A Formula 1 escolhe desde há uns anos a esta parte o circuito de Interlagos como o palco para a corrida final da sua temporada. É assim desde que há dez anos atrás, em 2003, a corrida brasileira terminou em caos devido à forte chuva que caiu naquele ano. Contrariando a tradição de correr no verão - ou inicio de outono austral - decidiu-se que correr em novembro seria melhor, pois poderia ter menos chance de chuva. Só que em 2008 e 2012 as coisas não foram bem assim, e também ela marcou a sua presença na clássica pista brasileira.
A qualificação começou com toda a gente na pista, e a calçar pneus intermédios, para evitarem surpresas. E valeu a pena: com o passar dos minutos, a chuva aumentou de intensidade e os tempos pioraram. Em pouco tempo, a esmagadora maioria dos pilotos foi para as boxes, mas a um minuto do fim, Kovalainen faz um tempo que o coloca no quinto posto, o que indicava uma melhoria ligeira na pista. Mas no final dessa Q1, para além dos Caterham e dos Marussia, quem ficou de fora foi o Sauber de Esteban Gutierrez e o Williams de Pastor Maldonado.
Passando para a Q2, as noticias indicavam que a chuva iria abrandar. Rosberg faz um tempo de 1.26.626, apesar de ter feito "powerslide" na Curva 3. Logo a seguir foi Sebastian Vettel a estabelecer o melhor tempo, com 1.26,515, com os carros a lutarem contra a pista. Os minutos passaram e o alemão melhora para 1.26,449, e pouco depois, Romain Grosjean colocou 1.26,161, para ficar na primeira posição. Mas nos minutos finais, a chuva apareceu com mais força e Sergio Perez bateu na curva 4 com o seu McLaren precisamente na altura em que acaba a Q2. E com isso, os McLaren ficaram de fora da Q3, tal como os Force India, o Williams de Valtteri Bottas e o Lotus de Heiki Kovalainen. Em contraste, os Toro Rosso de Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo conseguiram entrar na Q3.
Com isso, a direção da corrida decidiu atrasar o inicio da Q3 devido não só para tirarem o carro do mexicano, como também por causa da intensidade da chuva. Primeiro atrasaram em dez minutos, depois acrescentaram mais dez, e mais dez minutos, com o carro médico o único a passear pela pista.
Quando as coisas por fim estiveram seguras para correr, e a pista tinha um minimo apresentável, tinham passado 45 minutos em que os pilotos estiveram parados nas boxes. Começaram com pneus de chuva, mas pouco depois, calçaram pneus intermédios. Grosjean foi o primeiro e compensou, fazendo 1.27,773, mas logo depois, veio Webber... e não superou. Acabou por ser Sebastian Vettel a fazer melhor do que o francês, conseguindo 1.26,479 segundos e a conseguir a sua nona pole-position consecutiva.
Mas atrás, houve alterações. Nico Rosberg conseguiu superar Grosjean e ficou com o segundo posto, conseguindo 1.27,109, enquanto que Fernando Alonso a obter o terceiro melhor tempo, mas nenhum dos dois conseguiu baixar do um minuto e 27 segundos. Mark Webber e Lewis Hamilton ainda foram melhores que Grosjean, que teve atrás de si os Toro Rosso de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, enquanto que Felipe Massa e Nico Hulkenberg fecharam o "top ten" nesta cinzenta, chuvosa e atribulada qualificação de Interlagos.
Mas a grande conclusão é que com todos estes ingredientes extra, a qualificação deu mais do mesmo: Sebastian Vettel era o primeiro a partir em Interlagos e provavelmente será o favorito a vencer nesta corrida de encerramento do campeonato. Amanhã saberemos se o tempo ficará assim e se preparemos para ver mais do mesmo ou algo mais imprevisivel...
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