser recebido por alunos de um liceu onde ele é... também aluno, 24 horas depois da sua estreia na Formula 1!

Claro que, com esta estreia - no final, saiu do carro a queixar-se do pescoço, por causa das forças G's sofridas durante a corrida - tudo está em cima da mesa. Não correrá na Ferrari em 2024, a não ser que aconteça mais alguma coisa inesperada, mas outras marcas poderão estar interessadas nele, e além disso, tem a Formula 2 para realizar.

Contudo, esta é a situação do automobilismo atual: sim, pode pressionar os outros a mostrar o seu melhor, esperando fracassos da parte deles para poder aproveitar. Mas... quanto tempo quer ficar à espera? Quererá ser piloto de testes ad aeternum? Não quererá andar num dos Hypercars da Scuderia no Mundial de Endurance? Não pensará noutras competições, como a Formula E e a IndyCar? É que, sejamos honestos, a Formula 1 estagnou. 2024 é o primeiro ano em que ninguém entrou ou saiu do pelotão, por exemplo. E a Liberty Media só quer 10 equipas. Centenas de pilotos querem um dos 20 lugares existentes. Como será? 

E é sobre isso que escreve um inesperado observador: Helmut Marko

É claro que os jovens de hoje estão todos bem preparados quando entram em ação, mas só se alguém for realmente bom é que pode conseguir tais desempenhos logo desde o início”, começou por escrever no seu artigo de opinião que tem no site SpeedWeek. “A estreia de Bearman na Ferrari foi sensacional. Conduzir daquela forma numa pista como Jeddah sem muito treino foi muito forte. Às vezes, estava quase ao nível de Charles Leclerc. Mas o que é que a Ferrari vai fazer agora? [Com] Hamilton e Leclerc num contrato de longo prazo, e agora Bearman é um super talento. Se eu fosse Fred Vasseur, arranjava imediatamente um lugar na Formula 1 para Bearman noutra equipa, na Haas, por exemplo”.

Mas ele deixou um aviso: “Agora, [a Ferrari] irá ter de voltar a gastar dinheiro para o treinar. As equipas estão atualmente relativamente saturadas financeiramente, vão pagar caro por isso”.

São questões que o futuro apenas poderá responder. Foi uma excelente estreia, mas ainda não sabemos o resto da história.      

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