sábado, 4 de fevereiro de 2012

Tyrrell 011: os trinta anos do último carro vencedor da marca

(...) Era um monolugar de simples conepção, feito de alumínio, com uma caixa de velocidades Hewland de cinco velocidades e com uma firmeza aerodinâmica que o tornava num carro simples, mas que por vezes não conseguia competir contra os motores Turbo, crescentemente mais poderosos, pois Tyrrell ainda usava o motor Ford Cosworth V8. (...) 

[Em 1982] O carro recebe melhoramentos e tem bons resultados nas primeiras corridas do ano, graças a Michele Alboreto, enquanto que [o piloto sueco Slim] Borgudd é substituído pelo britânico Brian Henton. A meio do ano, Henton consegue a volta mais rápida no GP da Holanda, e no final do ano, é a vez de Alboreto brilhar, quando consegue a vitória e a volta mais rápida na última corrida do ano, nas ruas de Las Vegas. No final, a equipa consegue 25 pontos e o sexto lugar no campeonato de condutores. 

Na temporada de 1983, com a modificação nos regulamentos, a Tyrrell modifica o seu carro, mas só irá apresentar o novo modelo mais para o meio do ano. Henton é substituído pelo americano Danny Sullivan, mas Alboreto fica e consegue nova vitória nas ruas de Detroit, conseguindo algo que mais tarde ficou nos livros de história: era a última vitória do motor Cosworth DFV V8 atmosférico, e a última da história da Tyrrell. (...)

Há 30 anos, a Tyrrell já não era a equipa que andava nos primeiros lugares e começava a ficar ainda mais para trás ao não conseguir arranjar um motor Turbo para a sua equipa. Mas em 1982, o velho lenhador consegue dar um ar da sua graça nessa temporada, quando consegue vencer a última corrida do ano, graças ao italiano Michele Alboreto, um jovem talento. O chassis será o último a dar uma vitória à ford Cosworth, com o seu motor DFV V8, que nas ruas de Detroit, no Verão de 1983, encerrará um capitulo aberto 16 anos antes por Jim Clark nas areias de Zandvoort.

Tudo isto e muito mais pode ser lido hoje no PortalF1.com

Youtube F1 Classic: Montreal em fevereiro



Não é só na Europa que se sofre com a neve. Este video foi feito ontem em Mointreal, no Circuit Gilles Villeneuve, e o condutor de ocasião lá tentou dar uma volta na pista canadiana, toda coberta de gelo e neve. Como podem ver, ele demorou muito mais tempo do que um carro de Formula 1 em junho...

O que me fez pensar nisto, para sermos honestos: não seria engraçado fazer um "Rally Gilles Villeneuve" por esta altura, com os carros do WRC a deslizar na pista canadiana? Confesso que teria a sua graça...

Formula 1 em Cartoons: o novo nariz da Ferrari (GP Toons)

De fato, os novos narizes, desenhados de acordo com as novas regras da FIA, parecem ser multi-funções... 

Há tembém uma versão inglesa deste desenho, que pode ser vista aqui, no Grand Prix Toons.

Noticias: FIA e Eurosport não chegam a acordo

Já não há acordo. Depois de se ter anunciado um acordo de principio entre a FIA e a Eurosport, durante a semana do Rali de Monte Carlo, há cerca de duas semanas, nos últimos dias surgiram inesperados desenvolvimentos que colocaram lentamente o acordo com a Eurosport em crescente dúvida, até que esta sexta-feira, a FIA ter lançado um comunicado oficial, anunciando a interrupção das negociações. 

"A FIA lamenta anunciar que não foi possivel encontrar por agora um promotor internacional, bem como uma cadeia de televisão trans-nacional para o Mundial de Rali de 2012.", começa por afirmar no seu comunicado oficial.  

"A Federação esteve envolvida em longas negociações, que se provaram ser impossiveis de conciliar nas partes em que havia discordância. Assim sendo, tomou-se a decisão de se retirar dessas conversações. Decidimos que, para além dos nossos habituais apoios desportivos e técnicos, a FIA financiará a cronometragem e monitorização de todos os eventos do Mundial, no sentido de providenciar nas melhores condições possiveis", continua. 

"As equipas e construtores foram informadas desta decisão e agora, a FIA irá abrir discussões com outras partes que se mostrem interessadas em garantir a promoção do WRC no sentido do futuro do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.", conclui.

De uma certa forma, era algo que seria expectável. Ao longo dos dias, várias noticias sobre este caso tinham vindo a público, nomeadamente a exigência da FIA de a Eurosport absorver a estrutura outrora pertencente à North One, algo que a cadeia de televisão pan-europeia se monstrava reticente em aceitar. Outro ponto de discórdia tinha a ver com a duração do contrato, que a FIA tinha colocado em três anos, mas parecia que a Eurosport quereria mais tempo. E também ainda tinha mais uma questão por resolver, que era o IRC, se iria ser absorvida nos anos seguintes ou se continuaria cada um com o seu rumo.

Agora que este acordo não foi para a frente, ambas as categorias existirão lado a lado por mais algum tempo. E a FIA tomará conta das coisas durante algum tempo, até que apareça um novo potencial investidor ou cadeia de televisão interessado.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Noticias: Honda regressa ao WTCC

O WTCC parece que vai estar bem agitado em 2012. Depois da Ford ter confirmado que iria participar no Mundial, com um Focus preparado pela Arena Motorsport, e a Lada ter anunciado que iria fazer algumas corridas, agora é a vez da Honda anunciar o seu regresso à competição com o modelo Civic, preparado pela JAS Motorsport, em colaboração com a casa-mãe. A ideia é fazer algumas participações episódicas, a exemplo da Lada, com vista à entrada a tempo inteiro em 2013.

"Tomámos a decisão de entrar no WTCC com o Civic europeu. Vamos desenvolver um motor totalmente novo para este projeto e estamos todos entusiasmados para começar este novo desafio", referiu o presidente da marca nipónica, Takanobu Ito.

Em principio, a estreia oficial será em Monza, com mais participações nas rondas asiáticas da competição, Suzuka e Macau, que acontecerão mais para o final do ano. Ainda não se sabe quem serão os pilotos que o guiarão, mas da última vez que estiveram no WTCC, o britânico James Thompson foi o escolhido.O novo motor deste carro será um bloco 1.6 com injeção direta e turbo, desenvolvido já de acordo com as regras Super 2000 da FIA.

Com este anuncio, o WTCC arriscará a ter sete construtores no Mundial de 2013. Lada, Volvo, Ford, Honda e Chevrolet de forma oficial, com a Seat e a BMW em termos oficiosos, com chassis relativamente datados.

Noticias: Narain Karthikeyan é piloto da Hispania... ou HRT

A lista de pilotos de Formula 1 para 2012 ficou fechada esta manhã com o anuncio da contratação do indiano Narain Kerthikeyan para a HRT. A troco de oito milhões de euros, vindos da habitual TATA, segundo se fala em paragens espanholas, ele será o segundo piloto da equipa, ao lado do veterano piloto espanhol Pedro de la Rosa.

"Foi preciso muito trabalho para que isto tivesse acontecido, mas estou bastante entusiasmado por poder estar na grelha de Formula 1 de 2012 com a HRT. Fiquei agradado com a nossa performance consistente no GP da Índia, em frente aos meus adeptos apaixonados e estou ansioso por consolidar esse resultado em 2012", começou por referir Karthikeyan. 

"Tenho treinado arduamente desde o final de 2011, de forma a estar preparado para os rigores da Fórmula 1 se a oportunidade surgisse. Estou muito contente por ter assinado com a HRT. Com a nova direção, o Pedro [de la Rosa] e a equipa existe um grande potencial para progredirmos", acrescentou. 

Da parte do novo diretor desportivo da equipa, o ex-piloto Luis Perez-Sala, a escolha pelo indiano recaiu no facto de poder contribuir para maior estabilidade e evolução do monolugar: "Ele é rápido, intuitivo e seguro que cumpriu as expectativas apesar da falta de continuidade no ano passado. Dos oito grandes prémios em que participou em 2011, apenas não terminou uma vez e teve uma grande prestação na última prova em que tomou parte", afirmou. 

E com este anuncio, a Hispania conseguiu algo espantoso: esta será a dupla mais velha dos últimos 20 anos, desde a dupla da Williams desse ano, constituido por Nigel Mansell e Riccardo Patrese, que começaram a temporada com 38 anos cada um. Digo isto porque Pedro de la Rosa fará 41 anos no próximo dia 24 deste mês, enquanto que Karthikeyan fez 35 anos no passado dia 14 de janeiro, o que dará um total acumulado de 76 anos. E será que essa dupla experiente dará o necessário "feedback" para a evolução deste carro? Veremos... se ele estiver pronto a tempo da primeira corrida do ano, em Melbourne.

Apresentações 2012 (4): Force India VJM05

No mesmo dia em que a Ferrari se "isolava" em Maranello para apresentar, debaixo de neve, o seu carro para 2012, em Silverstone, a Force India mostrava o seu carro para esta temporada, o VJM05, com a sua nova tripla, constituida pelo escocês Paul di Resta, o alemão Nico Hulkenberg e o francês Julien Bianchi. Com o mesmo tipo de desenho de bico que Ferrari e Caterham adoptaram, o VJM05 aparenta ser, nas palavras da equipa, uma evolução do modelo anterior, especialmente no capitulo aerodinâmico.

O chefe de equipa, Bob Fernley, descreveu sua dupla de pilotos como “uma das melhores da Formula 1” e afirmou que o dono da equipa, Vijay Mallya, não “aceitará nada menos que o quinto lugar” no Mundial de Construtores. “É bom que não tenhamos terminado em quinto lugar ano passado para que Vijay não quisesse um quarto agora”, brincou. 

Nico Hulkenberg, que regressa este ano à competição, depois de um ano como terceiro piloto da equipa, afirmou que é “muito bom estar de volta”. “O ano passado não foi fácil para mim, mas a Force India me deu a hipótese de me provar. Agora, na minha segunda temporada na Formula 1, quero mostrar-me”, afirmou o piloto alemão. 

Após a apresentação à imprensa, o Force India deu os seus primeiros quilómetros da pista de Silverstone, num "shakedown" para saber se todos os sistemas estão a postos para os primeiros testes da temporada, na pista espanhola de Jerez de la Frontera.

Apresentações 2012 (3): Ferrari F1 2012

Depois de um dia sem nada, hoje temos uma dupla apresentação. E dos dois carros de hoje, o Ferrari e o Force India, ambos são... feios. Pelo menos, os seus narizes são horriveis, com aquela "escadinha" que agora teve de ser regulamentada pela FIA para evitar exageros. Acho que é mais uma daquelas leis que estéticamente "foi pior a emenda do que o soneto"... mas sabemos que a ideia é a da segurança, pois assim evita-se que os bicos fiquem acima da altura do "cockpit". A solução ferrarista é a mesma adoptada pela Caterham, de Mike Gascoyne.

Com a apresentação cancelada devido aos nevões que cobrem o centro e o norte de Itália, Fernando Alonso, Felipe Massa e Stefano Domenicalli estiveram em Maranello para assistirem a uma apresentação que foi feita via Internet e seguida por milhões no canal online da Scuderia. Interessante é ver a trabalhosa construção dos flancos posteriores, especialmente na parte dos escapes, que no caso da Ferrari, parecem ir diretamente para as rodas traseiras.

No final, os pilotos disseram de sua justiça: "É um carro muito diferente daquele que vimos nos dois últimos anos. É a minha terceira época na Ferrari e vou começar com a mesma força e determinação que nos anos anteriores. Quero fazer tudo bem. Claro que será tudo renhido ao longo do ano, mas queremos ver os carros vermelhos no pódio. Vamos começar a trabalhar em Jerez na próxima semana e vamos continuar a trabalhar juntos. Tenho a certeza de que nos vamos sair bem este ano", referiu Alonso.

"Temos de lutar pelo título e tentar alcançar o máximo de pontos possível. Queremos ficar no topo da classificação", acrescentou o piloto das Asturias.

No caso de Felipe Massa, o piloto brasileiro destacou que o F2012 "é muito, muito agressivo. Isso era uma parte do meu sonho. Sei que existiram muitas reuniões e ideias quando tocou ao novo carro. Sempre quisemos desenvolver novos modelos, pelo que estou impressionado com o novo carro. Vamos começar a trabalhar dentro de alguns dias e estou certo de que o campeonato será muito competitivo e interessante", acrescentou.

"Vai ser um ano muito importante para mim e para toda a equipa. 2012 vai ser um ano de vitórias", referiu Massa, nitidamente confiante para a nova temporada.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

5ª Coluna: O campeonato de Endurance que aí vêm

Esta semana decidi deixar de lado a Formula 1 - que se encontra entre dois lançamentos de carros - e os Ralis - apesar de saber que amanhã se oficializará o rompimento entre a BMW e a Prodrive - para me concentrar na Endurance, pois hoje foi o dia da apresentação dos envolvidos no novo campeonato do mundo, que começará no mês que vêm, em Sebring, com as suas Doze Horas. Ao todo, serão 56 os carros envolvidos, quinze na LMP1 e 18 na LMP2.

Num período onde fomos todos surpreendidos com a saída intempestiva da Peugeot - que vive em crise de vendas, onde até cancelaram os seus planos de instalação de uma fábrica na India... - Audi e Toyota aparecerão em ação com seis carros, e com a grande novidade a ser... quatro híbridos, pois a Audi correrá com dois bólidos R18 a Diesel e dois outros carros híbridos, para verem até que ponto andam em relação à Toyota. E esta última estreará em Spa-Francochamps e correrá todas as provas do campeonato.

Há também algumas novidades engraçadas, pelo menos na categoria LMP1. A Dome, pequena construtora japonesa que quer construir o seu protótipo para a Endurance, aliou-se à Pescarolo e vai alinhar com um chassis seu, ajudando o veterano piloto e construtor francês para desenvolver a sua tecnologia. E a Honda vai começar a envolver-se um bocadinho mais na competição, pois o seu HPD vai estar na Strakka e na JRM, que no passado andou aliado com a... Nissan.

Na LMP2, com os motores Nissan a dominarem o panorama, É interessente ler que a morgan e a Lotus aparecerão por lá. Nesta última marca está uma mistura no mínimo insólita. Os motores podem ser da Lotus - preparados pela Judd - mas o chassis é da Lola, e o seu patrão poderá ser... Colin Kolles. Pois é, parece que o ex-patrão da HRT quer continuar a fazer uma gracinha no automobilismo. E não seria a primeira vez, pois em 2010 andou com os Audi R10 na Le Mans Series. Deverá atrair os seus velhos conhecidos, como o Christian Klien e o Cristijan Albers, querem ver? Pelo menos há um piloto confirmado: o alemão Thomas Holzer.

Já a OAK Racing também fez uma escolha insólita, que foi o de se aliar com a Morgan, para construir um chassis com motor Judd, e tentar a sua sorte na competição. Está-se a ver que as coisas para os lados da Endurance vão ser excitantes na "segunda divisão" do campeonato...

Depois há os GT's, que se encontram um pouco "amputados" devido ao fato de agora existirem campeonatos próprios, como os GT1. Uma razão dessa "deserção é o fato de, por exemplo, não haver McLarens e Lamborghinis, que estão todos nesse campeonato. Ferrari, Aston Martin, Porsche e Corvette fazem parte dessa paisagem, é certo, mas ao todo, as duas categorias dão 22 carros. Manifestamente pouco, para duas categorias.

É certo que estas novidades são ótimas num campeonato que ressuscita, vinte anos depois da sua última competição. Esta aliança entre a ACO (Automobile Club de L'Ouest) e a FIA só acontece devido ao passado de Jean Todt na Peugeot e o seu envolvimento no projeto do 905, que deu à marca duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans no inicio dos anos 90. Desde há algum tempo que a ACO tem estado a fazer um bom trabalho para fazer crescer este tipo de competições, com a Le Mans Series e com a American Le Mans Series, e agora este ano vai-se ver em teste esta nova aliança.

E também é interessante é saber que o famoso "Delta Wing" foi inscrito nas 24 Horas de Le Mans como "fora de concurso". Estou, como seria de esperar, curioso de saber como se comportará numa pista como Le Mans. Se chegará ao fim, se for uma experiência para repetir no ano que vêm, porque acho que a Endurance deveria recuperar a sua essência inicial: ser um laboratório de experimentação. Não que isso não aconteça, mas para demonstrar ao resto do mundo que isto não é a Formula 1 e não pode ser regulamentado como se regulamenta por lá, nem mesmo em termos televisivos.

Este é provavelmente um bom motivo porque é que nos dias de hoje considero a Endurance como um "último reduto" para quem gosta de ver competição aliada à inovação. Eu sei que muitos ficaram com os cabelos em pé quando vieram os Diesel, e muitos também certamente não andarão muito felizes por verem carros híbridos e/ou elétricos, mas a esência da competição automóvel e da Endurance é essa: quem aguenta mais tempo e que faz mais quilómetros com um determinado carro, movido a uma determinada energia. E claro, ver transferida essa tecnologia para os carros do dia-a-dia, como hoje em dia andam a fazer certas marcas de automóveis.

Pelo menos é isso que gosto de ver na Endurance, muito para além da competição pura e dura.

Formula 1 em Cartoons: o novo McLaren MP4-27

O nosso amigo Hector, do GP Toons, lá fez aquilo que parece - à sua maneira - ter sido a apresentação do novo McLaren MP4-27 em Woking, a sede da marca. E parece que a excitação não foi lá muita... mas aqui entre nós, o chassis é mais bonito do que o crocodilo - ou ornintorrinco - do Caterham.

Claro, os mclarenistas de pelotão torcerão para que este carro chato seja um vencedor. É como disse Martin Withmarsh no dia da apresentação: "carro bonito é aquele que vence". 

O manual de instruções para escolher a sua equipa de F1

O Marcos Antônio, "williamista confesso", decidiu fazer um pequeno esquema para instruir aqueles mais novatos nesta história da Formula 1, principalmente os brasileiros, para que eles ficam com uma ideia que tipo de equipas é que andam por aqui e qual é aquela que é mais lógica para torcer, dependendo dos gostos pessoais de cada um. 

Encontram aqui a vossa favorita? Sei sim, ótimo! Embora confesse não saber quem torcerá por Bernie Ecclestone... 

Youtube F1 Classic: Monza coberta de neve



Isto foi filmado ontem pelos responsáveis do Autódromo de Monza. Claro, é engraçado ver o circuito de uma maneira diferente a que estamos habituados, mas já agora, só para dizer que a Itália vive sobre o pior nevão desde 1985 e foi por causa disso que a apresentação pública no novo carro da Ferrari foi cancelada.

Mas isso não impede de apresentarem o carro na mesma, na sexta-feira de manhã em Maranello. Só que via televisão.

Por agora, pareciem uma catedral com roupagens diferentes. Até o Anel Externo coberto de branco tem o seu encanto. A dica é do Luis Fernando Ramos, o Ico.

As dúvidas sobre a apresentação do Ferrari de 2012

A fotografia foi tirada pelo jornalista Andrew Benson, editor de desporto da BBC, e mostra o circuito de Fiorano, nas traseiras da fábrica da Ferrari, na tarde desta quarta-feira. Desde há mais de um dia que um intenso nevão afeta o Norte e o Centro de Itália, que acompanha a vaga de frio polar que veio da Sibéria e que está agora a atingir a Europa Central, e que já causou mais de sessenta mortos, só na Polónia.

O nevão, para além das perdas materiais e humanas, causou também perdas em termos de espectáculo. Boa parte da jornada da Série A italiana teve de ser adiada, e a apresentação da Ferrari para 2012 está em risco porque o nevão tem tendência para ficar nos próximos dois dias. E como a apresentação é na sexta-feira, muito provavelmente não haverá "shakedown" por aí. 

Mas mais do que isso, é ver se os profissionais irão a Maranello, vindos de Milão, Turim ou Roma, enfrentando estradas cobertas de neve, para ver a apresentação de um carro de Formula 1. É certo que hoje em dia, as apresentações são virtuais e a marca disponibiliza fotos do carro e entrevistas com Felipe Massa e Fernando Alonso, bem como a Stefano Domenicalli e Luca di Montezemolo. Mas não tem o mesmo sabor que ir lá a falar com eles "in loco". E ainda por cima, em Itália...

Não sei. Mas algo me diz que esta não vai ser a apresentação que todos contavam ver. E nem sei se vai acontecer na altura planeada.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

WRC: Prodrive nega rumores de separação com a BMW

As noticias sobre o fim do acordo entre a Mini e a BMW andam a circular desde há mais de uma semana, e hoje se fala que dentro de dois dias, a marca alemã anunciará o final do acordo com a Prodrive e que tomará o desenvolvimento do seu carro em mãos, para acompanhar a ameaça vinda da Volkswagen, que colocará o seu Polo R WRC na estrada no próximo ano. Contudo, do lado de Banburry, Richard Taylor, o chefe da Prodrive, já desmentiu as noticias dessa separação:

"Para mim, isso é um perfeito disparate. A equipa está a caminho da Suécia para osa testes pré-rali. A Mini permanece comprometida com o programa e com fornecimento de peças aos nossos clientes. Queremos ver como é que o Mini John Cooper Works se comportará nas classificativas suecas", afirmou Taylor à Autosport britânica. 

Em relação à performance no Rali de Monte Carlo, Taylor afirmou que ficou muito contente com as performances dos carros da sua marca, onde três deles ficaram nos dez primeiros classificados, com Dani Sordo a ser o segundo, atrás de Sebastien Löeb. "O resultado de Monte Carlo foi fantástico", começou por afirmar, "e estamos ansiosos para que estas performances continuem ao longo desta temporada", concluiu. 

Youtube Motorsport Presentation: as primeiras imagens do carro de 2012 da Ferrari



Depois de esta manhã a McLaren ter feito a apresentação do seu MP4-27, em Woking, o próximo grande lançamento vai ser na sexta-feira, quando a Ferrari mostrar o seu carro para a temporada de 2012. E já começa a atiçar a imaginação dos fãs com este video de um modelo que ainda não se sabe bem como se chamará...

Rumor do dia: FIA e Eurosport em desacordo sobre a transmissão televisiva dos ralis

Parece que a história dos direitos televisivos entre a FIA e a Europosrt pode não estar tão resolvida como aparentava estar. É verdade que a transmissão televisiva do Rali de Monte Carlo foi mais um acordo entre a própria organização e a Eurosport, mas todos sabiam até da duração do acordo entre a entidade que regula o automobilismo e o canal de televisão pan-europeu.

O rumor que se corre no meio é que um dos lados queria anunciar o acordo nesta semana, algo que o outro lado, por algum motivo, achou que era cedo demais para tal, ou que as clausulas desse acordo não eram suficientemente equilibradas e justas. O mau é que isto acontece a uma semana e meia do segundo rali do campeonato, o Rali da Suécia, e ter isto faz inquietar os adeptos, que julgavam que este problema estava resolvido há muito.

Nada indica que seja um rompimento, mas apenas de um desacordo. Contudo, veremos o que ambos os lados tem para dizer, se é que irão falar sobre isto.

Apresentações 2012 - o McLaren MP4-27

Foi esta manhã em Woking, a sede da empresa. Jenson Button, Martin Withmarsh e Lewis Hamilton mostraram o McLaren MP4-27, e ao contrário do que se especulava, não era um carro revolucionário, mas também se pode dizer que é bem mais bonito do que o Caterham CT-01.

Contudo, apesar de ser um carro convencional - leia-se, de design conservador - há muitas diferenças em relação ao modelo anterior. As mais evidentes situam-se na parte posterior do monolugar, que é bem mais estreita, no sentido de melhorar o fluxo aerodinâmico para a traseira do carro. Os flancos laterais foram significativamente redesenhados e o sistema de arrefecimento também foi revisto.

E como seria óbvio, os pilotos puxaram a brasa da sua sardinha: "Este é um carro bonito, ao contrário dos outros modelos que veremos nesta temporada", afirmou Jenson Button, enquanto que Gary Paffett, o piloto de testes da marca, declarou que "estamos os últimos seis meses a guiar este carro no simulador, e agora é bom vê-lo na vida real".

Quanto a Matin Withmarsh, afirmou na apresentação que “parece ser bonito agora, mas os carros bonitos são aqueles que vencem corridas. O nosso objetivo é o mesmo de todos os anos: vencer campeonatos. Não gostamos muito de perder, pois apesar de estarmos orgulhosos das nossas seis vitórias no ano passado, queremos na realidade vencer ambos os campeonatos [de Pilotos e Construtores]", concluiu.

Oliver Turvey, outro dos pilotos de teste, será o primeiro a pegar no carro, para testes aerodinâmicos, antes dos pilotos titulares, Jenson Button e Lewis Hamilton, pegarem no carro no próximo dia 7 de fevereiro em Jerez de la Frontera.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Youtube Indycar Video: as primeiras voltas de Rubens Barrichello em Sebring



Nos últimos dois dias, Rubens Barrichello esteve na pista de Sebring para experimentar, a convite de Tony Kanaan, o carro da IndyCar Series para 2012. O veterano piloto brasileiro, que tem mais de 300 Grandes Prémios de Formula 1 no seu currículo, e sem lugar para 2012 no pelotão da formula 1, demonstrou que ainda tem vontade de correr e mostra-se competitivo, com tempos que se aproximaram em muito o seu amigo Kanaan.

Aqui vê-se como ele andou numa pista - bastante ondulada, por sinal - e provavelmente, pelo que se lê no Twitter nestas últimas horas - que isto pode ter sido mais do que um mero teste. Provavelmente, Rubens poderá ter vencido algumas resistências suas e de mais alguns familiares, e tentará a sua sorte nos Estados Unidos, agora que o calendário tem poucas provas em pistas ovais.

Veremos. Por agora, veja-se as suas voltas em Sebring num carro totalmente novo.

A polémica da noticia retirada da Autosport britânica

O post anterior sobe o McLaren MP4-27 traz comentários do chefe da McLaren Apllied Technologies, Geoff McGrath, que fala, claro sobre o carro em si e o potencial de inovação que poderá ser polémica. Essas declarações foram feitas no site da revista britânica Autosport, e estão a causar polémica nesta tarde de terça-feira em paragens britânicas. Porquê? Pois a revista decidiu tirar a noticia do ar pouco depois de a ter colocado.

A coisa, claro, causou polémica, com os adeptos a "deitarem a lenha" sobre a revista e chamando-lhes nomes muito feios. Pelo que leio no Formula 1 Blog, a razão pelo qual a revista decidiu tirar a matéria do ar e repô-la sem as declarações do senhor McGrath tem a ver com os elogios a Sebastian Vettel, que foram demasiado grandes, incomodando provavelmente Martin Whithmarsh, o manda-chuva da secção da Formula 1 em Woking. É que deitar a toalha no chão a cinco minutos do começo do combate costuma não ser boa politica para ninguém. 

Claro, poderiam ter corrigido antes, e não depois, e evitando toda esta "tempestade num copo de água". Mas como estamos a poucas horas de que seja mostrado algo muito importante, pois estamos a falar de um dos "players" do campeonato e o primeiro a revelar o jogo. E como leram anteriormente, tem o potencial para criar polémica.   

O que será o novo McLaren MP4-27?

Esta vai ser provavelmente a semana da McLaren. Pelas boas - e provavelmente - controversas razões. Depois de esta segunda feirta terem circulado rumores de que estaria interewssada no motor V6 Turbo da PURE, que está a ser fabricada em França e com a ajuda de Craig Pollock - o acordo com a Mercedes termina na temporada de 2014 - agora surgem rumores de que o McLaren MP4-27, que será mostrado amanhã, poderá ser tão inovador que as restantes equipas tudo farão para o ilegalizar, salvo o devido exagero.

A imprensa britânica fala hoje de que o carro terá algumas inovações no seu design que poderão ter levantado as sobrancelhas à concorrência mais direta - leia-se Red Bull e Ferrari - e fizeram com que a expectativa tenha crescido, a menos de 24 horas da sua apresentação oficial em Woking. E como todos sabem, ainda está fresca nas nossas memórias a polémica que foi o sistema de estabilidade da Lotus, que a FIA primeiro permitiu, mas depois aboliu.

"Há inovações técnicas sobre o carro que ficarão imediatamente óbvias quando vocês olharem", começa por dizer Geoff McGrath, o diretor de tecnologia da marca, à Autosport britânica. Ele espera que nesta temporada estrejam a lutar de igual para igual copm o Red Bull RB8, que será apresentado alguns dias depois. "Nós começamos bem atrás nos últimos anos, que é uma coisa realmente decepcionante. Mas, quando estamos atrás, você pode ver que historicamente evoluímos mais rápido que os outros", continuou.

De fato, as expectativas estão muito altas nesta terça-feira. O Twitter está cheio de rumores, e o mais consensual é de que eles irão apresentar uns "sidepods" a lembrar o Jordan 195, que não tinha quase qualquer entrada de ar, e duas asas laterais. Se é verdade ou que tudo isto não passa de um golpe publicitário para que todos nós falemos da equipa de Woking para criar um enorme falatório, não sabemos. Mas é certo que a McLaren será este ano a segunda equipa a apresentar o seu chassis de 2012, e a primeira das "grandes" a mostrar o novo bólido conduzido por Jenson Button e Lewis Hamilton, que tem como alvo ambos os títulos mundiais. E com toda a gente a criticar o bom gosto do Caterham CT-01, veremos se aqui a tendêndia é para ser seguida ou a equipa encontrou algo para contornar.

Amanhã saberemos a resposta. E veremos se vale a pena ver e sobretudo... se é legal.

Noticias: Adrian Sutil condenado a 18 meses de pena suspensa

O piloto Adrian Sutil, que este ano estará de fora da Formula 1 após três temporadas na Force India, foi esta manhã condenado num trinbunal alemão a 18 meses de pena suspensa e a cerca de duzentos mil euros de indemnização, após uma agressão a Eric Lux numa discoteca de luxo em Xangai, há cerca de um ano. 

O tribunal de Munique, onde este caso foi julgado, considerou provado que Sutil agrediu Lux, co-proprietário da Genii Capital, com um copo de champanhe, na sequência de uma rixa dentro de uma discoteca na capital comercial da China, no domingo após o GP chinês, em abril de 2011. A indemnização será entregue a instituições de caridade. Quanto à sentença, o delegado da Procuradoria de Munique pediu este tipo de penalização para demonstrar que profissionais deste calibre são modelos de conduta e se deveria portar como tal.

Não se sabe ainda se Sutil irá recorrer da sentença. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Youtube Motorsport Classic: Quando um piloto leva a mulher a passear...



Lembram-se certamente de Riccardo Patrese, que levou a sua mulher a passear em Jerez de la Frontera e pregou-lhe um susto de morte. O video deve ter sido visto algumas milhões de vezes e parece que se tornou num padrão para mais videos semelhantes, e provavelmente o temor de qualquer mulher de piloto. Portanto, posso dizer que Mariana Barbosa, mulher do piloto português João Barbosa, vencedor das 24 Horas de Daytona em 2010, é uma pessoa de coragem quando aceitou dar duas voltas na mesma pista onde o seu marido ganhou neste final de semana.

O resultado destas voltas podem ver nos próximos seis minutos. E se virem o video até ao fim, podem ver o que ela diz no final da volta...

Rumor do dia: Kubica pode entrar num simulador em abril

Robert Kubica, que toda a gente gosta de dizer que está acabado para a Formula 1, está em casa a recuperar da sua mais recente contrariedade, a sua escorregadela no gelo que fez fraturar a sua perna direita, há cerca de duas semanas. A poucos dias do primeiro aniversário do seu acidente no rali Ronda di Andora, Kubica foi noticia neste final de semana devido a um rumor afirmando que ele irá testar um simulador em junho. E não é um simulador qualquer: é o da Ferrari. 

Segundo a revista italiana "Omnicorse", Kubica está na fase final da sua recuperação e parece que a parte mais dificil, que serão as movimentações do seu braço e cotovelo direito, está progressivamente a superá-lo e mesmo a contrariedade da sua tíbia direita é uma questão de semanas e nada afetou a sua recuperação. A revista fala também que caso os testes no simulador sejam positivas, a próxima fase será um teste em pista em junho, com um carro de 2010 com o novo motor V6 Turbo de 1.6 litros, que será estreado em 2014. E por essa altura, poderá assinar uma carta de intenções com a Scuderia, visando a temporada de 2013. 

E se o melhor se confirmar, provavelmente as coisas para Felipe Massa na Scuderia estarão mais negras... mas isso é outra história. O que interessa saber é que Kubica poderá estar mesmo bem encaminhado para a recuperação total. A grande dúvida é saber como se comportará num teste como este e se terá tempos suficientemente competitivos para a Formula 1, um desporto exigente e que pede que os pilotos estejam a mais de cem por cento. E se estiver, será provavelmente uma das maiores recuperações da história do desporto, digno talvez de um filme de Hollywood.

Lotus 25: os 50 anos do primeiro monocoque de Formula 1

(...) A ideia do chassis surge algures em 1961 quando Colin Chapman jantava com Mike Costin, um seu antigo associado que se tinha juntado a Keith Duckworth para construir uma preparadora de motores que vitia a ser a Cosworth. Ambos discutiam a rigidez torsional dos chassis, e à medida que conversavam, Chapman desenhava em guardanapos as ideias que iam tendo. Em poucas linhas, nascia um chassis que iria revolucionar a Formula 1, que iria fazer com que se resolvesse uma problema aparentemente irresolúvel: um chassis tão rígido como leve. 

O modelo 25 era três vezes mais rijo do que o modelo 21, que era feito de modo tubular, mas a sua leveza era maior do que o modelo anterior. Para que isso acontecesse, decidiu distribuir melhor o peso, colocando o piloto no carro em posição reclinada, quase deitada, deixando a sua linha de visão quase em linha com a parte mais alta do chassis. Mesmo assim, o piloto via bem e conseguia ter um bom desempenho quando conduzia. E o piloto principal da Lotus, Jim Clark, iria ser o principal beneficiado deste chassis. (...)

Em 2012 comemora-se o 50º aniversário do primeiro monocoque, o Lotus 25. Saído da mente de Colin Chapman, quebrou o pensamento dominante dos chassis tubulares e conseguiu conciliar dois principios aparentemente contraditórios: peso e resistência. O chassis, feito de aluminio três vezes mais resistente do que os carros normais, era mais leve do que os tubulares. E com isso, aliado ao motor Coventry-Climax, de 1.5 litros, marcou uma era, dando a Jim Clark o título de 1963, depois de ter lutado  no ano anterior com Graham Hill pelo título mundial. E ainda teve um papel  no título mundial de 1965.

Para lerem o resto da história e o palmarés alcançado por este chassis, podem ver o artigo no PortalF1.com.

domingo, 29 de janeiro de 2012

The End: Francois Migault (1944-2012)

O ex-piloto francês Francois Migault, que correu na Formula 1 entre 1972 e 75 ao serviço de equipas como a BRM, Hill e Williams, morreu esta manhã em Le Mans aos 67 anos, vitima de cancro.

Nascido a 4 de dezembro de 1944 em Le Mans, começou a sua carreira em 1969 depois de vencer no Volant Shell, uma das competições então existentes para descobrir talentos no automobilismo do hexágono. Passou para a Formula 3 em 1970, com um chassis Tecno, para dois anos depois passar para a Formula 2, onde disputa cinco corridas, conseguindo como melhor resultado um quarto lugar no circuito de Albi. Por esta altura, envolve-se no projeto da Connew, equipa construida por um entusiasta britânico do automobilismo, Peter Connew. Participou no GP da Austria, mas a sua corrida acabou após 22 voltas, devido a uma falha na suspensão.

Regressa à Formula 2 em 1973, com um chassis Pygmeé, mas com resultados modestos. volta à Formula 1 em 1974, ao serviço da BRM, como terceiro piloto e com um 160E já datado. A sua melhor classificação é um 14º lugar em França, não marcando qualquer ponto. Em 1975, corre duas provas pela equipa de graham Hill, sem resultados, e tenta uma corrida pela Williams, em Paul Ricard, mas não arranca, terminando ali a sua particiação na categoria máxima do automobilismo.

Em 1976 está na formula 2, correndo ao serviço da Osella, onde consegue um ponto, e aos poucos troca os monolugares pela Endurance. 

Sendo um nativo de Le Mans, entra desde cedo nas 24 Horas. A sua primeira participação é de 1971 e compete frequentemente até 2001, quando tem já 56 anos. O seu primeiro resultado de nível é um terceiro lugar na edição de 1974, com um Matra-Simca 670C, ao lado de Jean-Pierre Jabouille, e dois anos depois, é segundo com um Mirage GR8, ao lado do seu compatriota Jean-Louis Lafosse, e depois é terceiro classiifcado na edição de 1981, com Rondeau 379C, ao lado do britânico Gordon Spice.

WRC: Sebastien Ogier explica a sua performance e acidente em Monte Carlo

Mais de uma semana após o Rali de Monte Carlo, um dos seus protagonistas, o francês Sebastien Ogier, agora piloto da Volkswagen, contou à imprensa sobre a sua performance no rali francês a bordo de um Skoda Fabia S2000, que o colocou por muitas vezes no quato posto, até que um acidente a mais de 180 por hora, em sexta a fundo, ter destruído o seu carro, no segundo dia de ralis. Segundo ele, a natureza específica deste rali é que foi possivel fazer este tipo de performance, e que os adeptos não podem contar que repita isso nos ralis seguintes:

"Mandámos 10 árvores a baixo e um poste de eletricidade. Na primeira passagem aliviei um pouco, mas na segunda tentei passar em sexta a fundo, mas para isso tive de cortar a curva um pouco e foi isso que nos fez bater. Foi o meu pior acidente de sempre. Estava a ser uma prova boa, e eu próprio estava surpreendido com a posição onde me encontrava, mas daqui para a frente não me voltarão a ver andar assim entre os primeiros.", referiu o piloto francês.

Ogier está agora a prosseguir os testes de desenvolvimento do Volkswagen Polo R, com vista à sua estreia mais lá para o final do ano em provas do WRC.