sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Noticias: Saiu o calendário para 2022


A Formula 1 apresentou esta tarde o seu calendário para 2022, e a grande novidade é o facto de que terá 23 provas, mais sete a oito corridas "sprint". Num ano em que terá uma nova geração de chassis, com regulamentos feitos com o objetivo de proporcionar corridas mais competitivas, este calendário será o maior de sempre, e muito espalhado pelo mundo.

As novidades serão o regresso de Austrália (a 10 de abril), Canadá (a 19 de junho) e Japão (a 9 de outubro), a entrada de Miami, a 8 de maio, sendo a primeira passagem pelas Américas, e a primeira vez desde 1984 que a Formula 1 acolhe duas corridas em território americano, e um começo e final no Médio Oriente, sinal de onde vêm o dinheiro. Shakir é a 20 de março, e Abu Dhabi será a 20 de novembro, exatamente oito meses depois. 

Há ausências esperadas. Sabia-se que Portimão e Istambul não voltariam pois foram "tapa-buracos" temporários, e o Qatar também não aparecerá por causa do Mundial de Futebol, que começará em novembro do ano que vêm, mas também a China, que ainda restringe a entrada de eventos externos - apenas organizará os jogos Olímpicos de inverno, em fevereiro, em Pequim - mostrando que nem tudo está a voltar à normalidade.

Quanto aos sprint races, nada se sabem quem as acolherão, mas com Stefano Domenicalli a dizer que um terço das corridas do calendário terão este tipo de corrida no sábado à tarde, fala-se nesse número de sete a oito provas. E um sistema de pontuação à parte está também em cima da mesa, e que está a ser discutido pelas equipas.

Assim sendo, eis o calendário completo:

20 de março - Bahrein (Shakir) 
27 de março - Arábia Saudita (Jeddah) 
10 de abril - Austrália (Melbourne) 
24 de abril - Emilia-Romagna (Imola) 
8 de maio - Miami 
22 de maio - Espanha (Barcelona) 
29 de maio - Monaco 
12 de junho - Baku 
19 de junho - Canadá (Montreal) 
3 de julho - Grã-Bretanha (Silverstone) 
10 de julho - Austria (Red Bull Ring) 
24 de julho - França (Paul Ricard) 
31 de julho - Hungria (Budapeste) 
28 de agosto - Bélgica (Spa-Francochamps) 
4 de setembro - Países Baixos (Zandvoort) 
11 de setembro - Italia (Monza) 
25 de setembro - Rússia (Sochi) 
2 de outubro - Singapura 
9 de outubro - Japão (Suzuka) 
23 de outubro - Estados Unidos (Austin) 
30 de outubro - México (Hermanos Rodriguez) 
13 de novembro - Brasil (Interlagos) 
20 de novembro - Abu Dhabi

Sem comentários: