sábado, 22 de dezembro de 2018

WRC: Malcom Wilson deixa o comando da M-Sport

Que a M-Sport anda em maus lençóis. Com cada vez maior dificuldade em arranjar dinheiro para completar o orçamento, e com a Ford a não largar os cordões à bolsa, apesar de ter tido Sebastien Ogier por duas temporadas, dando dois títulos de campeão mundial, Malcom Wilson decidiu abandonar o comando das operações dos ralis no dia-a-dia e dedicar-se mais a outras operações comerciais na sede da marca, na Grã-Bretanha. Isto acontece 21 anos depois de ter ficado com o programa competitivo da marca americana.

O seu substituto será outro britânico, Rich Millener, que até aqui era o numero dois de Wilson, tomando conta do departamento comercial da marca.

O próximo ano será um ano muito importante para a M-Sport. Temos vários novos projetos, incluindo o lançamento do nosso Centro de Avaliação em Dovenby Hall”, começou por explicar Wilson ao site WRC.com. "Continuaremos a trabalhar com os parceiros existentes - salvaguardar os que temos e aproveitar as novas oportunidades que surjam", continuou.

Millener juntou-se à M-Sport em 2006 no departamento de peças e vendas e trabalhou de perto com Wilson como seu numero dois nas últimas temporadas.

"Estou ansioso para assumir o comando da equipa com o apoio de outros membros e é bom ter a convicção de Malcolm de que eu poderia fazer o trabalho. A pressão acabou, com Seb deixando a equipa e agora é um bom momento para mudar as coisas”, disse.

A M-Sport irá alinhar em 2019 com Teemu Suninen e Elfyn Evans, com um terceiro carro a ser alugado prova à prova. Nas duas primeira etapas do Mundial, o carro estará nas mãos do sueco Pontus Tidemand.

WRC: Monte Carlo conta com 80 inscritos

A organização do Rali de Monte Carlo confirmou este sábado que estão inscritos 80 carros, o número máximo permitido pela organização. Apesar de oficialmente, só será no dia 14 que se mostrará a lista de inscritos, já se alcançou o objetivo.

Entre os inscritos, todas as marcas oficiais terão três carros, excepto a Citroen, que terá dois, enquanto pela nova classe, o WRC Pro, estão o Citroen de Yann Bonato e o Ford de Gus Greensmith. No WRC2 está o finlandês Kalle Rovanpera.

O Rali de Monte Carlo, primeira prova do Mundial, acontecerá entre os dias 24 e 27 de janeiro, nas estradas alpinas à volta do principado.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

WRC: Pontus Tidemand vai correr na Ford

O sueco Pontus Tidemand vai correr as duas primeiras corridas de 2019 a bordo de um Ford da M-Sport. O piloto sueco confirmou isto hoje numa entrevista à Motorsport.

Encontrámos uma boa solução e estou agradecido ao Malcolm [Malcom Wilson, o diretor da M-Sport, ndr] por me dar esta oportunidade. No Monte-Carlo vou focar-me em adquirir experiência, sentir o carro e adaptar-me à equipa antes do Rali da Suécia onde quero estar o mais bem preparado possível de modo a poder lutar”, disse.

Tidemand, de 28 anos, vai voltar a andar num WRC desde o Rali da Suécia de 2014, onde terminou no oitavo posto, a bordo de outro Ford Fiesta WRC. Desde 2015 e até ao final deste ano estava na Skoda, onde foi campeão do WRC2 em 2017 e vice-campeão em 2018. 

Turismos: TCR Ibérico vai ser reavivado

O TCR Ibérico vai ser reavivado em 2019 com quatro provas. Quem anunciou isso foi o seu promotor, Paulo Ferreira, afirmando que duas das provas serão em Espanha e outras tantas em Portugal.

Há carros TCR suficientes entre Espanha e Portugal para montar um bom pelotão. Nós concederemos um prémio de 60.000 euros: 30 mil para o vencedor e [outros] 30 mil para o vencedor da classe DSG. O pagamento do prémio em dinheiro será vinculado à participação na 2020 TCR Europe Series”, explicou Ferreira, acrescentando: “Também estamos avaliando a possibilidade de dar ao último evento o status de 'TCR Nations Cup'.” 

A falta de adesão dos pilotos espanhois no pelotão ibérico em 2017 - 80 por cento dos carros inscritos nesse ano eram portugueses - fez com que a série não acontecesse em 2018, cada país com o seu campeonato. Contudo, com o baixar dos custos desses carros poderá ser uma razão deste reavivar da competição.

A organização vai adotar o mesmo formato desportivo do TCR Europe, com duas sessões de treinos livres de 30 minutos, uma Qualificação no Q1 e Q2 e duas corridas de 23 minutos mais uma volta.

Eis o calendário:

23 - 24 de março: Barcelona
5 - 7 de julho: Vila Real
7 - 8 de setembro: Navarra
26 - 27 de outubro: Portimão

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Youtube Motorsport Video: A "Ghynkhana" de Natal da Lotus


"Mais uma "Ghynkhana"? A sério? Mas já mostraste ontem ou anteontem mais uma do Ken Block?..."

Eu sei, eu sei. Mas este é diferente, por vários motivos. Estamos no Natal e o pessol de Hethel decidiu fazer um cartão de Natal diferente, digamos assim. E até é engraçado.

Youtube Rally Testing: O teste de Ogier para o Monte Carlo

Como é sabido, Sebastien Ogier está de volta à Citroen, e ele anda a testar o C3 WRC para a próxima temporada nas estradas à volta de Monte Carlo. E este é um dos videos do teste que fez ontem, entre neve e chuva. 

WRC: Hyundai coloca Mikkelsen "sob brasas"

Muitos esperavam que Andreas Mikkelsen desse dores de cabeça a Thierry Neuville e à Hyundai nesta temporada que passou. De facto, deu dores de cabeça... mas da forma errada. Apenas um pódio, na Suécia, e um pálido sexto posto no Mundial, com 84 pontos, desiludiram os represntantes da marca coreana, que esperam que em 2019, ele já esteja melhor e dê mais luta nas provas do WRC.

"Foi um ano difícil para o Andreas", revelou Alain Penasse, diretor desportivo da Hyundai, à revista Motorsport News. "Foi claro que no ano passado não ficou dentro das suas expectativas nem dos que nós esperávamos. Tivemos algumas reuniões depois da última prova do campeonato e iremos trabalhar juntos para ter uma solução melhor", continuou.

O responsável da Hyundai Motorsport para os ralis deixa uma pequena provocação ao revelar que "vamos ver em Monte Carlo se ele retirou alguma ilacção destas reuniões.", revelando que "temos um contrato e queremos respeitá-lo", Pernasse disse entre linhas que caso Mikkelsen estiver "apagado" em Monte Carlo, as coisas poderão ser revistas rapidamente... 

Para Mikkelsen, o mais importante é recuperar a boa forma. "Estou a trabalhar com a equipa para o próximo ano, por isso é importante para mim sair desta espiral negativa na qual estou mergulhado. Em cada rali (tivemos um problema) tentei duro para melhorar para o próximo. Penso que necessito de um bom resultado para que possa relaxar novamente, estou a pensar demasiado na condução", afirmou.

Endurance: Ferrari estuda entrada no Mundial em 2021

A Ferrari pensa em entrar na Endurance dentro de duas temporadas, com as novas regras. Segundo a revista americana Racer.com, os regulamentos do WEC, onde os hipercarros irão substituir os LMP1, têm despertado muito interesse por parte da marca de Maranello e a decisão de entrar está quase confirmada. Aparentemente, será por eles mesmos e não através de uma equipa como a AF Corse.

Com esta intenção, a Ferrari junta-se à Toyota, Aston Martin, BMW, Ford e McLaren, nas marcas que já mostraram interesse em participar, mas não já na primeira temporada em que os regulamentos entrarão em vigor. Nesse campo, BMW e a McLaren já disseram que pretendem entrar mais tarde, devido aos compromissos que têm noutras competições, como a IndyCar, no caso da equipa de Woking, e da Formula E, no caso da marca de Munique.

A equipa pretende saber também como vai acabar a regulamentação que está a ser delineada pela FIA e pela ACO, e também se terão orçamento para poder investir e que seja compatível com a sua estratégia comercial. 

Caso aconteça o regresso, poderá acontecer quase meio século depois da última vez que correu numa classe rainha num Mundial de Endurance. Em 1973, correram com o modelo 312PB-73 quer no Mundial, vencida pela Matra, quer nas 24 Horas de Le Mans, onde o melhor carro ficou na segunda posição, guiado por Arturo Merzário e José Carlos Pace.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

WRC: Hyundai nada preocupado com a falta de tempo de Loeb

Quando se soube que a Hyundai tinha contratado Sebastien Loeb para a sua equipa, pensava-se que o piloto francês poderia não aparecer no Rali de Monte Carlo por ser muito perto do final do Dakar, cerca de uma semana. Contudo, o veterano vai ao primeiro rali do ano e vai fazer um esforço para estar presente, já que terá pouco mais de uma semana de descanso - o rali termina a 17 de janeiro e Monte Carlo inicia-se no dia 24 - e pouco tempo para se adaptar à nova máquina.

Algo do qual Alain Pernasse, o diretor desportivo da Hyundai, não está preocupado com essa falta de tempo para se adaptar ao i20 WRC.

Não há outra solução, só poderá testar no fim de semana antes do rali. Penso que tornará a prova ainda mais interessante. O Sebastien ainda não experimentou o carro, mas sabe das suas qualidades. Conseguiu vê-las na Catalunha e as dificuldades que teve em vencê-lo [luta com Thierry Neuville]", começou por dizer o diretor desportivo da marca coreana à Autosport britânica. 

"O Loeb tem muita experiência em Monte Carlo. Já o ganhou muitas vezes [sete, o recorde] e sempre foi muito competitivo. A sua falta de quilómetros no carro não será um problema.  Não se esqueçam que este é um rali muito específico, já que tudo muda de um momento para o outro. Este ano, já pudemos ver o Sebastien de regresso com um bom ritmo, mesmo tendo estado afastado do WRC algum tempo”, concluiu Pernasse.

Loeb vai fazer seis ralis em 2019, pela primeira vez a bordo de um carro que não um Citroen.

Youtube Rally Video: O teste de Teemu Suninen para Monte Carlo


A M-Sport anda um pouco diminuída com a partida de Sebastien Ogier da equipa, para ir correr na Citroen, e Malcom Wilson tem de se contentar com o finlandês Teemu Suninen e o galês Elfyn Evans para se prepararem para o rali de Monte Carlo de 2019, que acontecerá dentro de pouco mais de cinco semanas. 

Eis um video dos testes com o piloto finlandês ao volante.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Youtube Motorsport Video: Ghynkhana Ten


Chega o Natal e aparecem coisas boas para vermos. Umas valem a pena, outras não. Neste campo em particular, sou mais curioso do que outra coisa, e sempre vi os videos do Ken Block como uma curiosidade, bem como as suas participações no WRC e WRX, embora tenha algum talento e ainda corra aos 51 anos de idade.

Agora é a vez da décima encarnação da "Ghynkhana", onde nos leva para uma volta ao mundo, usando cinco carros diferentes... todos Ford, claro. Dura dezanove minutos, portanto, arranje tempo para observar com calma as suas habilidades, porque tem alguns convidados especiais.

CPR: Sports and You estuda Challenge R5

Os carros da geração anterior dos R5 poderão ter uma segunda vida. José Pedro Fontes, que também comanda a preparadora Sports and You, planeia um Challenge R5 com Citroen DS3 e Peugeot 208 Ti16 com alguns anos como forma de dar a aspirantes a chance de correrem ralis de forma acessível. 

Caso isto se venha a confirmar, esta iniciativa seria válida para Portugal e Espanha, incluindo também os ralis dos campeonatos regionais de ambos os países.

"[Estamos a] trabalhar em conjunto com a Citroen e a Peugeot para conseguir criar uma iniciativa que ajude a tornar mais acessíveis os custos de colocar a correr estes veículos da categoria R5", começou por dizer José Pedro Fontes ao site sportmotores.com.

"[Espero ter] tudo pronto nas primeiras semanas de Janeiro para poder dar a conhecer a iniciativa e as condições que terão para oferecer aos pilotos.", continou.

Fontes afirma que por causa da chegada dos R5 mais potentes, estes, para não ficarem parados nas garagens, "possam ser um passo intermédio entre os duas rodas motrizes e os R5 de topo", concluiu.

Youtube Rally Video: O teste de Dani Sordo para Monte Carlo


Dani Sordo andou por estes dias a testar com o Hyundai i20 WRC para o Rali de Monte Carlo, mas parece que a viatura que vai usar poderá ser aquela do qual Sebastien Loeb fará o seu primeiro rali em dezoito anos sem ser ao serviço da Citroen...

Eis o video.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A imagem do dia (II)

Dezembro na Europa é assim. E este fim de semana, em Spa-Francochamps, esta foi a paisagem na zona de Eau Rouge e Radillon. E tecnicamente, ainda não estamos no inverno. 

Sempre que aparece uma noticia sobre o Schumacher

Sempre que aparece algo referente a Michael Schumacher na imprensa, o pessoal que gosta de automobilismo e do piloto alemão agita-se, e compreende-se. Um jornal sensacionalista britânico, o Daily Mail, afirmou hoje ter noticias sobre a sua condição, afirmando que já não está mais acamado e em coma. Sinceramente, daquilo que eu sei sobre a sua situação, desde há uns tempos para cá, isto não é novo para mim. Já sabia disso, e mesmo que os seus amigos mais próximos não digam nada sobre a sua situação atual, a pedido da família, sabia pelas entrelinhas que o alemão reagia a estímulos. Não fala, não anda, mas não está confinado a uma cama. E não é preciso a Sabine Kehm vier a público ou a familia dizer isso.

Segundo ponto que é preciso dizer sobre esta noticia em particular e sobre o geral. Ao lê-la, vê-se que está cheio de generalizações, sem nada em específico. Logo, tenho a sensação de que daqui a nada, Kehm deverá ir a público desmentir aquilo que o Daily Mail disse hoje, pedindo mais uma vez que a privacidade do piloto e da sua familia seja respeitada, como já disseram desde finais de 2013, quando o piloto sofreu o seu acidente de ski em Méribel, nos Alpes franceses. Que o Daily Mail não é flor que se cheire, é verdade. 

Mas também há outra coisa do qual poucos sabem, provavelmente por uma questão de cultura. No mundo de hoje, onde todos se querem exibir nas redes sociais, os alemães são uma notável excepção. E não temos de ir longe. Sabem quem é o único piloto do atual pelotão da Formula 1 que não tem presença oficial em redes sociais? É Sebastian Vettel, um alemão. Até Kimi Raikkonen, que também era avesso às redes sociais, já cedeu um pouco ao ter conta oficial no Instagram. Provavelmente, Vettel até pode ter contas em redes sociais, debaixo de um pseudónimo, não sabemos, mas oficialmente, não há nada dele, nem tem qualquer pessoa que cuide das redes sociais, como alguns fazem. 

E não é só nas redes sociais que os alemães defendem ferozmente a sua privacidade. É em muitas outras coisas. Por exemplo, o mapa da Google, que andou alguns anos a cadastrar todas as ruas do mundo, tem uma notável excepção na Alemanha. E cerca de um terço dos alemães não tem um cartão de crédito, apesar de ser um país muito rico, porque eles não pretendem ceder os seus dados pessoais aos bancos, por exemplo. E foi também esta forte defesa da privacidade que este por trás da razão porque os médicos e psiquiatras não avisaram a Lufthansa que um dos seus pilotos, Andreas Lubitz, tinha um sério problema de depressão clinica que levou, a 24 de março de 2015, a despenhar o avião de Germanwings nos Alpes franceses durante um vôo de Barcelona a Frankfurt. 

Em suma, mesmo que as pessoas estejam genuinamente preocupadas e desejarem saber o real estado de saúde do alemão, que fará 50 anos no próximo dia 3, mostrá-lo aos fotógrafos ou dizer algo sobre ele seria o equivalente a mostrar um animal exótico ao circo. E é verdade: a nossa imprensa, as nossas redes sociais, a nossa vida, tornou-se hoje em dia um verdadeiro circo. E eles, como familia, só desejam estar em paz. Multimilionários, é verdade, mas desejam estar em paz, com os seus fantasmas de cuidar de alguém que, em pleno auge da vida, se vê agora confinado a uma vida de vegetal por algumas décadas.

E provavelmente com a chegada do seu filho à Formula 1, dentro de dois ou três anos, tenho a certeza que as perguntas sobre o seu pai são ser cada vez mais frequentes. Vai ser um novo assédio, do qual a familia tem de ser mais uma vez, mais forte.

A imagem do dia

As mulheres-piloto que participaram no teste deste domingo na pista de Al Diriyah, nos arredores de Riyadh, a primeira da nova temporada da Formula E. Na extrema-esquerda desta foto, a lenda Michelle Mouton, agora administrativa da FIA para as mulheres no automobilismo, a logo na sua esquerda, as mulheres que foram participar, desde a colombiana Tatiana Calderon, que andou no carro da DS Techeetah; a holandesa Beitske Visser, que andou no carro da BMW Andretti; Simona de Silvestro, na sua Venturi e Katherine Legge, no carro da Mahindra.

O teste não foi um comparativo, foi uma adaptação a estes carros, mas pode-se dizer que caso dêm uma oportunidade, podem andar ao mesmo nível que os homens, como a Simona e a Katherine já fizeram. Aliás, a piloto suíça já fez uma temporada pela Andretti e é a única que já pontuou na história desta competição, com dois nonos lugares, na segunda temporada da competição.

Os tempos mudam, estamos já com duas décadas de século XXI, mas ainda se pensa como no século XX. A Formula E veio para ficar e as mulheres no automobilismo deveriam ser mais e mais frequentes. Contudo, não sou muito fã da ideia da W Series, porque, como diz a Pippa Mann, é uma competição segregadora. Embora diga que tenho curiosidade em ver.

É um belo "boneco", mas sinceramente, queria voltar a ver uma mulher nesta competição. Seria sinal de que têm talento suficiente para andar lado a lado com os homens. 

Em jeito de conclusão: é estranho ver esta foto e este teste num país que até há alguns meses, proibia as mulheres de conduzir automóveis...

IndyCar: Dragonspeed vai fazer programa parcial em 2019

A DragonSpeed, equipa que participa quer na IMSA, quer no Mundial de Endurance, com carros da LMP2, anunciou que estará na IndyCar com um programa parcial na próxima temporada, com Ben Hanley como piloto. E já escolheram o fornecedor de motores, que será a Chevrolet.

Segundo conta no comunicado, a DragonSpeed estará nos circuitos de raíz, principalmente aqueles onde costumam andar no campeonato IMSA, como Barber, St.Petersburg, Mid-Ohio e Road America para se acostumarem à competição, antes de entrar a tempo inteiro em 2020.

"A IndyCar está desfrutando de uma grande recuperação graças à qualidade das corridas produzidas pelos regulamentos atuais", começou por dizer o seu diretor desportivo, Elton Julian, à Autosport britânica.

"Os fãs vêem, as equipes vêem, os fabricantes e patrocinadores o vêem, e acho que a NBC viu isso quando decidiu assumir a cobertura televisiva. Com muito interesse dos novos participantes, também estamos gratos pelo apoio da IndyCar à nossa oferta para se juntar à série e à Chevy por darem espaço para nós em seu programa de motores" continuou.

"Para a equipa, é uma questão da nossa crescente experiência alcançar as nossas ambições. As últimas temporadas na Endurance nos deram uma plataforma intensiva para desenvolver nossas habilidades de preparação, corrida, estratégia e paragens nas boxes. Temos também fortes credenciais de volante aberto para cima e para baixo da equipa, e o ritmo e os detalhes excepcionais de Ben [Hanley] parecem adequados para a configuração e os pneus devem ser um grande trunfo."

"Nada disso é para minimizar a dificuldade do desafio pela frente, porque IndyCar é a série mais difícil que já disputamos, com a maior corrida do mundo como sua peça central.", concluiu.

A ida da DragonSpeed para a IndyCar é mais uma das várias que deram a entender entrar na competição, como a McLaren, que também em 2019 irá entrar na competição com um programa parcial concentrado nas 500 Milhas de Indianápolis, liderados por Fernando Alonso.

Youtube Rally Testing: Mais testes de Latvala para Monte Carlo


Os testes da Toyota para o Rali de Monte Carlo prosseguem a bom ritmo para a Toyota, apesar de alguns precalços. Neste fim de semana, Jari-Matti Latvala saiu de estrada e danificou o seu Yaris WRC, com Juho Hanninen - que fazia o papel de navegador nesta altura - ter sido assistido pelos paramédicos devido a cortes sofridos. Contudo, não foi nada de grave.

Mesmo assim, os testes decorreram sem problemas de maior, com os carros da marca japonesa a prepararem-se para o primeiro rali do ano, dentro de cinco semanas.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Youtube Racing Video: O ePrix de Al Dhyriah, na íntegra

A corrida inaugural da nova temporada da Formula E foi fantástica para as cores portuguesas, é verdade. Em muitos países, esta prova pode ser vista em direto nos vários canais desportibvos um pouco por todo o mundo, com a prova a ser vista em Portugal pela Eurosport e no Brasil, pela Fox Sports.

Contudo, em muitos outros países, a Formula E podia ser vista em direto no canal oficial da marca no Youtube, através do "streaming". E é isso que coloco aqui, um programa de duas horas, onde podem ver tudo na íntegra, desde as análises pré-corrida até à cerimónia do pódio. Algo para ver, um dia depois, é certo, mas é ótimo para quem não viu ou quem queira ver de novo.

Youtube Rally Videos: Os testes da Toyota para Monte Carlo


O Mundial WRC de 2019 só começará dentro de um mês, nas estradas à volta de Monte Carlo, mas as quatro equipas do Mundial - M-Sport (Ford), Hyundai, Toyota e Citroen - já começam a se preparar para a nova temporada. 

E hoje, coloco três videos de pilotos da Toyota - Jari-Matti Latvala, Ott Tanak e o seu novo recruta, Kris Meeke - que andam a testar no seu Yaris WRC novas soluções para o primeiro rali do ano.