sábado, 4 de outubro de 2014

Noticias: Vettel sai da Red Bull, Kvyat vai para o seu lugar

Primeiro foi a Sport Bild alemã, e agora, a Red Bull confirmou, através de Christian Horner: Sebastian Vettel sairá da equipa e vai para a Ferrari na temporada de 2015, indo para o seu lugar o russo Daniil Kvyat. Os rumores, que circulavam há semanas, foram confirmados esta noite, manhã em Suzuka. 

Estes anúncios poderão ser o inicio de uma rápida cadeia de eventos relacionados com quem irá guiar o quê na próxima temporada, pois ainda falta ouvir o anuncio por parte da Honda e da McLaren de que Fernando Alonso guiará para eles, algo que está garantido há algumas semanas, mas do qual ainda falta o anuncio oficial.

Eis o comunicado oficial de Vettel, sem referir onde irá correr em 2015:

"Depois de 15 anos de sucesso com a Red Bull, tomei a decisão de deixar a equipa no final deste ano. É um grande passo e, claro, é difícil tomar tal decisão. A chance de guiar um Fórmula 1, a primeira vitória com a Toro Rosso, os quatro títulos mundiais com a Red Bull Racing e muitos mais vitórias me fizeram com que isto se tornasse uma espécie de família. Todas estas lembranças maravilhosas destes nossos momentos juntos, ninguém nos pode tirar. Gostaria de expressar mais uma vez muito obrigado a Dietrich Mateschitz, Dr. Helmut Marko, Christian Horner, toda a família Red Bull, Red Bull Racing, Red Bull e Toro Rosso. Agradeço a todos vocês pela confiança que depositaram em mim, e por seu grande apoio ao longo do último ano. Sobre os meus planos para o futuro eu vou anunciar algo em breve."

Quanto à rápida confirmação dos seus pilotos, ela veio confirmar que essa vai ser a politica da Red Bull: formar talentos e não ir buscar pilotos vindos de fora. Resta saber quem ocupará o lugar deixado vago por Kvyat, mas o candidato principal é o espanhol Carlos Sainz Jr., embora não se possa descartar que Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa ainda poderão ter hipóteses de ficar com o lugar.

Nascido a 3 de julho de 1987 em Heppenheim, Vettel é piloto Red Bull desde 1998, quando ainda andava no karting. A sua primeira temporada de monolugares foi em 2003, e no ano seguinte acabou por vencer a formula BMW alemã, vencendo 18 das vinte corridas em que participou. Em 2005, esteve na Formula 3 europeia, onde acabou no quinto lugar, e no ano seguinte, acabou na terceira posição. em 2007, começou a temporada na World Series by Renault, mas a meio, foi para a Sauber BMW para substituir Robert Kubica no GP dos Estados Unidos, terminando a corrida no oitavo lugar.

No final da temporada, foi para a Toro Rosso, no lugar do americano Scott Speed, onde conseguiu um quarto lugar no GP chinês, e em 2008, surpreendeu toda a gente ao conseguir a pole-position e a vitória no GP de Itália, numa altura em que a própria Red Bull... ainda não tinha vencido qualquer corrida.

Promovido à equipa principal em 2009, Vettel deu a primeira vitória à marca no GP da China, terminando o ano no segundo lugar, atrás do campeão Jenson Button, mas batendo Rubens Barrichello. E a partir de 2010, dominou a Formula 1 com quatro títulos mundiais, 34 vitórias, 40 pole-positions e 19 voltas mais rápidas, marcando os livros de história como sendo o mais precoce dos pilotos a alcançar o campeonato, o bicampeonato, o tri e o tetra.

Veremos os próximos capítulos da novela anual que é a troca de lugares na Formula 1.

Sem comentários: