
sábado, 30 de junho de 2007
Noticias: Ingleses querem Ron Dennis como Cavaleiro

Renault comemora 30 anos de Formula 1

GP 2: Aconteceu de tudo em Magny-Cours!

O lado cómico: os dois carros da iSports, de Timo Glock e Andreas Zuber a eliminarem-se nos primeiros metros da corrida. Nem Ayrton Senna e Alain Prost fariam melhor! O que é que eles tinham na cabeça? Espero que Fernando Alonso e Lewis Hamilton tenham visto o que aconteceu, que é para ver se não imitam esta façanha no futuro...

Para piorar as coisas, durante a troca de pneus obrigatória, o francês Nicolas Lapierre atropelou um mecânico, que se safou apenas com ligeiras escoriações. Sorte a dele!

GP França: Qualificação

Foi uma qulificação onde os Ferrari dominaram, mostrando que souberam responder ao domínio dos McLaren nas etapas americanas. o brasileiro levou a melhor sobre Kimi Rakikonnen, e o "rookie" inglês (a caminho de ser o melhor de sempre) evitou um monopólio Ferrari na primeira fila, 70 centésimos atrás de Felipe Massa, naquela que foi a sétima pole-position para o piloto brasileiro.



sexta-feira, 29 de junho de 2007
Alerta! Heidfeld pode ser substituido

As frases da semana, pelas F1 Girls


Hamilton, a estrela: "É algo (fama) com que você tem que se acostumar, mas eu definitivamente ainda não me acostumei" - Pois trate de se acostumar =)
Raikkonen, o envergonhado: "É uma vergonha que não tenha sido capaz de conseguir resultados melhores até agora na temporada, nós temos os melhores resultados como meta em todas as oportunidades com a equipe, mas já faz um tempo que não alcançamos essas metas". - *sem palavras*
Garotas... não digo que me salvaram o dia, mas quase...
GP França - Treinos de sexta-feira

Amanhã vamos a ver se a tendência ferrarista continua. Se for assim, não me admiraria, pois eles foram os grandes dominadores desta pista, especialmente quando seis das oito vitórias que Michael Schumacher conquistou foram a bordo de um Ferrari...
Noticias: Chuva em França é possibiidade

Por esta não esperava!

quinta-feira, 28 de junho de 2007
Extra-Campeonato: aqui, homem não entra!

A dinastia Fittipaldi continua!

Noticias: FIA deixa Kubica correr em França

O piloto do dia: Jean-Pierre Beltoise

Nasceu a 27 de Abril de 1937 em Paris, e iniciou a sua carreira nas motos. Entre 1961 e 1964, venceu 11 campeonatos de França em motociclismo, nas categorias de 50, 125 e 250 centímetros cúbicos. Participou em oito provas do campeonato do mundo da categoria, mas nunca ganhou. Em 1963, começou a correr em carros, mas um grave acidete durante as 12 Horas de Reims, onde fracturou gravemente um braço. Em 1965 torna-se no primeiro campeão francês de Formula 3, e no ano seguinte vai para a Formula 2, onde se estreia numa competição de Formula 1 no GP da Alemanha, onde normalmente se podiam correr carros de Formula 2. Terminou no oitavo lugar.

Em 1969, é o fiel escudeiro de Jackie Stewart na conquista do título mundial por parte do piloto escocês. Enquanto que ele ganha confortavelmente, Beltoise consegue três pódios, sendo o melhor um segundo lugar em França. Termina o campeonato no quinto lugar, com 21 pontos.



Pensa-se que nesta altura, deve ter sido o primeiro francês a ganhar uma corrida de Formula 1 desde Maurice Trintignant, em 1958. Errado. O seu cunhado já tinha feito isso uns meses antes. Quem era? Francois Cevért!
Contudo, aquela vitória seria a unica vez que pontuaria naquele ano. No final, ficou com nove pontos e o 11º posto da classificação geral. Em 1973, continuou na BRM, onde conseguiu estar regularmente nos pontos, sem chegar ao pódio. No final voltou a acabar o campeonato com nove pontos, mas no 10º lugar.

A sua carreira na Formula 1: 88 Grandes Prémios, em oito temporadas, uma vitória, oito pódios, quatro voltas mais rápidas, 77 pontos no total.
Depois da Formula 1, foi piloto de testes da Ligier, nos seus primeiros tempos, e dedicou-se ao campeonato francês de Turismos, onde foi bi-campeão nacional em 1976 e 1977, a bordo de um BMW. Mais tarde, fez uma incursão pelo rallycross, a bordo de um Renault Alpine, e na década de 1980, voltou aos Turismos franceses, correndo pela Peugeot. Hoje em dia encontra-se retirado da competição, vendo o seu filho Anthony Beltoise a correr nos Turismos franceses, tendo feito uma incursão este ano no WTCC na corrida de Pau, a bordo de um Seat.
Para finalizar, algo interessante: graças à sua amizade com Jean Graton, o criador da série Michel Vaillant, Beltoise participou em imensas histórias da série, sendo um fiel companheiro de equipa nas equipas Vaillante de Formula 1 e Sport-Protótipos, participando na Formula 1 e nas 24 Horas de Le Mans... na ficção.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Noticias: Prost solidário com Alonso

Capelli faz das suas... outra vez!

Noticias: Murray Walker volta a comentar

Esta não será a primeira vez que Murray fará uma aparição especial desde que se aposentou, em 2001. O britânico já trabalhou para o canal australiano Ten, em 2005, faz as transmissões da categoria GP Masters e esteve em vários GPs como embaixador da equipa Honda de Formula 1.

- "Não há nada de errado com este carro, excepto que está a arder!"
- "Eis as luzes vermelhas, e... GO,GO,GO!!!"
- "Fogo, Fogo, Fogo!"
- "Há chamas a sair do carro do Prost e vai para a Piscina!" (no Mónaco, quando teve problemas de motor na Chicane da Piscina)
Estas são algumas das expressões que consegui traduzir. Certo dia, para descrever as bocas que mandava nas transmissões, respondeu da seguinte forma: "Eu não cometo erros. Eu faço profecias que se tornam imediatamente erradas." Grande Walker!
Noticias: Bourdais diz "agora ou nunca" para 2008

GP Memória - França 1999




terça-feira, 26 de junho de 2007
Noticias: Spyker promete novo carro em Istambul

O piloto do dia: Philippe Streiff






A sua carreira na Formula 1: 54 Grandes Prémios, em cinco temporadas, um pódio, 11 pontos.

GP Memória - O verdadeiro "Grand Prix"


Nesse ano, o Automobile Club de France procurava um lugar para realizar o seu Grande Prémio. Das dezenas de cidades candidatas, escolheu a de Lyon, pois estes concederam mais de 10 mil libras de subsídios, uma fortuna na época. A data da corrida: 4 de Julho.


O carro de Sailer durou apenas cinco voltas, até que os rolamentos da cambota griparam. Goux e Boillot ficaram então na frente, mas os outros Mercedes, de Lautenschlager e de Wagner, que estavam melhor conservados, ficavam perto dos Peugeot. Na sexta volta, Boillot estava na frente, mas o segundo, Lautenschlager, estava a menos de um minuto. Jules Goux era terceiro, mas Otto Saltzer e Louis Wagner não estavam atrás.

Na altura, as pistas eram enormes, não eram as pistinhas que vemos agora, de três ou quatro mil metros. Estamos a falar de pistas com dezenas de quilómetros de extensão, com curvas apertadas e rectas longas e perigosas. Voltando à corrida: Boillot tinha levado o carro ao limite, e para além dele. Toda a França torcia por ele: era ele ou os alemães, e todos queriam que 1908 não se repetisse. Mas isso não aconteceu: a 23 quilómetros da meta, uma das válvulas do motor Peugeot partiu-se e um Boillot inconsolável teve que abandonar. A estratégia da Mercedes resultou plenamente: os carros ficaram com os três primeiros lugares. Jules Goux foi o melhor francês, no quarto lugar.
Quanto aos participantes desta grandiosa corrida, tiveram sortes diferentes: Georges Boillot tornou-se um ás da aviação e foi abatido em Verdun, dois anos mais tarde. Hoje em dia, não há cidade ou vila francesa que não tenha uma "Rue Georges Boillot". Jules Goux retomou a carreira depois da guerra. Retirou-se em 1926 e morreu em 1965, aos 79 anos, o que é considerado muito bom, dado que muitos dos seus concorrentes morreram cedo na vida, em pista…
Do lado alemão, o vencedor, Christian Lautenschlager, também voltou a correr depois da I Guerra, chegando até a competir em Indianápolis. Trabalhou para a marca até à reforma e morreu em 1954, aos 76 anos. Max Sailer também trabalhou para a Mercedes, tornando-se no chefe do departamento desportivo da marca nos anos 30, altura das “Flechas de Prata”. Morreu em 1964, aos 81 anos.
Para terminar, conto-vos a história de um dos Mercedes que esteve na corrida de Lyon: poucas semanas depois, estava em exposição em Londres. Contudo, a 4 de Agosto, a Inglaterra entra em guerra com a Alemanha e o carro foi apreendido pelas autoridades. Deveria ter ficado em Inglaterra até o final da guerra, e depois seria devolvido à Alemanha. Isso é verdade, mas… a devolução aconteceu em 1950, depois da II Guerra Mundial! Hoje em dia, é um dos orgulhos do museu da Mercedes, em Estugarda, e participa regularmente em eventos históricos.
segunda-feira, 25 de junho de 2007
GP Memória: a tentativa de regresso

