domingo, 31 de agosto de 2008

Formula Renault: Sorte e azar para o Formiga...

Com uma jornada quadrupla para Nurburgring, duas para a Eurocup, e duas para o NEC (North European Competition), António Felix da Costa teve sortes diferentes em ambas as competições. Se no primeiro caso fez o seu trabalho, conseguindo meter o seu carro no "Top Ten" de uma competição do qual concorrem 43 pilotos, e do qual só dez pontuam (e participa em part-time!), no segundo caso, a participação ficou aquém das expectativas, pois um toque na segunda corrida, quando era o lider, fê-lo sair de pista e entregar o título ao finlandês Valtteri Bottas.

Mas vamos por partes: na segunda corrida da Eurocup, vários incidentes marcaram a partida, que ditou a saída do Safety-Car. Mas isso não foi impeditivo para o finlandês Valteri Bottas, que liderou a prova do inicio até ao fim, sem ser incomodado pelos outros adversários, como o espanhol Roberto Mehri, o segundo, e o italiano Andrea Calderari, o terceiro.

Felix da Costa largou do oitavo posto, devido à penalização de quatro lugares na grelha de partida do espanhol Albert Costa, e integrou um grupo formado por Jean-Éric Vergne, o australiano (e actual líder), Daniel Ricciardo, o alemão Tobias Hegewald (seu comanheiro na Motorpark), o polaco Kuba Giermaziak e o inglês Alex Morgan, todos a lutar pelo quarto posto. O português acabou terminar no nono lugar, em cima de Morgan, que aguentou os ataques do Formiga. Mesmo assim, conquistou dois pontos neste campeonato, no qual participa em "part time".

No campeonato NEC (North European Competition), no qual é o candidato a ser vice-campeão e "Rookie do Ano", as coisas não correram muito bem neste fim de semana. Na primeira corrida, Felix da Costa arrancava do oitavo posto, posição em que manteve no arranque. Na quarta volta, Félix da Costa ultrapassaria o inglês Nigel Melker, assumindo o sétimo posto, e passou a atacar o finlandês Daniel Aho, mas este defendeu-se bem, mantendo o seu sexto lugar até ao fim.

A segunda corrida prometia mais, pois Felix da Costa arrancava da segunda posição da grelha. O seu arranque foi excelente, e no final da primeira curva, ele era o líder. Contudo, o jovem piloto sofreu vários toques ao longo da primeira volta, que resultariam num pneu furado. Sabendo que a sua corrida estava perdida, rumou às boxes para trocar o pneu danificado e regressou à prova, mas com uma volta de atraso, não tinha qualquer possibilidade de terminar num lugar pontuável, sendo o 22º.

No final, Felix da Costa resumiu assim o seu fim de semana de altos e baixos: "Há dias em que tudo nos sai mal. Ao longo de todo o ano tanto a equipa como eu temos feito um bom trabalho, mas desta vez nada saiu bem. Sei que há dias assim e não vou baixar os braços, e na prova final do NEC, em Spa, vou dar o meu melhor para garantir o 2º lugar no campeonato. Antes disso vou estar no Estoril, para mais uma prova da Eurocup, onde espero dar uma grande alegria à minha equipa, patrocinadores a todos os que me têm apoiado neste 1º ano de fórmulas!"

Sem comentários: