
sábado, 6 de setembro de 2008
O acidente de Valsecchi

GP2 - Belgica (Corrida 1)

A corrida começou com o Safety Car em pista, devido ao asfalto molhado, mas à medida que este secou, a corrida foi lançada, com Senna na frente Seguido por Parente e Grosjean. Depois do habitual reabastecimento, as posições mantiveram-se, com o piloto francês a pressionar o piloto da Super Nova, no sentido de ficar com a segunda posição, e assim aproximar-se do brasileiro, para se manter na luta pelo título da GP2.
Contudo, os comissários de pista chamaram Senna para cumprir uma passagem nas boxes, devido a uma manobra perigosa à saída do pit-lane, no gancho de La Source, e assim, Alvaro Parente ficou com a liderança, mas Grosjean manteve-se por perto.
A pressão continuou até a cinco voltas do fim, quando Parente cometeu um erro na Chicane Bus Stop, fazendo com que o francês se aproveitasse e assumisse o comando, após a travagem para a La Source. Mais tarde, tentou a mesma manobra na travagem para a Les Combes, mas o francês defendeu-se e ficou definitivamente com a liderança.
A corrida teve ainda mais duas situações de bandeiras amarelas. A primeira, devido ao violento acidente do italiano Davide Valsecchi, e a segunda, por causa do despiste do brasileiro Alberto Valério, que deixou o carro numa posição perigosa. No final, depois de Grosjean e Parente, o austro-árabe Andreas Zuber ficou no último lugar do pódio.
No campeonato, Pantano continua na frente de Senna (71 contra 62), mas o grande beneficiado é Romain Grosjean, que sobe para o terceiro posto, com 52 pontos, um a mais que o brasileiro Lucas di Grassi. Alvaro Parente é o oitavo, com 34 pontos, e em igualdade com o russo Vitaly Peterov. Amanhã de manhã é dia da segunda corrida, com o inglês Mike Conway na pole, e Parente a largar de sétimo.
Formula 1 - Ronda 13, Spa-Francochamps (Qualificação)



Stavelot tem um novo nome

sexta-feira, 5 de setembro de 2008
GP2 - Belgica (Qualificação)


Formula 1 - Ronda 13, Spa-Francochamps (Treinos Livres)




O piloto do dia - Taki Inoue







quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Conheçam a Formula Zero



Opinião: As novas categorias do Automobilismo


O resultado é demais conhecido de todos vocês, mas comecei a pensar nesta nova tendência: o aparecimento das várias competições de automobilismo, paralelas à Formula 1. Uma realidade nova, com pouco mais de meia dúzia de anos, sustentada maioritariamente pela televisão.

Contudo, desde então que surgiram várias competições paralelas, que tentam atrair pilotos que se perdem ao longo do percurso nas categorias de base, ou então pilotos recém-retirados da Formula 1. Sendo a categoria máxima um desporto verdadeiramente de elite (este ano só há vinte vagas), as outras categorias passaram a ser excelentes alternativas para pilotos e marcas. Mas teria que ter duascondições: garantias de transmissão televisiva, e não ser organizada pela FIA.



Outro conceito importante é o calendário. Se o Le Mans Séries faz “concorrência” à Formula 1, mas tem poucas provas no calendário, as outras categorias decidiram apostar naquilo que se chama de “defeso”, ou seja, eles correm durante o Inverno europeu. Vão para o Médio Oriente e Ásia, um mercado em absoluta expansão, com corridas na China, Malásia, Bahrein e de futuro, na Índia. São mercados onde estão quase metade da população mundial (China e Índia juntos dão quase 2,5 mil milhões de pessoas), logo, um potencial de lucro quase infindável.
Tirando o caso da Le Mans Séries, todas elas (e esta nova Superleague Formula) são categorias monomarca, onde têm máquinas, motores e pneus iguais, e a única diferença é a maneira como os pilotos e mecânicos saibam afinar esses carros no fim de semana das corridas. E muitas vezes, para animar o público (e os espectadores), temos jornadas de duas corridas, com equilíbrios artificiais. O melhor caso é aquele que é seguido pela GP2: os oito primeiros da primeira corrida, têm a grelha invertida na segunda, para dar maior emoção e luta…

Com isto tudo, será que a Superleague Formula será bem sucedida, só porque aliou automobilismo ao futebol? Isso, só o futuro responderá. E a história tem largos exemplos de grandes sucessos e espectaculares fracassos…"
IRL: Franchitti de volta à competição em 2009

"Vai ser muito excitante ver Franchitti guiar um dos nossos carros", disse o patrão em declarações à revista britânica Autosport. "Sempre admirei o seu espirito competitivo quando corria contra nós, e espero que ele use isso ao nosso serviço", concluiu.

Franchitti, de 36 anos e casado com a actriz Ashley Judd, continuará com o seus compromissos com a sua equipa da NASCAR até ao final do ano, mas não se coloca de lado a sua participação na corrida extra-campeonato de Surfers Paradise, na Austrália.
Rumor do dia: Portimão pode acolher final da GP2 e GP3 em 2009


As expectativas de Alvaro Parente


quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Bolides Memoráveis: Ligier JS 39 (1993-94)





Projectistas: Gerard Ducarouge, Loic Bigois, Paul Crooks.
Motor: Renault V10 de 3 Litros, 760 cv de potência às 14.900 rotações
Vitórias: 0
Voltas Mais Rápidas:0
Rumor do dia: Coulthard pode abandonar a Formula 1 em Monza

Desde ontem que surgiu um rumor de que o piloto escocês iria antecipar a sua reforma, anunciada desde Julho, altura do GP de Inglaterra, fazendo em Monza a sua última prova da sua carreira, sendo logo substituido por Sebastien Vettel, que viria da Toro Rosso. O teste da Toro Rosso serviria para saber quem ficaria com o lugar, daí a entrada de Sato nas contas, pois depois de Monza, as três corridas seguintes seriam no Oriente (Singapura, Japão e China).
Mas outro dado tem que ser incluido nas contas: Sebastien Bourdais tem o seu lugar em jogo, pois o seu contrato ainda não foi renovado para a temporada de 2009, e as suas prestações, neste ano de estreia na Formula 1 tem sido decepcionantes, pois foi constantemente batido pelo jovem piloto alemão. Como Gerhard Berger e Dieter Maeschitz querem que a dupla da Toro Rosso seja uma mistura de juventude com experiência, Takuma Sato bem poderia ser a alternativa ao tetra-campeão da CART...
terça-feira, 2 de setembro de 2008
O piloto do dia - Olivier Panis







