sábado, 8 de fevereiro de 2025
As imagens do dia
Foi neste sábado, mas a paisagem ficou magnifica. Aliás, todos os circuitos com paisagens invernais são fantásticos. E desta vez é em Suzuka.
Youtube Formula 1 Vídeo: Os prováveis alinhamentos para 2026
A temporada de 2025 ainda não começou, mas já se pensa em 2026, o ano em que entra os novos regulamentos. E claro, há quem pense quem serão os pilotos escolhidos num ano onde provavelmente haverá uma 11ª equipa, algo que não existe desde a saída da Manor, em 2018.
Claro, tudo o que estão aqui a ouvir neste vídeo é pura especulação, até aqueles que julgam estar de pedra e cal para a próxima temporada porque, como sabem, tudo aquilo que é hoje verdade, amanhã poderá ser uma absoluta mentira.
Até lá, convido-vos a ver o vídeo feito pelo Josh Revell sobre as possibilidades da próxima temporada... e esta ainda nem começou!
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
As imagens do dia
E também a FIA tinha alterado algumas regras em relação ao sistema de pontos. Agora, o sexto classificado tinha direito a ter pontos, deixando de se pontuar pela volta mais rápida, e as trocas de pilotos a meio da corrida eram desencorajadas, perdendo os pontos respeitantes em caso de eles chegassem aos lugares pontuáveis. Era um sistema que ficaria até ao final de 1989.
Apenas a Cooper e a Lotus tinham chassis com motores traseiros, todos os outros tinham na frente, incluindo a Ferrari, que trouxe quatro carros. Um deles para Froilan Gonzalez. Longe dos seus grandes dias de competição, voltava a correr mais uma vez pela Scuderia, quase nove anos após a sua mítica vitória em Silverstone, a primeira da marca de Maranello. Muitos não queriam, ou tinham pensado nisso, mas aos 38 anos, o “Touro das Pampas” iria correr pela última vez num Grande Prémio.
Foi uma corrida competitiva, mesmo debaixo de calor. O escocês Innes Ireland, piloto da Lotus, consegue surpreender toda a gente e passa para a frente no final da primeira curva, seguido por Graham Hill e Phil Hill. Iria ser a primeira corrida onde a equipa de Colin Chapman iria liderar. Mas isso foi por pouco tempo, porque ele despistou-se e perdeu tempo. Acabaria em sexto.
O sueco Jo Bonnier liderou boa parte da corrida no seu BRM, até que na wolta 68, começou a ter problemas de motor e ceder o comando a Ireland, que por sua vez, iria ceder para McLaren. Ele iria para a meta, ganhando na frente do Ferrari de Cliff Allison e do Lotus de Stirling Moss, que tinha partilhado a condução com o francês Maurice Tritignant. Mas como as regras tinham mudado, não receberam os pontos.
Mas de resto, todos foram heróis ao aguentar o calor austral daquele dia de há 65 anos.
Noticias: Steiner acha que Cadillac é o futuro para Pérez
“A Cadillac precisa de alguém com experiência”, começou por afirmar Steiner ao GPblog. “O Checo esteve em várias equipas durante muito tempo. Ele conhece o caminho. Poderia ser uma grande ajuda”, continuou.
“Talvez o coloquem num contrato de um ano”, acrescentou Steiner, ”É uma oportunidade para o Checo. E nessa altura, um ano depois de digerir a derrota com o Max, pode estar num lugar melhor mentalmente. Eu diria que ele pode ter valor para o Cadillac”.
“Não quero ser cínico, mas ele estava na frente da grelha no ano passado. No entanto, temos de ser realistas. Lutar por um ponto porque o carro não pode ser melhor é uma coisa, mas lutar por um ponto quando o seu companheiro de equipa com o mesmo carro está a ganhar corridas coloca-o num espaço mental diferente, é uma pressão diferente. O Checo era muito bom quando estava na Force India e na Racing Point. Ele sempre se superou”, concluiu.
O piloto de 35 anos tem neste momento 285 Grandes Prémios, com seis vitórias no seu palmarés, cinco deles pela Red Bull. Para além disso, tem três pole-positions e nove voltas mais rápidas, para além de 39 pódios, conseguidos ao longo de 14 temporadas (2011-24)
Youtube Automotive Video: Ayrton Senna, Honda Prelude, 1991
Não é frequente vermos anúncios feitos apenas para o Japão. Então anúncios da Honda, com Ayrton Senna a ser o "poster boy", ainda menos. Então, quando vi este anuncio de 1991 da quarta geração do Honda Prelude, um dos "coupés" da marca, com ele a dar a cara e a afirmar como a sensação de condução o deixava, então, mais impressionado se fica.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Vende-se: Brawn GP BGP001 de 2009
O carro está finalizado com a pintura utilizada pelo carro de Jenson Button no Grande Prémio de Abu Dhabi de 2009, embora tenha sido o companheiro de equipa de Button, Rubens Barrichello, a correr neste chassis específico na altura.
“Este automóvel representa o conto de fadas definitivo da Fórmula 1 – um design revolucionário que redefiniu o que era possível”, disse Louis Frankel, responsável de vendas da Bonhams em Miami. “O chassis 001/01 é uma peça da história do automobilismo e a sua oferta em leilão irá certamente cativar colecionadores de todo o mundo.", continuou.
“Estamos honrados por apresentar esta oportunidade única no Grande Prémio de Miami, um palco condizente com o seu estatuto lendário.”, concluiu.
Na realidade, este chassis em especifico foi guiado em grande parte da temporada por... Rubens Barrichello, seu companheiro de equipa. No final da temporada, e com a aquisição da equipa por parte da Mercedes, o carro foi repintado com as cores da Mercedes, antes de Button reclamar do chassis, devido a uma clausula do seu contrato, que tinha direito a ele, por ter conquistado o campeonato. A Mercedes recusou inicialmente cumprir o contrato, antes de Button ir a tribunal em Londres para reclamar do seu prémio, que acabou por acontecer.
Button foi o proprietário do carro até 2024, desconhecendo-se se é ele que está a colocar à venda.
Quanto aos outros dois chassis, o numero 2 pertence a Ross Brawn, foi restaurado em 2016 e em 2019, para comemorar os dez anos da conquista do título, correu no Goodwood Festiwal of Speed, nas mãos de Barrichello, enquanto o numero 3 está neste momento no museu de Silverstone, emprestado pela Mercedes.
Noticias: Aston Martin apresenta novo carro dia 23
Daquilo que se sabe até agora, nenhuma das equipas apresentará o seu chassis nesse evento: a Williams mostrará o seu carro a 14 de fevereiro, dois dias depois, será a vez da Haas, um dia antes da Racing Bulls. Tudo isto enquanto a Ferrari e a Mercedes só mostrarão os seus carros nos dias 19 e 24 deste mês, respetivamente.
Falta confirmar as apresentações da Sauber-Audi, Alpine e Red Bull, mas até agora, nenhum deles anunciou que irá apresentar os seus novos chassis nesse evento.
Noticias: Doohan reafirma compromisso na Formula 1
Apesar do chefe de equipa, Oliver Oakes, ter tentado acalmar a especulação afirmando que Doohan terá uma chance justa em 2025, e que a chegada de Colapinto faz parte de uma estratégia de longo prazo, sem representar uma pressão direta sobre o australiano... em vez de acalmar os rumores, provavelmente não só as manteve, como se calhar, as aumentou.
Numa entrevista à Sky Sports F1, o filho de Mick Doohan, quatro vezes campeão do mundo de MotoGP, afirmou estar muito motivado e ansioso para iniciar a temporada, destacando o privilégio de integrar a Fórmula 1 aos 22 anos de idade. “É um momento especial. Acompanhei esses pilotos desde criança, especialmente Lewis, e agora estou entre os 20 da Formula 1. O meu objetivo é consolidar o meu lugar para o futuro”, declarou.
Esta semana, ambos os pilotos - Doohan e Colapinto - fizeram um teste em Barcelona para, aparentemente, fazerem um comparativo. Os resultados não oram divulgados, mas as especulações existem fortemente.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
CPR: Ricardo Teodósio corre de Yaris Rally2
Nas suas redes sociais, Teodósio escreveu: “Chegou o dia. Depois de grande trabalho e dedicação pelos nossos parceiros, família, amigos, seguidores e após contabilizarmos todas as opiniões, temos o orgulho de anunciar o nosso projeto 2025… Vamos de Toyota GR Yaris Rally2! Brevemente teremos mais novidades para todos vocês!”, concluiu.
Para concluir, na próxima segunda-feira, dia 10, a Toyota Caetano irá divulgar o seu projeto com o Yaris Rally2, onde será conhecido o seu tamanho e quem o irá guiar.
WEC: Aston Martin apresenta o seu carro para 2025
Gunn e De Angelis partilharão o carro nº 23, que competirá na classe GTP do IMSA WeatherTech Championship. Ele estarão presentes em junho, nas 24 Horas de Le Mans, com Gunn a integrar a tripulação do Aston Martin nº 007 e De Angelis a assumir um lugar no carro 009.
As inscrições tanto no WEC como no IMSA WeatherTech Championship serão feitas sob a bandeira da Aston Martin THOR Team, com a equipa Heart of Racing, liderada por Ian James, a assumir as operações em ambas as competições.
Adam Carter, diretor de endurance da Aston Martin, realçou a importância de um primeiro ano competitivo, sem ilusões de domínio imediato, mas com o objetivo de demonstrar a capacidade do carro contra uma forte concorrência.
“Se conseguirmos terminar o ano tendo demonstrado que somos competitivos, considerarei isso uma boa posição”, começou a afirmar Carter. “Estamos aqui para ganhar, mas respeitamos a força da concorrência. A competição no WEC e no IMSA está num nível altíssimo e é isso que torna tudo ainda mais empolgante.”
O chefe da Aston Martin Lagonda, Adrian Hallmark, reforçou o significado histórico do regresso da marca à luta pelas vitórias absolutas em Le Mans. “A Aston Martin sempre foi sinónimo de desempenho e inovação, e a Valkyrie representa o nosso compromisso com a excelência no automobilismo”, afirmou.
WEC: Alpine apresenta novas cores de pilotos para 2025
A Alpine mostrou as suas novas cores na Endurance para 2025, e fez uma reformulação nas duas duplas de pilotos, especialmente no carro 36, onde apenas manterá Mick Schumacher.
Segundo aquilo que mostraram hoje, no carro 35 estarão a mesma dupla de 2024 - Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul Loup Chatin - no carro 36, para além de Schumacher, estarão os franceses Jules Gounon e Fred Makowiecki. Apesar de serem novos, não são totalmente "virgens" na equipa: Gounon correu quando Hasburg se lesionou num teste em Aragão, fraturando duas costelas, enquanto Makowiecki apareceu quando Nicolas Lapierre decidiu trocar o volante pela direção da equipa.
Makowiecki, também um veterano, vem da Porsche e não é um piloto qualquer: foi o responsável pelo desenvolvimento do 963 antes deste entrar no WEC, na classe Hypercar.
Com o A424 a entrar no seu segundo ano, a equipa acredita que conseguirá melhores resultados, numa parceria entre a Alpine Racing, a Signatech, a Oreca (que construiu o chassis) e Mecachrome (motor).
“No ano passado, a segunda parte da época foi bastante boa para nós", começou por afirmar Lapierre na conferência de imprensa de apresentação da nova temporada. “Conseguir um pódio e terminar em quarto lugar no campeonato era definitivamente o objetivo. Para este ano, o objetivo é ser melhor. É claro que vamos tentar melhorar. Mas também sabemos que o campeonato é extremamente competitivo e vai tornar-se ainda mais competitivo. Por isso, temos de nos manter humildes, mas é óbvio que queremos mais”, continuou.
“Vimos que toda a gente teve dificuldades no primeiro ano em que usaram LMDh. Também foi o nosso caso na primeira parte da época, mas conseguimos reagir muito rapidamente e tivemos uma segunda parte do ano muito boa. Esperamos mais este ano, claramente. E sim, queremos definitivamente dar este passo. Não queremos dar um objetivo específico porque sabemos que este campeonato é competitivo e difícil. Este ano vai ser ainda mais difícil. Mas é óbvio que queremos dar um passo em frente”, concluiu.
Já Philippe Sinault, responsável pela Signatech, também está otimista em relação aos objetivos para esta temporada.
“Em primeiro lugar, temos de terminar todas as corridas. Em segundo lugar, temos de ser humildes, tendo em conta o nível dos nossos concorrentes. Mas se tivermos alguma oportunidade de fazer melhor do que no ano passado, fá-lo-emos. Por isso, não quero definir o objetivo exato neste momento. Seria um erro dizer que terminamos em quarto lugar, como classificação do ano passado, temos de fazer melhor. Com certeza, todas as manhãs acordaremos para isso, mas, antes de mais, confiança, humildade e aproveitar todas as oportunidades que nos forem dadas”, afirmou.
WRC: Abiteboul espera evolução do carro na Suécia
A pouco mais de uma semana desse rali, ele espera que os seus pilotos saiam melhor.
“Depois de uma vitória aqui no ano passado, um terceiro lugar é de certa forma uma desilusão, mas há muitos aspetos positivos a retirar deste fim de semana. O primeiro é o resultado do Adrien no seu primeiro fim de semana com a equipa, e estou certo de que veremos muito mais este ano, à medida que ele se familiarizar totalmente com o carro e a equipa.", começou por afirmar.
"Outro aspeto positivo é o facto de os nossos pilotos terem conseguido adotar a abordagem correta aos desafios que enfrentaram, o que será a chave para este longo e imprevisível campeonato. Finalmente, o carro foi competitivo ao longo do fim de semana”, continuou.
Abiteboul apontou as alterações que vão ser introduzidas no i20 na próxima etapa, o rali da Suécia, como outro motivo de otimismo. E acrescentou: “Com as evoluções que virão na Suécia e posições de estrada interessantes, estamos todos ansiosos pela próxima ronda.”
O rali da Suécia acontecerá no fim de semana de 13 a 15 de fevereiro, e será o único rali do campeonato disputado em neve.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Youtube Endurance Vídeo: O Aston Martin Valkyrie LMH em Daytona
Daqui a umas horas serão revelados os Aston Martin Valkyrie LMH, os Hypercar da marca britânica, em como os pilotos que irão guiar nos campeonatos, quer da IMSA, quer no WEC, especialmente nas 24 Horas de Le Mans. Os carros andam a ser testados desde meados do ano passado, e a primeira corrida oi as 24 Horas de Daytona, onde passaram despercebidos.
Neste vídeo, feito em Daytona pelo Marshall Pruett, pode-se ver os detalhes técnicos, bem como uma volta na pista dentro do carro... a câmara, claro.
São 10 minutos de vídeo, acho que serão bem empregues.
Sempre teremos hidrogénio?
O seu grande objetivo será de mostrar um carro completo capaz de correr a totalidade da distância a partir da edição de 2029, aproveitando a evolução da tecnologia deste tipo de combustível na Europa. Aliás, fontes da FIA afirmam que o regulamento está avançado e poderá ser apresentado ainda este ano.
Contudo... será que teremos carros a hidrogénio nessa data? Ou em tempo algum?
É que, ultimamente, no paddock da competição de Endurance, o WEC, acham que este prazo começa ser irrealista, e há mais razões porque acreditam que essa aposta não acontecerá no final da década. Razões técnicas, de engenharia... e ultimamente, politica.
Contudo, construir toda uma estrutura é demasiado complicada. Para além de toda uma estrutura que tem de ser construída - especialmente no capitulo do hidrogénio verde - está-se a descobrir que os protótipos já construídos são em média 400 quilos mais pesados que os Hypercar das classes LMH e LMDh. Ou seja, a ideia de serem tão pesados quanto os carros a combustão, ideia por trás de todo este projeto, não está a acontecer. Aliás, recentemente, a Hyundai decidiu congelar o seu projeto de hidrogénio nos seus carros de estrada, por achar que é muito complicado em termos de estrutura técnica.
Por outras palavras, tinha de construir refinarias para transformar hidrogénio em combustível, construir carros e toda uma infraestrutura de abastecimento deste tipo de carros. Milhares de milhões de dólares que poderão ser desperdiçados se um bloco de países desistir dessa tecnologia, por exemplo.
Para piorar as coisas, entrou um novo componente: a politica. Com o novo presidente dos Estados Unidos em ação, armando-se em "elefante numa loja de porcelana", a prometer tarifas de 25 por cento na União Europeia, aliado com a revisão do "Green Deal" europeu por parte da União Europeia, no sentido de proteger a industria automóvel do Velho Continente se as nações decidirem adiar o final dos motores a combustão para além de 2035, todos os projetos de hidrogénio deixam de fazer sentido. Ou seja, o risco deste regulamento ficar "vazio" de concorrentes é bem real, e todo o dinheiro gasto no avanço dessa tecnologia arrisca a se tornar um desperdício.
Formula E: Vergne acha que há demasiada sorte na decisão das corridas
A uma semana da ronda dupla de Jeddah, e a primeira onde será usado o novo Pit Boost, o piloto francês da DS Penske receia que essa paragem obrigatória prejudique os pilotos em situação de Safety Car. Para além disso, o piloto francês acha que a sorte está a aparecer mais vezes que ele desejaria nas corridas, especialmente em situações onde o Safety Car ou o Full Course Yellow aparece logo após alguém ter ido ao Attack Mode.
“Vai haver muitas incógnitas”, começou por afirmar Vergne. “Sabemos que muitas coisas vão acontecer a partir do momento em que a janela de paragem nas boxes abrir. As paragens nas boxes são bastante longas; em algumas pistas, é possível que fiquemos com menos uma volta, por isso espero que a FIA e a Fórmula E consigam assegurar que as paragens nas boxes sejam talvez um pouco mais curtas para que a corrida continue a ser compreensível – porque se o líder sair das boxes com uma volta a menos e houver um Safety Car, pode ser um pouco complicado”, continuou.
“A sorte está a tornar-se um fator demasiado importante. Até o safety car vai ser um fator ainda mais importante durante as paragens nas boxes – imaginem que um piloto para em último lugar e há um Safety Car ou Full Course Yellow nesse momento, especialmente um Safety Car: ele tem uma paragem livre e sai 30 segundos à frente de todos.”
“Quanto ao Attack Mode, se ativas o teu e um minuto depois há uma amarela, então o que tinhas planeado está arruinado”, lamentou o piloto da DS Penske. “Quando se sabe o quão importante é este modo e o desempenho, quantos lugares se podem ganhar com ele, isto só vem estragar tudo. Se tivermos azar e o ativarmos na altura errada da corrida, isso pode custar-nos bastante caro”, concluiu.
O ePrix de Jeddah acontecerá no fim de semana de 14 e 15 de fevereiro e será a primeira jornada dupla do calendário da Formula E.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Youtube Automotive Vídeo: O novo canal do James Pumpfrey
Há tipos que, na frente de uma câmara, sentem-se como peixe na água. E quem segue o canal Donut sebe que o James Pumpfrey era um deles. Sempre que ele apresentava um programa, as suas visualizações eram maiores que a média e muitas das suas ideias e brinquedos se tornaram icónicas. Um deles foi o Golf III azul turquesa de 1993 que servia para as suas aventuras, e o usou até o rebentar.
Pois bem, no verão de 2024, ele foi-se embora da Donut, e muitos não entenderam bem a razão pelo qual fez isso. Semanas depois, ele decidiu montar o seu canal do Youtube que desde então até agora, já tem... 1,37 milhões de seguidores.
O vídeo pode já ter algum tempo, mas aqui explica a razão pelo qual ele foi-se embora, e de uma certa maneira, mostra o mal-estar que está a acontecer um pouco nestes canais no Youtube: a pressão para conseguir dinheiro, especialmente nos canais cujas propriedades são de "venture capitalists" que não vêm outra coisa senão dinheiro e os pressionam para além do humanamente possível, entre outros motivos.
domingo, 2 de fevereiro de 2025
As imagens do dia
Claro, quem assistiu ao rali, disse logo o que se passou: Rovanpera cometeu alguns erros que o impediram de se afastar da concorrência, e na entrada da última especial, o tempo não ajudou: estava a nevar fortemente, e os pneus Hankook não se adaptaram em neste tipo de superfície, e perdeu tempo para Kauppinen, que tinha de outra marca, cujos pregos são maiores que os coreanos, e claro, safou-se melhor.
O resultado é um pequeno escândalo - fez história, aos 18 anos tornou-se no mais jovem vencedor desse rali - e alguns já afirmam que a Finlândia pode ter encontrado um novo prodígio, mas há quem pense noutra coisa, mais... pragmática.
A Hankook chegou este ano ao WRC, e tem o monopólio dos pneus para os Rally1, e fala-se que tem menos qualidade dos que Pirelli e Michelin. Em Monte Carlo, houve conversas sobre a qualidade desses pneus, mas o rali correu bem para todos, sem grandes polémicas.
Mas as dúvidas estão lá. Quando o Rallyjournal, principal jornal automobilístico finlandês, perguntou a ele se os pneus com pregos dos coreanos são demasiado lentos para um carro de Rally1, escusou a responder. Pois...
Estamos a duas semanas do rali da Suécia, que acontece no norte do país, e em fevereiro, continua a nevar naquelas bandas. Portanto, pensar que poderá haver uma surpresa guardada na cartola é bem possível. E quanto ao Kauppinen... é melhor fixar o nome e ver o que ará nos próximos ralis. Ele deverá aparecer na Finlândia, em agosto, e está a correr num Toyota GR Yaris Rally2...
Youtube Automotive Vídeo: O leilão do carro mais caro do mundo
Neste sábado, dia 1, a RM Sotheby's efetuou o seu leilão automobilístico onde o grande motivo de interesse foi o Mercedes W196 R Stromlinienwagen, de 1954, que correu no GP de Itália desse ano por gente como Stirling Moss e Juan Manuel Fangio, ajudando a ganhar o segundo título de pilotos para o argentino.
O carro pertencia desde 1965 ao museu de Indianápolis, depois a Mercedes o ter dado para a sua coleção, e recentemente, estes decidiram vender os carros que não pertenciam à história do circuito e das 500 Milhas. E esperava-se desde o dia em que foi anunciada esta venda, que se poderiam bater recordes. E no vídeo, acompanhamos como foi desde o inicio até ao valor final, que como sabem... se tornou no carro mais caro de sempre: 51,5 milhões de euros.
Esta venda ultrapassa o anterior recorde estabelecido em 2013, quando outro Mercedes W196 ex-Fangio de 1954 foi vendido por 19,6 milhões de libras, durante a semana automóvel de Goodwood. Torna-se também o segundo automóvel mais valioso alguma vez vendido em leilão, a seguir ao Mercedes 300SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, que foi vendido por 135 milhões de euros em maio de 2022.
Noticias: Gasly tem ambições para a Alpine nesta temporada
"Aposto num top-5 nos construtores, porque é isso que eu quero e acho que é definitivamente alcançável", apontou Gasly em declarações prestadas à Autosport britânica. "Obviamente, no fundo, gostaria de mais do que isso, mas tenho que ser objetivo e saber que vai ser um pelotão apertado, competitivo, e não espero uma mudança massiva em comparação com o ano passado".
A Alpine terá este ano uma dupla de pilotos diferente, uma vez que Esteban Ocon foi para a Haas, substituído pelo australiano Jack Doohan. Contudo, poderá ser temporário, pois a Alpine também contratou o argentino Franco Colapinto à Williams, e muitos falam que ele está à espera que Flávio Briatore despeça Doohan para colocar Colapinto, com alguns a falarem que ele irá embora depois do GP da Austrália, em Melbourne.