

Santos, Francisco - Formula 1 1993/1994, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1993
Aliás, uma das causas apontadas para este acidente foi o cansaço do piloto italiano, que lutara durante muito tempo para bater Graham Hill e tentava buscar Denny Hulme, que ia a caminho da sua primeira vitória da sua carreira (e que mais tarde nesse ano alcançou o título mundial). O documentário, da RAI Tre, mostra os testemunhos da altua, de Bandini, da sua esposa Margherita, da irmã, e de responsáveis da Scuderia, como Mauro Forgheri.
O documentário pode ser visto aqui. Desde já aviso que têm algumas imagens impressionantes...
Hoje, o site português Sportmotores afirmou que Sato e Buemi vão dfazer um "shoot-out" no circuito espanhol de Jerez de la Frontera de 17 a 19 de Setembro. Buemi, actualmente na GP2 e pertencente a Red Bull Academy Team, e Takuma Sato, japonês e sem emprego depois do colapso da Super Aguri, em Maio, vão experimentar o carro, para saber se ficam pelo menos com o lugar do alemão Sebastien Vettel, que vai para a Red Bull em 2009.
”Posso confirmar que o Sebastien irá testar connosco em Jerez no próximo mês, mas isso não significa que será nosso piloto em 2009. Estamos à procura de um piloto para a próxima temporada e vamos avaliar o Sebastien Buemi, mas ele é piloto da Red Bull e é natural que ele teste connosco”, afirmou uma fonte da equipa.
Quanto a Sato, é uma boa hipótese, agora que o interesse pelo brasileiro Bruno Senna parece ter diminuido um pouco, pois não está previsto qualquer teste com ele nesta altura. ”Estamos em contacto com o Takuma, uma vez que procuramos um piloto, e ele é uma possibilidade para 2009. Poderá testar connosco em Jerez, mas isso não está confirmado. Quanto ao Bruno, neste momento, não mantemos qualquer contacto com ele”, afirmou a mesma fonte.
Contudo, o conceito permaneceu na mente de projectistas durante mais algum tempo, e em meados de 1982, a Williams desenhou o FW08B, com dois eixos traseiros e efeito-solo, onde fez testes em Paul Ricard, batendo o recorde da pista por várias vezes. Contudo, esse protótipo nunca viu a luz da competição, porque no final daquele ano, a FISA definiu que os carros tivessem apenas um eixo dianteiro e um eixo traseiro...