No momento em que escrevo estas linhas, amanhece em Suzuka. O tempo está nublado e pelo que leio, está a chover desde as duas da manhã locais, ou seja, há cerca de quatro horas. É certo e sabido que um tufão de grau 3, o Phamfone, irá tocar nas costas japonesas por volta do meio dia, e provavelmente o local será a provincia de Mie, onde está situado o circuito onde se vai realizar o GP do Japão.
Todos estão cientes do perigo que isto pode causar, devido não só à pluviosidade, como ao vento que soprará. Rajadas de 140 km/hora são esperadas na região à volta e poderá haver risco de telhados a voar e deslizamentos de terras que poderão bloquear ou rasgar estradas. E isso poderá afetar as dezenas de milhares de pessoas que estão a deslocar-se - e mais tarde sair - para o circuito.
Para uma Formula 1 que leva a segurança dos seus pilotos até a níveis incríveis, não se ter precavido sobre esta possível tempestade raia a incompreensão. Rezar por um "milagre" ou uma abertura no tempo para a realização do Grande Prémio raia a estupidez. Milhões de pessoas um pouco no mundo inteiro acordarão mais cedo - ou nem sequer irão dormir - para se virem frustrados em ver uma grelha de partida pronta para correr num circuito que poderá estar debaixo de rios. E o mais provável é que os carros andem duas, cinco ou dez voltas debaixo do Safety Car, recolher às boxes e dar metade dos pontos a toda a gente.
Em suma, daqui a umas horas poderemos estar a assistir a uma farsa. Ou se preferirem, a mais um episódio de "Formula Zero", semelhante ao que aconteceu no GP dos Estados Unidos de 2005, mas de forma diferente.

Não sei se são corajosos ou simplesmente pacóvios, mas a sensação que tenho é que não querem saber da corrida em si. Querem saber do dinheiro e de usarem o tempo de satélite que compraram, mais nada. Na minha ótica é mais um exemplo da arrogância, do desprezo que Bernie Ecclestone e dos seus correlegionários têm aos telespectadores, que pagam do seu próprio bolso para poderem assistir a uma corrida e não a um espetáculo aquático.
Vamos a ver como é que isto vai acabar. Posso estar a ser alarmista ou um "profeta da desgraça" ao antecipar isto, mas para ser honesto, estou preocupado. Tudo isto poderia ter sido evitado, mas a teimosia de algumas pessoas parece que levou a melhor e temo que vejamos mais um ponto baixo da história da Formula 1. E francamente, gostava que isto fosse entendido como um sinal de que a Formula 1 precisa urgentemente de uma mudança, de novos protagonistas que estejam não só de acordo com os tempos que vivemos, mas também que não pensem tanto no dinheiro e mais no que os fãs querem.