quarta-feira, 4 de junho de 2025

Endurance: Ferrari não acredita que sejam os favoritos para Le Mans


A Ferrari acredita que os seus rivais Hypercar estarão sob maior pressão nas 24 Horas de Le Mans de 2025. A pouco mais de semana e meia para mais uma edição da clássica da Endurance, a marca de Maranello, que triunfou nas últimas duas edições, a equipa italiana busca a terceira vitória consecutiva com o seu modelo 499P.

Contudo, apesar de uma temporada dominante, com vitórias no Qatar, Imola e Spa, o gestor de desempenho e regulamentos da Ferrari, Mauro Barbieri, insiste que eles estão apenas «entre» os favoritos — e não os favoritos absolutos — devido à natureza imprevisível de Le Mans.

Honestamente, se olharmos para os principais concorrentes, a Porsche e a Toyota, mas a BMW e a Alpine deram passos desde o ano passado”, começou por afirmar Barbieri, citado pelo site sportscar365.com.  

A Cadillac é sempre um pouco inconsistente, digamos, mas quando tem ritmo, é forte. Não acho que possamos dizer que somos os favoritos. Estamos entre o grupo dos favoritos. Le Mans é único; há tantas coisas que podem acontecer antes ou durante a corrida. Você pode começar como ‘underdog’ e vencer ou pode começar como favorito e não estar em lugar nenhum no domingo de manhã. É claro que não vamos nos conter e vamos dar o nosso melhor para conseguir a terceira vitória consecutiva.”, continuou.

Para nós, seria um sonho conquistar a terceira vitória, mas para alguns dos nossos concorrentes é mais uma obsessão vencer este ano. Com essa positividade, vivemos o sonho de tentar alcançar outro resultado histórico para uma marca como a Ferrari, o que nos dará uma motivação extra. Mas acho que a pressão é maior sobre os outros.”, observou.


A cada corrida, temos compreendido os fatores que nos levaram a não utilizar os pneus da melhor forma”, começou por afirmar. “Com o estilo de condução e as soluções de afinação, provavelmente estamos agora em melhor posição para gerir os pneus ao longo de vários ‘stints’. Se olharmos para a primeira temporada em 2023, a gestão das corridas melhorou bastante dentro da equipa, pelo menos na minha perspetiva. Os pilotos e os engenheiros trocaram feedback para tentar melhorar o pacote completo e conseguimos um equilíbrio mais consistente ao longo do ‘stint’ e uma melhor utilização dos pneus. Essas duas coisas juntas melhoraram a nossa capacidade de corrida, digamos assim.”, concluiu.

As 24 Horas de Le Mans acontecem no fim de semana de 14 e 15 de junho, na pista francesa.

Sem comentários: