sábado, 17 de novembro de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 19, Estados Unidos (Qualificação)

Depois de um dia a conhecer Texas e o seu circuito novo em folha, desenhado por Hermann Tilke e fazendo o melhor "mash up" de circuitos espalhados pelo mundo fora - sendo o mais óbvio de todos o da primeira curva, que não é mais do que Zeltewg ao contrário -, maquinas e pilotos preparavam-se para esta sessão de qualificação, onde após três sessões de adaptação a um circuito que ainda estava sujo fora das trajetórias ideais da pista, Sebastian Vettel parecia ser o "The Lone Star" deste pelotão da Formula 1. E o receio de que, caso fosse, ele poderia dominar a qualificação e ficar com uma mão e nove dedos com o ceptro mundial de 2012, era bem real.

Claro, os treinos livres são uma coisa e a qualificação outra. Pode-se esperar o inesperado, pode-se pensar que um despiste poderá alterar tudo, mas se isso se pode pensar de Sebastian Vettel, também se poderá pensar de Fernando Alonso, por exemplo. Mas a grande novidade vinha da boxe da Lotus-Renault, onde Romain Grosjean iria trocar de caixa de velocidades e perderia cinco lugares na grelha de partida.

E quando máquinas e pilotos foram para a pista, na Q1, debaixo do sol texano, havia outro foco de atenção: na boxe da HRT, equipa que desde o inicio da semana se encontra à venda, havia um sério risco dos seus pilotos não se qualificarem para a competição, pois ao longo do fim de semana, tiveram dificuldades em aquecer os seus pneus e andaram a roçar os 107 por cento, o que os colocaria a ver a corrida nas boxes pela segunda vez nesta temporada, depois da Austrália.

Mas no final da Q1, apesar de Narain Karyhikeyan ter ficado parado na gravilha na parte final dessa sessão, devido a problemas de motor, os HRT conseguiram os tempos necessários para correrem amanhã. Ali, os Marussia conseguiram ser melhores do que os Caterham, mostrando que são cada vez mais a décima melhor equipa do pelotão. Mas o piloto que ficou com a "fava", ou seja, que ficou na Q1 sem ser as três mais novas, foi o Toro Rosso de Daniel Ricciardo.

Chegados à Q2, o grande momento foi quando Michael Schumacher bloqueou Fernando Alonso em duas curvas, prejudicando a volta do piloto espanhol - mas curiosamente, ambos passaram para a Q3... Outro grande momento foi Jenson Button, que ficou com problemas no acelerador no seu McLaren e teve de ir às boxes, na pior altura possível. A sua não-qualificação para a Q3 era mais do que inevitável e os seus problemas eram o melhor exemplo da temporada que teve a McLaren.

Com a Q3, toda a gente sabia que o primeiro lugar já tinha dono, mas queriam saber com que diferença é que Sebastian Vettel daria à concorrência. E se Mark Webber iria ser o segundo classificado. A realidade foi um pouco mais dura. É que Lewis Hamilton deu o seu melhor, como ele costuma fazer nas qualificações, e deu luta a Sebastian Vettel, para conseguir a pole-position. Não conseguiu, mas a diferença foi de pouco mais de uma centena de centésimas de segundo sobre o piloto alemão, e conseguiu intrometer-se entre os Red Bull.

Atrás, Fernando Alonso lutava contra o grip e o aquecimento dos seus pneus e tinha apenas conseguido o nono posto na grelha, bem atrás de toda a gente, incluindo Felipe Massa. A sua sorte era que Romain Grosjean, que ficara com o quarto tempo, entre Webber e o seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, iria cumprir a penalização devido à troca da sua caixa de velocidades, e o colocaria no oitavo lugar.

Só que... numa pista nova, os lugares pares são normalmente lugares "sujos" por não ficarem  na trajetória habitual da corrida. E Alonso está num lugar sujo, o que pode complicar um pouco as coisas, que quer recuperar posições suficientes para levar a decisão do campeonato para Interlagos.

Amanhã veremos.

Youtube Rally: Robert Kubica vence Rali de Como

Robert Kubica venceu com alguma facilidade o Rali de Como. O piloto polaco adaptou-se às mil maravilhas ao Citroen C4 WRC e venceu a grande maioria das especiais deste rali que contava para o Trofeo Rally in Asfalto. O piloto polaco bateu Felice Re, em carro igual, um piloto italiano várias vezes campeão nos regionais italianos. Luigi Fontana, num Ford Focus WRC, completou o pódio.

Este resultado foi um bom ensaio para o Rali du Var, na próxima semana, onde a concorrência será certamente mais forte, pois participarão alguns pilotos que costumam aparecer no Europeu de Ralis e no IRC, como Pierre Campana ou Sebastian Chardonnet.

Até lá, fica um video de Robert Kubica nos especiais deste rali.

GP Macau: Félix da Costa vence corrida de qualificação

António Félix da Costa foi o vencedor da corrida de qualificação do GP de Macau, que decorreu esta manhã no circuito da Guia. Numa prova isenta de erros, o piloto da Carlin começou logo na partida por passar Alex Lynn no arranque, mas teve que discutir a travagem para a primeira curva com o sueco Felix Rosenquist, que passou toda a corrida na peugada do piloto de Cascais. Félix da Costa conseguia sempre destacar-se no segundo setor da pista, onde aproveitava para ganhar tempo e conseguir evitar que o sueco da Mücke Motorsport entrasse no seu cone de ar na reta da meta.

O britânico Lynn, autor da pole position, nunca teve andamento para igualar os dois primeiros e acabou por ficar isolado no terceiro lugar. Atrás, houve uma luta de espanhóis  com Carlos Sainz Jr. a ser pressionado durante toda a corrida por Daniel Juncadella, mas conseguiu resistir ao seu compatriota, que nas primeiras voltas roubou o quinto lugar ao britânico Harry Tincknell, fazendo a volta mais rápida pelo caminho.

Dos outros pilotos lusófonos presentes, os brasileiros Felipe Nasr foi nono, Pipo Derani o 13º e o angolano Luis Sá Silva foi o 23º.  

"Desde a primeira curva que tive na frente e procurei ganhar alguma distância para que não fosse ultrapassado na longa recta de Macau. Depois foi manter a concentração, pois o circuito da Guia assim o exige. Correu bem, estamos em excelente posição para amanhã, com um bom acerto de carro, mas ainda temos 15 voltas pela frente e os meus adversários directos estão muito rápidos. Vou dar tudo por tudo para vencer!", contou após da corrida.

A segunda corrida acontecerá amanhã, à mesma hora, e definirá o vencedor da competição.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Extra-Campeonato: O tornado de Silves


Este foi o assunto do dia em Portugal, sem qualquer tipo de dúvida: um tornado vindo do mar, no Algarve, entrou costa adentro e causou estragos em Lagoa e Silves, ferindo 15 pessoas, uma delas com gravidade. O incidente aconteceu pela hora do almoço, e arrancou telhados, árvores, arrastou carros e autocaravanas (motorhomes) de um parque ali perto, entre outras coisas.

Mas o mais impressionante deste video é este senhor que filmou tudo da sua janela, enquanto que lá fora, os ventos impressionantes arrancaram, por exemplo, a cobertura do campo de futebol do Silves, o clube de futebol local. As balizas, por exemplo, foram parar a algumas dezenas de metros dos seus locais.

Simplesmente impressionante.

GP Macau: Alex Lynn faz pole-position, Félix da Costa é segundo

A qualificação do GP de Macau de Formula 3 desta sexta-feira foi movimentada, com vários acidentes, mas no final, o melhor foi o britânico Alex Lynn que, sendo estreante na pista macaense, fez o tempo mais rápido, conseguindo bater o português António Félix da Costa para a corrida de qualificação, que se disputará neste sábado de manhã.

Lynn, piloto britânico de 19 anos que quarto classificado no campeonato de Formula 3 do seu pais, conseguiu um registo de 2.13,122 segundos com o seu Dallara da equipa Fortec, que o colocou na frente do tempo de 2.13,400 segundos do segundo classificado, o português António Félix da Costa no sessão de ontem. Lynn foi o único que conseguiu fazer uma volta limpa logo no início desta sessão de sexta-feira, enquanto que Félix da Costa, no seu carro da Carlin, não conseguiu mais do que o sexto tempo.

"Optámos por uma estratégia arriscada e tivemos uma má sessão. Só montamos os pneus novos mais tarde, porque em teoria a pista ia estar mais rápida, mas com tanta interrupção só consegui fazer uma boa volta e nunca cheguei ao ritmo ideal. Tive duas voltas em que ia lançado e apanhei bandeiras amarelas na última curva", começou por dizer.

O piloto de Cascais continua otimista para um bom resultado, adiantando que "amanhã o importante é acabar a corrida nas primeiras posições, sem erros, para darmos tudo no domingo. Hoje de manhã, fizemos os treinos livres com pneus velhos e tivemos um andamento muito bom, durante a corrida vamos estar bem quando os pneus estiverem mais gastos".

A primeira corrida será amanhã, pelas 7:30 da manhã, horário de Lisboa.

Youtube Formula 1 Classic: Os campeões

No fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos, onde se poderá saber qual dos pilotos em liça poderá ser campeão do mundo, se Sebastian Vettel ou se Fernando Alonso, o finlandês Antti Kalhola lançou o seu mais recente video, onde coloca 62 temporadas de campeões do mundo, desde os tempos de Alberto Ascari e Juan Manuel Fangio, até aos dias de hoje, com Lewis Hamilton, Jenson Button, Kimi Raikkonen e os dois pilotos que estão em jogo nesta temporada.

É muita gente para recordar, são muitos os feitos a lembrar, para o bem e para o mal. 

Youtube Motorsport Crash: o acidente mortal de Philip Yau em Macau

A tragédia está a ensombrar o GP de Macau deste ano. 24 horas depois de Luis Carreira ter morrido nos treinos, esta manhã foi a vez do piloto de Hong Kong, Phillip Yau, que sofreu um acidente a alta velocidade na parte mais veloz do circuito, na curva do Mandarim Oriental. O piloto seguia a mais de 250 km/hora no seu Chevrolet Cruze, em despique com um piloto de Macau quando embateu com força nas barreiras de proteção e o seu carro pegou fogo. 

Yau foi socorrido pelas equipas de emergência, que tiveram de o desencarcerar do carro, mas acabou por morrer no hospital. O acidente ocorreu nos treinos do MTCC, Macau Touring Car Championship, e Yau era um piloto experiente, pois tinha vencido no ano passado, na categoria de GT.

Apesar destas duas mortes em 24 horas, a organização afirma que a prova irá prosseguir como está planeado. "Não questiono o traçado do circuito, ele existe há mais de 60 anos", afirmou o coordenador, João Antunes, ao jornal de Hong Kong, South China Morning Post.

Kubica deseja regressar à competição


Robert Kubica vai estar a competir nas duas próximas semanas em dois ralis em asfalto, um em Itália e outro em França, como fazendo parte da sua recuperação ativa da competição, após estar um ano e meio a recuperar dos graves ferimentos sofridos no Rali Ronda di Andora, a bordo do seu Skoda Fabia S2000. Contudo, apesar destas competições, o piloto de 28 anos ainda não tem planos para o futuro, sobre se irá continuar a competir em ralis ou irá tentar um regresso à Formula 1 em 2013 ou em meados de 2014.

"Para já não tenho grandes planos. Estou ainda em reabilitação mas certamente que gostaria no futuro de voltar a um campeonato de alto nível quer seja nos ralis ou em circuitos. Vamos ver, para já disputei alguns ralis e agora vamos esperar que a minha mão e a minha condição física geral melhorem. Relativamente à Formula 1, depois de quase duas épocas de fora, os contactos são muito limitados pois estou concentrado no regresso ao meu melhor em termos físicos.”, referiu Kubica à Reuters. 

Até lá, pode ver as imagens de Robert Kubica no "shakedown" desta quinta-feira do Rali di Como, a bordo do seu Citroen C4 WRC com a embraiagem modificada para não castigar muito a sua mão direita, ainda em reabilitação.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Formula 1 em Cartoons - A evolução de Sebastian Vettel (GP Toons)

Este fim de semana, Sebastian Vettel irá comemorar em Austin, palco do GP dos Estados Unidos de Formula 1, o seu centésimo Grande Prémio na sua carreira. 

E o nosso amigo Hector Garcia, dos GP Toons, decidiu fazer um cartoon a falar sobre a evolução do piloto alemão, desde os seus tempos de terceiro piloto da BMW Sauber até aos dias de hoje. Com direito a nomes em latim e tudo...

Youtube Moto Crash: o acidente mortal de Luis Carreira


Estive a ver esta noite as imagens do acidente mortal de Luis Carreira, em Macau, e são chocantes, devido à violência do embate. O piloto português de 35 anos morreu esta manhã durante a qualificação do GP de Macau em motociclismo, quando perdeu o controlo na curva dos Pescadores, embatendo no muro de proteção e com a sua moto destruída e incendiada. 

Apesar dos socorros feitos logo nos instantes a seguir ao acidente, o piloto português foi declarado morto meia hora depois do acidente no hospital.

Luis Carreira, nascido no último dia do ano de 1976, foi campeão nacional Honda CBR 600 em 1998 e 2001, vencedor do GP de Angola em 2005 e campeão nacional de Stockport 1000 em 2008, 2009 e 2010. Para além disso, tem participações em provas de Superbike e na Man TT.

GP Memoria - Austrália 1987

Com o título mundial dado a Nelson Piquet e com a ausência confirmada de Nigel Mansell, nesta última corrida da temporada, a Williams pediu nesta corrida de Adelaide à Brabham que libertasse mais cedo o seu futuro piloto, o italiano Riccardo Patrese, para correr ao lado de Piquet na Williams, o que foi acedido da parte da equipa que iria ficar ausente da Formula 1 por uma temporada. No seu lugar, a equipa trouxe o campeão de Formula 3000 daquele ano, o italiano Stefano Modena.

Na qualificação, a Ferrari queria aproveitar o seu bom momento de forma para fazer um brilharete, e assim aconteceu: Gerhard Berger conseguiu a pole-position, na frente do McLaren TAG-Porsche de Alain Prost. A segunda linha era constituida por pilotos brasileiros, com Nelson Piquet, no seu Williams-Renault, a ser mais veloz do que Ayrton Senna, no seu Lotus-Honda. O belga Thierry Boutsen era o quinto, seguido pelo segundo Ferrari de Michele Alboreto. Riccardo Patrese adaptava-se bem ao Williams-Honda, sendo o sétimo na grelha, na frente do segundo McLaren-TAG Porsche de Stefan Johansson. A fechar o "top ten" estavam o segundo Benetton de Teo Fabi e o Brabham-BMW de Andrea de Cesaris.

O Osella de Alex Caffi ficou com o 27º posto da grelha, impedindo-o de alinhar na corrida australiana.

Na partida, Piquet saltou para o comando, mas no final da reta Brabham, Berger conseguiu meter o carro de forma a recuperar a liderança, deixando Piquet, Senna e Prost logo atrás. Pelo meio, o Minardi de Alessandro Nannini sofreu um acidente e terminava ali a sua temporada. Nas voltas iniciais, parecia que as coisas iriam ser assim, mas pouco depois, Prost passa Senna e fica com o terceiro posto. Com o passar das voltas, Berger começa a afastar-se de Piquet, enquanto que Senna tentava não perder Prost de vista, mas as coisas andavam muito calmas na frente, sem grande história, numa corrida que iria ser de atrito.

O único grande momento foi a meio da corrida, quando Senna, depois de parar nas boxes para novo jogo de pneus, começou a puxar pelo carro, apanhando Alboreto e Prost na travagem para a reta da meta e passando do quarto para o segundo lugar, numa manobra bem ousada. Piquet tentou aproximar-se destes dois pilotos, e aproveitou a falha nos travões de Alain Prost, na volta 53, mas na volta 58, uma falha nos travões o colocou também fora de combate.

Na frente, Berger era inalcançável, com Senna e Alboreto logo atrás. Atrás, Patrese parecia ter o quarto lugar seguro, mas na volta 76, o seu motor explode e encosta-se à berma, fazendo com que este fique nas mãos de Boutsen.

Quando a bandeira de xadrez é mostrada, Berger era o vencedor sem contestação, seguido por Ayrton Senna e Michele Alboreto, com o Benetton de Thierry Boutsen, o Tyrrell de Jonathan Palmer e o Lola-Ford de Yannick Dalmas nos restantes lugares pontuáveis. Contudo, nas verificações, os comissários disseram que os as entradas de ar extras dos travões não eram legais e desclassificaram Senna, fazendo com que todos subissem mais um lugar, e colocando no sexto posto o AGS de Roberto Moreno, a primeira vez que quer equipa, quer piloto, chegavam aos pontos.

As hipóteses de Sebastian Vettel e de Fernando Alonso

(...) para que Vettel saia de Austin com o título na mão, as contas são simples: tem de estar na frente de Fernando Alonso por uma distância superior a 25 pontos para que possa estar mais à vontade em Interlagos, palco da última prova do ano, e se junte a Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna na lista de tricampeões. (...)

(...) Hipótese numero um: Vettel vence e Alonso é quinto classificado. Hipótese plausível, pois assim ele termina com 15 pontos de atraso face ao piloto alemão, e a diferença ficaria nos 25 pontos. Mesmo que Vettel desistisse em Interlagos e Alonso vencesse, o alemão seria campeão devido à maior quantidade de vitórias nesta temporada. Tudo abaixo desse quinto lugar para o piloto espanhol significaria que o alemão sairia de Austin fazendo a festa. E claro, tal é possivel: basta ter Webber, Raikkonen e os dois McLaren, por exemplo.

(...) Hipótese numero quatro: Vettel desiste e Alonso é o vencedor. Os problemas de alternador podem estar aparentemente resolvidos, mas foi por esse motivo que Vettel desistiu em Valencia e Monza, curiosamente quando liderava ambas as corridas. Alonso aproveitou bem, com uma vitória em Valencia e um terceiro lugar na corrida italiana, mas caso o alemão tenha uma avaria e Alonso suba ao lugar mais alto do pódio, esta poderá ser a sua única grande hipótese do título mundial, pois assim passaria para a frente do campeonato, com 15 pontos de avanço para o alemão, bastando apenas ficar imediatamente atrás de Alonso em Interlagos para se consagrar.

Existem pelo menos seis cenários plausíveis em Austin, em relação à decisão do título mundial. Em alguns deles, prevê-se que Sebastian Vettel saia da nova pista americana como tricampeão do mundo, noutras, as que Fernando Alonso consiga superar o piloto da Red Bull, ele possa adiar tudo para Interlagos, onde competiria em condições favoráveis para alcançar o seu terceiro título mundial. Para ver isso tudo e algo mais, sigam este link e leiam o resto no blog Formula 1 Portugal.

WRC: Dani Sordo de regresso à Citroen

Era uma noticia relativamente esperada, depois de que Sebastien Löeb ter anunciado o seu part-time na marca francesa e Mikko Hirvonen ter sido confirmado como primeiro piloto da marca em 2013. A Citroen anunciou esta tarde que Dani Sordo regressaria à marca como piloto principal, após duas temporadas na Prodrive, guiando o Mini JCW WRC.

Levámos um tempo para avaliar o potencial dos pilotos que tínhamos à nossa disposição correr ao lado de Mikko Hirvonen na próxima temporada. O Dani figurava entre os que estavam no topo da lista e no Rali de Espanha voltou a demonstrar que continua ao seu melhor nível. O Dani é muito apreciado na equipa, sendo um prazer para todos o seu regresso a esta ‘família’. O seu perfil complementa o do Mikko em muitos aspetos, sendo importante para a Citroën contar com um piloto latino para os mercados da Europa do Sul e América Latina”, referiu Yves Matton, Director da Citroën Racing.  

Dani Sordo, está naturalmente contente: “Estou muito orgulhoso de voltar à equipa de que guardo tão boas recordações. Era o meu objetivo para 2013. Os últimos anos têm sido muito positivos e noutra equipa descobri novos métodos de trabalho. Vi-me mais implicado no processo de desenvolvimento do carro e creio que o meu regresso à Citroën é uma grande oportunidade. Espero que chegue depressa a minha primeira vitória, já na próxima temporada. Tenho muita vontade de voltar a guiar o DS3 WRC, com que testei no final de 2010.”, reagiu.

Para Sordo, piloto catalão de 29 anos, vai ser um regresso à marca francesa, depois de ter estado ao serviço entre 2006 e 2010, onde conseguiu 29 pódios, mas nunca a vitória. Desses 29 pódios, 17 foram no segundo lugar da classificação, onde não conseguiu bater o seu companheiro de equipa, Sebastien Löeb. 

Em 2011, Sordo aceitou o desafio da Prodrive para desenvolver o Mini Cooper WRC, que lhe deu mais três pódios, sendo os mais significativos os segundos lugares na Alemanha e no Rali de Monte Carlo. Contudo, os problemas que a Prodrive teve com a BMW fizeram com que as expectativas para 2012 tivessem de ser baixas e ele ter participado em apenas oito ralis nesta temporada, uma delas pela Ford, substituindo um lesionado Jari-Matti Latvala.

Neste seu regresso, ver-se-á se consegue quebrar de vez a malapata e vença um rali, para deixar de ser o piloto que mais vezes subiu ao pódio sem ser no lugar mais alto, já que talento para isso, ele tem.

GP Macau: motociclista português perde a vida nos treinos

O Grande Prémio de Macau ficou marcado na manhã desta quinta-feira por um acidente mortal na prova de motociclismo, quando nos treinos para essa mesma competição, o piloto português Luis Carreira morreu, vítima de um embate contra as barreiras de proteção. Carreira, que pilotava a Suzuki da equipa Benimoto-Rider-Cetelem, despistou-se contra as barreiras de proteção na curva do Pescador, sendo imediatamente levado para o hospital, onde foi confirmado o óbito menos de meia hora depois, apesar das tentativas de reanimação por parte das equipas de socorro.

A qualificação de interrompida de imediato e a pole-position foi dada a Michael Rutter. Quanto às causas do acidente, ainda é cedo para determinar se foi devido a falha mecânica ou a erro do piloto. O que se sabe é que a moto ficou completamente destruida.

Um dos melhores pilotos nacionais, com vários títulos nacionais de Velocidade Stocksport 1000, bem como resultados muito relevantes além fronteiras, onde participou em clássicas como o Man TT, entre outros, já tinha sofrido uma lesão grave no ano passado, que o afastou das pistas durante algum tempo. Agora em Macau, perde a vida na sequência de um acidente muito grave. 

5ª Coluna: Este é o fim da HRT?

A noticia divulgada esta segunda-feira de que a Thesan Capital iria colocar à venda a HRT (ex-Hispania e Campos Meta) não apanhou ninguém totalmente de surpresa. E apesar do tom otimista proveniente do comunicado oficial, ninguém se iludiu: a empresa não conseguiu fazer lucrar a equipa e a colocou à venda, ao mesmo tempo que enviava cartas de despedimento a 32 funcionários e mecânicos, bem como colocava os restantes funcionários de "ferias forçadas" até ao final do ano.

É nesse clima de incerteza na HRT que falo esta semana na minha rubrica "5ª Coluna". Sobre o fracasso do projeto da Thesan Capital e dos "tiros nos pés" que deram, especialmente quando se moveram para Madrid, em vez de estarem ao pé das outras equipas de Formula 1, em Northampton, por exemplo. E que muito provavelmente poderá levar a que a HRT desapareça no final do ano, provavelmente sem deixar saudades a muita gente.

Para ler o resto, que é publicado no Formula 1 Portugal, sigam este link.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Annus Horribilis: Mike Parkes, Spa-Francochamps, 1967

Já ando por aqui há muito tempo e confesso que nunca tinha visto esta imagem. E é arrepiante. Trata-se do corpo agonizante de Mike Parkes, com ambas as pernas quebradas, jogado fora do seu Ferrari 312/67, que jaz inerte, de pernas para o ar, na berma da curva Blanchimont, em Spa-Francochamps, um pouco distante do piloto britânico, certamente ejectado do carro de Maranello.

Se olhar com mais atenção, verão um pormenor a acentuar o horror: uma das suas pernas, a direita, abaixo do joelho, esta revirada, indicando que houve uma grave fratura. Parkes está conscidente e as dores deverão ser absolutamente infernais.

Felizmente, não é um memento mori, mas é o símbolo de um momento infernal que a Ferrari passava naquela primavera de 1967. Um mês e meio antes, a 7 de maio, o seu antecessor, Lorenzo Bandini, sofria queimaduras letais depois de bater fortemente contra um dos pilaretes no Porto do Mónaco. Bandini agonizou durante três dias, numa cama de hospital, antes de entregar a sua alma ao Criador. Parkes substituiu Bandini e na corrida seguinte, na Holanda, onde terminou a corrida no quinto lugar.

Parkes tinha feito uma excelente temporada em 1966, conseguindo dois pódios e uma "pole-position" em apenas quatro corridas com a marca de Maranello, após a saída abrupta de John Surtees. Parecia que iria ficar na equipa de Formula 1 em 1967, deixando um pouco mais de lado a Endurance, lugar onde tinha ido correr inicialmente, a par de Ludovico Scarfiotti. Mas Enzo Ferrari preferiu apostar em Chris Amon e Lorenzo Bandini. Com o piloto italiano morto, Parkes foi chamado e ele lá foi, até à tarde daquele 21 de junho, nas Ardenas belgas.

No final, Parkes demorou dois anos para voltar à competição, mas não mais se sentou num carro de Formula 1. Quando terminou a sua carreira, foi para a Lancia, ajudando a desenvolver o Stratos, com um motor Ferrari, graças aos seus contactos em Maranello. Acabaria por morrer em 1977, um banal acidente de estrada.

Noticias: conversações sobre Nurburgring colapsam

O circuito de Nurburgring está desde o meio do ano em situação de insolvência, mas falava-se desde então que os administradores e Bernie Ecclestone estavam em conversações para que a Formula 1 pudesse correr no circuito alemão na próxima temporada. Contudo, esta quarta-feira, noticias vindas da Alemanha afirmam que as negociações terminaram sem que as partes tenham chegado a um acordo.

Um porta-voz do circuito anunciou à agencia alemã DPA que "não haverá mais Formula 1 no circuito", mas outro porta-voz, Pietro Nuvolini, que faz parte da administração de recuperação do circuito alemão, afirma que a porta ainda está aberta: "Se quiserem regressar à mesa de negociações, a porta não está fechada".

Desde 2006 que a Formula 1 está em paragens alemãs, numa troca entre Nurburgring e Hockenheim. Esta temporada, a corrida foi neste último circuito, e no calendário de 2013, a prova alemã está marcada para o proximo dia 14 de julho. 

Youtube Road Obstacle: Isso é que é ter calma!


Da Coreia do Sul não vem só Daewoos, Kias, Samsungs e o "Gangnam Style". Hoje veio este video em particular, onde podemos ver o sangue-frio desta pessoa, ao deparar com este reboque ao qual falharam-lhe os travões numa rua ingreme. Com calma, perícia e alguma sorte - não havia ninguém atrás dele - recuou o tempo e a velocidade suficiente para ver passar o reboque desgovernado à sua frente, depois de ter colocado o seu carro numa rua lateral, sem ele ter sofrido qualquer arranhão.

Tiremos o chapéu à perícia do condutor para esta situação. Pode ser que a Hyundai o contrate para a sua equipa de ralis...

Noticias: Villeneuve torce por Alonso

Jacques Villeneuve é, como sempre, um piloto que diz o que vai na sua alma. E na sua maneira "politicamente incorreta", deu uma entrevista à Autosprint italiana, onde fala que, apesar de ambos os pilotos que estão na luta pelo título serem muito bons, prefere que o vencedor seja Fernando Alonso, pois para além da frieza sob pressão, consegue tirar o melhor partido de um mau chassis, como é o da Ferrari deste ano. Para além disso, afirma que Sebastian Vettel é um piloto imaturo, que cede sob pressão.

Para mim está confirmado o que penso de Vettel. Ao partir do fim da grelha tocou no monolugar de Bruno Senna, danificando a asa dianteira do RB8, depois com o safety-car em pista cometeu um erro gravíssimo que poderia ter tido outras consequências, quase batendo em Ricciardo. Quanto ao resto mostrou-se súper rápido mas teve muita sorte. Para mim, nada me faz mudar de ideias, o Alonso merece o título. Mantém-se calmo e racional sob pressão, enquanto o Vettel zanga-se, grita e mostra o dedo do meio. Reage como uma criança. É quase imbatível quando lidera, mas se precisa de recuperar fica vulnerável e comete muitos erros. Não tenho dúvidas, o Alonso é o melhor.”, referiu.

Este domingo, em Austin, o título mundial de 2011 poderá ser decidido definitivamente entre o espanhol da Ferrari e o alemão da Red Bull. A diferença entre ambos os pilotos é de dez pontos, quando estão cinquenta ainda em jogo.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Youtube Tractor Rallying: O Terror vindo da Suécia


Este é um video que está a causar sensação no Youtube, e em três dias já teve mais de um milhão de visualizações. Vem da Suécia, e trata-se da modificação de um trator em que foi colocado um motor Volvo Turbo, retirado de um modelo 240. O dito - apropriadamente chamado de "Terror" - consegue andar muito mais rapidamente do que muitos tratores que andam aí, e faz burnouts de fazer inveja a muito carro.

Creio que mais vinte destes tratores modificados e teriamos os suficientes para uma competição capaz de rivalizar a Formula 1. Aliás, isto seria ótimo para a Lamborghini. Um regresso às origens, pois eles começaram como tratores...

Noticias: Robert Kubica vai correr num C4 modificado

A participação de Robert Kubica no Rali du Var e de Como, a acontecer nos próximos dois fins de semana, irá acontecer a bordo de um Citroen C4 WRC especialmente modificado para as limitações que o piloto polaco ainda se sente neste momento dentro de um carro de ralis. Segundo Xavier Mestelan-Pinon, diretor técnico da Citroen, o piloto polaco vai guiar um C4 WRC com o seletor de caixa no lado esquerdo e com o travão de mão acionado por botão, ao invés do habitual cabo: 

"O travão de mão hidráulico foi modificado para que Robert não puxe, mas sim pressione. Vamos ver como ele lida com este carro e talvez no futuro possa guiar o carro atual. Vamos ver como tudo corre, pois o Robert é um verdadeiro piloto.", referiu.

Estas experiências de Kubica com um carro especialmente modificado, pois ainda está na fase final da sua recuperação do acidente que teve em fevereiro de 2011, no Rali Ronda di Andora, poderão fazer com que em 2013 tenha uma maior participação nos ralis, provavelmente ao serviço da marca francesa, pois a Citroen não descarta a sua participação num DS3 WRC, quem sabe no Mundial de Ralis.

Formula E: McLaren vai fornecer motores elétricos

A Formula E, a competição elétrica que está a ser organizada por Alejandro Agag e "abençoada" pela FIA, teve hoje muitas novidades. A McLaren foi anunciada como a fornecedora do motor elétrico, transmissão e eletrónica para a novo monolugar da Formula E. Outra novidade é que a equipa de Woking irá trabalhar com a Spark Racing Technology, nova empresa liderada por Frederic Vasseur, chefe da equipa Lotus na GP2, que ficará responsável pela montagem dos monolugares.

Só por aí poderemos ver que esta competição será mais uma formula monomarca e monomotora, como a Formula Renault 3.5 e a GP2, pois parece que é esta a filosofia atual dos dirigentes, em nome de um "corte nos custos".  

A Formula E irá estrear-se durante a temporada de 2014, em circuitos desenhados no centro de algumas grandes cidades, numa competição que se prevê marcar o ponto de partida para o que será o futuro do desporto motorizado em termos de monolugares. Ainda não se sabe o calendário da competição nem os pilotos envolvidos, mas fala-se muito da hipótese de uma corrida no centro do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Noticias: Thesan Capital coloca HRT à venda

A Thesan Capital anunciou esta segunda-feira no seu site oficial que colocou a HRT à venda pelo melhor preço, ano e meio depois de terem adquirido a José Ramon CarabanteNo seu comunicado oficial, as equipa explica os motivos da sua decisão: “A atual direção da HRT Formula 1 espera concluir esta venda nas proximas semanas e com isso, continuar a sua progressão para ser uma referência na Formula 1 moderna após os resultados alcançados na temporada de 2012.", começou por dizer.

A HRT Formula 1 Team espera anunciar nas próximas semanas o nome do seu novo proprietário, e acreditamos que chegou o momento em que a HRT Formula 1 Team tenha novos investidores a tomarem conta dele. Estamos orgulhosos do trabalho feito até agora e da evolução alcançada, mas achamos que é tempo de continuar essa evolução com novo financiamento, com novos proprietários. Estamos convencidos que o potencial desportivo é enorme e que a presença de novos investidores pode dar um enorme impulso nesse sentido", conclui o comunicado da equipa 

Até ao momento, não são copnhecidos quais potenciais investidores na equipa que já começou a ser chamada de Campos Meta, fundada em 2009 para levar à Formula 1 as ambições do ex-piltoo espanhol Adrian Campos, mas que depois foi vendido a José Ramon Carabante, dono da construtora Hispania. Contudo, a falta de financiamento para fazer andar a equipa fez com que fosse vendida em junho de 2011 à Thesan Capital, um fundo de investimento que fez rolar a equipa até este momento.

Atualmente, a equipa é dirigida por outro ex-piloto, Luis Perez-Sala, e os seus pilotos são o espanhol Pedro de la Rosa e o indiano Narain Kathikeyan. Com motores Cosworth, ainda não chegou alguma vez aos pontos nas três temporadas em que esteve presente até agora.  

Youtube NASCAR Motorsport: A pancadaria de Phoenix


"Good old fashonied redneck sport". É o que acho da NASCAR. É uma competição automobilística que nunca perdeu as suas raízes sulistas, dos rapazes que faziam competição a fugir das patrulhas policiais, quando transportavam nas malas dos seus carros o álcool contrabandeado, feito em destilarias clandestinas. 

E digo isto porque, apesar de este desporto sempre corrido em pistas ovais ter se expandido para todo o país, nunca perdeu essas raízes sulistas e másculas  muito diferente dos elitismos e do ambiente esterilizado da Formula 1, onde se as pessoas disserem o "F-Word" e o "S-Word" no pódio, a FIA puxa as orelhas dos pilotos e lhes dizem para não dizerem asneiras.

Na NASCAR... andam à pancada. Foi o que aconteceu esta noite na oval de Phoenix, entre Clint Bowyer e Jeff Gordon, e as suas equipas mecânicas. Primeiro na pista, com os seus carros, depois fora dela.

Eis o video, para verem "o circo pegar fogo", à boa maneira americana.

domingo, 11 de novembro de 2012

Noticias: Quatro mortos num rali checo

A Republica Checa está em estado de choque com a noticia, este sábado, de um acidente num rali local que resultou na morte de quatro crianças que brincavam num jardim.

O acidente ocorreu na primeira classificativa do Uhersky Brod Rallyshow, um rali extra-campeonato, quando um Mitsuhibshi Lancer Evo IX da dupla Mikhail Bartochnik e Josef Bartochnik perdeu o controle e bateu numa árvore, e entrou num jardim, colhendo mortalmente as quatro crianças. Para além dos mortos, mais três pessoas ficaram feridas, com alguma gravidade. Os pilotos nada sofreram e a prova foi imediatamente interrompida e posteriormente cancelada.

Este é o segundo acidente grave a acontecer num rali checo, uma modalidade onde sempre teve uma elevada popularidade, e os organizadores receiam as consequências que mais este acidente pode ter. Após o acidente em junho, no rali Barun Zlin, prova a contar para o Intercontinental Rally Challenge (IRC), onde três espectadores (entre os quais um fotógrafo) foi colhidos mortalmente, alguns patrocinadores decidiram retirar o seu apoio, para não ficarem associados a eventos trágicos. 

Agora, com mais esta nova tragédia, teme-se que seja outro rude golpe nos ralis checos. 

WRC 2012 - Rali da Catalunha (Final)

Por fim, terminou o Rali da Catalunha, com Sebastien Löeb a ser o vencedor quase inevitável, dado que parte deste rali era disputado em asfalto. aos 38 anos, o piloto francês encerrou a sua carreira a tempo inteiro nos ralis da única maneira que sabia fazer: vencendo o rali, elevando o seu recorde para 76. 

Foi uma vitória comemorada com champanhe e provavelmente com um sentimento de nostalgia, pelo facto do piloto mais vitorioso de ralis se retirar para tentar a sua sorte na Endurance, mas um sentimento de alivio na concorrência, pois pela primeira vez em quase dez anos, irá ter uma chance real de chegar ao título.

No final do rali da Catalunha, Löeb foi o melhor, diante de Jari-Matti Latvala e de Mikko Hirvonen,  mas não foi uma vitória fácil: o duelo entre ele e Latvala foi ao segundo, acabando ambos com uma diferença de sete segundos, com o finlandês a ser o melhor na Power Stage. Mads Ostberg foi o quarto classificado, na frente do finlandês Jarkko Nikara, que a bordo do Mini Cooper JCW WRC da Prodrive, foi o quinto classificado, o seu melhor lugar de sempre, beneficiando dos despistes de Ott Tanak e Hans Weijs, que capotou o seu Citroen DS3 WRC.

Craig Breen foi o sexto classificado, num Ford Fiesta S2000, conseguindo assim o titulo no SWRC e no último ano de homologação destes carros, que em 2013 vão ser substituídos pelos RRC. Chris Atkinson foi o sétimo no seu Mini da Motorsport Itália, seguido do Proton de Per-Gunnar Andersson, do Mini de Dani Sordo e do Ford Fiesta de Evgueny Novikov, que sofreu uma penalização de dez minutos devido ao desgaste dos seus pneus.

E assim terminou o Mundial de Ralis de 2012. Espera-se que em 2013, na nova era dos ralis, haja um maior equilibrio e as expectativas que existem sobre os dois novos construtores, Volkswagen e a Hyundai, sejam satisfeitas.

Formula 1 em Cartoons - Duelo em Austin (GP Toons)

A uma semana do GP dos Estados Unidos, em Austin, o Hector Garcia, no seu GP Toons, desenhou aquilo que poderá ser o duelo final entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso pelo título mundial.

Veremos quem sacará melhor da pistola, mas creio que Vettel tem vantagem. Acho que a arma foi desenhada pelo Adrian Newey...