quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Noticias: Brundle condecorado pelo governo britânico


Interessantes noticias para começar 2025: o ex-piloto e atual comentador de Formula 1 da BBC, Martin Brundle, de 65 anos, foi condecorado pelo governo britânico com um OBE (Ordem do Império Britânico) pelos serviços prestados à comunicação social e ao automobilismo. A condecoração acontece 40 anos depois da sua estreia na Formula 1, pela Tyrrell.  

"Os meus eternos e sinceros agradecimentos à família, aos amigos, aos colegas de equipa de automobilismo e transmissão, e ao pessoal e fãs do automobilismo, por toda a ajuda e apoio desde [o dia em] que pilotei um Ford Anglia pela primeira vez na relva, há 53 anos. Foi divertido, sou um homem com muita sorte.", disse Brundle para agradecer pela condecoração, na sua conta pessoal do Twitter.

Adversário de Ayrton Senna no campeonato britânico de Formula 3 em 1983, chegou à Formula 1 no ano seguinte, correndo em equipas como Tyrrell, Zakspeed, Brabham, Benetton, Ligier, McLaren e Jordan, numa carreira que cobriu 12 temporadas, com 165 Grandes Prémios, nove pódios e 98 pontos.

Para além disso, tee uma excelente carreira na Endurance, guiando pela Jaguar, ganhando as 24 Horas de Le Mans de 1990 e foi o campeão do mundo de Endurance dois anos antes, em 1988. 

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Bom Ano Novo!


Os balanços foram feitos uma semana antes, no Natal. Posso afirmar que não tenho motivos de queixa de 2024, pelo menos em termos profissionais e pessoais. Para mim, o meu destaque pessoal foi as mudanças que acabei por fazer nas redes sociais e como colhi as consequências disso. E como costumo ser um otimista cauteloso, eu gosto de ver as coisas com o copo meio cheio. Portanto, os números que tenho neste momento, quer no Facebook, quer no Threads, quer no Twitter - recuso de chamar aquilo de X - são um principio, não um fim. Um principio, para fazer mais e melhor, para a minha mensagem ser alcançada por mais gente. 

Quanto aos pessimistas que só vêm catástrofes, especialmente no futuro que aí vem, de acordo com as últimas noticias, fico mais com a sensação de que vem mais confusão que um plano para colocar as suas ideias. Como disse certo filósofo, e também um dramaturgo, o primeiro afirmou que a partir da segunda ocasião, é uma farsa, e são péssimas as nações que ficam na situação de necessitar de salvadores.

Aparecerão coisas interessantes no horizonte. Caso aconteçam, enquanto andamos por aqui, poderá ser uma revolução. Com isso, haverá esperanças e receios, como em tudo, mas quero acreditar que iremos ser mais beneficiados que prejudicados. Temos de acreditar nisso. 

Não há muito mais para afirmar. Sinceramente, vêm aí o Dakar e no final do mês, o rali de Monte Carlo. A Formula 1 só será em março, mas ainda antes disso, temos Daytona. Ah! e no verão, teremos o filme da Formula 1, com o Brad Pitt, e estou ansioso em ver! Nem que seja para depois poder falar mal... Portanto, muitas coisas interessantes estão à nossa frente, garanto eu.

Um Bom Ano de 2025, de preferência com saúde e prosperidade. E muito automobilismo!    

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Youtube Formula 1 Vídeo: Os homens por trás do sucesso da Brabham

No mais recente episódio da coleção de carros de Bernie Ecclestone, Tom Hartley Jr. fala com alguns dos mecânicos que ajudaram a Brabham na sua segunda era dourada, no final dos anos 70 e inícios dos anos 80, onde Nelson Piquet era o melhor piloto da equipa e ganhava corridas e campeonatos. E claro, como eles conseguiam praticar alguns truques... fora do vulgar.  

domingo, 29 de dezembro de 2024

A imagem do dia


Natal e Ano Novo são alturas de festa, convívio com a família e... excessos. E muitas das vezes, quando as pessoas bebem demais, na via pública, o risco de fazer asneira e grande, desde incomodar outras pessoas a vandalizar equipamento público, num dos extremos.   

E quem conhece Imola, a cidade do meio de Itália, cujo circuito fica situado num parque no centro da cidade, ao lado do rio Santelmo, há lá um memorial a Ayrton Senna, o piloto brasileiro que morreu a 1 de maio de 1994, um dia depois de outro acidente mortal, a que vitimou o austríaco Roland Ratzemberger. E esse memorial é visitado por centenas de pessoas por mês, muito mais em alturas como o 1º de maio ou por alturas do Grande Prémio da Emilia-Romagna, no final de abril ou inicio de maio.    

Contudo, este dezembro, e por duas vezes nestas ultimas semanas - a última das quais na véspera do Natal - o local foi vandalizado, com algumas pessoas a roubarem algumas das bandeiras que lá estão e saírem do local sem deixar rastro. Nada aconteceu à estátua. 

A Câmara Municipal de Imola reagiu a esses atos através do seguinte comunicado: "A administração municipal condena os atos de vandalismo perpetrados contra alguns elementos de memória deixados pelas pessoas junto ao monumento a Ayrton Senna, que representam um grande património da cidade, manifestando o amor, a afeição e o respeito com que se recorda o campeão, ao qual a cidade está visceralmente ligada.", lê-se.

Com o Ano Novo a aproximar rapidamente, a autarquia decidiu emitir um decreto que proíbe a entrada no parque com garrafas de vidro e qualquer tipo de álcool, com o objetivo de erradicar os atos de vandalismo, frequentemente cometidos por pessoas embriagadas durante este período festivo. E muito provavelmente, haverá agentes a vigiarem o parque para que a lei seja respeitada e impeçam novos vandalismos.