sexta-feira, 24 de julho de 2020

A imagem do dia


É real, mas vai acontecer. Depois de 24 anos e um mês, a Formula 1 estará de volta a Portugal. Não será no Estoril, mas sim em Portimão, um autódromo construído em 2008 para esse fim, e num lugar eminentemente turístico como o Algarve. 25 de Outubro pode não ser época alta, mas com o facto de poder acolher público - Paulo Pinheiro, o presidente do Autódromo Internacional do Algarve, fala em 60 por cento, ou seja, 40 a 45 mil pessoas, no máximo - poderá ser um dos chamarizes que a região pretende ter, depois da fuga de turistas que acontecerá este ano devido à pandemia do coronavirus e que, esta sexta-feira, fez com que o governo britânico desaconselhasse as viagens de avião para o Algarve, porque se fossem, passariam por uma quarentena de duas semanas.

Claro, se a uns, é um momento de felicidade, para outros, é de tristeza. A Formula 1 não irá às Américas porque tudo está fora de controlo. Brasil, Estados Unidos e México são dos países com mais infectados, e com mais mortes devido à doença. Os seus governantes são dos mais incompetentes em relação ao combate à doença, ignorando as recomendações do uso da máscara e indo para o desconfinamento cedo demais, colocando a economia à frente da vida das pessoas. E em sítios como a Florida e o Texas, estado do qual a cidade de Austin faz parte dela, tiveram de recuar nesse desconfinamento porque os casos aumentaram exponencialmente, de forma quase criminosa.

Para o Brasil, é o final de 48 anos ininterruptos a receber o Grande Prémio, desde 1973, primeiro em Interlagos, depois em Jacarépaguá, até regressar ao autódromo paulista em 1990, para não mais sair, apesar de recentemente, estar-se a tentar um regresso ao Rio de Janeiro, em circunstâncias que mais parecem ter sido tiradas de um comédia francesa dos anos 70, com Luis de Funés como ator principal, do que algo sério, com pés e cabeça...

Os locais ficam desanimados, e temem que isto seja o principio do fim, mas isso vai sempre depender da vontade de aqueles que negoceiam. São Paulo é mais séria, e no Rio, com o envolvimento da familia presidencial, não fico admirado se servirem do negócio para meter mais algum nos bolsos deles, ou então para alimentar a máfia que pretende controlar a cidade. Mas isso sou eu. Também interessa que o Brasil esteja no calendário, mas tem de ser algo bem feito, sem terceira intenções, porque todos ganham com o Brasil no calendário devido ao exotismo do lugar e das gentes, absolutamente apaixonadas pelo desporto.

Espera-se que isto não seja mais do que temporário. Uma temporada expecional, em tempos excepcionais, e que na normalidade, ambos os circuitos, mais Austin, estejam num calendário que agrade a todos os fãs do automobilismo. 

Noticias: Zanardi de volta aos cuidados intensivos

O estado de saúde de Alex Zanardi piorou esta sexta-feira e ele teve de ser internado de novo nos cuidados intensivos do Hospital de San Raffaele em Milão. Segundo conta o diretor médico do hospital, Claudio Zanado, o seu estado é considerado como "instável", depois de ter sido transferido de Siena para Milão no inicio da semana, para começar a sua reabilitação dos ferimentos que sofreu no passado dia 19 de junho em Pienza, nos arredores de Siena.

"Hoje, diante da instabilidade das condições clínicas do paciente Alex Zanardi, e após consultas adequadas com o Dr. Franco Molteni, chefe do Departamento de Reabilitação Especializada Villa Beretta, onde o paciente estava internado desde 21 de julho, e a referência de especialistas, a transferência do atleta foi recomendada ”, declarou num comunicado oficial.

Meios e assistência adequada foram usados no Departamento de Terapia Intensiva do Hospital San Raffaele, em Milão. A partir de agora, está especificado que nenhuma informação adicional sobre o caso será divulgada."

Entretanto, ontem Niccoló Zanardi, seu filho, admitiu que o seu pai poderá ter perda total de visão, devido à extensão dos seus ferimentos, bem como maneiras de comunicar com o seu pai, devido à extensão dos seus ferimentos. "A reabilitação durará muito tempo", afirmou. 

Recorde-se que Zanardi sofreu um acidente nos arredores de Siena enquanto participava no Obiettivo Tricolore, uma estafeta paracilistica com o objetivo de chamar à atenção dos praticantes que competem para os Jogos Paralimpicos. Aparentemente, Zanardi perdeu o controlo da sua "handbike", invadiu uma faixa da estrada onde seguia um camião, acabando por ser atropelado com gravidade.

Formula 1: Corrida vai ter público e organizador quere-a por mais tempo

A organização do GP de Portugal afirmou que a corrida acontecerá com público, desde que sejam respeitadas as devidas distâncias resultantes da pandemia da COVID-19. quem disse isso foi Paulo Pinheiro, o presidente do Autódromo Internacional do Algarve,  na conferência de imprensa de apresentação da corrida, que acontecerá a 25 de outubro.

Para além disso, o presidente do AIA ainda disse que está a fazer de tudo para que a corrida se mantenha no calendário para além de 2020.

"Nós não somos uma corrida de substituição, nós vamos ter a corrida que queríamos, na data que queríamos", começou por dizer na conferência de imprensa de apresentação do Grande Prémio, em Portimão. "Com regras, respeitando os procedimentos sanitários, porque um evento de Formula 1 tem de ter público. Não iriamos aceitar de bom grado uma corrida no nosso país, a primeira no nosso circuito, sem público. Seria uma festa sem ter festa, apenas um evento para ter dinheiro.", continuou.

Os bilhetes estão à venda a partir dos 85 euros no autodromodoalgarve.com.

Formula 1: Três novas datas no calendário, Portugal de volta

A Formula 1 anunciou esta sexta-feira que Nurburgring, Imola e Portimão estarão no calendário deste ano, e todos correrão em outubro. As novas corridas substituirão as provas americanas, definitivamente canceladas do calendário, bem como o GP da China, primeiro adiado e agora cancelado definitivamente, porque as autoridades locais decidiram não recebe quaisquer eventos desportivos de monta em 2020 e provavelmente 2021.

Nurburgring, que vai acontecer a 11 de outubro, foi uma novidade inesperada, já que até ontem, era Hockenheim que estava a ser falado para entrar no calendário. Contudo, os dirigentes da pista disseram que isso não iria acontecer, e acabou por ser a outra pista alemã a receber a competição, algo que não acontece desde 2013. Já Imola recebeu a Formula 1 pela última vez em 2006, e volta a 1 de novembro, como GP da Emilia-Romagna, enquanto Portimão, que acolherá uma semana antes, a 25 de outubro, é uma estreia absoluta, 24 anos e um mês depois de Portugal receber a Formula 1 pela última vez.

A grande novidade de Imola é que a prova acontecerá apenas em dois dias, 31 de outubro e 1 de novembro.

Até agora, estão apresentadas treze corridas no calendário, faltando duas para as 15 que a Formula 1 acha serem as mínimas para um calendário viável, e que podem ser preenchidas com as corridas no Médio Oriente, duas no Bahrein e uma em Abu Dhabi. Contudo, os responsáveis da FOM ainda querem encontrar uma corrida que possa complementar o Vietname e acrescente o campeonato para 18 ou 19 corridas, dependendo de quantas serão feitas no Golfo.

Eis o calendário depois de Sochi:

11 de outubro - Nurburgring (Eifel GP)
25 de outubro - Portimão (GP de Portugal)
1 de novembro - Imola (GP da Emilia-Romagna)

Youtube Motorsport Video: O GP da Europa de 2007... se fosse um filme mudo

Mais um dos filmes que o Josh Revell montou de corridas memoráveis de um passado recente. E esta vez escolheu o GP da Europa de 2007, no Nurburgring, que devido a uma chuvarada nas primeiras voltas colocou muita gente na gravilha, na primeira curva, e também colocou o Spyker de Markus Winkelhock, filho de Manfred Winkenhock, no primeiro posto, naquela que foi a sua única corrida na Formula 1.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Noticias: Hockenheim está de fora

A organização do circuito de Hockenheim confirmou esta quinta-feira que está fora dos planos de sediar a Formula 1 em 2020. Com as noticias de que uma corrida na Alemanha poderia aparecer no calendário que está a ser desenhados devido à pandemia, ontem surgiu a novidade de que afinal, poderia ser Nurburgring o escolhido. E hoje, em declarações ao site racefans.net, Jorn Teske, o diretor-geral do circuito, confirmou que a ideia de acolher a Formula 1 no circuito está fora de questão.

Podemos confirmar que em 2020 nenhuma corrida de Fórmula 1 ocorrerá no Hockenheimring e também estamos cientes de que a Liberty Media entrou em contato com Nurburgring.", começou por dizer. "No entanto, não podemos afirmar em que nível estão as negociações [com os de Nurburgring]".

Teske afirmou que os dois principais obstáculos para receber a corrida foram a falta de incentivos financeiros para sediar a prova, bem como as restrições que estão atualmente em vigor no estado de Baden-Wurttemberg em relação à pandemia do CoVid-19.

Desde o início, jogamos cartas totalmente abertas. Em outras palavras, afirmamos regularmente que não podemos organizar uma corrida se houver alguma desvantagem financeira. Na atual crise, durante a qual perdemos milhões devido o coronavirus, seria irresponsável para com a empresa e nossos funcionários fazer qualquer outra coisa." afirmou.

Esclarecemos que também precisamos aderir aos regulamentos de Corona do estado de Baden-Wurttemberg e, portanto, não podemos realizar um evento com os espectadores. Esta não é uma decisão de âmbito federal e pode ser um dos principais motivos de qualquer decisão tomada pela Fórmula 1."

Nas últimas semanas, permanecemos flexíveis e nos envolvemos [com a Fórmula 1], mas no final ficou claro que não era viável, pois os requisitos para uma corrida na Alemanha são diferentes [de estado para estado]. Para o Hockenheimring, o mais importante é garantir que possamos sair da crise numa situação estável.”, concluiu.

De uma certa maneira, esta confirmação vem na sequência da noticia que o jornalista Dieter Rencken deu ontem no mesmo site, afirmando sobre as negociações com Nurburgring para ser colocado no calendário, em conjunto com Imola e Portimão, a partir de outubro, e a tentar encaixar com o possivel anulamento do GP da China, em Xangai.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

GP da Espanha em dúvida?

O aumento de casos na Catalunha nas últimas duas semanas poderá colocar o GP espanhol em dúvida. Depois do governo local ter imposto o uso da máscara na região, e ter feito alguns cercos sanitários em sítios como Lleida, o aumento de casos na capital, Barcelona, tem colocado toda a gente em alerta, incluindo o pessoal da FOM, porque a corrida acontecerá precisamente depois de uma rodada dupla em Silverstone. E eles têm de decidir agora se o plano continua a ser o mesmo ou fazem alterações, com Hockenheim a ser uma alternativa, ou então uma terceira corrida no próprio circuito, que têm diversas versões do seu traçado.

Desde há uma semana que aquela região decidiu recuar no desconfinamento, e implementou novas medidas restritivas, como a proibição de reuniões de mais de dez pessoas, bem como visitas a lares e casas de repouso; limitação da capacidade de bares e restaurantes em cerca de metade e encerramento de espaços de entretenimento.

O porta-voz do executivo catalão, Meritxell Budó, bem como o ministro da Saúde, Alba Vergés, pediram aos cidadãos "que fiquem em casa sempre que for possível (salvo por motivos essenciais) e não se dirijam a residências de familiares". Segundo o jornal El Periodico, os novos infectados que estão a aparecer surgem em idades mais jovens, nomeadamente em pessoas que “se contagiam em ambientes festivos e nocturnos”.

Assim sendo, todos andam atentos, a ver no que pode acontecer. 

Formula E: Sergio Sette câmara no lugar de Hartley na Dragon

O brasileiro Sergio Sette Câmara será piloto da Drago para as rondas finais em Berlim, no lugar do neozelandês Brendon Hartley. A decisão foi feita com base no resultado dos testes que o piloto fez em Marrakesh, no final de fevereiro, ainda antes da interrupção do campeonato.

No comunicado do anuncio oficial, Jay Penske, o patrão da Dragon, elogiou as capacidades do piloto de 22 anos. “Fiquei muito impressionado com Sérgio na pista de Marrakesh. Além disso destaco também seu trabalho no simulador com nossos engenheiros para continuar a impulsionar o desenvolvimento de nosso modelo Penske EV- 4. Estou ansioso para vê-lo na pista em Berlim, e entendo que o seu desafio pessoal será o de levar nossa equipa à zona de pontuação já nas suas primeiras corridas”.

Por seu lado, Sette Câmara - que andará com o número 6 no seu carro - destacou a importância do teste de novatos em Marrakesh como seu momento decisivo.

Eu e a equipa conseguimos uma química de trabalho muito forte no teste em Marrakech. Executamos o programa e nos saímos bem, terminando o dia com o segundo melhor tempo. Estou feliz em compartilhar as notícias de que voltarei a trabalhar com eles, principalmente agora uma situação real de corrida. Isso realmente torna o momento ainda mais especial. Quero agradecer a Jay Penske e a todos os membros da Geox Dragon por me darem essa oportunidade”, concluiu.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Formula E: Conhecidos os traçados de Telpelhof

A organização da Formula E divulgou esta terça-feira os traçados de Tempelhof que serão usados em agosto para as seis rondas finais da temporada. A grande novidade é que a primeira jornada dupla da competição acontecerá no sentido contrário dos ponteiros do relógio, nos dias 5 e 6 de agosto, antes da segunda ronda dupla, no sentido dos ponteiros do relógio, nos dias 8 e 9, e um novo traçado, na ronda dupla final, a 12 e 13 de agosto.

Federic Espinos, o diretor desportivo da competição, afirmou que isto não só é uma novidade, como vão fazer um trabalho logistico que até agora tem sido inédito. 

"É um grande empreendimento em termos de produção configurar três configurações diferentes para este evento, com menos pessoas no local para poder realizar essas mudanças. Estamos fazendo algo que nunca foi visto antes no automobilismo de classe mundial e é um exemplo de quão reativa e inovadora é a Fórmula E - está em nosso ADN.", começou por dizer.

Corrida nas duas direções tem muitas implicações. Não é apenas girar todos os marcadores de travagem e as posições na grelha. Outras séries internacionais queriam que isso acontecesse, mas suas propostas foram rejeitadas pelo corpo diretivo. Tivemos que garantir que toda a tecnologia de transmissão, sobreposições, marcas, medidas de segurança, barreiras, meio-fio e escoamento funcionassem e planeássemos adequadamente para isso - além de viabilizar as alterações em apenas 24 horas, com recursos reduzidos.", continuou.

A terceira pista será mais técnica, totalmente diferente novamente em termos de gestão de energia e com o que as equipes podem estar acostumadas ou à espera. Desde o início, nosso objetivo era tornar suas vidas o mais complicadas possível em Berlim, limitando a eficácia de seu trabalho de simulação e lançando estratégias no ar. As configurações dos carros precisarão mudar, a gestão de energia e a regeneração serão completamente diferentes e as equipas terão que pensar nos seus próprios meios" concluiu.

A competição realizou até agora cinco corridas, tendo a última acontecido a 29 de fevereiro em Marrakesh, e é liderado por António Félix da Costa, que tem um avanço de onze pontos na classficação geral pelo Jaguar de Mitch Evans.

CPR: Organização do Rali da Madeira apela ao bom senso dos espectadores

A organização do Rali Vinho da Madeira, cuja edição acontecerá dentro de duas semanas, apelou à contenção dos espectadores, depois de algumas complicações relacionadas com o mesmo no Rali da Calheta, prova a contar para o regional e que contou com alguns concorrentes vindos do CPR, como Armindo Araújo e Ricardo Teodósio, para se prepararam para a prova maior da "Pérola do Atlântico".

Aparentemente, após a prova, surgiu uma foto nas redes sociais que deixava passar a ideia que não tinha havido qualquer distanciamento social, gerando imensa repercussão prejudicial à organização. Esta veio a público desmentir a foto e a apelar, mais uma vez, ao bom comportamento. 

"Apesar de circular nas redes sociais uma fotografia, também, posteriormente publicada nos jornais diários, e onde, existe uma grande concentração de pessoas, aparentemente e ilusoriamente, sem respeito pelo distanciamento social, verificamos que a muito badalada imagem, foi tirada numa perspectiva que não representa a realidade. No local os espetadores estavam dispersos, em patamares e degraus, em varandas a diferentes cotas, respeitando, o distanciamento entre grupos e famílias e grande parte, usando proteção facial.", começa a dizer o comunicado oficial.

"Não vamos afirmar que estava tudo bem, mas há um claro aproveitamento mediático dum local onde se concentrou muito público – em anos anteriores de não pandemia, seria uma excelente imagem, não só pelo número de pessoas, como pelo exemplo da sua colocação – para fazer insinuações de descontrolo das regras sanitárias e daí para comparações, indevidas e inoportunas, de forma a sustentar outro tipo de interesses comerciais.", continuou.

No final do comunicado, ficou o apelo a que os espectadores se comportem de modo cívico para a prova principal.

"Queremos que o Rali Vinho da Madeira seja mais um momento marcante nesta fase de desconfinamento na Região Autónoma da Madeira. Contamos com todos vós, para que numa atitude responsável e de alto sentido cívico, sejamos agentes de saúde publica, contribuindo para debelar esta pandemia do COVID-19 e não colocarmos em causa a realização do Rali Vinho da Madeira 2020.", concluiu.

Noticias: Zanardi sai do coma e vai para reabilitação

Alex Zanardi
saiu do coma e já teve alta do hospital onde esteve internado. O paraciclista e ex-piloto, de 53 anos, foi para uma unidade de reabilitação, onde começará a fazer terapia de recuperação das sequelas do acidente que sofreu no passado dia 19 de junho nos arredores de Siena.

"Nossos profissionais permanecem à disposição dessa pessoa extraordinária e de sua família para as próximas etapas do desenvolvimento clínico, diagnóstico e terapêutico", disse Valtere Giovannini, gerente da empresa que administra o hospital Santa Maria alle Scotte.

O atleta passou mais de um mês em nosso hospital: foi submetido a três cirurgias delicadas e mostrou um caminho de estabilidade de suas condições clínicas e parâmetros vitais que permitiam a redução e suspensão da sedação e a consequente possibilidade de ser transferido para uma instalação para a neuro-reabilitação necessária.”, concluiu.

Zanardi encontrava-se a cumprir a estafeta Obiettivo Tricolore, que visava chamar a atenção dos paraciclistas que se estão a preparar-se para as Paralimpiadas de Tóquio, que vão acontecer no próximo ano. Segundo as informações na altura do acidente, Zanardi tinha perdido o controle da sua bicicleta adaptada, atravessou a estrada no preciso momento em que um camião a atravessava no sentido contrário, atingindo-o. 

Socorrido rapidamente para o hospital, foi operado de urgência para o salvar, e logo depois, submeteu-se a mais duas intervenções cirurgicas, uma delas maxilo-facial, para corrigir os estragos na sua face devido ao choque com o camião.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Youtube Car Presentation: Polestar 2, o elétrico da Volvo

Johnny Smith, o antigo apresentador do Fifth Gear e depois, do canal do Youtube Fully Charged, do Robert Llelwyn, que fala de carros elétricos, decidiu desenvolver o seu próprio canal de automóveis no Youtube. Chamando-o de "Car Prevert", pois é esse o seu apelido, agora anda a rever carros de todos os tipos, e claro, os eletricos não ficam de fora.

Neste video que coloco nesta segunda-feira, o carro escolhido é o Polestar 2, a preparadora da Volvo, e agora a sua marca elétrica.    

domingo, 19 de julho de 2020

Noticias: Haas penalizados

O GP da Hungria logo acabou e começaram as reclamações, protestando desde a Renault que questiona a legalidade do Racing Point, até a investigação pela troca de pneus na volta de apresentação por parte dos pilotos da Haas. Neste último caso, já há uma decisão e os pilotos da equipa americana foram penalizados em dez segundos cada um. Com isso, Kevin Magnussen, nono na corrida, caiu para décimo, trocando com Carlos Sainz Jr. Romain Grosjean caiu de 15º para 16º.

Mesmo assim, a Haas conseguiu o seu primeiro ponto na temporada, sendo agora nono no campeonato, com um ponto.

Horas antes, logo após o final da corrida, o piloto dinamarquês estava animado pela corrida que tinha feito para alcançar o resultado inicial.

"Estou muito feliz. A equipe teve uma ótima decisão antes do início da corrida. Não foi fácil e era arriscado, então me deram a opção e funcionou. O ritmo estava ali para fazer os pneus funcionarem", começou por dizer.

"Eu larguei das boxes e após algumas voltas já estava em terceiro, de volta à corrida. Eu sabia que essa não era uma posição real para nós. Mas me segurei ao máximo ali. Uma hora eu perguntei à equipa onde que eles achavam que eu poderia terminar, e acabei em nono. Eu consegui segurar, abri a vantagem para uma Ferrari [Leclerc], quem poderia imaginar algo assim? Isso mostra que temos um bom carro na corrida, e prova que a equipa fez um ótimo trabalho mesmo com todas as dificuldades que temos na classificação".

Formula 1 2020: Ronda 3, Hungria (Corrida)

Duas corridas na Áustria, agora uma na Hungria. Numa temporada compactada do qual ainda nem sabemos o calendário completo, pois as circunstâncias assim nos obrigam, a corrida húngara acontecia em mais um circuito vazio - e a FOM perde 20 milhões de dólares por cada corrida, um pouco como o Concorda quando voava - o fim de semana chuvoso parecia que iria ser mito emocionante e imprevisível. E a pouco mais de meia hora do inicio da prova, a chuva estava a bater forte e feio nos arredores de Budapeste, colocando tudo em dúvida.  

E isso era assim quando as coisas pareciam ir "bem" para Max Verstappen, pois a caminho da grelha, bateu na barreira de pneus devido ao estado da pista, e foi para o lugar rezando que que os engenheiros pudessem fazer um bom trabalho no seu carro. Lá conseguiram, a custo e a tempo.

Na altura do arranque, a pista começava a secar em alguns sítios, mas quando as luzes se apagaram. Hamilton foi-se embora, enquanto Bottas ficava para trás, engolido pelo pelotão. Leclerc também era engolido pelo pelotão, mas não houve incidentes de maior, numa altura em que no final da primeira volta, Hamilton tinha já um avanço de... cinco segundos. E na volta três, já tinha oito segundo de vantagem para Lance Stroll.

Pouco depois, os pilotos foram trocar de pneus para seco, onde com cuidado, tentavam transitar entre os poços de água. Houve quem tenha feito tudo bem, e outros, como Carlos Sainz Jr e Nicholas Lattifi, as coisas correram mal, com toques a estragar as suas corridas. Ao fim de 15 voltas, passadas as trocas de pneus, Hamilton tinha uma vantagem de dez segundo sobre Max Verstappen e 14 sobre... Kevin Magnussen! Que agora estava a ser pressioando por Lance Stroll, que conseguiu passar.

Nesta altura, o boletim meteorológico dizia que poderia voltar a chover dentro de dez minutos. Na volta 17, Pierre Gasly torna-se no primeiro piloto a retirar-se, vitima de um motor pifado. Na pista, Valtteri Bottas era agora quarto, apanhando Stroll, enquanto atrás, Leclerc era passado por Albon e pressionado por Vettel, pelo... oitavo posto. Na volta 21, Leclerc ia às boxes com um dos pneus com mau aspecto, caindo cada vez mais fundo no pelotão.

A partir daqui, as coisas pareciam ver duas corridas: a de Lewis Hamilton e a dos outros. Isolado a seu ritmo, poderia queixar-se dos pneis que fazia a volta mais rápida na mesma, enquanto Max Verstappen era outro isolado, na sua corrida, na frente de Lance Stroll e Valtteri Bottas, que estavam um atrás do outro, mas sem que o finlandês tentasse a sua chance.

A meio da corrida, na volta 34, Bottas foi às boxes para trocar de novo para médios, contrariando alguns pilotos que metiam duros para a prova. Duas voltas depois, Lance Stroll trocou para duros, caindo para quarto, precisamente numa altura em que alguns pingos de chuva começavam a cair na pista. Hamilton trocou de pneus na volta 37, para colocar médios e arriscando, porque a pista ainda estava transitável.

No resto da corrida, Bottas tentou apanhar Verstappen para ver se chegava ao segundo posto e fazer nova dobradinha da Mercedes na temporada. Mas como não conseguiu, na volta 50, trocou para duros, no sentido de chegar até ao fim, e provavelmente para estar na melhor posição para passar Verstappen mais tarde. Lá se aproximou, mas não foi o suficiente. Na frente, a dez voltas do fim, Hamilton deu uma volta a Vettel, que na altura era... quinto. E ameaçado por Alex Albon, que acabou por o passar perto do final.

E depois de quase duas horas de prova sem grande história, Lewis Hamilton venceu opela 86ª vez na carreira e ainda por cima com "Grand Chelem", ou seja, para além da pole, volta mais rápida e o lugar mais alto do pódio, esteve em primeiro da primeira até à volta final, sem se incomodado. Está a apenas um de igualar Jim Clark nesse número completo. E tudo isto está a mostrar que independemente da situação, estamos a ver um carro e um piloto fora da galáxia há muito, muito tempo. E provavelmente, ficará por algum tempo mais.

Agora, são duas semanas até Silverstone, para a primeira de duas corridas em solo britânico.