quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Conheçam a Formula Zero

Quem me falou primeiro sobre isto foi o Nuno Lorvão (a.k.a. Juxpot), que me mandou o endereço. Depois sugeri ao meu afilhado de 13 anos que escrevesse sobre isso, porque na altura não tinha muito tempo para isso, mas agora é a minha vez.

Os alunos da Facultade de Ciencias e Tecnologia da Universidade de Delft, na Holanda, estão a desenvolver um kart movido a hidrogénio, no sentido de provar que este tipo de tecnologia é bem viavel. O Formula Zero é um projecto que existe desde 2003, que consiste em produzir um kart que emita zero emissões para a atmosfera. Desde 2005, altura em que construiram o Mark 2, o modelo de kart, que usa ultra-capacitadores para armazenar a energia, este tem andado em experiências, e uma delas foi o establecer um "record" da maior distância em 1/8 de milha, establecido em 11, 869 segundos.

E desde o dia 22 de Agosto que há o primeiro campeonato do Mundo de karting movido a hidrogénio. Constituida por seis equipas (duas americanas, uma inglesa, uma belga, uma holandesa e uma espanhola) primeira prova foi em Roterdão, e foi ganha pelos espanhois da EUPLATech, da Universidade de Zaragoza. No próximo ano haverá nova competição, cujas inscrições estão abertas a equipas vindas de qualquer faculdade de engenharia. E aqui assistimos a um passo de gigante em termos de tecnologia automóvel...

3 comentários:

Anónimo disse...

Escrevi sobre a Fórmula Zero na minha coluna Sexta Marcha, no blog Voando Baixo, no dia da primeira corrida, 22 de agosto. É uma alternativa para o futuro, sem dúvida, neste momento em que são amplamente discutidos os combustíveis não poluentes e o aquecimento global.

Fábio Andrade disse...

Quem não deve se sentir confortável com isso são as petroleiras.

Anónimo disse...

Não gosto muito de karts não, acho que adultos pilotando estes carrinhos ficam meio ridiculos... E quanto a tese levantada pelo Grun, bem... Se formos colocar o politicamente correto e e ecologismo em tudo, logo logo não teremos diversão nenhuma mais. Afinal como dizia Erasmo Carlos: "Tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda!"

E parabéns pela coluna no Pit Stop...
Passa no meu blog... tem algo pra você lá!