
sábado, 11 de outubro de 2008
WRC - Rali da Corsega (Dia 2)

Formula 1 - Ronda 16, Japão (Qualificação)





The End: Joerg Haider (1950-2008)



sexta-feira, 10 de outubro de 2008
As reacções à exclusão de Montreal


Noticias: divulgado o calendário da Le Mans Series para 2009

O Algarve vai receber uma prova nocturna de 1000 km, marcada para o dia 2 de Agosto, e vai ser a primeira prova após as 24 Horas de Le Mans. A prova portuguesa vai substituir os 1000 km de Monza. No total, o calendário da Le Mans Series vai receber cinco provas de resistência, mas o ACO poderá acrescentar uma sexta ronda, em Novembro (possivelmente no circuito checo de Brno), e continua em estudo a alteração do formato de uma corrida de 1000 km para duas de 500. Este calendário tem ainda que ser aprovado pelo Conselho Mundial da FIA, mas a estrutura agora apresentada deverá ser definitiva.
Eis o calendário provisório:
5 Abril - 1000 km da Catalunha (Barcelona)
10 Maio - 1000 km Spa-Francorchamps (Belgica)
2 Agosto - 1000 km Algarve (Portugal)
30 Agosto - 1000 km Nürburgring (Alemanha)
13 Setembro - 1000 km Silverstone (Inglaterra)
WRC - Rali da Corsega (Dia 1)

O Citroen C4 WRC ficou parado cerca de 700 metros após o início da especial, o que resultou na perca do segundo lugar que detinha atrás do seu chefe-de-fila, e para já desconhece-se se o espanhol conseguirá prosseguir em prova.

Formula 1 - Ronda 16, Japão (Treinos)





Contado, ninguém acredita!
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Ecologia e Formula 1

Em Fuji, todos os pneus que a Bridgestone vai trazer terão os seus sulcos pintados de verde, como forma de apoio às causas ecológicas. "Esperamos que nossos compostos atraiam todos para que vejam o que está sendo feito na F-1 em termos ambientais", declarou o chefe-executivo da Bridgestone, Shoshi Arakawa. "A preservação ambiental está no centro de nosso trabalho no Grupo Bridgestone e esperamos que esta colaboração com a FIA ajude a espalhar esta atitude ao redor do mundo".
É um gesto louvável, sem dúvida, ainda mais numa disciplina em que tem os carros mais gastadores do mundo (75 litros aos 100 km, dez vezes mais do que um carro normal), acho que deviam começar a olhar a sério para o ambiente. É certo que os KERS são um primeiro passo na direcção certa, mas é preciso fazer mais. Afinal, a partir de 2009, alguns carros da Le Mans Series, como o Peugeot 908 HY, vão passar a ser híbridos...
O piloto do dia - Julian Bailey





A redistribuição dos prémios



quarta-feira, 8 de outubro de 2008
A visita da Renault a Lisboa


Sábado, 25 de Outubro de 2008
Domingo, 26 de Outubro
Conferências de Imprensa; Animações “Renault Kids”; “Pit Stop Challenge” Renault F1; Insufláveis; Exposição Renault.
Megane Trophy e muitas surpresas.
Noticias: Divulgado calendário do WTCC para 2009


** - evento dependente da homologação do circuito por parte da FIA.
GP Memória - Canadá 1978

Ter uma pista no meio do Rio São Lourenço, provavelmente era uma maneira do Quebec capitalizar os feitos do jovem Gilles Villeneuve nas pistas europeias e mundiais, ao volante de um dos carros da Scuderia. Óptimo para a publicidade, mas péssimo para os pilotos, pois estes se queixaram que ela era demasiado estreita, dificultando as ultrapassagens.
Os organizadores decidiram que a grelha seria restrita a 22 lugares, e estavam 28 pilotos inscritos. No pelotão, Riccardo Patrese estava de volta à Arrows, depois da GPDA o ter banido de correr a prova anterior, pois os pilotos achavam que ele era o culpado pelo acidente fatal de Ronnie Peterson, um mês antes, em Monza, enquanto que a Brabham inscrevia um terceiro carro para o jovem brasileiro Nelson Piquet. Na Ensign, Derek Daly iria correr desta vez sozinho.


No dia da corrida, sob céu nublado e muito frio, mais de cem mil pessoas foram assistir à etapa final do campeonato, esperançados, talvez, em ver pela primeira vez um canadiano no lugar mais alto do pódio. Na partida, Jarier arranca bem e consegue arranjar uma grande vantagem sobre o resto do pelotão, liderado por Jones, seguido por Scheckter, Villeneuve e Watson. Entretanto, Fittipaldi e Stuck envolvem-se pelo quinto lugar e acabam na berma nas primeiras curvas do circuito.
Com o passar das voltas, a vantagem de Jarier aumenta consideravelmente, e todos achavam que o piloto francês, que tinha guiado parte do ano ao serviço da Arrows, iria finalmente ganhar a sua primeira corrida da carreira, uma vez que a liderança era tão grande. Quando ao seu companheiro Mário Andretti, este estava a lutar pela quinta posição com Watson, quando colidiram, causando a desistência do piloto inglês, e o atraso do americano. Iria acabar a corrida no décimo lugar, a uma volta do vencedor.

A vinte voltas do fim, Villeneuve tinha um bom avanço sobre o resto do pelotão, e tinha somente de se controlar e levar o carro até ao fim, para conseguir o que era para muitos um sonho: um canadiano a ganhar o seu próprio Grande Prémio! No final, perante cem mil canadianos delirantes e o primeiro-ministro Pierre Trudeau, Gilles Villeneuve dava à Ferrari a quinta vitória do ano, e a primeira da sua carreira. Scheckter era segundo, no Wolf (seria o último pódio para a marca), e Carlos Reutmann o terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Arrows de Riccardo Patrese, o Tyrrell de Patrick Depailler e o Ensign de Derek Daly, na primeira vez que um piloto da Republica da Irlanda alcançava pontos na Formula 1.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Canadian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr313.html
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Se sair antes do Natal, compro!

Noticias: Divulgado o calendário da Formula 1 para 2009


Noticias: Patrão da Red Bull pode não vender a Toro Rosso

Em entrevista ao jornal local "Salzburger Nactrichten", Mateschitz falou dos planos para o futuro: ''Podemos deixar tudo como está. Não sabemos os detalhes sobre o novo regulamento e ainda não vimos o que está escrito, que partes cada escuderia precisa produzir para ser considerada como construtora. Vamos ver se aparece algum comprador, mas não sei se queremos vender a Toro Rosso. Nada está decidido'', afirmou.

No final, declarou também que David Coulthard, apesar de se retirar no final desta temporada, continuará a trabalhar para a equipa, como consultor e piloto de testes: ''Ele terá outras obrigações, mas continuará a fazer parte da Red Bull. Ele testará por alguns dias e será sempre bom ter sua opinião. David Coulthard será um excelente supervisor para a equipa'', afirmou.
GP Memória - Estados Unidos 1973

Contudo, aquilo que se falava nesse momento era do futuro de Jackie Stewart. Desde há algumas semanas que se falava sobre uma eventual retirada do campeão escocês e entregar as rédeas da equipa ao seu companheiro, o francês Francois Cevért. Na realidade, só Stewart sabia do seu destino, após aquela corrida. E era este: iria retirar-se da competição, após o seu centésimo Grande Prémio, precisamente o GP americano. E era uma decisão que ele tinha tomado em Abril, e somente Ken Tyrrell sabia do assunto, e jurara guardar segredo até aí.

Na sexta-feira, o Lotus de Ronnie Peterson era o mais rápido, seguido de perto pelo Tyrrell de Francois Cevért. James Hunt, no seu March que mais parecia ser outro carro, e Carlos Reutmann, no Brabham, não estavam muito longe. Jackie Stewart era quinto. No final dos treinos, Nesse dia, ele e Stewart discutiam qual era a melhor marcha para lidar a zona dos “Esses”, uma rápida combinação direita - esquerda, no qual o escocês o abordava com a quinta marcha, enquanto que o francês usava a quarta, para ganhar potência para ganhar segundos preciosos. Stewart tinha uma boa razão pela qual queria fazer aquela zona com uma rotação mais baixa: ali, o asfalto era mais ondulado e propenso a erros. E naquele dia, o carro estava mais nervoso do que o costume…
No final da noite, Stewart convida Cevért e Ronnie Peterson para um jantar, onde os conta acerca dos seus planos para o futuro.


De facto, aquelas lâminas estavam mal colocadas, logo, seriam “armas” fatais para um carro descontrolado. Os pilotos tinham reclamado disso no dia anterior, mas pouco ou nada tinha sido feito.
Quando os treinos recomeçaram, Stewart voltou à pista, numa tentativa de saber por si mesmo a razão do acidente. Logo descobriu que o seu estilo de condução, combinado com o nervosismo do carro, o irregular asfalto daquela zona e a falta de escapatórias, teria sido o factor decisivo do acidente.



Entretanto, mais atrás, Fittipaldi sofria com mais pneus, e teve que ir às boxes, depois de uma incursão pela relva causado pelo despiste do McLaren de Jody Scheckter. Peter Revson continuava a sua miraculosa recuperação, e a meio da corrida, já era sétimo classificado, e entrava nos pontos, depois da paragem de Fittipaldi nas boxes, para trocar de pneus.
No final da corrida, Hunt achou que era altura de atacar a liderança de Peterson, mas o carro, à medida que ficou mais leve, ficava mais subvirador nas curvas, o que impedia de atacar a liderança do sueco. Mas continuou a pressionar, para ver se ele errava, mas nada disso aconteceu. No final, Peterson vencia com uma vantagem de 0.6 segundos sobre Hunt, uma das mais curtas que a Formula 1 tinha assistido até então. Reutmann, quase sem combustível, chegou na terceira posição, enquanto que Hulme era quarto. Peter Revson, que se iria despedir da McLaren nessa corrida, acabava em quinto, à frente do seu substituto na equipa… Emerson Fittipaldi.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1973_United_States_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr235.html