Chegamos hoje a aquela que poderá ser a última corrida de Formula 1 na pista de Montemeló, em Barcelona. Depois de 34 anos de serviços à comunidade - até correram em 2020, durante a pandemia - a Formula 1 deixará de organizar ali o seu GP de Espanha, para regressarem a Madrid, onde não correrão em Jarama, mas sim num misto de pista urbana com uma parte construída de raiz, na área industrial da capital espanhola. Resta saber, como disse ontem, se não terá o destino de Valência, porque provavelmente, pode não ser a última vez que veremos corridas ali...
E o dia começava com menos um carro: Lance Stroll não podia correr o Grande Prémio por causa de dores persistentes nos pulsos, aqueles nos quais se tinha lesionado na pré-temporada de 2023, e o piloto da Aston Martin iria ficar de fora, sem substituto porque tudo isso acontecia depois da qualificação. Apenas Fernando Alonso iria alinhar na sua corrida caseira, ou seja, apenas 19 carros na grelha.
Por falar nisso... autódromo cheio para aplaudir os seus ídolos, num dia quente e sem nuvens, e claro, tudo prometia, mesmo numa pista que tinha fama de previsível. Quase todos os pilotos decidiram partir com moles - excepto Tsunoda, que parte com médios. Essencialmente, a coisa seria duas paragens.
A partida não foi assim sensacional. Foi até bem burocrática. Piastri conseguiu ser mais rápido que Norris e ficou com o comando, enquanto Max, depois de passar Norris na travagem para a primeira curva, tentou ficar na frente dos Ferrari e dos Mercedes, e lá conseguiu, pois os pilotos das duas marcas lutavam entre si para saber quem era mais rápido. Demorou um bocadinho, mas Hamilton acabou em quarto, Russell em quinto. E os que estavam atrás, Antonelli saiu de pista depois de ter perdido o duelo com Leclerc.
Nas voltas seguintes, Piastri começou a distanciar-se do pelotão, enquanto pela volta 10, Tsunoda foi às boxes para meter... moles Esses médios não duraram muito, pelos vistos. Ao contrário, por esta altura, Nico Hulkenberg e Oliver Bearman meteram médios. Nessa altura, Leclerc passou Hamilton, porque ele tinha mais ritmo que o britânico. Pouco depois, Max passou Norris para ser segundo, enquanto estes pneus estavam a aguentar. Pouco depois, Norris voltava ao segundo posto, enquanto Liam Lawson passasse o Sauber de Gabriel Bortoleto.
Max foi às boxes na 15ª volta, voltando a calçar moles, caindo para sexto, e começou a recuperar algumas posições. Duas voltas depois, era a altura de Hamilton, para calçar médios, saindo para a pista em nono a e a ser assediado por... Bortoleto. Leclerc foi às boxes na volta 18, também com médios, enquanto Max continua a sua ascensão, passando Antonelli e indo atrás de Russell, que o apanhou na volta 19.
Na volta 25, Piastri foi às boxes, colocando médios, deixando a liderança para Max, enquanto atrás, Liam Lawson tentou passar Alex Albon e acabou com a asa frontal do tailandês quebrada e acabou por ir às boxes, com 10 segundos de penalização. Uma daquelas tardes onde não é nada bom sair de casa... a sua retirada foi uma espécie de golpe de misericórdia.
Na frente, com os moles, Max começava a perder segundos para os McLaren, à medida que os seus pneus começavam a perder eficácia. Na volta 29, foi às boxes uma terceira vez, regressando em quarto, depois dos McLaren e o Ferrari de Charles Leclerc, entrando na frente de Hamilton. Agora, Piastri tem 4,7 segundos de vantagem sobre Norris, e a ver se aqueles pneus serão mais eficazes. Afinal de contas, estamos na janela de abertura para uma segunda paragem para colocar médios.
Quanto aos espanhóis... pela metade da corrida, se Alonso espera que Ollie Bearman e Liam Lawson colidam para ficar com um pontinho, já Carlos Sainz Jr acaba de ser ultrapassado por Gabriel Bortoleto para ser... 13º, atrás do seu compatriota. Tudo isso enquanto Max passava Leclerc para ser terceiro.
Nesta altura, o grande dilema era: parar ou não parar? Os sete primeiros tinham de parar, mas quem tinha os pneus mais frescos eram os de... Max! Ele puxava - na altura, era o piloto mais rápido na pista -para apanhar os McLarens, mas não se sabia bem ele esses pneus aguentariam até ao final, ou não.
Na volta 41, Leclerc parou, metendo médios, e caindo para sexto. Russell vinha na volta a seguir, com moles para ele. Tudo isto enquanto Piastri começou a acelerar, conseguindo uma vantagem de 3,1 segundos sobre Norris. Ou por outras palavras: poupou pneus e "fez sonhar" o seu companheiro de equipa.
Hamilton e Hulkenberg foram às boxes na volta 47, Max na seguinte, colocando moles, e na 49, Norris. Todos colocaram moles, com o piloto da McLaren a ficar cerca de dois segundos na frente do piloto da Red Bull. Piastri foi na volta 50, regressando à pista com quatro segundos de vantagem sobre Norris, que já era assediado por Max!
Contudo, na volta 55, Antonelli vai para a gravilha com problemas com o seu carro e terminava mais cedo a sua corrida. Pelotão junto, pilotos a irem às boxes para colocar pneus novos - ou nem por isso - e o mais surpreso é que Max calçava duros! Questionado sobre o que aconteceu, das boxes disseram que não tinham outra chance. Em contraste, Leclerc, o quarto, tinha moles novos.

A corrida retomou na volta 61, para cinco voltas de verdadeiro "sprint". E ali, Max perdeu a sua traseira por momentos, permitindo que Lelcerc o apanhasse e o passasse e o passasse. Atrás, George Russell queria tentar passar dos carros ao mesmo tempo, mas acabou a estar mesmo na traseira do piloto da Red Bull, fazendo que ele fosse pela escapatória. Julgando que tinha sido Leclerc, reclamou que ele o deixasse passar, mas quando das boxes lhe disseram que tinha de deixar passar Russell... não foi muito desportivo. Um toque, sem grandes consequências nos carros, mas claro... os que assistiam na pista e na televisão, não acharam graça alguma.
Mas enquanto todos assistiam a isso, na frente, os McLaren, tranquilos, cruzavam a meta nas duas primeiras posições, com Piastri na frente de Norris, dando mais uma dobradinha para a equipa de Woking. Atrás, de modo bem meritório, depois de Russell, quarto, e Max, quinto, Nico Hulkenberg, com uma boa estratégia, passava Lewis Hamilton e era sexto classificado. E a fechar os lugares pontuáveis, estava Fernando Alonso, conseguindo o seu primeiro ponto do ano.
Pouco depois, os comissários analisaram os lances polémicos das voltas finais e decidiram que Max tinha de ser penalizado, caindo para o décimo posto final. Para piorar as coisas, em termos de suspensão na "carta", agora tem dez pontos, e está num limite onde, se armar em engraçadinho até ao Red Bull Ring... verá a corrida nas boxes, à civil.
E assim foi a corrida espanhola. Em 2026 será, em principio, em Madrid. Em principio, esta foi a última corrida nesta pista. Não deixará saudades em muita gente, afinal de contas foram quase 34 anos de presença contínua, mas sabe-se-lá que coelho se pode tirar da cartola.