quinta-feira, 21 de setembro de 2023

WRC: Polónia e Letónia no calendário de 2024?


O calendário do Mundial de ralis será modificado em 2024, com a saída dos ralis de México e Estónia, para entrarem no seu lugar as provas da Letónia e da Polónia... ou Argentina. Numa altura em que os construtores acordaram que o campeonato não pode ter mais que 13 ralis - para terem quatro carros em cada uma das três equipas oficiais - projetos como os dos Estados Unidos, Arábia Saudita ou Argentina ficarão por agora guardados, por causa dos problemas de logistica das equipas, mas com garantias de entrarem em 2025. 

Contudo, fontes afirmam que existirá um rali saudita em 2024, para o calendário do Médio Oriente, como evento de teste para 2025, altura em que entrará no calendário, acompanhado pelo rali portenho. 

Entretanto, em declarações para a revista italiana Autosprint, Simon Larkin, o responsável do promotor, revelou que o rascunho para 2024 foi enviado na semana do rali da Acrópole. "Deverá ser votado por voto eletrónico e esperamos revelá-lo em breve. Espero que isso aconteça a 6 de Outubro, caso contrário temos de esperar pelo Conselho Mundial da FIA a 19.", afirmou.

"O que posso dizer é que a dúvida é entre a Polónia e a Argentina, veremos o que é decidido quanto a isso.", concluiu.

Larkin afirmou que o ideal será ter 14 ralis no calendário, e quanto mais global, melhor, mas com a Europa como base.

"A Europa será sempre a base. Somando à entrada da América do Norte [EUA ou Canadá] poderemos redescobrir a Oceânia com a Nova Zelândia, um país com um mercado pequeno mas com um rali com grande tradição e onde esperamos regressar em breve."

Contudo, o calendário está mais ou menos confirmado: o Mundial começará em Monte Carlo, entre os dias 24 e 24 de janeiro, seguido pelo rali da Suécia, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro, para depois seguirem os ralis da Croácia, Portugal, Sardenha, Quénia, Finlândia, Grécia/Acrópole e a Europa Central, pra depois acabarem com Chile e Japão, este em meados de novembro. 

Sem comentários: