Ontem soube-se de algumas novidades interessantes sobre o WRC 2012, mostrando que com Jean Todt ao leme da FIA e Michele Mouton no comando da entidade especifica dos ralis, o objetivo é definitivamente de recuperar a era aurea da modalidade. Prova disso é o regresso do Rally de Monte Carlo ao WRC, após alguns anos de ausência, os últimos três a fazer parte do calendário do Intercontinental Rally Challenge (IRC).
Assim sendo, o rali, que decorrerá habitualmente na terceira semana de janeiro, terá 19 classificativas, mas será um dos mais extensos em dezassete anos, pois durará... cinco dias. Começará em Valence e terminará no Mónaco no domingo de manhã, com o Power stage desenhado nas ruas do Principado - certamente a usar partes do circuito de Formula 1 - e será também corrido à noite, no mítico Col de Turini, algo que não se fazia há muito tempo e que a organização tinha recuperado para o IRC, com excelentes resultados.
De uma certa meneira, este regresso aos clássicos promete muito. E enquanto que muitos aplaudiram a decisão de Monte Carlo, outro rali mítico pode seguir tal rumo. Falamos do Rali da Grã-Bretanha, que em setembro poderá decidir regressar a Harrogate, no norte, a partir de 2012, para usar os troços que fizeram história no passado. A decisão está pendente, mas outra hipótese será a permanência em Cardiff até ao final do contrato atual, em 2014.
Contudo, tudo isto parece ter um pequeno problema, que é a promoção da modalidade na televisão. A North One Sport, que toma conta das transmissões televisivas, está a ter problemas na maneira como divulgar tal produto, e as equipas andam descontentes com isso, principalmente a Citroen, com Olivier Quesnel a ser muito vocal nesse aspeto. Contudo, a North One foi comprada há pouco tempo pela Convers Sports Initiatives, uma das companhias pertencentes a... Vladimir Antonov, o dono da Saab, Spyker, e recentemente adquiriu a firma de design Zagato.
Antonov, que parece andar numa "shopping spree" graças à fortuna conseguida ao longo dos anos no setor bancário, é amante dos ralis e fala-se há anos que poderá entrar a médio prazo no WRC, graças à Saab. Até agora pouco mais se avançou, mas pela vontade de "comprar tudo", parece que quer marcar uma posição.
Sem comentários:
Enviar um comentário