sábado, 16 de março de 2024

Formula E: Bird triunfa em São Paulo


O britânico Sam Bird triunfou esta tarde em São Paulo, numa corrida decidida na última volta, quando o piloto da McLaren superou o carro de Mitch Evans, para conseguir o seu primeiro triunfo na temporada. Oliver Rowland ficou com o lugar mais baixo do pódio, depois de um duelo ao último metro com Pascal Wehrlein e Jake Dennis. António Félix da Costa, no segundo Porsche, conseguiu também os seus primeiros pontos, ao ser sexto classificado na corrida paulista. 

Partindo de quinto na grelha, Bird viu Wehrlein a ir bem na partida, ganhando alguns metros perante a concorrência, na primeira de 31 voltas à pista desenhada à volta do Sambódromo do Anhembi, no centro da metrópole paulista. Vandoorne era o segundo, e foram esses dois os primeiros a irem para o Attack Mode, na terceira volta, para conseguirem dois minutos de potência extra. Ali, Bird ficou com a liderança, mas pouco depois, ele foi para o Attack Mode, também para dois minutos, perdendo a liderança para os Porsches de Werhlein e Felix da Costa.

O português ficou com a liderança pouco depois, e na volta 9, os Porsches foram para o Attack Mode, com o alemão a fazê-lo pela segunda vez, com Bird a ficar com a liderança... por alguns instantes, antes de ser passado por Evans, no seu Jaguar. As ultrapassagens aconteciam frequentemente, e por vezes, existiam três carros lado a lado, especialmente nas retas. 

Na volta 16, a primeira desistência, quando Nick Cassidy ficou de fora da corrida, por causa de um acidente que quebrou a sua asa dianteira, e depois, o fez bater no muro, acabando na escapatória. Safety Car na pista, para recolher os destroços do Jaguar, e a corrida recomeçou na volta 20, com Bird na frente de Evans e dos Porsches, com o Andretti de Jake Dennis em terceiro. 

Evans não demorou muito até ficar com o comando da corrida, mas Bird não desistiu, e agora, começou a haver um duelo entre os dois que só se resolveu na volta final, com o britânico a conseguir passar o neozelandês, para ficar com a vitória. Atrás, Dennis tentava aguentar os ataques de Rowland e Wehrlein, e perdia o lugar mais baixo do pódio para o piloto da Nissan.

Com isto, Cassidy, apesar da retirada, continua a liderar, com 57 pontos, seguido por Wehrlein, com 53, e Evans e Vergne, ambos com 39. Agora, a Formula E ruma a Tóquio, onde correrá o primeiro ePrix em ruas japonesas.   

Sem comentários: