sábado, 22 de fevereiro de 2020

A imagem do dia

"O piloto em cada prova vive a emoção do último minuto de vida. Sua fama é merecida, não impora se é o primeiro ou o último. Todos têm um coração pulsando e uma pessoa esperando por eles. O manto da morte é igual para todos."

Isso foi o que escreveu José Mojica Marins no seu primeiro texto para o jornal Noticias Populares, em março de 1994. Porque escreveria uma coisa dessas sobre algo do qual pouco ou nada tinha a ver? Mera curiosidade? Excêntricidade pura? O que importa é que no fim de semana do GP do Brasil de 1994, Mojica Marins esteve no paddock e... deu nas vistas. E há uma década, escrevi sobre essa presença aqui no blog.  E muitos fora do Brasil não sabem quem ele era, mas se disser que era o verdadeiro nome do "Zé do Caixão", realizador e ator de filmes de terror nos anos 50 e 60, provavelmente farão a associação. Zé do Caixão desafiou nos seus filmes a moral e os bons costumes, um autêntico rebelde numa altura em que sê-lo era um verdadeiro perigo.

Mojica Marins, morto esta quinta-feira aos 83 anos, em São Paulo, marcou uma era no cinema brasileiro, e a sua personagem, um agente funerário amoral, que gostava de citar Friederich Nietszche e desprezava a igreja, deixou impacto nas mentes das pessoas em, pelo menos, duas gerações de cinéfilos no Brasil, ao ponto de três dos seus filmes terem sido eleito entre os cem mais marcantes do cinema brasileiro. 

E no paddock de Interlagos... foi ele mesmo. Primeiro, "assustou" Rubens Barrichello, quando o quis ver. E segundo, quando tentou a sua sorte com Ayrton Senna... Paulo Maluf, então perfeito de São Paulo, impediu-o de ver!

Assim, ele apareceu na boxe da novata Simtek, onde ele simpatiza com a equipa porque os carros estão pintados de... violeta. E tira uma foto em frente do chassis de Roland Ratzenberger. Na legenda da foto, escreve-se o seguinte:

"O Zé do Caixão deu a maior força para Simtek, a pior equipe da Fórmula-1. Nosso enviado especial exorcizou a carroça da equipe e encheu de poder os pilotos Roland Ratzenberger e David Brabham com a força das trevas. O pessoal da Simtek adorou o Zé. Os carros da equipe são pretos e roxos, as cores preferidas do Zé, e ele acha que a Simtek pode surpreender. 'Eu tirei todas as forças negativas do carro e, com essas cores, eles têm boas chances.'"

Cómico... se não fosse trágico. Primeiro, o austríaco não se qualificou para essa prova. E 34 dias depois, ele morreu nos treinos do infame GP de San Marino, quando o seu carro se despistou a mais de 350 km/hora na curva Villeneuve, causando a primeira morte num fim de semana automobilístico desde o GP do Canadá de 1982.

A caminho da catástrofe? Ou todos se escondem nos testes?

Esta sexta-feira, Sebastian Vettel ficou parado devido a problemas de motor. Mas isso foi o mais recente dos problemas que a equipa de Maranello passou, e o próprio Mattia Binotto admite que as coisas não estão a correr muito bem. E estamos apenas nos primeiros dias dos testes colectivos.

Não estou tão otimista como estava no ano passado. Neste momento, acredito que os outros estão mais rápidos do que nós. Será causa para alguma preocupação? Sim. Especialmente quando não somos tão rápidos como queríamos.”, começou por dizer, no final desta sexta-feira.

Estes dias têm sido importantes para recolher dados e para percebermos tudo, mas mais importante ainda, é levar o desenvolvimento do carro na direção certa.”, concluiu.

Os tempos não são grande coisa, estão até a três segundos dos da Mercedes. E com isto tudo, começa-se a pensar em alguns dos rumores que surgiram no mês passado, em alguns sites italianos, quando o SF1000 começava a ter problemas em termos de downforce, problemas tão graves em termos de dados de túnel de vento não seriam os melhores, que muitos se preocupavam sobre se eles teriam ou não um carro competitivo em 2020.

Contudo, os tempos tem de ser vistos com cepticismo pela concorrência. A Mercedes, por exemplo, está a ver estas declarações como "uma boa estratégia de relações públicas" segundo conta Joe Saward na sua coluna. E é isso mesmo que deveremos ver estes testes colectivos: todos escondem o jogo, para o bem e para o mal. E pessoalmente, recordo sempre de uma história de 1992, quando a Ferrari batia recordes de volta atrás de recordes de volta em diversos circuitos, no inverno, e depois vimos que o chassis F92 tornou-se num dos piores da história da Scuderia.

Que todos os carros são fiáveis, isso já sabemos desde há muito, e este ano, mais fiáveis estão ainda. Para terem uma ideia, oito dos pilotos que andaram em pista fizeram mais de 200 voltas em três dias. Contudo, se todos andam a esconder o jogo... então, temos de entender que a Mercedes também pode estar a fazer isso, apesar da conversa sobre o DAS, o sistema que permite a regulagem dos pneus na travagem e nas curvas.

Assim sendo, o que poderemos pensar disto tudo? Nada. Nos testes, raros são as chances dos pilotos acelerarem a fundo, para voltas qualificativas, ou seja, o contrário que vemos nas sessões de sábado. E os testes são mais sessões de sexta-feira, onde todos andam a ver que componentes funcionam melhor, se o carro tem o seu devido "downforce". Ou seja, só em Melbourne é que veremos realmente o que as equipas valem. E ainda acredito que vai ficar tudo na mesma, com a Mercedes a dominar, Ferrari e Red Bull a irem atrás e um meio do pelotão muito competitivo.

Não acreditem em tudo o que dizem. Deixem-os testar e esperem por Melbourne.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CPR: Fontes ansioso por nova temporada

A uma semana do começo do Campeonato de Portugal de Ralis, em Fafe, José Pedro Fontes está sedento de vencer para poder lutar pelo campeonato. Na apresentação do seu projeto para 2020, Fontes e a sua navegadora, Inês Ponte, mostraram o seu Citroen C3 R5 no sentido de cvoltaram para a estrada a iniciar a luta pelo campeonato, que começará no próximo fim de semana em Fafe.

Não vejo a hora de iniciar este CPR 2020, desejo que é partilhado pela Inês Ponte, a minha navegadora, e por todos os elementos que compõem o Citroën Vodafone Team,” começou por referir o piloto. 

A vontade é enorme não só porque estamos sedentos de vitórias, mas porque queremos virar nova página nos ralis nacionais, dando ao C3 R5 o destaque que merece, aumentando as 4 vitórias que já alcancei com ele – duas no ano passado com a Inês e mais duas em 2018. Agora que o modelo foi dotado dos mais recentes upgrades disponibilizados pelo Departamento de Competição Cliente da Citroën Racing, estamos apostados em alcançar novos sucessos.”, continuou.

Fontes afirmou que te andado todo este inverno a testas novos componentes no seu carro e espera que isso seja suficiente para poder ultrapassar os seus adversários em terra, que vão em carros da Hyundai e da Skoda.

Temos andado a testar os diferentes set-ups que a Citroën Racing tem vindo a desenvolver para o C3 R5, quer para a terra, quer para os troços em asfalto, alguns dos quais já estreados com enorme sucesso no recente Rali de Monte Carlo, onde o modelo conseguiu um top 5 na sua categoria, vencendo ainda entre os WRC2 e WRC3. Tal só nos deixa ainda mais esperançados num bom resultado em Fafe, mesmo tendo em conta as naturais diferenças entre os pisos do asfalto gelado do sul de França e as especiais de terra de Fafe”, concluiu.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Formula E: Albuquerque será piloto de desenvolvimento da Techeetah

Vai haver um segundo piloto português na Formula E. Filipe Albuquerque estará em Marrakesh para o teste coletivo da marca, a bordo de um dos carros da Techeetah, depois da corrida, a 1 de março. O trabalho como piloto de testes na Techeetah é acumulado com as corridas no FIA WEC, o Campeonato do Mundo de Resistência, o ELMS, o European Le Mans Series, e a Taça Morte-Americana de Resistência.

"Estou muito contente pelo convite da DS Techeetah para testar e ajudar os seus pilotos, nomeadamente o António. Mal posso esperar por guiar!", disse o piloto de Coimbra na sua página do Facebook.

Mais tarde, em declarações à Autosport portuguesa, Albuquerque afirmou: “Fiquei muito satisfeito pelo convite que me foi dirigido. O reconhecimento profissional é sempre muito bom. Estamos a falar de uma realidade que desconheço por completo, mas para a qual estou muito empenhado e focado”, começou por referir.

Poder ajudar o António Félix da Costa, a quem devo agradecer parte deste convite, e o Jean-Éric Vergne a ganhar corridas será uma missão que poderá contar com toda a minha dedicação”, concluiu.

O campeonato de Formula E continua no próximo dia 29 de fevereiro com o ePrix de Marrakesh, em Marrocos.

Youtube Rally Testing: Os testes de Baião

O Rali Serras de Fafe está a todo o vapor, à medida que os dias se aproximam para a sua realização. Esta quinta-feira, o Pedro Figueiredo colocou um video sobre os testes da zona de Baião com José Pedro Fontes, Bruno Magalhães, Diogo Gago e o espanhol Pepe Lopez.

Espero que gostem. O rali Serras de Fafe acontece nos dias 28 e 29 deste mês. 

WRC: Villagra andará com um Toyota na Argentina

O veterano Federico Villagra, "el Coyote", irá voltar aos ralis aos 50 anos, correndo na sua prova natal, na Argentina, ao volante no quarto Toyota Yaris WRC, o carro privado da Toyota Gazoo, ao lado dos pilotos oficiais: Elfyn Evans, Kalle Rovanpera e Sebastien Ogier.

Villagra teve uma participação relativamente assídua entre 2007 e 2011 no WRC, a bordo de Fords, quer o Focus WRC, quer depois o Fiesta WRC, pela equipa Munchi's, tendo como melhor resultado dois quartos lugares nos ralis da Argentina e da Grécia de 2009, acabando a temporada no nono posto da geral, repetindo o lugar em 2010.

Nove vezes campeão argentino, o piloto compete este ano com um Ford Fiesta na categoria MaxiRally - a génese das viaturas N5. Para além disso, tem sido preseça regular no Dakar, ao competir na classe dos camiões, ao volante de um Iveco.


Youtube Formula 1 Video: A explicação do sistema DAS


Causou impacto - e claro, muita conversa - o volante ajustável que os Mercedes mostraram ontem em Barcelona. O DAS - sistema entretanto batizado - essencialmente modifica o ângulo dos pneus e, consequentemente, diminui o arrasto aerodinâmico. 

Tentei encontrar videos sobe isto - circulam por aí, vou tentar encontrar e meter na minha página do Facebook ou fazer RT no Twitter - mas entretanto, coloco aqui um video do Craig Scarborough a explicar o que é este sistema. Para quem entende inglês, a sua explicação vale a pena ser ouvida.

E claro, vamos a ver se está dentro do regulamento. É que o artigo 10.2.3 afirma que não pode haver qualquer ajuste na suspensão com o carro em movimento. Se isto roçar a ilegalidade, as outras equipas não pararão de reclamar... 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A imagem do dia (II)

Tudo está bem quando acaba em bem. Ryan Newman, esta tarde, à saída do hospital na Florida, na companhia das suas filhas, dois dias depois do acidente no final do Daytona 500.

A imagem do dia

Bela entrada. Ficaria desiludido se não usarem isso como entrada para a terceira temporada do "Drive to Survive"...

Youtube Motorsport Racing: O pódio do ePrix do México

Mitch Evans, António Félix da Costa e Sebastien Buemi foram ao pódio do ePrix do México e falaram sobre o que foi esta corrida, na conferência de imprensa pós-prova. 

Apresentações Formula 1 2020 - O Alfa Romeo Sauber C39

Só faltava a Alfa Romeo para completar as apresentações para 2020. E foi o que fez esta manhã em Barcelona, no inicio dos testes coletivos. Com os pilotos principais presentes, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, acompanhados pelos de testes, Robert Kubica e Tatiana Calderon, a marca de Hinwill, que ainda se chama Sauber, mostrou o chassis que se chamará de C39.

Em termos de chassis, o carro é uma evolução do seu antecessor, mantendo a equipa a asa com a filosofia de gerar força na zona central dos flaps. No nariz, a entrada para o "S-duct" tem a forma da grelha da Alfa Romeo, mais como design de família do que a ter algum impacto aerodinâmico.

Os responsáveis da marca esperam que 2020 seja uma temporada mais consistente do que 2019, onde depois de um bom começo, ficaram para trás à medida que a temporada avançava.

Dos pilotos, Robert Kubica falou sobre este seu regresso à equipa, já que, como Sauber, lhe deu a estreia na Formula 1 em 2006, e das suas funções dentro da equipa.

"Estou num papel diferente em relação a 2006, mas é bom ver alguns dos mesmos rostos, mesmas pessoas que fizeram com que tudo fosse possível para mim.", começou por dizer.

"Muitas coisas mudaram porque a Formula 1 mudou muito, e a equipa está a se desenvolver, mas o ADN continua o mesmo. Estou finalmente de volta para casa e espero ter um bom ano", continuou. 

"Como reserva tenho algumas tarefas, mas não significa que estarei de férias. Estarei, provavelmente, em quase todas as corridas, então, caso seja necessário, e espero que não, se algo acontecer a Kimi [Räikkönen] ou a Antonio [Giovinazzi], estarei pronto. Temos um novo simulador, e tentamos desenvolvê-lo para que trabalhe bem e, espero, nos dará uma boa ferramenta para nos prepararmos para as corridas", concluiu.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CPR: Teodósio apresenta o seu carro para 2020

Ricardo Teodósio parte para o CPR com o objetivo de revalidar o título. Na apresentação do seu novo carro, no passado sábado, em Santa Maria da Feira, com o seu novo patrocinador, o popular piloto algarvio falou das aspirações para esta temporada, num Skoda Fabia Evo2 preparado pela ARC e apoiado pelo importador da marca em Portugal.  

"O facto de termos sido campeões não mudou em nada a nossa postura e os nossos objetivos”, começou por afirmar. “Vamos para a nova época com o mesmo intuito de lutar pela vitória em cada rali, sabendo que hoje em dia é preciso andar a fundo em cada quilómetro de cada troço. O CPR está muito competitivo e os nossos adversários diretos também sabem que terão de contar connosco na luta pelo título", continuou.

"Por outro lado, foi muito importante para nós termos um novo parceiro no projeto, juntando-se ao grupo de empresas que confiaram em nós nos últimos anos. É sinónimo que estamos a trabalhar com profissionalismo e ambição, e que apresentámos bons resultados desportivos e um excelente retorno”, concluiu.

José Teixeira, o seu navegador, falou sobre o profissionalismo da dupla, que foi capaz de alcançar um título há muito desejado por ambos, e o que pretendem para a temporada que aí vêm. 

Este é um projeto de continuidade técnica e desportiva, mas onde tivemos o reforço do apoio da marca e de outros parceiros muito importantes para nós”, revelou. “Isso dá-nos ainda maior motivação para fazermos o nosso trabalho de casa e só assim se consegue chegar às vitórias e aos títulos. Não escondo que queremos ser bicampeões, mas os últimos campeonatos têm sido muito equilibrados, com várias equipas com o mesmo objetivo e 2020 não deverá ser exceção”, concluiu.

O Rali Serras de Fafe, prova de abertura do campeonato, acontecerá no final do mês. 

CPR: Gryazin e os irmãos Heller participarão no Rali Serras de Fafe

A lista de estrangeiros para o Rali Serras de Fafe está a alargar-se. Depois de Ott Tanak e Dani Sordo, nos seus Hyundais i20 WRC, soube-se, a pouco mais de semana e meia do inicio da prova, que mais alguns estrangeiros irão participar. Dois deles são o russo Nicolay Gryazin e os chilenos Alberto e Pedro Heller

No caso de Gryazin, que conduzirá este ano um Hyundai i20 R5, a noticia é dada pelo jornal galego "La Region", afirmando que irá usar a prova como teste para os pisos de terra das provas do mundial que se avizinham. No caso de Heller, que guia um Volkswagen Polo R5, também aproveitará Fafe para se treinar para o Mundial de WRC2. E não será a primeira vez: em 2019 esteve presente e terminou a prova no nono lugar da geral, um lugar abaixo do seu irmão.

Alberto Heller também estará em Fafe, mas ao volante de um Ford Fiesta R5 MkII. Quem confirmou isso foi o organizador da prova, Carlos Cruz, no programa de rádio Top Motor. Apesar de não falara quantos estrangeiros estarão presentes, ele garantiu que estão inscritos 21 R5 na prova de abertura do campeonato.

O Rali Serras de Fafe acontecerá no fim de semana de 28 e 29 de fevereiro.

Youtube Motosport Crash: O acidente de Ryan Newman em Daytona

As 500 Milhas de Daytona são sempre emocionantes, e no calendário da NASCAR, tem a mesma importância que as 500 Milhas de Indianápolis. E pela primeira vez na sua história, um presidente americano foi ao local para dar a partida de uma corrida que... durou dois dias, porque pelo meio, caiu uma bátega de água que fez adiar para segunda-feira.

E no final da corrida, na última volta, Ryan Newman conseguiu passar Denny Hamlin e Ryan Blaney, e este tentava manter a liderança quando foi tocado por trás por Blaney, a pouco mais de cem metros da meta. Perdeu o controlo, bateu no muro, mas depois levou um choque em T de um outro carro, no lado do condutor e na zona da cabeça. Socorrido de imediato, ele foi para o hospital e boa parte das cerimónias pós-corrida foram canceladas, pois os pilotos iam sendo avisados da gravidade da situação.  

Após duas horas dificeis, o comunicado oficial tranquilizava... mas não muito.

"Ryan Newman está a ser tratado no Halifax Medical Center. A sua condição e séria, mas os médicos identificaram os seus ferimentos como não-fatais. Apreciamos os vossos pensamentos e orações e pedimos que respeitem a privacidade de Ryan e a sua familia nesta altura. Apreciamos a vossa paciência e cooperação e providenciaremos mais informações assim que for possível."

A grande ironia do destino é que o acidente aconteceu precisamente 16 anos depois do acidente mortal de Dale Earnhardt Sr, precisamente na última volta das 500 Milhas de Daytona desse ano. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CNR: João Correia corre de Hyundai

O algarvio João Correia volta em 2020 ao Campeonato Nacional de Ralis (CNR) a bordo de um Hyundai R5. Navegado por Ricardo Barreto, a dupla vai-se apresentar no Rali Serras de Fafe, no final do mês, mas não fará todo o campeonato, devido aos seus afazeres profissionais.


Em virtude da minha actividade profissional, não tenho disponibilidade para disputar a totalidade do Campeonato de Portugal de Ralis, pelo que o nosso programa ainda não está totalmente definido." começou por afirmar na apresentação do seu projeto de ralis. 

"Posso confirmar que estaremos á partida do Rali Serras de Fafe e também do Rali de Mortágua, ficando para já em aberto o que faremos ao longo do ano. Poderemos fazer mais algumas provas do Nacional, mas não fecho a porta a algumas provas na vizinha Espanha, como de resto já tive oportunidade de fazer nas temporadas em participámos na Clio Cup Ibérica”, continuou.


Sobre o seu carro, o Hyundai i20 R5, Correia afirmou que, sendo um carro de tração total, será bem diferente dos que já guiou anteriormente.

É um carro completamente diferente do que já conduzi até hoje, embora já tenha feito bastantes ralis com viaturas de tracção total. Começando pelo seu comportamento e terminando nas várias opções de set-up que o Hyundai i20 R5 oferece, sei que tenho um longo caminho a percorrer, mas acima de tudo estou muito agradado com o pequeno teste que já fiz com o carro e confiante de que nos vamos divertir muito com ele”.

A prova de abertura do Nacional de Ralis vai ser em Fafe, a 29 de fevereiro.

Apresentações Formula 1 2020 - o Racing Point RP20 Mercedes

No mesmo dia em que o Williams foi apresentado, a Racing Point mostrou as suas cores. Na realidade, tinha mostrado no domingo, mas hoje é que foi a apresentação oficial. Numa altura de transição na equipa - Lawrence Stroll está a caminho da adquirir a Aston Martin e é provável que a estrutura terá um novo nome em 2021 - em termos de duplas de pilotos, tudo está na mesma: Lance Stroll e o mexicano Sergio Perez.

Depois de uma época de 2019 abaixo das expetativas, a equipa acha que com as evoluções positivas no final da temporada passada, podem aspirar a voltar à luta pelo "Top 5". A dupla de pilotos mantêm-se e tem contratos de longa duração, pelo que a estabilidade está garantida. E para além disso, há o investimento em infraestruturas novas em Silverstone, a sua sede.

A equipa vem competindo há 30 anos com diversos nomes [começou como Jordan, passou a ser Midland, Spyker e Force India] e está mais do que pronta para virar equipa de fábrica”, começou por dizer Otmar Szafnauer. “O Lawrence [Stroll] já falou com os funcionários semana passada e deixou claro o objetivo de estabelecer a Aston Martin como uma das equipas de ponta do automobilismo. É empolgante fazer a transição para uma equipa de fábrica e temos praticamente um ano inteiro para fazer essas mudanças, com a maioria delas acontecendo nos bastidores”, continuou.

Contudo, Szafnauer afirma que a mudança não terá impacto na temporada que aí vêm:

Não há impacto imediato na nossa campanha atual [2020]. Vamos seguir competindo como Racing Point até a mudança de nome no começo da temporada de 2021”, continuou.

Em relação ao que se pode esperar para 2020, ele afirma que o objetivo é se quarta classificada no Mundial de Construtores. O que não é fácil, dadas as ambições de McLaren, Renault e Haas, por exemplo. 

Queremos ficar em quarto de forma convincente", começou por afirmar. "Nós queremos ficar mais perto do que nunca do top-3, queremos liderar o pelotão intermédio. Ano passado foi um pouco difícil e terminamos em sétimo, na parte de trás do pelotão intermédio, mas esse ano queremos dar um passo adiante e ficar onde costumamos estar. Para isso, houve muito desenvolvimento ao longo do inverno”, continuou.

Não é fácil porque a concorrência está mais forte. A McLaren fez um trabalho muito bom ano passado e a Renault, com a força de uma montadora e mais de 650 funcionários, não é algo fácil também. Mesmo a Toro Rosso [agora AlphaTauri], com a reação da Honda, esteve muito bem no fim do ano”, concluiu.

Agora, a equipa rodará com o chassis em Barcelona, para os testes coletivos. 

Apresentações Formula 1 2020 - O Williams FW43 Mercedes

A Williams mostrou esta manhã o seu novo bólido, o FW43, com o objetivo de tirar a equipa da situação onde esteve em 2019, onde alcançou apenas um ponto. Com George Russell e Nicolas Lattifi ao volante, o carro parece não ter grandes alterações, tirando lições da épica passada, quando o FW42 apresentou problemas graves e se arrastou no final do pelotão.

Nós passamos algum tempo corrigindo pontos fracos e nos asseguramos de que estamos com as pessoas, estruturas e equipamentos certos para entregar carros competitivos", começou por dizer Claire Williams, a dirigente da equipa. "Estamos comprometidos com a reconstrução da Williams e com performances competitivas. Dessa forma, nossa campanha de 2020 é sobre fazer progresso. O espírito lutador ainda está muito vivo e, esse ano, todos vão continuar nessa luta até voltarmos para onde queremos estar”, concluiu.

A equipa vem trabalhando muito duro no desenvolvimento do carro para a temporada de 2020”, começou por dizer o diretor de design Doug McKiernan. “Demos muita atenção às áreas problemáticas do FW42 e escolhemos cuidadosamente as partes do carro a serem desenvolvidas, aquelas que nos dariam o máximo desempenho com os recursos que temos.", continuou.

"O principal conceito por trás do FW43 é que ele é um desenvolvimento contínuo do FW42, sem alterações fundamentais. O indicador mais importante de que estamos no caminho certo será o nível de correlação que temos entre o kit de ferramentas que usamos para projetar o carro e o que os dados da pista estão nos irão dizer. Houve uma taxa de desenvolvimento saudável no túnel de vento e encontramos melhorias razoáveis ​​na eficiência do arrefecimento. A equipa abordou os problemas mecânicos que afetaram em 2019, incluindo os travões e o peso geral do carro. Fizemos um bom progresso nessas áreas e continuaremos focando nelas durante a temporada”, concluiu.

Adam Carter, o engenheiro-chefe da equipa de Grove, acrescentou mais algumas coisas so bre o novo chassis: “A decisão de manter parte da arquitetura principal do FW42 significa que houve menos recursos investidos no desenvolvimento de novos conceitos, o que, por sua vez, recompensou a equipa de design com maior largura de banda para otimizar seu trabalho, evidente nos detalhes da organização interna dos componentes. Ao preservar alguns parâmetros-chave, permitiu um programa de desenvolvimento ininterrupto dentro do departamento de aerodinâmica para maximizar a eficiência dos recursos. A medida mais importante será o progresso em relação aos nossos pares, juntamente com a nossa intenção de continuar nosso recente recorde de fiabilidade”.

O carro já rodou em Barceona para o "shakedown", antes de começarem os testes colectivos. 

Youtube Motorsport Presentation: Drive to Survive, temporada dois

Depois da primeira temporada, aí vêm a segunda. E agora, eles têm todas as equipas na série. E claro, deverá ser bem interessante. Para já, eis o trailer. 

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Formula E: Félix da Costa feliz com a sua corrida mexicana

António Félix da Costa saiu do México feliz da vida. Com o segundo posto a dar-lhe o seu segundo pédio nesta temporada, também consecutivo, o piloto da DS Techeetah teve uma prova onde subiu paulatinamente na classificação geral, aproveitando também os azares dos seus concorrentes e também ter superado o seu companheiro de equipa, Jean-Eric Vergne. Com mais este pódio, o piloto de Cascais subiu ao terceiro posto da geral, a oito pontos da liderança.

No final da corrida, o piloto da DS Techeetah apontou o "excelente trabalho de toda a equipa, temos trabalhado muito e vejo toda uma estrutura com muita vontade de vencer. Hoje mostrámos rapidez e sobretudo uma excelente gestão de energia, desde a primeira à última volta, acredito que estamos no caminho certo. Na corrida ataquei ao máximo nos momentos certos e este segundo lugar é um grande prémio para toda a equipa. Vamos continuar a trabalhar com o mesmo foco, o campeonato é longo mas sei bem onde quero estar posicionado em Julho no final das contas", referiu. 

Felix da Costa referiu mais uma vez a votação do fanboost, do qual foi mais uma e um dos escolhidos, feito que considerou "um grande orgulho ter tanto apoio dos Portugueses. Esta energia extra do fanboost hoje fez a diferença, pois consumei uma ultrapassagem quando o acionei. O apoio de tantas pessoas mostra que não estou sozinho nesta caminhada e isso é muito bom. Juntos vamos lutar por este campeonato!", concluiu.

A competição continua dentro de duas semanas em terras marroquinas, na quinta prova do campeonato.

WRC 2020 -. Rali da Suécia (Final)

Num rali (quase) sem neve, Elfyn Evans conseguiu levar a melhor sobre Ott Tanak, e agora é o lider do campeonato, agora empatado com Thierry Neuville. Apenas uma especial, das suas previstas, aconteceram neste domingo, mas foi o suficiente para Kalle Rovanpera alcançar o seu primeiro pódio da sua carreira num rali do WRC, conseguindo bater Sebastien Ogier

"Resultado fantástico após um ótimo final de semana! A equipa foi ótima, nos deu o que precisávamos e é um prazer trabalhar com eles. Realmente satisfeito por sua primeira vitória, ótimo trabalho de todos neste fim de semana", disse Evans, comemorando o seu triunfo.

No dia de domingo, para preservar o piso da PowerStage, a organização optou apenas por efectuar uma passagem, pelo que foi uma etapa de um único troço. Apesar desta redução, a organização  decidira previamente que os pontos seriam atribuídos na totalidade. E nessa segunda passagem por Likenas, o melhor foi Kalle Rovanpera, que conseguiu uma vantagem de 3,7 segundos sobre Thierry Neuville, 3,9 sobre Sebastien Ogier e 4,6 sobre Ott Tanak. Elfyn Evans, com tudo controlado, foi sexto a 9,1 segundos do vencedor.

Com os quatro primeiros decididos, atrás não houve alterações: Esapekka Lappi foi quinto, a 32,4, na frente de Thierry Neuville, a 33,8, e de Craig Breen, a 1.00,9. Teemu Suninen foi o oitavo, a 1.24,5 e a fechar o "top ten" ficaram o Toyota da Takuta Katsumoto e o Hyundai de Jari Huttunen, este a 4.03,0.

Agora, o WRC segue para terras mexicanas, onde correrá entre os dias 12 e 15 de março.