sábado, 23 de novembro de 2013

Formula 1 2013 - Ronda 19, Brasil (Qualificação)

A Formula 1 escolhe desde há uns anos a esta parte o circuito de Interlagos como o palco para a corrida final da sua temporada. É assim desde que há dez anos atrás, em 2003, a corrida brasileira terminou em caos devido à forte chuva que caiu naquele ano. Contrariando a tradição de correr no verão - ou inicio de outono austral - decidiu-se que correr em novembro seria melhor, pois poderia ter menos chance de chuva. Só que em 2008 e 2012 as coisas não foram bem assim, e também ela marcou a sua presença na clássica pista brasileira.

A qualificação começou com toda a gente na pista, e a calçar pneus intermédios, para evitarem surpresas. E valeu a pena: com o passar dos minutos, a chuva aumentou de intensidade e os tempos pioraram. Em pouco tempo, a esmagadora maioria dos pilotos foi para as boxes, mas a um minuto do fim, Kovalainen faz um tempo que o coloca no quinto posto, o que indicava uma melhoria ligeira na pista. Mas no final dessa Q1, para além dos Caterham e dos Marussia, quem ficou de fora foi o Sauber de Esteban Gutierrez e o Williams de Pastor Maldonado.

Passando para a Q2, as noticias indicavam que a chuva iria abrandar. Rosberg faz um tempo de 1.26.626, apesar de ter feito "powerslide" na Curva 3. Logo a seguir foi Sebastian Vettel a estabelecer o melhor tempo, com 1.26,515, com os carros a lutarem contra a pista. Os minutos passaram e o alemão melhora para 1.26,449, e pouco depois, Romain Grosjean colocou 1.26,161, para ficar na primeira posição. Mas nos minutos finais, a chuva apareceu com mais força e Sergio Perez bateu na curva 4 com o seu McLaren precisamente na altura em que acaba a Q2. E com isso, os McLaren ficaram de fora da Q3, tal como os Force India, o Williams de Valtteri Bottas e o Lotus de Heiki Kovalainen. Em contraste, os Toro Rosso de Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo conseguiram entrar na Q3.

Com isso, a direção da corrida decidiu atrasar o inicio da Q3 devido não só para tirarem o carro do mexicano, como também por causa da intensidade da chuva. Primeiro atrasaram em dez minutos, depois acrescentaram mais dez, e mais dez minutos, com o carro médico o único a passear pela pista.

Quando as coisas por fim estiveram seguras para correr, e a pista tinha um minimo apresentável, tinham passado 45 minutos em que os pilotos estiveram parados nas boxes. Começaram com pneus de chuva, mas pouco depois, calçaram pneus intermédios. Grosjean foi o primeiro e compensou, fazendo 1.27,773, mas logo depois, veio Webber... e não superou. Acabou por ser Sebastian Vettel a fazer melhor do que o francês, conseguindo 1.26,479 segundos e a conseguir a sua nona pole-position consecutiva.

Mas atrás, houve alterações. Nico Rosberg conseguiu superar Grosjean e ficou com o segundo posto, conseguindo 1.27,109, enquanto que Fernando Alonso a obter o terceiro melhor tempo, mas nenhum dos dois conseguiu baixar do um minuto e 27 segundos. Mark Webber e Lewis Hamilton ainda foram melhores que Grosjean, que teve atrás de si os Toro Rosso de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, enquanto que Felipe Massa e Nico Hulkenberg fecharam o "top ten" nesta cinzenta, chuvosa e atribulada qualificação de Interlagos.

Mas a grande conclusão é que com todos estes ingredientes extra, a qualificação deu mais do mesmo: Sebastian Vettel era o primeiro a partir em Interlagos e provavelmente será o favorito a vencer nesta corrida de encerramento do campeonato. Amanhã saberemos se o tempo ficará assim e se preparemos para ver mais do mesmo ou algo mais imprevisivel...

Youtube Motorsport Crash: um impressionante acidente em Philipp Island

Isto aconteceu esta madrugada no circuito australiano de Philipp Island, durante a corrida da V8 Supercars. Os Holden do australiano James Courtney e do francês Alexander Premat sofreram uma forte colisão que fez extensos estragos em ambos os carros e deixou Courtney preso por instantes antes que Premat conseguisse tirá-lo de lá.

O acidente lembrou-me fortemente do que aconteceu a Nick Heidfeld e Takuma Sato em Zeltweg, em 2002. E para Premat, isto não é novo: há três anos, em Adria, destruiu um Audi de DTM numa impressionante cambalhota...

Youtube IndyCar Tribute: A Homenagem a Dário Franchitti

Quando se soube esta semana do anuncio da retirada do escocês Dário Franchitti, a IndyCar não perdeu tempo e fez um video em tributo ao piloto escocês, um dos mais vitoriosos da série americana, com quatro títulos e três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis. Os vários pilotos que correram com ele e contra ele ao longo de uma carreira de mais de 15 anos, primeiro na CART, pela Green - depois Andretti Green - depois na IRL, antes de chegar à Chip Ganassi, onde conquistou os seus titulos e as suas vitórias na prova mais importante do automobilismo americano, classificam com vários adjetivos, o mais comum deverá ser de "lenda".

É verdade, Dário Franchitti deve ter tido tempo para estabelecer um estatuto de lenda, algo raro num estrangeiro, pelo menos desde Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell ou Gil de Ferran. Mas merece plenamente esta homenagem.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Youtube Automobilie Crash: Uma estúpida tentativa de fuga


Este video aconteceu no inicio do mês e já tem mais de quatro milhões de visualizações. Aconteceu em Chicago e foi filmado por um tal de K. Moore. Basicamente foi um toque entre um taxi e um SUV negro - na realidade é um Nissan Murano - que deu e algo bem pior, com tentativas do taxista em parar o condutor do carro que resultou numa situação e que "foi pior a emenda do que o soneto".

É melhor ver as imagens.

A história de um calendário... que não o foi

Ontem à noite, dei de caras com uma noticia no suplemento "Life & Style" do jornal português "Público", onde se fala sobre o famoso calendário Pirelli, que no ano que vêm comemora os seus 50 anos de existência. Lá, a jornalista Ana Brasil fala sobre os calendários que nunca aconteceram, e uma das que mais me impressionou foi sobre Helmut Newton, o fotógrafo australiano (mas de origem alemã) que em 1986 andou a tirar fotos para um calendário... que acabou por não acontecer.

Eis um excerto da noticia:

O calendário de 2014 recupera as fotos que Newton produziu para a Pirelli em 1986 e que foram preteridas em favor das de Bert Stern, fotógrafo norte-americano célebre pelas suas fotos de Marilyn Monroe. Como? A competição entre a sede italiana e a sua sucursal no Reino Unido, que produziu o calendário desde o seu início, fez com que em 1986 fossem criados dois calendários distintos. Os dois projectos desenrolaram-se paralelamente, ignorando-se mutuamente até que os esforços da Pirelli Itália, que tinha percebido o enorme potencial global do calendário e o quis tornar seu, se revelaram inúteis.

As fotos de Bert Stern sobre a criatividade artísticas e o nu são publicadas, enquanto as de Helmut Newton, pedidas por Itália, são postas de parte. Agora, são essas as fotos que acompanharão, de Janeiro a Dezembro de 2014, o grupo de eleitos a quem é oferecida uma edição do “The Cal”, como é comummente chamado o calendário Pirelli.

As fotos, tiradas em Montecarlo e na região de Chianti, têm como protagonistas nomes que actualmente estão fora dos holofotes, como o da modelo brasileira Betty Prado ou da italiana Antonia Dell’Atte. Aparentemente com pouca ou nenhuma maquilhagem, as mulheres revelam-se em cenários simples, com uma sensualidade discreta e, sobretudo, natural, bem ao estilo de Newton. (...)

Porque é que falo disto? Bom, uma das fotos coloca uma modelo diante do Ligier JS25, de 1985, guiado naquela temporada por Jacques Laffite, Andrea de Cesaris e Philippe Streiff. Tinha motor Renault, mas ao contrário do que se vê na foto, tinham pneus Goodyear. A Pirelli entrou em 1986, mas com o chassis seguinte, o JS27. E tiveram uma boa temporada: 23 pontos, quatro pódios e uma volta mais rápida.

Youtube Formula 1 Ad: Um Formula 1 de vidro

A Johnny Walker, marca de whisky escocesa e patrocinadora da McLaren, decidiu fazer uma publicidade sobre os perigos da condução, construindo - em computador - um Formula 1 de vidro. E depois destruiu-o. Uma campanha de alerta sobre os perigos da condução sob o efeito de álcool, com a participação do bicampeão do mundo Mika Hakkinen.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Youtube Formula 1 Technical: as diferenças entre 2013 e 2014

Giorgio Piola, o engenheiro e desenhista da Formula 1, mostra neste video onde se mostram as diferenças entre esta temporada e a próxima, com os motores V6 Turbo de 1.6 litros e os bicos mais baixos do que existe por agora.

Pelo menos por aqui, não temos o "bico de pénis"...

Dois milhões de visitantes!

Demorou seis anos, nove meses e nove dias para que este blog alcançasse a marca dos dois milhões de visitantes. Engraçado ver que esta marca é alcançada no fim de semana do último Grande Prémio do ano, em Interlagos, um simbolismo de quão longe já foi esta aventura automobilística e o impacto que isto teve até agora. 

Quando há dois dias a página do blog no Facebook alcançou a marca dos 1200 fãs, entendi que isto já não pode ser mais uma coisa pequena, feita de forma amadora - mas com muito empenho. Acho que, mais do que nunca, isto têm de dar o salto para algo mais profissional.

Portanto, aos poucos, tenho andado a fazer isso. Não vos vou dizer quando, mas estou em processo de o transformar em site. Talvez ano que vêm, quando isto fizer sete anos, já isto tudo tenha outra cara, seja outra coisa. É um sonho longamente acalentado, mas ainda tenho algum receio de o dizer, porque só acreditarei quando estiver feito e plenamente funcional...

Foi um longo caminho, do qual se está a chegar a momentos decisivos. Do que desejo agora é que isto continue a crescer, que consiga mais e melhores fãs, e que os melhores dias ainda estejam para vir.

Obrigado a todos. Ah! E comprem o meu livro do blog. E também aceito as vossas doações, claro! Está no canto superior esquerdo onde diz "Donate"... 

Formula 1 em Cartoons - Austin (Riko Cartoon)

O cartoon que o Frederico Ricciardi (Riko) fez para a F1passion.it mostra os recordes que Sebastian Vettel anda a bater, corrida após corrida, nesta temporada de 2013 que vai acabar neste final de semana, e os dominadores que foram superados, como Michael Schumacher...

Youtube Motorsport Testing: os primeiros testes do carro da Formula E

Os primeiros testes da Formula E já aconteceram. Foi no circuito francês de La Ferté Gaucher, em França e tiveram Lucas di Grassi ao volante. Ao todos foram 40 voltas, com uma bateria que foi para a pista com um quarto da capacidade.

No video, podemos ver as expectativas de Alejandro Agag, dos engenheiros, e no final, as impressões do Lucas di Grassi sobre o carro, que correu sem problemas. e claro, podemos ouvir o estranho som de um carro elétrico...  

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uma curva em Austin, guardada em Gif

Acho que no mínimo, este GIF é hipnotizante. Não acham? É um eterno loop...

Vi esta no WTF1.co.uk.

As opções de Robert Kubica

Robert Kubica pode não ter terminado da melhor forma a sua temporada nos Ralis, com os dois despistes que teve no Rali de Gales, mas ele está e alta no pelotão do mundial. A sua capacidade de correr, aliado aos resultados que conseguiu na categoria WRC2, onde venceu quatro provas e acabou como campeão do mundo, fez com que Citroen e Ford estejam interessados nos seus serviços na temporada de 2014.

Segundo a Autohebdo.fr, a Ford poderá estar a tentar o polaco de 28 anos com uma oferta para correr um Fiesta WRC na próxima temporada, tendo até já começado a modificar um carro para ele, no sentido de o oferecer para correr. Contudo, a Citroen ainda não desistiu dele e planeia fazer o mesmo, já que existe a possibilidade de Mikko Hirvonen ir para a Hyundai, para correr ao lado do belga Thierry Neuville.

Contudo, uma outra possibilidade está em cima da mesa, que é correr na Endurance, ao volante de um Bentley Continental GT3, cuja preparação e desenvolvimento está a ser feita... na M-Sport. Não se saber se será mais tentador do que o WTCC, categoria no qual a marca francesa irá se estrear na próxima temporada, com Sebastien Löeb, Yvan Muller e o espanhol Pepe Oriola como pilotos oficiais.

Quaisquer que sejam os resultados, Kubica é um piloto cobiçado por muitos.

Noticias: Vai chover em Interlagos!

Pelo que ando a ler por aí, o tempo em Interlagos vai ser "épico" neste fim de semana. Sexta-feira e sábado, pelo menos, estão previstos calor e chuva ao longo do dia, embora não se saiba se irá chover à hora das sessões, quer de treinos livres, quer de qualificação.

Segundo a Meteo-France, sexta-feira e sábado serão dias chuvosos, com temperaturas a oscilar entre os 16 e os 21 graus, e muita chuva. Para domingo, também se prevê chuva, com temperaturas entre os 17 e os 23 graus.

Contudo, segundo o site brasileiro Climatempo, indica uma tendência climática um pouco diferente. Aparentemente, o sol irá aparecer no dia, mas existe oitenta por cento de hipótese de acontecer aguaceiros a partir das 14 horas locais (16 horas em Lisboa), altura em que ocorrerá a corrida. Quanto às temperaturas, serão as mesmas.

Curiosamente, esta corrida de 2013 poderá coincidir com outras duas corridas que ocorreram em anos terminados em três na pista de Interlagos: em 1993 e 2003, as provas aconteceram debaixo de chuva, e foram confusas. Na primeira, Alain Prost se despistou quando foi apanhado desprevenido após uma carga de água ter caido a meio da corrida, deixando a vitória nas mãos de Ayrton Senna

No segundo caso, a confusão foi ainda maior, com vários despistes e uma prova que não chegou ao fim com o despiste de Fernando Alonso, com o espanhol a ter de ser hospitalizado após uma forte pancada com o Jaguar de Mark Webber. No final, mais confusão quando os comissários declararam Kimi Raikkonen como vencedor, quando na realidade a prova tinha sido ganha pelo Jordan de Giancarlo Fisichella. O erro foi corrigido na corrida seguinte, em Imola. 

Noticias: Takuma Sato desenvolverá monolugar de Formula E

Takuma Sato será o piloto de desenvolvimento do monolugar da Formula E, ao lado do Lucas di Grassi. O japonês de 36 anos ajudará a desenvolver o bólido para a competição que começará em setembro do ano que vêm, poucos dias depois de se confirmar que a sua antiga equipa de Formula 1, a Super Aguri, fará parte das equipas na temporada inaugural.

Sato, que está na IndyCar, diz-se ansioso com a possibilidade poder guiar o carro. “Eu estou muito animado em fazer parte do programa de pilotos para o desenvolvimento dos carros da Formula E”, começou por dizer. “Essa categoria tem um grande potencial para o futuro das corridas e dos carros elétricos. Eu estou muito ansioso para testar no próximo inverno”, declarou.

A Formula E começará em setembro de 2014 com doze corridas citadinas à volta do mundo.  

Youtube Rally Slowmotion: A temporada de 2013, em câmara lenta


Terminada a temporada de 2013, eis os melhores momentos do Mundial WRC, dominado por Sebastien Ogier e pela Volkswagen, que no seu primeiro ano de atividade, teve uma atitude de "Vini, Vedi, Vinci": Chegou, viu e venceu contra Ford e Citroen.

Sentem-se e apreciem, são oito minutos e 40 segundos de belas imagens.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Youtube Racing Crash: um acidente... com o reboque

Macau - mais concretamente o Circuito da Guia - é uma pista muito atreita a acidentes. Nos mais de sessenta anos de existência do circuito e as centenas de acidentes que há existiram por ali - com a Curva do Hotel Lisboa a ter a sua quota-parte - certamente nenhuma delas envolveu um reboque...

Esta vi no Twitter do Matthias Mannizer.

Youtube Rally Crash: O segundo acidente de Robert Kubica em Gales

Se já há uns dias mostrei o primeiro capotamento de Robert Kubica no Rali de Gales, hoje mostro o segundo capotamento do piloto polaco a bordo do seu Citroen DS3 WRC, no rali galês. Vê-se que ele perde de traseira, antes de cair ribanceira abaixo, parando uns com 150 metros mais abaixo. Depois de ele e o seu navegador sairem ilesos, Kubica ainda têm tempo para ligar à assistência, dizendo o que aconteceu...  

Eu tenho uma "teoria da conspiração" para estas coisas todas: ele quer testar os limites da máquina. Errar para que depois possa fazer melhor. Não repararam aquilo que fez nos primeiros ralis, no final do ano passado, e o que fez no ali das Canárias, a primeira corrida com o DS3, no WRC2? E o que fez depois disso? Bom, venceu quatro provas na sua classe e conseguiu um quinto lugar no Rali da Alemanha... com um WRC2.

Portanto, Kubica não é o desmiolado com "death wish" (desejo de morrer) que muitos julgam. Há algo mais para além destes acidentes. Veremos como vai ser em 2014, quando ele estiver num WRC, seja ele um Ford ou um Citroen...

Formula 1 em Cartoons - Austin (Rathborne Creative)

Descobri este cartoon no Formula 1 Blog e o desenho é feito pelo Chris Rathbone, cujos trabalhos podem ser vistos no seu site, debaixo de uma série chamada "Parc Fermé". 

E neste cartoon sobre o GP dos Estados Unidos, ele decidiu chamar à atenção sobre as indecisões de Lewis Hamilton ao longo desta corrida...

Youtube Red Bull Video: A "coboiada" do Dakar

O Germano Caldeira me chamou à atenção no Facebook, e fui ver. De facto, a Red Bull sabe do que faz. E gosto dos "western spaghetti"...

Rumor do Dia: Nico Hulkenberg pode ter assinado pela Force India

O alemão Nico Hulkenberg fartou-se de esperar por uma Lotus "à espera de Godot" e decidiu assinar pela Force India na temporada de 2014. Quem o afirma é o jornalista suiço Roger Benoit, do jornal "Blick". Segundo ele, o acordo é simples: a marca paga aquilo que lhe deve na temporada de 2012 e ainda lhe oferece uma proposta relativamente baixa de 1,9 milhões de euros para a temporada de 2014.

Para além disso, Hulkenberg também já mostrou pouco crente no acordo com a Quantum, pois “está a arrastar-se há tanto tempo que está a perder a credibilidade”, afirmou. E Eric Boullier também admite que o negócio da Quantum já não será possivel e irá ter o venezuelano Pastor Maldonado nas suas fileiras, ao lado de Romain Grosjean.

Assim sendo, o alemão de 26 anos decidiu regressar a uma casa onde esteve por duas temporadas, em 2011 como terceiro piloto, e em 2012 como titular, onde conseguiu 63 pontos e uma volta mais rápida, em Singapura.

Um "Brutto, Sporco e Cattivo" com dinheiro

Por estes dias, Pastor Maldonado deve ser dos pilotos mais detestados pelos fãs do automobilismo. Veloz, mas demasiado agressivo, andou este último ano frustrado com o carro que teve na Williams, que lhe rendeu apenas um ponto nesta temporada. Para além disso, a sua personalidade agressiva - alguns consideram isso arrogância pura e dura - e o facto de ele ter entrado na Formula 1 com dinheiro governamental na carteira, seria de esperar que esta temporada tenha sido de tensões. Tensões que se vêm na pista, especialmente neste domingo, quando esteve envolvido no acidente com o Force India de Adrian Sutil.

O alemão reclamou vivamente da manobra do venezuelano, que aconteceu no final da primeira volta: "O que aconteceu poderia ter terminado de forma diferente. Foi a quase 300 km/h, tocando no pneu traseiro. Eu poderia ter rodado e havia cinco ou seis carros atrás. Nós queremos sair destes carros vivos. Você tem que pensar um pouco às vezes.", disse Sutil.

Claro, Maldonado pensou de forma diferente: "Foi muito estranho. Eu não esperava aquele contato de Sutil. Estávamos lado a lado e eu estava perdendo um pouco. Ele também não me viu ou talvez pensou que já tinha me passado. Minha asa dianteira estava lá e houve o toque." 

"Não tenho nada contra ele e é muito difícil de ver quando os carros estão lado a lado. Algumas vezes, aconteceu isso comigo também no passado, não é algo muito importante."

Para Maldonado, Austin foi um fim de semana de pesadelo. Uma má qualificação - em contraste com o seu companheiro, Valtteri Bottas - que foi nono na grelha e oitavo na corrida - e as acusações de que os membros da Williams andaram a "sabotar" o seu carro, parece desculpa de mau pagador: “Foi um começo de fim de semana bem difícil. Ontem, nesta manhã, ainda pior na qualificação. Eu acho que nunca extraí 100% dos pneus. Acho que alguém andou a brincar com a pressão e a temperatura do meu carro, não é tão claro assim. Mas, é, falta só uma corrida, então ótimo”, desabafou.

Como seria de esperar, a Williams negou as acusações.“Nunca na Williams, na nossa experiência ou na nossa história, faríamos algo assim”, assegurou Claire Williams, a filha de Frank. 

Em termos de corrida, o venezuelano ficou num distante 17º posto, e provavelmente deve estar à espera que acabe de vez a temporada. Aliás, alguns dias antes afirmou que “estou muito feliz. Em Singapura optei por deixar a equipa e a decisão foi 100 por cento minha”. O piloto acredita que “fiz mais pela equipa do que ela fez por mim. Conseguimos uma vitória, tivemos um bom resultado no ano passado e, mesmo este ano, fizemos boas corridas. Mas não é tudo, espero algo mais na Fórmula 1”, revelou. 

Nesta segunda-feira depois do Grande Prémio, mais calmo, Maldonado veio à imprensa admitir que exagerou: “Quando chega o final da temporada, você está mais stressado, mas só porque quero algo mais e entregar 100%, mas estou limitado pelo carro. Às vezes você pode dizer mais do que deveria. Para mim, não é fácil deixar esta equipa, tenho um grande relacionamento e amigos. Claro, tem algumas pessoas que eu não gosto, mas talvez elas não gostem de mim também. É como numa família. Numa família você pode ter algumas diferenças. Agora é muito tarde e eu estou deixando a equipa, mas desejo todo o melhor a eles”, encerrou.

Ao longo deste fim de semana, quando lia as declarações dele e lia as reações aos incidentes do fim de semana, lembrei de outra personagem famosa de uma geração passada, que também tinha o seu patrocínio pessoal, que também tinha uma personalidade complicada e um pé pesado: Vittorio Brambilla.

Não era por acaso que o chamavam de "Gorila de Monza": tinha uma estatura forte e o seu aperto de mão era de tal forma apertado que todos o temiam cumprimentá-lo ou cruzar com ele. as suas aventuras com o seu irmão mais velho, Ernesto "Tino" Brambilla, eram lendárias. Conta-se, certo dia, que os irmãos aproveitaram uma greve dos transportes em Milão para roubarem dois autocarros e os levar para Monza... sem que os passageiros se apercebessem. E lá, ambos degladiaram-se para saber quem conseguiria ser mais rápido com todo aquele "lastro"!

Vittorio era de Monza e cresceu rodeado de automobilismo. Nascera a 11 de novembro de 1937 e crescera a ser mecânico, devido à sua paixão. Andou pelas motos, mas em 1968 foi para os automóveis, onde graças a um gordo patrocinio pessoal da firma de ferramentas mecânicas Beta - que o iria acompanhar por toda a sua carreira - se tornou campeão italiano de Formula 3 em 1972... quando já tinha 35 anos. Dois anos depois, já estava na Formula 1, ao serviço da March, onde mostrou simultâneamente rapidez... e agressividade.

Era frequente as suas corridas acabarem com motores partidos ou com acidentes. Há uma história que é contada por Peter Windsor, por alturas do infame GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring, onde numa conversa entre Niki Lauda e Ronnie Peterson, referem Brambilla nos seguintes termos:

- Não há hipótese da pista secar antes do final do treino, diz o sueco. 
- Não, nada - responde Lauda 
- Fiz muitas modificações no meu carro e se calhar vou começar a corrida amanhã sem as experimentar. E tu, quantas voltas deste? 
- Seis. 
- E? 
- Bom, ainda estou aqui... Bom, tivemos alguns problemas. Vittorio (Brambilla) saiu de pista esta manhã. E é ele que toma conta do nosso departamento de testes!

Contudo, ele era excelente numa coisa: à chuva. A temporada de 1975 tinha sido excelente para ele. Colocava frequentemente o seu March nos lugares da frente e em Anderstorp, fez a pole-position (que muitos colocam em dúvida), mas a sua coroa de glória foi uma tarde austriaca de agosto. Brambilla foi quarto na grelha, e o dia de domingo começara com sol, mas o "warm up" ficou marcado pelo despiste do March de Mark Donohue, que devido a um furo lento na curva Hella-Licht, bateu com o carro contra uma placa de publicidade e atropelou dois comissários, um deles mortalmente. O americano bateu com o capacete numa das pernas dessa placa, e sem ele saber, tinha sofrido uma hemorragia craniana. Quando detectaram já era tarde demais e acabaria por morrer dois dias depois, em Graz.

Mas enquanto esse drama acontecia, outro drama aparecia: o tempo tinha mudado fortemente e estava a chover na hora da partida. A corrida foi um duelo a três entre Brambilla, Lauda e o Hesketh de James Hunt. O italiano aproveitou uma hesitação do britânico - quando ambos dobravam o carro de Brett Lunger - para passar na frente da corrida. E esta acabou na volta 29, quando a chuva caiu ainda mais forte, a corrida foi interrompida com... a bandeira de xadrez. O italiano viu e comemorou fortemente, agitando os punhos no ar... e perdendo o controlo do carro, batendo no muro de proteção das boxes!

Não deixo de confessar ter pensado no Brambilla quando me lembro do incêndio nas boxes da Williams em Barcelona, momentos depois da vitória do venezuelano...

Claro que Brambilla nem sempre foi o "signore Disastro". Em 1977, em paralelo com a sua temporada na Surtees, ajudou a Alfa Romeo a vencer o Mundial de Endurance, com o modelo T33. Por esta altura já tinha 40 anos, mas a carreira do italiano acabou na sua Monza natal, em 1978, quando se envolveu no acidente da largada, levando com um pneu na cabeça. O seu estado de saúde era dos mais preocupantes - ate mais preocupante que Ronnie Peterson - mas eventualmente recuperou dos ferimentos, ao contrário do piloto sueco. Voltou aos carros em 1979, ajudando a aventura da Alfa Romeo na Formula 1, mas os seus melhores dias tinham ficado para trás. A sua última corrida não foi em Monza, mas sem em Imola, em 1980.

Os dias de Brambilla terminaram de vez a 26 de maio de 2001, quando cortava a relva da sua casa, em Monza, ao sofrer um ataque cardíaco que revelou fatal.

Ora, porque a comparação com Maldonado e o título em cima deste post? Primeiro que tudo, é um filme italiano de 1976, dirigido por Ettore Scola, cujo titulo em português é "Feios, Porcos e Maus". E segundo, existem paralelismos entre ambos os pilotos. O patrocínio que levam para todo o lado, a impressionante rapidez e a agressividade em idênticas proporções e a tendência para não serem os pilotos mais simpáticos do pelotão, embora ache que o venezuelano julgue que têm o direito divino de correr, só porque têm 50 milhões de dólares na carteira, vindos do estado venezuelano. E ao dizer todas aquelas palavras feias à Williams, parece que ele está a ser mal agradecido pela possibilidade de eles lhe terem dado um chassis para correr na Formula 1.

Ainda tenho esperança de que Maldonado ganhe juízo, como ganhou este ano Romain Grosjean. Aliás, estes dois têm algo em comum: tiveram filhos este ano. O francês tornou-se numa pessoa bem mais calma - e isso repercute nos pódios que ele teve nesta temprada - e a reputação do francês, que antes era considerado como um perigo, é agora bem mais alta. Em suma, ele ganhou um cérebro. Talvez seja altura de Maldonado ganhar o seu e evitar que seja conhecido como um "pay driver" ou "O Brutamontes de Caracas"... 

Formula 1 em Cartoons - Austin (Thomson Studio)

O canadiano Bruce Thomson decidiu, na hora de desenhar o seu cartoon sobre o GP dos Estados Unidos, concentrar as suas atenções na luta pelo quinto posto, entre Fernando Alonso e Nico Hulkenberg, onde houve certas comunicações de rádio que, mesmo não sendo verdadeiras, bem poderiam ser...

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Formula 1 em Cartoons - Austin (Grand Prix Toons)

Os eventos do GP dos Estados Unidos, em Austin, vistos pelo Hector Garcia, do Grand Prix Toons. Sebastian Vettel e os seus "donuts" são cada vez mais uma razão popular...

Youtube Jumping: O salto de Félix da Costa


No fim de semana de Macau, o pessoal da Formula 3 fez algumas coisas engraçadas para entretenimento. Como o português António Félix da Costa, que foi à Macau Tower, o sitio mais alto da cidade-estado (dentro da China) e experimentou as sensações do "bungee jumping"...

A reportagem é da TDM de Macau.

Formula 1 em Cartoons - Austin (Pilotoons)

O cartoon do Bruno Mantovani só exemplifica o que muita gente sente quando vê Sebastian Vettel na frente das corridas e só o voltam a ver depois de ele cruzar a meta. Para muitos, quando o resto do pelotão está a correr, ele já está em Interlagos a preparar-se para os primeiros treinos livres...

WRC 2013 - Rali de Gales (Final)

O campeonato do mundo de ralis chegou ao fim este domingo, e tal como na Formula 1, o vencedor foi o mesmo. Também se chama de Sebastião e domina a competição (até rimou!). Assim sendo, Sebastien Ogier conseguiu a sua nona vitória nesta temporada, em 13 possiveis, mostrando um dominio que lembra os de Sebastian Löeb.

O último dia não foi nada mais do que a gerência da vantagem por parte de Ogier sobre Jari-Matti Latvala, que no final andou pelos 21,8 segundos. O finlandês bem se tentou aproximar do seu companheiro de equipa, mas no inicio do PEC 19, deixou cair o carro abaixo e perdeu segundos a pôr de novo em marcha.

No terceiro posto ficou Thierry Neuville, que aguentou as pressões de Anders Mikkelsen - que fez um pião e até perdeu o quarto posto a favor do seu compatriota Mads Ostberg - e fez um bom resultado naquela que vai ser a sua última prova ao serviço da M-Sport.

Depois dos dois noruegueses, o checo Martin Prokop foi o sexto, ao volante do seu Ford Fiesta, na frente de Dani Sordo, o único sobrevivente dos Citroen DS3 WRC oficiais. O galês Elfyn Evans foi o oitavo, na frente do finlandês Jari Ketomaa e do inglês Mark Higgins.

Assim sendo, o mundial de Ralis termina o seu campeonato por 2013. Na próxima temporada, com a entrada em cena da Hyundai e com a passagem para a equipa por parte de Thierry Neuville, de certeza que haverá mais emoções e mais competitividade. 

Em janeiro, nas estradas à volta de Monte Carlo, haverá mais!  


domingo, 17 de novembro de 2013

Formula 1 2013 - Ronda 18, Estados Unidos (Corrida)

A Formula 1 aproxima-se vertiginosamente do seu final, e com todos os campeonatos decididos a favor da Red Bull, as coisas estavam mais apontadas nos bastidores, onde vários pilotos estavam desesperados por encontrar lugar em 2014 no pelotão, onde o dinheiro teria ainda mais importância, devido aos novos regulamentos e o preço a pagar pelos novos motores, entre outras coisas.

Ao contrário de ontem, o tempo hoje em Austin estava bem melhor, mas a temperatura estava bem mais alta, o que aliado à devida degradação dos pneus, poderia fazer com que os pilotos só parassem por mais do que uma vez, e provavelmente poderia haver pilotos que ficariam por pouco tempo na pista. Era essa a preocupação de todos os pilotos quando entraram nos seus carros, com a esmagadora maioria a correrem com pneus médios.

A partida começou com normalidade na frente, com Sebastian Vettel na liderança e Romain Grosjean no segundo lugar, mas Webber perdeu alguns lugares, superado por Grosjean e o Mercedes de Lewis Hamilton. Contudo, a primeira volta acabou com um acidente envolvendo o Williams de Pastor Maldonado e o Force India de Adrian Sutil. O alemão acabou no guard-rail, provocando a entrada do Safety Car. Outro piloto que teve problemas foi Esteban Gutierrez, que tocou no Ferrari de Felipe Massa e teve de ir às boxes.

A corrida recomeçou na volta 5, sem alterações na frente, com Vettel a distanciar-se de Grosjean, Hamilton e Webber. Atrás, Perez tenta passar Hulkenberg do quinto posto, mas não conseguia apanhá-lo. Com o passar das voltas, e o DRS ligado, o australiano tentava aproximar do piloto da Mercedes, enquanto que o alemão se distanciava do francês da Renault.

Atrás, Pastor Maldonado dava de novo nas vistas quando nas boxes amostraram a bandeira... negra e laranja. A razão? o nariz do venezuelano - uma espécie de Vittorio Brambilla dos tempos modernos - estava parcialmente quebrado devido ao acidente do Sutil, e constituia um perigo para os outros pilotos. Com esse aviso das boxes, ele teve de parar para colocar um novo bico.

Com o passar das voltas, a grande luta era pelo terceiro lugar, mas o australiano não conseguia passar o inglês da Mercedes até à volta 13, quando no final da reta maior, Webber conseguiu travar melhor do que Hamilton e ficou com o terceiro posto. Mas apesar das lutas, na frente estava tudo na mesma: Vettel era o lider, e cada vez mais distante de Grosjean.

Após as paragens, o alemão continuava na frente, mas as lutas existiam a partir do quinto lugar de Hulkenberg. Alonso lutava com Gutierrez, até conseguir passar, enquanto que Perez se livrava depois do seu compatriota, observado por Valtteri Bottas e Paul di Resta, com Heikki Kovalainen com problemas no seu nariz - depois foi o KERS que não funcionou - que o obrigavam a parar para o trocar. E na volta 35, Valtteri Bottas passou também o mexicano da Sauber.

A partir da segunda metade da corrida, Webber tentou aproximar-se de Grosjean, mas descobriu que no processo, estava a desgastar enormemente os seus travões e pneus. Assim sendo, deixou escapar o francês da Lotus. Mas depois, houve mais emoção: em duas voltas (44-45), o Toro Rosso de Daniel Ricciardo conseguiu passar o Force India de Paul di Resta, para depois o Ferrari de Fernando Alonso passar o Sauber de Nico Hulkenberg para o quinto posto.

As voltas finais voltaram a dar interesse, com a luta pelo segundo posto. Webber tentou aproximar-se de Grosjean, tentando atacar a partir da volta 48, mas nas voltas seguintes, o australiano não conseguiu apanhar o francês da Lotus para tentar uma dobradinha da Red Bull. Atrás, havia um duelo pelo quinto lugar entre o Sabuer de Hulkenberg e o Ferrari de Alonso, mas apesar de uma manobra no inicio da última volta, o espanhol levou a melhor sobre alemão da Sauber.

E na frente, sem ser incomodado, Sebastian Vettel vencia pela oitava vez consecutiva. Com um final de época dominante, o alemão da Red Bull fazia com que tudo isto se tornasse na "normalidade" da Formula 1. Em suma... um dia normal no escritório para os energéticos de Milton Keynes, e para o alemão, era a 38ª vitória da sua carreira. Depois do pódio Vettel-Grosjean-Webber, tinhamos o Mercedes de Hamilton, o Ferrari de Alonso, o Sauber de Hulkenberg, o McLaren de Perez e pela primeira vez na sua carreira, Valtteri Bottas acaba nos pontos, no oitavo posto. E a fechar, o segundo Mercedes de Nico Rosberg e o segundo McLaren de Jenson Button.

Com uma corrida pela frente até fechar o campeonato, parece que muitos suspiram pelo final desta temporada, para ver se com os novos regulamentos de 2014, possam ver outros protagonistas. A bem da Formula 1. Mas até lá... semana que vêm, em Interlagos!

Formula 1 em Cartoons - A qualificação de Austin (Riko Cartoon)

Felipe Massa ficou-se pela Q2 na qualificação para o GP dos Estados Unidos, em Austin, e queixou-se que desta vez, o seu carro estava lento. Assim sendo, o Frederico Ricciardi, vulgo "Riko", colocou este cartoon no site F1 Passion.it, a queixar-se da sua situação, fazendo comparações com o passado...

Eis a tradução:

"A Rossa de Felipe é sempre a mais lenta...

'OK rapazes, chega! Decidi que iria correr com a 'rossa' do meu avô! De certeza que sera mais rápido...'"

Youtube Touring Crash: O acidente da segunda corrida em Macau


O circuito da Guia têm fama de ser uma das pistas mais velozes, desafiadoras e... propensas ao desastre existente em todo o mundo. Mas em Macau, o Grande Prémio é uma das mais importantes realizações automobilísticas da Ásia e talvez do mundo, e toda a gente deseja competir ali, incluindo o WTCC, que desde há muitos anos que faz desta pista a sua ronda de encerramento.

E ma segunda corrida da competição, as coisas começaram bem mal quando nos metros iniciais da corrida, o húngaro Norbert Mischelisz perdeu o controle do seu Honda Civic e deu um toque no muro, iniciando o caos no pelotão do meio e obrigando a corrida a ser interrompida.

Quando a corrida foi retomada - sem seis carros que não foram recuperados a tempo - houve mais batidas, uma delas com o britânico Tom Chilton, que viu as suas chances para o vice-campeonato perdidas a favor do veterano italiano Gabriele Tarquini. E na sexta volta, nova carambola fez com que a organização declarasse a corrida prematuramente terminada. 

Eis o video da confusão.

WTCC 2013 - Macau (Corridas)

A ronda final do Mundial de Turismos, em Macau, contou com a habitual confusão, mas com vencedores diferentes nas duas corridas do fim de semana. Yvan Muller, atual campeão do mundo, venceu pela última vez ao serviço da Chevrolet - antes de se transferir para a Citroen - enquanto que Rob Huff levou a melhor sobre Tom Coronel na segunda corrida, marcada por um aparatoso acidente na partida.

A primeira corrida começou com Muller a partir melhor do que o Honda oficial de Tiago Monteiro, e manteve-se no comando até à bandeira de xadrez. O piloto português ficou com o segundo posto, aguentando os ataques do inglês Rob Huff ao longo da corrida e conseguindo subir ao pódio, já que Gabriele Tarquini teve problemas de motor e acabou por não largar para esta prova.

No final da corrida, o piloto português estava feliz com o pódio: "Apesar do esforço não foi possível. Ataquei o mais que pude mas o Chevrolet estava mais rápido. Mantive o segundo lugar e defendi a minha posição até ao final. Conseguimos mais um pódio e esta foi sem dúvida a melhor forma de terminar a época. Esta recta final foi extremamente positiva para mim pessoalmente, mas também para a Honda que mostrou todo o seu potencial", comentou.

Se a primeira corrida foi tranquila - para os padrões macaenses - a segunda prova foi marcada pelo caos. Na largada, o húngaro Norbert Mischelisz perdeu o controlo do seu Honda e bateu na parede, ricocheteando para o meio da pista e causando o caos, com oito carros a terminar com danos. Com isso, a organização não teve outra hipótese senão mostrar a bandeira vermelha.

Desses acidentados, cinco acabaram por não voltar à corrida. Quando recomeçou, Huff foi para a frente enquanto que a meio, Tiago Monteiro e Yvan Muller colidiram na curva San Francisco e o português acabou por abandonar. Mas mais adiante, nova carambola com mais alguns carros acidentados acabou com que a organização decidisse terminar a corrida de forma antecipada.

"O arranque foi excepcional e após a primeira volta já estava na quarta posição mas infelizmente a corrida foi interrompida e tivemos novo arranque. E aí as coisas não correram tão bem. Estava a lutar por ganhar posições e o Muller deu-me um toque danificando a roda traseira esquerda. Fui obrigado a desistir. Não era esta a forma que gostava de terminar o ano, mas em Macau é mesmo assim. São corridas de gladiadores. A primeira correu-me bem a segunda não. Aperar de tudo foi um fim-de-semana excelente.", concluiu.

Assim sendo, o melhor foi Rob Huff, na frente do espanhol Pepe Oriola e do holandês Tom Coronel. Muller chegou ao fim no sexto posto, enquanto que Tarquini foi o oitavo, conseguindo o vice-campeonato.

Noticias: Alex Lynn vence em Macau, Félix da Costa em segundo

As duas corridas da Formula 3 em Macau, neste fim de semana, deram no final a superioridade ao britânico Alex Lynn, que a bordo do seu Dallara-Mercedes, conseguiu levar a melhor sobre o Dallara-Volkswagen de António Félix da Costa, o vencedor na edição do ano passado, que por sua vez conseguiu superar o brasileiro Pipo Derani, que beneficiou do acidente do italiano Rafaele Marciello, campeão europeu de Formula 3, que desistiu na 11ª volta, após um choque com os rails de proteção.

A corrida desta manhã começou com Lynn - com o seu carro pintado com as cores em que Ayrton Senna venceu há 30 anos - a largar melhor do que a concorrência, com Félix da Costa, que largava de quarto, a subir um lugar antes da curva do Hotel Lisboa, e passando logo ao ataque a Derani. Mas a corrida é logo interrompida quando um acidente na curva do Hotel Lisboa colocou fora de prova o sueco John Bryant-Meisner, o austriaco Lucas Auer e o indonésio Sean Gelael. A corrida retomou na quarta volta, a mesma altura em que o português atacou e conseguiu superar o brasileiro na travagem para a curva do Hotel Lisboa.

Contudo, quando o piloto da Red Bull superou Derani, já Alex Lynn tinha aberto uma distância considerável, na ordem dos 1,5 segundos. Diferença que era estabilizada, apesar das tentativas de aproximação. Atrás, Marciello passou Derani e partiu ao ataque do segundo posto, mas o campeão europeu de Formula 3 e protegido da Ferrari, não chegou ao fim devido a despiste, na 11ª volta, fazendo com que Derani voltasse ao terceiro posto.

Atrás, Alexander Sims ficava com o quarto posto, na frente de Jordan King, o malaio Jazeman Jafaar e do espanhol Carlos Sainz Jr.

Noticias: Acidente mortal de Caselli pode ter sido devido a animal

As suspeitas de que o americano Kurt Caselli poderá ter morrido este sábado devido a uma armadilha montada por espectadores, durante a Baja California 1000, foram hoje dissipadas pela KTM, que num comunicado oficial afirmou que o americano de 30 anos teve o seu acidente mortal devido a uma colisão com um animal que atravessou a pista.

Kurt vinha nos lugares da frente quando sofreu um acidente no qual resultou num grave trauma na cabeça. Acabou por morrer devido aos seus ferimentos em Ensenada, Baja California, Mexico. A equip já recuperou a moto de Kurt e descobriu vestigios na máquina que indicam que colidiu com algum animal, que causou o acidente", lê-se no comunicado.

A marca afirma que o local do acidente de Caselli estava longe de qualquer concentração de espectadores.

Kurt Caselli era um dos melhores motards americanos e para além de ser piloto oficial da KTM, tinha-se estreado este ano no Dakar, onde para além de ser companheiro do português Ruben Faria, tinha vencido duas etapas do rally-raid mais longo do mundo.