![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXNiaUGiCsbr1UuxqAyJ2yUF2KIneJR2p10BL0XFipQK3ZsBEPkZo0hGghR7QHNl3GFf32Xud4BhDhaPrGLANqW5ik2dE1RtKeBnNMPtRSAwoSssEWtd1gqEWYZZM2XJ1k4j7tZuFlxPk/s400/Nurbrurgring+08+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJlU3quKX0iKwLhK2pR68nd-iKq5W-eB1WIqTAlDO9zOyWKrbGz1jhPOYZ_oF9nAn8IET1hA623EtdXJTpHc6OkXsv501mq8p7JReTADOrGNOxJlW4fn1dA8RWhvKu9LRen7LQGUlx5-c/s400/Nurburgring+08+3.jpg)
Antes que o inevitável aconteça, digo que Newman para além de ser um dos maiores actores da sua geração, é um apaixonado pelos automóveis, um piloto tardio, mas que ainda teve tempo de deixar a sua marca na competição. E não falo só da Newman-Haas, uma das mais bem sucedidas da história da CART...
Steve McQueen e Paul Newman foram os "automobilistas" de Hollywood. Vêm de um tempo, o final dos anos 60, que provavelmente não volta mais. Nâo falo só dos tempos que viveram, e dos activismos politicos que tinham (certo dia, quando soube que era um dos "inimigos públicos" de Richard Nixon, afirmou que se sentia orgulhoso) e as suas obras de caridade (a Newman's Own tem lucros anuais de 250 milhões de dólares, que vão todos para a caridade)
Newman tem outra coisa unica: o seu casamento com Joanne Woodward, de quase 50 anos, é um dos mais longos de Hollywood. Aliás, é sua a seguinte frase, quando um dia perguntaram sobre se alguma vez foi infiel à sua mulher: "Para quê ir comer um hamburger fora, quando posso comer um belo bife em casa?"
A iniciativa visa comemorar os 370 anos dos Correios finlandeses, e o piloto terá direito a receber um selo especial no próximo dia 4 de Setembro, no fim de semana do GP da Belgica.
A história de hoje tem a ver com três pilotos que estiveram na Forumla 1 nos anos 80, todos com sortes diferentes: o belga Thierry Boutsen, o colombiano Roberto Guerrero e o holandês Huub Rothengarter. Os testes ocorreram no final de 1980, e tiveram a presença de John Watson, na altura o piloto titular, que marcou tempos para servir de referência não só aos pilotos, mas também aos engenheiros e responsáveis da marca.
No final, o melhor foi o colombiano Guerrero, seguido por Rothengarter e Boutsen. Entre o belga e o holandês ficou Watson, com um tempo que poderá ter sido feito sem muito esforço pelo piloto inglês... no final, os três foram para a Formula 1, mas quem teve melhor carreira foi o belga, que ganhou três corridas pela Williams. Curiosidade: nenhum deles pilotou pela McLaren...
Esta "estória" está descrita com mais pormenor no F1 Nostalgia, o blog do Rianov Albinov.
"Allons enfants de la patrie..."