sábado, 16 de dezembro de 2023

WRC: Anunciado novo sistema de pontuação


A FIA anunciou nesta sexta-feira que em 2024 haverá um novo sistema de pontuação. A partir de agora, passam a ser atribuídos pontos para até ao final do dia de sábado, e depois existirá uma pontuação só para o dia de domingo, acrescendo os pontos obtidos na PowerStage. 

Ou seja, o total máximo é à mesma 30 pontos, mas divididos por 18 no sábado, 7 no domingo, acompanhados pelos 5 do PowerStage, a etapa final (ou do espectáculo) dos ralis. Para marcar pontos, a equipa deve estar classificada na Classificação Final. Ou seja, para efeitos de pontuação do ‘rali’ a prova termina ao sábado. Mas, se desistir no domingo... não leva pontos! 

Por outras palavras, o domingo do rali tem pontuação adicional desse dia, evitando-se assim andar a poupar para a PowerStage, que continua a existir tal como era. E é apenas no final que se fazem as contas. Ou seja, as coisas complicaram-se ainda mais do que existia antes, em nome do... espetáculo? Uma coisa é certa, isto, em vez de simplificar... complica. Mas por outro lado, não há uma espécie de "bodo aos pobres", ou seja dando pontos aos 15 primeiros, por exemplo.

Uma coisa é certa: este novo sistema será discutido, falado, contestado e defendido. Mas não se sabe se é isto que dará injeção ao WRC. 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

O novo nome da Sauber


A Sauber está de regresso em 2024 e 2025, antes da chegada da Audi, na temporada de 2026. E como nome, associou-se à plataforma Kick, uma plataforma de streaming para criadores. Para além disso, continua com a Stake, empresa de casinos online que firmou uma parceria de vários anos com a marca de Hinwill no início de 2023.

E por causa disso, o chassis do próximo ano se chamará Kick Sauber C44.

Alessandro Alunni Bravi, representante da Sauber na Formula 1, destacou a preocupação com a “inovação, quebrando padrões e desafiando convenções. A parceria com a Kick.com é a mais recente e ousada demonstração da filosofia que nos move”, salientou. “A Kick está redefinindo a forma como o live streaming é feito e adotará a mesma abordagem disruptiva no mundo da Fórmula 1. Com eles, nosso objetivo é dar o passo seguinte na busca de formas inovadoras de nos aproximarmos dos nossos fãs”, completou.

Bijan Tehrani, cofundador da Kick.com, celebrou o novo patamar do acordo. “A Kick.com teve um enorme crescimento desde o seu início e continua mexendo na indústria do streaming. Estamos animados por levar nossa colaboração a uma magnitude incomparável, apoiada pelo conhecimento que temos da cultura do automobilismo e pela nossa paixão na tecnologia de ponta. Excecionalmente, este desporto universalmente popular se alinha perfeitamente com o nosso produto e com o que estamos construindo”, seguiu.

A Sauber continuará em 2024 com o chinês Guanyou Zhou e o finlandês Valtteri Bottas

Noticias: Button correrá no Hypercar da Jota


Depois de alguns anos a correr em part-time, o britânico Jenson Button regressará à competição no Mundial de Endurance, alinhando no Porsche número 38 da Team Jota, na classe Hypercar. O anuncio foi feito nesta sexta-feira. 

Depois de no ano passado, ter participado nas 24 Horas de Le Mans na Garagem 56, com um NASCAR preparado para o efeito, ele andou no carro da Jota em outubro, na Petit Le Mans, em Road Atlanta, ronda final do campeonato IMSA. Agora, é o ingresso a tempo inteiro na competição, que terá em 2024 19 carros na classe Hypercar, de nove construtores: Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota.

Estou entusiasmado por correr com a Hertz Team JOTA no Campeonato Mundial de Endurance de 2024 ao lado dos meus companheiros de equipa Oliver Rasmussen e Phil Hanson. Ambos já têm muita experiência em corridas de resistência e isso é fundamental. As corridas de resistência envolvem trabalho em equipa e não há lugar melhor do que a Hertz Team JOTA para enfrentar os grandes fabricantes de Hypercars. Já estou ansioso pela primeira corrida no Qatar, mas também sei que há muito trabalho a ser feito para chegarmos preparados.”, afirmou o piloto britânico, que fará 44 anos no próximo dia 20 de janeiro. 

Frédéric Lequien, CEO da FIA WEC, dá as boas-vindas ao campeão do mundo de Formula 1 de 2009: “É uma honra ter Jenson Button – um piloto de enorme sucesso em muitas disciplinas de corrida – competindo em tempo integral no WEC no próximo ano. Com nove fabricantes na categoria Hypercar no próximo ano, incluindo nomes de estrelas como Jenson confirmados no grelha, tudo está pronto para que o WEC tenha a sua temporada mais espetacular até agora.

O Mundial terá oito provas e começará a 2 de abril, com os 1812 km do Qatar, enquanto as 24 Horas de Le Mans terão lugar no fim de semana de 11 e 12 de junho. 

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Youtube Formula 1 Vídeo: A carreira mais curta da Formula 1

As estatísticas da Formula 1 referem que o italiano Marco Apicella andou apenas 800 metros na sua única participação em Grandes Prémios ao retirar-se na primeira volta do GP de Itália de 1993, a bordo do seu Jordan. Contudo, há 70 anos, o piloto alemão Ernst Loof fazia história de duas maneiras. A primeira, foi que era o primeiro piloto a inscrever uma máquina alemã, a Veritas, na grelha de partida de um Grande Prémio, e a segunda... pois, acho que adivinharam. 

E é sobre Loof e o seu recorde septuagenário que o Josh Revell fala no seu vídeo desta semana. 

 

Para onde vai Oliver Solberg?


Aos 22 anos, o sueco Oliver Solberg será um dos maiores talentos da sua geração, apenas superado pelo finlandês Kalle Rovanpera. Mas ao contrário deste último, campeão do mundo em 2022 e 2023, Solberg teve uma passagem sem glória pela Hyundai em 2021 e 22, acabando por sair da equipa de fábrica e ir para a TokSport em 2023, guiando um Skoda Fabia Evo 2. 

Agora, parece que o filho de Peter Solberg e sobrinho de Henning Solberg poderá estar a caminho de ter um Toyota GR Yaris Rally2, emparelhado com o francês Stephane Lefebvre, com o apoio da Monster Energy e a promessa de conseguir algo melhor. Mesmo assim, não foram ainda dispersos outros rumores que poderia estar no interesse da Ford, que procura um piloto relevante para a M-Sport, guiar o Puma Rally1, depois da saída de Ott Tanak, e tem para 2024 apenas Gregoire Munster Adrien Formaux., bem como um terceiro Puma Rally1 por alugar a qualquer piloto que esteja interessado em participar, como o britânico Gus Greensmith ou o finlandês Emil Lindholm.  

Apesar de ele apenas ter dito na sua conta oficial no Twitter que "a temporada de 2024 está a aproximar-se rapidamente e estou ansioso por contar dentro em breve os meus planos para a temporada!", muitos estão muito atentos para saber onde irá o piloto que corre com licença sueca, país da sua mãe, apesar de ter nascido na Noruega. 

Em 2023, Solberg conseguiu 33 pontos no campeonato, e o décimo lugar no campeonato. O seu melhor resultado foi um sexto lugar na Finlândia.

Endurance: Lamborghini apresenta os seus pilotos para o WEC e IMSA


A Lamborghini apresentou as equipas completas de pilotos para a temporada de 2024. E se alguns, como Mirko Bortolotti e Romain Goesjean eram mais que conhecidos desde há algum tempo, pois ajudaram no desenvolvimento do bólido SC63, outros foram agora anunciados, para completar o alinhamento, e dois deles foram o italiano Matteo Cairoli e o suíço Edoardo Mortara, que se juntam ao russo Daniil Kvyat

Mortara será o parceiro de Bortolotti e Kvyat no único carro que participará na temporada da WEC, que começará a 2 de abril no Qatar, enquanto Caldarelli, Grosjean e Cairoli irão disputar quatro rondas da temporada da IMSA Endurance Cup, começando nas 12 Horas de Sebring, a 12 de março, para depois se juntarem nas 24 Horas de Le Mans, no segundo fim de semana de junho. 

Para Edoardo Mortara, piloto de fábrica da Lamborghini, a chegada à Lamborghini é uma grande poportunidade para disputar as maiotes corridas da Endurance: “Estou muito feliz por me juntar à Lamborghini Squadra Corse, que me está a permitir esta incrível oportunidade de competir nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato do Mundo de Resistência, ambos os quais quero participar há muito tempo. É um momento de grande orgulho para mim e espero que possamos alcançar alguns bons resultados na próxima época.”, afirmou.

A mesma coisa airmou Matteo Cairoli, piloto de fábrica da marca de Sant'Agata Bolognese: “Antes de mais, estou muito entusiasmado por estar aqui em Austin para a minha segunda corrida com o carro LMDh e quero agradecer à Lamborghini Squadra Corse, ao Giorgio e à família Iron Lynx por esta fantástica oportunidade e por acreditarem em mim. Estou pronto para dar o melhor de mim no próximo ano; é claramente um sonho que persigo há muito tempo e fazê-lo com uma marca italiana e como piloto italiano deu-me ainda mais motivação. O objetivo é aprender o máximo possível sobre o carro para o próximo ano, mas já estou entusiasmado para o início da época.

Cairoli e Mortara chegam à Lamborghini com uma extensa experiência em corridas de GT e assumiram o volante do protótipo LMDh durante o último teste de dois dias do ano no Circuito das Américas, no Texas, esta semana, depois de uma primeira experiência em Jerez, no mês de setembro.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Youtube Automotive Vídeo: O outro "Oliver" de Richard Hammond

Sabem que há mais de 15 anos, o Richard Hammond ficou com o Opel Kadett que usou na sua aventura no Botswana e o chamou de Oliver, e do qual não pretende separar-se dele enquanto por vivo. 

Pois bem... parece que o Opel terá companhia. Um segundo Opel, que ele pintou de vermelho, e pertencia a um sul-africano, que o trouxe para o Reino Unido, e deu o nome de... Olivia. Ele afirma que é a namorada do Oliver, mas... ei, agora ele tem dois. E está a ser recuperado na sua oficina.  

As aspirações do Paraguai no WRC


Argentina, Brasil, e agora Chile. O Mundial de ralis na América do Sul tem tradição, mas um quarto país poderá entrar dentro em breve na contenda: o Paraguai. Isto porque a nação, entalado entre a Bolívia, o Brasil e a Argentina, está a preparar um dossier de candidatura para poder entrar, de preferência, a partir de 2025, e já falou com o WRC Promoter sobre o assunto. 

Segundo conta a imprensa local, um dos representantes do WRC Promoter, Felipe McGough, teve um encontro com o presidente paraguaio, Santiago Peña, que deu um acordo total no processo. A prova, a acontecer, seria na região de Encarnación, no sul do país, e perto da fronteira com a Argentina, e os organizadores locais já se comprometeram a preparar um rali para 2024, no sentido de avaliar a candidatura.

Caso avance para a sua realização, a ideia seria emparelhar com o rali do Chile, no sentido de poupar na logistica de ambas as provas. 

O Paraguai tem alguma tradição nos ralis, menor que a Argentina, mas tão grande quanto o Chile e maior que o Brasil. Aliás, um dos mais significativos no continente é o Trans-Chaco.  

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Youtube Automotive Vídeo: Os motores, de 1 a 16 cilindros

Um motor de combustão não é igual. Depende dos cilindros, que fazem aquilo que os engenheiros conhecem desde que foram inventados, há mais de 160 anos: injetam combustível e ar no cilindro, comprimem essa mistura com o cilindro, puxando para cima, que logo a seguir, sem poder sair para lado algum, essa mistura acaba por explodir, dando-lhe potência, e no final, é removido, numa rotação que dura dependente de quantos consegue fazer por minuto. 

Na língua inglesa, a mnemónica para memorizar o processo é interessante: "suck, squeeze, bang, blow".

Pois bem, o pessoal do Donut decidiu faxer uma coisa interessante: experimentar todos os motores que existem por aí, desde o um cilindro até aos 16 cilindros. Ou seja, desde o Peel P50 até ao Bugatti Veyron, passando por outros como o Morgan 3-Wheeler (cortesia do Jay Leno) e o Corolla GR Racing com 3 cilindros. Interessante, não acham?

WEC: Anunciada nova tripla no Porsche da Jota


A Jota anunciou nesta terça-feira a sua nova tripla que guiará o Porsche 963 na temporada de 2024. Os britânicos Callum Illot e Phil Hanson, bem como o francês Norman Nato, farão parte da equipa que estará mo Mundial de Endurance, tripulando um dos carros da classe Hypercar. Estes três pilotos juntam-se ao britânico Will Stevens e o dinamarquês Oliver Rasmussen.

Contudo, um dos pilotos agora anunciados, Nato, poderá faltar a ronda de Spa-Francochamps por coincidência de datas com uma ronda da Formula E, já que o piloto francês corre ao serviço da Andretti Autosport. Recorde-se que a Porsche obrigou o português António Félix da Costa a renunciar à Endurance para se concentrar no mundial elétrico.

Quanto a Ilott, este deixa a Indycar e junta-se ao pelotão do WEC na classe rainha do mundial, passando a ter os comandos do Porsche 963 nº 12. Já Hanson irá, como Nato, acumular trabalho na Endurance, pois será piloto da JDC-Miller no Porsche desta equipa na classe GTP no campeonato da IMSA, mas apenas nas provas de maior duração (Daytona e Sebring), a Endurance Cup.

O Mundial de Endurance terá oito provas e começará a 2 de março, com os 1812 km de Losail, no Qatar.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Esta estória do GP de Madrid


Madrid, a capital de Espanha e um dos centros económicos da península Ibérica - cerca de quatro milhões na sua área metropolitana - não tem uma corrida de Formula 1 há 42 anos, quando eles correram pela última vez no circuito de Jarama. Contudo, isso poderá mudar em breve com o anuncio - próximo, segundo dizem algumas fontes - de uma pista citadina perto do parque de exposições da cidade, o IFEMA. A acontecer, não só significaria a saída do GP de Espanha de Barcelona, onde está desde 1991, sem interrupções, como também significaria a primeira corrida noturna no continente europeu, e aparentemente, a tendência que a Liberty quer colocar na Formula 1 do futuro: um espetáculo para um sábado - ou domingo - à noite. Como fizeram agora a Las Vegas. 

Contudo, neste fim de semana em Baku, na Gala dos Prémios da FIA, Carmelo Sanz de Barros, Presidente do Senado da FIA e responsável máximo do Real Automóvil Club de España (RACE), afirmou que a Federação Espanhola não recebeu qualquer proposta para analisar e fazer chegar à FIA.

Como presidente da RACE, o que é que posso dizer? A última vez que Madrid teve Formula 1 foi em 1981. Ter a Fórmula 1 em Madrid é um desejo de muita gente, mas penso que, e esse é o risco destas coisas, há um processo claro para ter um Grande Prémio num lugar, e não acho que o processo esteja a ser seguido, nem que os passos do processo tenham sido dados, ao contrário do que se pode ler”, afirmou.

Há um processo que temos de respeitar e há outras pessoas à espera. E, para além disso, temos a situação política espanhola com o governo, porque também tenho lido muito sobre Madrid estar a tentar roubar [a Formula 1] a Barcelona, a tentar matar Montmeló, ou coisas do género. Até agora, nada. E isso é outra coisa que temos de avaliar melhor.  Espanha pode ter duas corridas no calendário? Sim, temos três nos Estados Unidos, temos duas em Itália. Porque não? Já as tivemos antes? Sim. É fácil? Não. É possível? É possível, mas até agora, com toda a procura [a Formula 1 tem], não me parece que vá ser fácil”, concluiu.

Manuel Aviñó, presidente da Federación Española de Automovilismo e vice-presidente da FIA na Europa, segue o mesmo diapasão de Sanz de Barros, afirmando que nada recebeu de concreto. 

Quando a federação espanhola considera que este projeto é válido e que está interessada, encaminha-o para a FIA. Porquê? Porque estamos a falar de qualquer circuito citadino e, em casos como este, a primeira coisa a fazer é homologar, certificar, coisas do género. Quem faz todo este processo? A FIA. A federação espanhola não recebeu nada, portanto não canalizou nada para a FIA, a FIA não recebeu nada. Ninguém, nenhum engenheiro, ninguém tem estado a trabalhar até agora neste projeto que tem sido noticiado na imprensa nos últimos dias”.


A conclusão que se chega poderá ter a ver com o que se passa entre a Liberty Media e a FIA. As tensões que estão a aparecer entre Mohamed Ban Sulayem e a Liberty Media, agora dirigida por Stefano Domenicalli, estão a fazer especular sobre a chance de acontecer uma cisão entre ambas as entidades. Com cada vez mais a Formula 1 a ter sucesso e a procura a aumentar - há especulações sobre uma oferta de compra da Arábia Saudita - o poder de controlar é cada vez maior. E com a FIA sempre a ficar de lado nos tempos de Bernie Ecclestone-Max Mosley, a tentativa de controlo do que resta por parte da entidade máxima do automobilismo é algo do qual as equipas não acham muita graça. E a polémica do conflito de interesses entre Toto Wolff e a sua mulher, Susie, do qual todas as equipas manifestaram a sua solidariedade, afirmando que nenhuma delas denunciou o eventual conflito, deixando grande desconfiança da parte da FIA, passa a ideia de que por aquelas bandas, a paz já foi embora há muito.

E ainda mais, o gesto de Lewis Hamilton de entregar o troféu de terceiro classificado a um fã na noite da Gala da FIA, mais do que um gesto de generosidade, poderá estar a ser interpretado como um gesto simbólico de desprezo por parte das equipas para a FIA. 


A Formula 1 já esteve em situações de conflito em 1980 e 2009, e sempre se evitou a cisão ao último momento, porque cabeças mais frias prevaleceram. Curiosamente, um dos momentos de colisão entre ambas as entidades foi precisamente... em Madrid, no GP de Espanha de 1980, que viu a retirada da Ferrari, Renault e Alfa Romeo, e as equipas FOCA a correrem. A FIA retaliou considerando a corrida como "pirata" e os seus resultados não contaram para o campeonato. 

Contudo, a Liberty Media pode olhar para o exemplo da IndyCar como o de uma organização de equipas que construiu uma competição de sucesso sem interferência de entidades superiores. Aliás, a IndyCar não precisa da FIA para sancionar o seu calendário, por exemplo. Aliás, foi o primeiro de três corridas polémicas, com boicotes - os outros dois foram o GP da África do Sul de 1981 e o GP de San Marino de 1982 - e a cisão foi evitada com o primeiro Acordo da Concórdia. 

E a Liberty Media é americana, só para avisar...

Quanto a esta história de Madrid e das declarações dos responsáveis das federações, se calhar é uma maneira de afirmar que nestas coisas, a FIA ainda tem o seu poder. E não sabemos quem tem a faca e o queijo na mão em coisas como Super-Licenças, por exemplo...

Em suma, cenas dos próximos capítulos. E claro, que cabeças mais frias prevaleçam.    

domingo, 10 de dezembro de 2023

Youtube Endurance Vídeo: Os testes da Lamborghini em Daytona

As 24 Horas de Daytona serão daqui a um mês, mas os testes para a prova continuam. E ali iremos ver a estreia da Lamborghini na competição na classe Hypercar. Os testes aconteceram na semana passada, e ali pudemos wer como é que a marca italiana se prepara para uma das provas mais importantes da classe, a par das 12 Horas de Sebring e das 24 Horas de Le Mans.