sábado, 13 de fevereiro de 2021

Youtube Formula One Classic: Este homem, McLaren

Hoje, recua-se a 1969, para mostrar algo que poderemos chamar de raridade: um programa de televisão sobre automobilismo. E fala-se sobre a história de um neozelandês de sucesso, Bruce McLaren, que era piloto e construtor ao mesmo tempo, sendo bem sucedido quer na Formula 1, quer na Can-Am e com olho para a IndyCar. 

Neste programa, de seu nome "Wheelhouse", fala-se do piloto, da marca, da fábrica e dos que trabalham. Está a preto e branco, sem legendas, mas é raro por se ver o homem no seu auge, a levar às suas costas uma marca rumo ao seu canto na história do automobilismo. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Noticias: Alonso operado, espera-se recuperação total


Fernando Alonso foi esta manhã submetido a uma cirurgia ao maxilar, depois do acidente sofrido ontem na zona de Lugano, na Suíça, enquanto treinava de bicicleta com vista à nova temporada. Exames feitos no hospital detetaram-lhe uma fratura maxilo-facial e foi logo submetido a cirurgia.

Apesar de bem sucedida e os médicos garantirem-lhe uma recuperação total a tempo de participar nos testes colectivos do Bahrein, no mês que vêm, ele terá de continuar sob observação nas próximas quarenta e oito horas, devendo posteriormente receber alta, e em casa, terá de manter repouso absoluto durante alguns dias para fazer estar totalmente restabelecido.

Apesar do atraso que este incidente lhe provocará no seu plano de preparação física, a Alpine está confiante de que o seu piloto estará pronto para os testes de pré-temporada. ”Esperamos que ele esteja completamente operacional para assumir a preparação da época”, pode-se ler no comunicado emanado pela equipa francesa.

WRC: Conhecida a lista de inscritos para o Rali do Ártico


O Rali do Ártico terá 56 pilotos inscritos para a prova, dos quais 13 são WRC, 39 Rally2 (ou R5). A prova, que acontecerá no final do mês, terá algumas novidades, nomeadamente os regressos de gente como Esapekka Lappi, que corre com um Volkswagen Polo GTI R5, Johan Kristofferson, que regressa ao WRC pela sexta vez, depois de ter realizado quatro ralis da Suécia e um da Finlândia. 

Também o Campeão do DTM, Mattias Ekstrom, retorna ao WRC, a bordo de um Skoda Fabia R5, onde já não corria há largos anos. Tinha feito o Rali da Alemanha de 2006, mas depois disso fez alguns ralis, em 2019 e 2020, para além do Dakar.

Jari Huttunen e Ole Christian Veiby estão inscritos no WRC2 com carros da Hyundai Motorsport N, enquanto o veterano checo Martin Prokop está inscrito na mesma classe com um Ford Fiesta R5 da M-Sport.

O Rali do Ártico acontecerá entre os dias 26 e 28 de fevereiro, com a realização de dez especiais classificativas.

Sobre um dia especial


O calendário passa veloz, sem dúvida - não agora, que andamos todos confinados e a contar os dias até que saiamos desta situação - mas hoje não queria passar despercebido, porque faz hoje anos que este canto começou a dar sinal de vida. Pensas - pelo menos, quando começaste isto - que a ideia era dar nas vistas, com os meus conhecimentos de automobilismo e dar noticias sobre ela. E resultou. Mas as coisas foram mais distantes que imaginava, e ao longo de todo este tempo - e este poster não foi inocente - é ver o tempo que dediquei, todos os dias desde aquele distante 12 de fevereiro de 2007, neste canto, sozinho, é certo. Porque afinal, isto sempre foi um "one man show", com os seus dias bons e maus, sendo o mais profissional possível, escrevendo coisas minhas, falando de atualidade e história, e também as moinhas opiniões e desabafos.

Em suma, é o trabalho de uma vida. 

E esse trabalho, sempre feito sem falhar - excetuando alguns momentos aqui e ali, especialmente nestes tempos de pandemia, onde fui forçado a abrandar o ritmo por falta de noticias relevantes - deu para me ver num mundo lá fora, onde sei que sou admirado, reconhecido e ouvido, apenas porque gosto do que faço. Tive aspirações que nunca consegui fazer - o site é um amargo de boca que nunca consegui alcançar - mas fiz outras coisas que gostei de fazer, graças aos meus conhecimentos. Escrever para revistas e outros meios de comunicação social foi um bom objetivo - afinal de contas, foi para isso que estudei - mas agora neste momento, ao chegar à meia idade, começo a ver isto mais como o meu "pet project" do qual e a base para outras coisas que ando a fazer no futuro. E provavelmente, a base para afinar a minha escrita, desejando passar para papel as aspirações próprias de um homem maduro, do qual espero conseguir a oportunidade que almejo. 

Portanto, para ser sincero, parabéns ao blog por existir e por ter alguém dedicado a ela. Sei perfeitamente que 95 por cento dos que iniciaram nessa altura devem estar agora abandonados ou extintos. Este começa a ser um resistente, uma ave rara.

Obrigado a todos e agora, começa o 15ª ano da sua existência, sempre a informar, a entreter e a contar coisas que se calhar, vocês não sabiam.  

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Noticias: Fernando Alonso sofreu acidente de estrada e pode ser operado


O espanhol Fernando Alonso sofreu esta quinta-feira um acidente quando treinava na Suiça. O piloto de 39 anos estava a andar de bicicleta nos arredores de Lugano, na fronteira com a Itália, quando foi atingido por um automóvel. De acordo com o jornalista Andrew Benson, da BBC, os exames iniciais indicam que ele sofreu uma suspeita de fratura na mandibula, para além de escoriações na face e alguns dentes partidos. Contudo, está consciente. 

A Alpine F1 Team pode confirmar que Fernando Alonso se envolveu em um acidente de viação enquanto andava de bicicleta na Suíça”, disse a equipa francesa no seu comunicado oficial. “Fernando está consciente e bem de saúde e aguarda novos exames médicos amanhã de manhã”.

Alonso está fora da Formula 1 desde o final de 2018, quando acabou por correr na McLaren. Desde então, tem andado em competições que vão desde as 500 Milhas de Indianápolis até ao Rally Dakar, passando pelas 24 Horas de Le Mans, onde triunfou por duas vezes. Este ano, irá regressar à Formula 1 ao serviço da Renault, que este ano se rebatizou como Alpine.

Youtube Motoring Video: Que tipo de piloto é Tatiana Calderon?

Josh Revell está de volta e no video de hoje, o assunto é pertinente. Afinal de contas, ele fala de uma das raras mulheres pilotos que andam por aí, a colombiana Tatiana Calderon, e ele pergunta se tem estofo para a Formula 1. Provavelmente não, mas a sua longa carreira nos monolugares - começou muito cedo nos Estados Unidos - mostrou que aqui e ali, tem ritmo para andar com os rapazes, mas os resultados são muito inferiores aos mostrados. Apesar de hoje em dia ser piloto de testes sa Sauber Alfa Romeo, creio que as suas experiências na categoria máxima do automobilismo não passarão de testes esporádicos.

Mas mesmo assim, vale a pena ver o video, para tirar as vossas conclusões. 

Noticias: Conselho Mundial da FIA anuncia as suas decisões


Corridas de sprint mais perto de acontecer, congelamento de motores em 2022 e novos motores provavelmente em 2025 ou 2026, a queda dos 200 milhões de dólares de caução para as novas equipas, e a possibilidade do regresso do GP de Portugal na data que está por agora vaga, foram algumas das decisões tomadas hoje no Conselho Mundial da FIA.

No caso do congelamento dos motores, a decisão foi ao encontro daquilo que a Red Bull desejava para se manter em competição com os motores Honda. Depois da saída anunciada do construtor japonês, no ano passado, a única solução para a equipa austríaca se manter competitiva até a chegada dos novos regulamentos para os motores era comprar os direitos intelectuais da unidade motriz e mantê-la na sua posse até 2025.

No campo das corridas sprint, que aconteceriam nas tarde de sábado, e o resultado serviria para definir a grelha de partida para as corridas de domingo, as equipas mostraram-se abertas à ideia e solicitaram mais tempo para analisar os detalhes, logo, ainda não há uma "luz verde" formal. Também foram discutidos tetos salariais e orçamentais para os próximos anos, mas nada foi ainda decidido.


Quanto à possibilidade da vaga que deverá ser preenchida a 2 de maio, o candidato principal é o GP de Portugal, em Portimão. As equipas concordaram com a sua presença, mas falta o fundamental, que é a assinatura do contrato entre o promotor e a organização. E para isso acontecer, falta um elemento essencial, que é o público. 

O grupo foi atualizado quanto à [questão da] vaga por preencher no calendário de 2021. É intenção da Fórmula 1 preencher a posição com uma corrida em Portimão, em Portugal, nas datas já previstas no calendário. O acordo final ainda está sujeito a contrato com o promotor.", começa por se ler na declaração oficial.

"Robustos protocolos Covid-19 permitiram que a Fórmula 1 realizasse 17 eventos em 2020 e permitir-nos-ão voltar a realizar um Mundial em 2021. Embora a mudança das circunstâncias possa exigir flexibilidade, a FIA e a Fórmula 1 estão a trabalhar a todos os níveis desde o governo até à organização local para assegurar que o calendário avance como planeado”, concluiu.

Por fim, a parte dos motores. Com todos concordando que em 2025 terá de haver novo tipo de motores, mas muito se discute sobre o tipo de propulsão que poderão ter, e isso inclui os motores elétricos ou a hidrogénio.

Dias antes, Zak Brown, o responsável da McLaren, discutia sobre esse tema. 

Todos ainda estão a debater. Ainda não foram tomadas decisões, mas várias opções estão em cima da mesa. É elétrico? É alguma forma de híbrido? Será mesmo a hidrogénio? O que me sinto confortável é que a Formula 1 continuará a desenvolver-se, seja qual for a forma como o mundo se desenvolva. Basicamente, sinto-me bem com o facto de a Fórmula 1 continuar a evoluir, seja qual for o caminho do mundo. Não me preocupa se a Formula 1 estará desatualizada dentro de dez anos. A Formula 1 move-se sempre com os tempos”.

Noticias: Termas de Rio Hondo poderão estar recuperadas em menos de seis meses


A organização do circuito de Termas de Rio Hondo anunciou hoje que o edifício das boxes voltará a ser como era dantes em cinco meses. Isto, alguns dias depois do violento incêndio que o destruiu. As obras começaram na segunda-feira, 48 horas depois do fogo, e a organização já falou com as autoridades da região de Santiago del Estero para ajudar no orçamento e materiais para fazer com que tudo esteja feito em pelo menos cinco meses.

Dentro do mal que nos aconteceu, a parte boa é que já arregaçamos as mangas. O plano é ter o projeto pronto em fevereiro e terminar a construção em cinco meses. Estaremos prontos para outubro ou novembro ”, disse Orlando Terranova, CEO do Grupo OSD.

Vamos colaborar com todas as obras de recuperação e remodelação do autódromo, desde que não impliquem custos para o governo... faremos todos os esforços para ter tudo concluído na data indicada”, disse José Luis Jensen, chefe do Câmara de Comércio de Santiago de Estero, local onde se situa o circuito de Termas de Rio Hondo.

O circuito, que aloja a ronda argentina da MotoGP, sofreu um grave incêndio no passado sábado, que destruiu completamente o edifício onde se albergam as boxes, bem como a sala de imprensa e os camarotes VIP.  

Formula E: Carros da "Gen3" terão mais 40 por cento de potência


Os novos lugares da Formula E, que aparecerão dentro de duas temporadas, serão 40 por cento mais potentes que atualmente, afirmou hoje Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance. No dia em que a marca se comprometeu em participar na nova fase da competição, entre 2022 e 2026, afirmou que os Gen3 serão mais leves e resistentes, com potências até aos 350 kW na configuração de qualificação e aos 300 kW na de corrida para cada um dos seus eixos, ficando no final com 600 a 700 kW, que serão guardados num sistema de recuperação de energia desenvolvido pelas equipas, para além do software e da própria unidade de potência.

De acordo com o responsável da marca francesa, isto irá permitir desenvolver tecnologia para ser aplicada nos carros de estrada, nomeadamente as recargas super-velozes, que durem menos de um minuto. 

Na DS Automobiles, há uma estreita ligação entre os desenvolvimentos na Fórmula E e a eletrificação. Aprendemos muito com o desenvolvimento da primeira geração da Fórmula E e o sucesso tem surgido no final desse percurso, pois conquistamos todos os títulos desde a introdução da‘Gen2’. Com o novo carro, a Fórmula E irá subir mais um degrau da escada em termos de performance, ao mesmo tempo que devemos observar a possibilidade de instituir as recargas super-rápidas.”, comentou.

A DS espera que com a Gen3, eles continuem a estar na crista da onda em termos de vitórias e campeonatos, eles que conquistaram todas as competições desde o inicio da Gen2, as duas primeiras temporadas com o francês Jean-Eric Vergne e a última com o português António Félix da Costa

Noticias: GP de Espanha com 50 por cento de espectadores


A organização do GP de Espanha anunciou hoje que abrirá as bancadas a 50 por cento da sua capacidade, e os bilhetes terão 50 por cento de desconto. Com a corrida marcada para o dia 9 de maio, em principio uma semana depois do eventual GP de Portugal, em Portimão, os bilhetes serão colocados à venda na semana que vêm e tentarão evitar aquilo que aconteceu na edição de 2020, onde a corrida foi adiada até agosto e não teve espectadores.

As pessoas querem regressar à normalidade e por isso decidimos abrir as bancadas com garantias de segurança”, disse o responsável máximo do circuito de Montmeló, Josep Lluis Santamaria, ao jornal local Diario Sport.

Muitas medidas terão também de ser tomadas no que diz respeito ao acesso e estacionamento. Resta ver como as restrições de mobilidade afetarão a Europa, mas em caso de cancelamento, o reembolso do dinheiro será acelerado ao máximo”.

Para além disso, Santamaria afirmou que andam em negociações com a Liberty Media acerca da renovação do Grande Prémio por mais cinco temporadas.

Estamos a apostar num contrato a longo prazo, de cinco anos. Não podemos continuar com os grandes investimentos futuros necessários para a Fórmula 1, com contratos de um ano que não dão qualquer garantia de continuidade”, disse.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Button: "Motores a combustão serão inúteis”


Jenson Button
, o campeão do mundo de Formula 1 de 2009, já afirma que os motores à combustão tem os dias contados. Numa entrevista à BBC, Button começou por explicar a sua participação na Extreme E Series com a sua própria equipa, a par de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, está a atrair grandes nomes do desporto motorizado: “O Nico e o Lewis já têm as suas equipas e agora comigo, somos três campeões do mundo, sendo um deles o atual. Para além deles, campeões de ralis, do rallycross e do Dakar também vão participar”, começou por afirmar.

O piloto britânico, de 41 anos, e que em 2021 se tornou conselheiro da Williams, equipa onde se estreou na Formula 1 no ano 2000, também afirmou a razão pelo qual acontecerão grandes mudanças nos sistemas de propulsão, e os carros eletricos serão o futuro. 

Os carros normais, que funcionam com gasolina, vão ficar obsoletos. E com isso, a Fórmula 1 com motores de combustão interna também será inútil. O futuro passa pela eletrificação de qualquer desporto motorizado. Quando carregas no acelerador [de um carro elétrico] todos os teus pensamentos de um motor V8 escapam, porque o sentimento dentro de um carro elétrico é diferente”, comentou.

WRC: Yves Matton acredita que um construtor aparecerá em breve


Yves Matton
acredita que haverá novo construtor no WRC até 2026. O Diretor de Ralis da FIA acha que, para além da Hyundai, Toyota e Ford, um quarto construtor irá abrilhantar as classificativas mundiais na nova classe Rally1, e nisso, ele está confiante. 

Creio que no final do próximo ciclo de homologação poderemos ter mais um fabricante. Já existiram algumas possibilidades anteriormente, mas a Covid-19 não nos está a ajudar a tentar fazer lobby para tentar convencer alguns fabricantes a aderir. Mas acredito que somos capazes de atrair alguns fabricantes, ainda que não já para 2022”, disse.

Claro, não será já na próxima temporada, porque tal anuncio já teria sido feito há muito e os testes já estariam a acontecer. E para piorar as coisas, os rumores de que dos três construtores presentes, apenas dois estão a aplicar-se para o novo "Rally1" e os atrasos da Hyundai para aprovar o projeto podem não estar a augurar grandes perspetivas de futuro por causa da motorização híbrida. 

E quanto a potenciais construtores? Por agora, nada em concreto. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Youtube Motoring Video: A defesa de Fuji

O Josh Revell faz frequentemente videos no seu canal do Youtube sobre variados assuntos automobilísticos, e o seu mais recente têm a ver com a sua defesa apaixonada do circuito de Fuji, no Japão, que para ele, deveria regressar à Formula 1, depois de passagens entre 1976 e 77, e entre 2007 e 2008.

Percebo que Fuji tem as suas vantagens em relação a Suzuka, mas há ali alguns problemas, que da minha parte são um grande contra - ali, o tempo está frequentemente mau, porque acontece no inicio do outono, uma temporada de tufões, e a temperatura é mais baixa que em Suzuka, que é no centro do país, ao pé de Osaka.

Mas mesmo assim, vale a pena ver o video e tirar as vossas próprias conclusões. 

Noticias: Proposta de corridas "sprint" irá a votação na quinta-feira


A proposta das corridas "sprint" irá a votação no Conselho Mundial da FIA na quinta-feira para saber se será ou não aprovado ainda para a temporada de 2021. A acontecer, já foram colocados de lado três provas onde o formato será testado: Canadá, Itália e Brasil. 

Esta solução vem de encontro à vontade da Formula 1 em alterar o seu formato, tornando-o mais dinâmico e apelativo às novas gerações, ao mesmo tempo que coloca um novo desafio aos pilotos e equipas. A ideia é fazer dos treinos livres de sexta-feira sessões de qualificação dessas provas, que aconteceriam no sábado. 

Ali, essa corrida de "sprint" teria um terço da distância, daria pontos aos oito primeiros e o resultado definiria a grelha para domingo. No final, essa proposta faria com que os espectadores aumentassem o interesse pelas sessões de sexta-feira, beneficiando os promotores e a própria competição. Resta saber se isso tem aprovação geral... ou não.

Youtube Rally Classic: Top Gear no Rally RAC, 1992

De quando em quando, aparecem uns tesouros que poucos poderiam acreditar, mas existem. O meu tesouro de hoje é lembrar como era o Top Gear antes daqueles três aparecerem. Aliás, historicamente, o programa existe desde 1977, e era como os outros: testava carros, fazia comparativos e até se ocupava de desporto, como nesta edição de 1992 do Rally RAC, um dos mais prestigiosos da altura.

Aqui, podemos ver um jovem Jeremy Clarkson, já a ter os seus "maus hábitos", acompanhado de Tiff Needell, ex-piloto que foi tentar a sua sorte nos ralis - pilotou um Ford Sierra de Grupo N - e outro apresentador, Tony Mason, que esteve a acompanhar a prova, porque tinha três candidatos ao título: o francês Didier Auriol, o finlandês Juha Kankkunen e o espanhol Carlos Sainz. No final, foi o Sainz sénior a levar a melhor, triunfando na prova e ficando com o título mundial, ao serviço da Toyota.

Mas também é uma boa ocasião para ver em ação Colin McRae, a bordo do Subary Legacy, o antecessor do Impreza, que só aparecerá no ano seguinte. Em suma, meia hora para ver como era o programa muito antes de se tornar naquilo que foi. 

Rumor do dia: Pode haver GP de Portugal em 2021


Os sites portugueses autosport.pt e sportmotores.com avançam esta tarde com a noticia de que o GP de Portugal de 2021 irá avançar a 2 de maio. Ali se fala que a FOM e a ParkAlgar, dona do Autódromo de Portimão, chegaram a um acordo e a prova acontecerá na data que inicialmente estava prevista para o GP do Vietname. 

Apesar de haver luz verde da parte de todos, incluindo do governo, o grande problema tinha a ver com a situação pandémica no nosso país, que estava fora de controlo há três semanas, com mais de 15 mil casos por dia. Contudo, com um confinamento geral a resultar - hoje foram pouco mais de 2500 casos, muito abaixo do pico - e com a cada vez maus alargada campanha de vacinação - o objetivo do governo é alcançar a imunidade de grupo, 70 por cento, no final do verão deste ano - é provável que haja um desconfinamento no inicio de março, aliado ao bom tempo que acontecerá gradualmente com a chegada da primavera.

Assim sendo, todas as partes chegaram ao acordo de que o evento deverá ter público nas bacadas, de forma muito limitada - menos que os 45 mil que acolheu em outubro do ano passado - e esse era o "ponto de honra" de todas as partes para a realização da prova. Um anuncio nesse sentido poderá acontecer dentro de semana e meia.

Veremos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Formula E: Corridas na Arábia Saudita de portas fechadas


A jornada dupla de Ad Diriyah, jornada inaugural do Mundial de Formula E, acontecerão com restrições no número de pessoas nas bancadas e com fronteiras fechadas aos estrangeiros, anunciou hoje a organização da prova. Mesmo com algumas exceções concordadas entre a organização e a competição, essencialmente, com o governo local a proíbir a entrada de cidadãos de mais de vinte países, incluindo o Reino Unido, por exemplo, a prova terá restrições no campo das pessoas que poderão ver ao vivo.

O promotor das corridas em Diriyah, Carlo Boutagy, contou para o site The Race o que foi feito para que as coisas pudessem ocorrer sob rodas, apesar das restrições. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com o governo, o reino, o Ministério da Saúde, o Ministério dos Desportos e a ASN para tentar oferecer um ambiente seguro e um evento seguro”.

Estamos tentando trazer o conhecimento que temos dos eventos anteriores que fizemos como a Fórmula E em Berlim e em Valência, com cem por cento de sucesso e nenhum caso de COVID. Estamos tentando trazer essa experiência da Fórmula E para o reino árabe e trabalhando em estreita colaboração com eles”, contou.

Por conta da pandemia, apenas parceiros VIP e convidados corporativos estarão aptos para comparecerem às corridas. O centro de hospitalidade da Fórmula E, Emotion Club, estará a funcionar ao longo dos dois dias de provas. “A única coisa que perdemos foram os titulares de ingressos nas bancadas, que tínhamos direito a 7.500 em vez dos 20 mil ou 30 mil que normalmente temos”, disse Boutagy. “Duas mil pessoas poderão assisti-lo ao vivo no local, e o restante terá que assistir na Saudi Arabia Sports [KSA Sports], que é nossa nova emissora”.

Comentando sobre os desafios de organizar os eventos com a recente evolução da pandemia, o aumento dos casos na Arábia Saudita e as proibições de viagens, Boutagy disse que “não é nada que está em nossas mãos. Estamos vendo a situação em que estamos e, infelizmente, os casos estão aumentando. Não está em nosso poder. Eles [a população da Arábia Saudita] fizeram um trabalho fantástico até agora. [A proibição de viagens] foi algo que o Ministério da Saúde e o governo decidiram juntos, apenas por segurança”.

O Mundial de Formula E começa no último fim de semana de fevereiro.

Noticias: Hamilton renovou com a Mercedes


Acabou a novela. A Mercedes e Lewis Hamilton anunciaram que renovaram o contrato pra a temporada de 2021, depois de meses de indecisão devido a, aparentemente, indecisões quanto à duração do contrato e as suas condições. Apesar de não ter sido divulgada a duração, ou as suas condições, fala-se que terá um ano, com mais um de opção, e terá palavra na escolha do seu companheiro de equipa, que poderá vetar gente como, por exemplo, George Russell. E fala-se que o acordo custará aos cofres da marca de Estugarda 40 milhões de euros por temporada.

Estou animado por entrar na minha nona temporada com meus companheiros da Mercedes", disse Hamilton no comunicado oficial. "A nossa equipa conquistou coisas incríveis juntos e estamos ansiosos para construir mais sucessos, enquanto procuramos melhorar continuamente, tanto dentro como fora da pista.", continuou.

Estou igualmente determinado a continuar a jornada que começamos para tornar o automobilismo mais diversificado para as gerações futuras e estou grato que a Mercedes tem apoiado muito o meu apelo para resolver este problema. Tenho orgulho de dizer que estamos levando esse esforço ainda mais este ano, lançando uma fundação dedicada à diversidade e inclusão no desporto. Estou inspirado por tudo o que podemos construir juntos e mal posso esperar para voltar às pistas em março.”, finalizou.

Sempre estivemos alinhados com Lewis e sabíamos que [iriamos] continuar, mas o ano muito incomum que tivemos em 2020 significou que demorou algum tempo para terminar o processo”, começou por dizer Toto Wolff.

"Juntos, decidimos estender o relacionamento desportivo por mais uma temporada e iniciar um projeto de longo prazo para dar o próximo passo em nosso compromisso comum com uma maior diversidade dentro do nosso desporto. O recorde competitivo de Lewis está ao lado do melhor que o mundo do automobilismo já viu, e ele é um embaixador valioso para nossa marca e nossos parceiros. A história de Mercedes e Lewis foi incluída nos livros de história de nosso desporto nas últimas oito temporadas, e estamos ansiosos para competir e adicionar mais capítulos a ela.", concluiu.

O chassis W12 terá a sua estreia a 2 de março, três semanas antes do começo do mundial, a 28 do mesmo mês, no Bahrein.

Endurance: Peugeot anunciou os seus pilotos para o WEC


A Peugeot anunciou esta manhã quem serão os pilotos que farão a sua estreia na Endurance, em 2022. A lista integra os dinamarqueses Kevin Magnussen e Mikkel Jensen, os franceses Jean-Eric Vergne e Loic Duval, o escocês Paul di Resta e o americano Gustavo Menezes. Para piloto de reserva e de simulador, ficou o britânico James Rossiter.

Segundo a marca do leão, para serem selecionados e escolhidos, estes sete pilotos foram sobretudo avaliados por critérios de desempenho em eventos do WEC, mas também das categorias ELMS e IMSA. 

Olhámos para todos os campeonatos de resistência dos últimos 5 anos”, comentou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “O resultado ‘bruto’ em corrida não foi o elemento essencial, sendo que também estudámos a velocidade, a consistência e fiabilidade de um grande número de condutores. Queríamos uma composição que se complementasse e que fosse eclética, misturando jovens talentos e pilotos experientes, mas também pilotos conhecidos pelas suas qualidades de desenvolvimento, em especial na vertente da hibridização.”, concluiu.

É essencial existir um vínculo entre todos os protagonistas do projeto”, insiste Jean-Marc Finot, Diretor do Programa. “Para além da performance, colocámos, aquando dos nossos critérios de seleção e durante as entrevistas que realizámos, muita ênfase nos vínculos entre cada um, no seu estado de espírito – na sua capacidade de trabalhar em conjunto, de união, de estímulo e na capacidade de puxar pela equipa. Esse fator humano é essencial nas provas de ‘endurance’. Também foi essencial que nos demonstrassem as suas motivações, ao assumir este compromisso como uma prioridade e não apenas como uma simples etapa nas suas carreiras.

Os sete pilotos irão colaborar o projeto entre os seus compromissos na Endurance, desenvolvendo o novo carro até à sua apresentação oficial e os primeiros testes, no final deste ano. 

domingo, 7 de fevereiro de 2021

A imagem do dia


Uma corrida pirata, numa era em que a Formula 1 esteve muito perto de se dividir. Há precisamente 40 anos, a 7 de fevereiro de 1981, em Kyalami, na África do Sul, 18 pilotos (e uma mulher) alinharam para uma corrida que não existe, oficialmente. 

Nesta altura, a FISA, liderada pelo francês Jean-Marie Balestre, estava em guerra aberta com a FOCA, a Associação de Construtores da Formula 1, liderada pelo patrão da Brabham, Bernie Ecclestone. Balestre tinha sido eleito em 1978, e Ecclestone também chegou ao poder da associação no final desse mesmo ano, e ele conseguiu quase logo o seu primeiro golpe de génio, ao conseguir fazer um acordo de transmissões televisivas que daria aos construtores um milhão de dólares por temporada. Numa altura em que a Willians ou a Brabham eram campeãs com um orçamento de cinco milhões, era um feito...

Mas desde logo, em meados de 1979, ambas as personalidades entraram logo em conflito. Ambos eram arrogantes e tinham uma postura ditatorial, e começaram a colidir por causa das saias laterais, que a FISA pretendia bani-las, mas a FOCA não estava interessada. Mas pior do que isso, essa tensão se acumulou até ao GP do Mónaco de 1980, onde a FISA obrigou os pilotos a participarem em conferencias de imprensa, sob pena de uma multa de 5000 dólares. As equipas não obedeceram, e Baleste decidiu retirar as licenças de piloto, precipitando as coisas. Por causa disso, o GP de Espanha não era para ter seguido adiante, mas as autoridades locais forçaram a barra, reinstalaram os pilotos banidos - entre eles Alan Jones e Jacques Laffite - e as equipas foram correr, exceto os de fábrica: Ferrari, Alfa Romeo e Renault. 

Alan Jones ganhou, mas a corrida, como sabem, não contou. Foi uma "prova pirata" 

No final do ano, a FOCA decidiu que iria criar o seu próprio campeonato. E o calendário estava cheio de corridas americanas, entre elas, provas em Nova Iorque, Long Beach, Miami e Las Vegas, porque Ecclestone estava na altura obcecado com o levar da Formula 1 ao continente americano. Mas a primeira corrida do ano iria ser em Kyalami, na África do Sul, porque nesses tempos, a Formula 1 já era praticamente a única modalidade a furar o boicote desportivo por causa do regime do "apartheid". 

Nesse 7 de fevereiro, cerca de 40 mil espectadores tinham ido apanhar chuva no estio austral para assistir a 20 carros, sem Ferrari, Alfa Romeo e Renault presentes. Todos os outros competiam com motores Ford Cosworth, sob as regras da Formula Libre. E o mais curioso é que foram 19 homens... e uma mulher, porque na Tyrrell estava a local Desirée Wilson, que até realizou uma corrida interessante, antes de desistir.

A proba teve duas partes. Na primeira, Piquet, com os pneus de chuva, foi-se embora e tentou afastar-se o mais possível até ter de trocar para slicks. Reutemann, que sofria a principio por ter andado apenas de slicks, foi recompensado quando a pista secou e conseguiu aproveitar a paragens do piloto da Brabham para trocar de pneus.

No final, o argentino ganhou, com Piquet em segundo e a fechar o pódio, o Lotus de Elio de Angelis, os únicos a ficarem na mesma volta do vencedor. Keke Rosberg foi o quarto, na frente de John Watson e Riccardo Patrese, no seu Arrows. Claro, não contou. Mas se contasse, quem teria sido campeão em 1981 teria sido Reutemann e não Piquet, e a Fittipaldi teria pontuado com Rosberg...

O final da história foi rápido: com os resultados televisivos aquém das expectativas, FISA e FOCA decidiram reunir-se em Maranello, na casa da Ferrari, e com o "Commendatore" a servir de mediador, fizeram as pazes antes do GP e Long Beach, e foi assim que nasceu o Acordo da Concórdia.          

Noticias: Taxa de entrada pode ser levantada


Stefano Domenicalli considera que a taxa de inscrição para a entrada de noas equipas na Formula 1 poderá ser levantada sob certas condições. O agora diretor da competição afirma que os 166 milhões de dólares exigidos para a inscrição poderá ser renunciada em "casos que precisam". Numa entrevista à racefans.net, o italiano, ex-Lamborghini e ex-Ferrari, admite essa excepção.

Temos recebido muito interesse por parte de fabricantes que querem perceber o futuro da Fórmula 1. Estou muito contente com isto e já estamos a receber alguns pedidos de equipas e de outras organizações que querem investir na Fórmula 1. Isto só significa que a base e as ideias que temos são boas e beneficiam o futuro da Fórmula 1. Estamos a tentar colocar em prática ideias que sejam atrativas para os novos fabricantes fazerem parte do negócio”, explicou o italiano.

Domenicalli falou ainda que os custos do investimento inicial, mais os orçamentos anuais, teriam de “tornar atrativo para qualquer fabricante chegar para produzir um motor ou para fazer parte de uma produção motor/chassis. Assim, o custo será a grande equação sobre a qual precisamos de iniciar a nossa discussão. Essa área não é [atualmente governada] por qualquer tipo de limite de custos, por isso é uma área em que precisamos de ser muito agressivos. Assim que tivermos mais detalhes sobre as discussões, estes serão partilhados”, concluiu.

Os 166 milhões que ele fala como taxa servem essencialmente para dissuadir "aventureiros" e tentar atrair as marcas mais tradicionais, mas sem a limitação de custos, é bastante difícil tal acontecer. Nos últimos anos, a única entrada foi da Honda, em 2015, apenas como fornecedora de motores, e abandonará a competição no final da temporada de 2021. Em contraste, marcas como Audi, Porsche, BMW ou Jaguar foram para a Formula E, a competição elétrica, e outras como a Peugeot, decidiram ir para a Endurance, bem mais baratas que a Formula 1. E mesmo com o anuncio do corte de custos, num futuro próximo, não será fácil convencê-las a investir na categoria máxima do automobilismo.