Nestes videos, onde só se ouve o ruido ambiente (sem narrações e bandas sonoras), mostra-se a maneira como ele conseguia controlar os carros que sempre tripulou: Talbot, Opel, Porsche e Lancia, e nesta capitulo tens de dividir em dois modelos, o "estranho" 037 e o Delta S4, aquele no qual viria a terminar a sua vida a 3 de Maio de 1986.
sábado, 7 de novembro de 2009
Youtube Rally Classic - Pure Henri Toivonen
Nestes videos, onde só se ouve o ruido ambiente (sem narrações e bandas sonoras), mostra-se a maneira como ele conseguia controlar os carros que sempre tripulou: Talbot, Opel, Porsche e Lancia, e nesta capitulo tens de dividir em dois modelos, o "estranho" 037 e o Delta S4, aquele no qual viria a terminar a sua vida a 3 de Maio de 1986.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Os contrastes e as nuvens cinzentas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFrvMLRKDDNTtLKgl2A8ZkjrZRAf3MwBPsPERZ77fcfDyeioX3_j88sNTO9nfJr3mzk4JlGDimIAd7xsYKWuo1qdhH1wE2RUTl7aLkNWT40pWCuX9pnqP4Cevhz4sKT4wEEJ_eu34LUoBj/s400/USF1+09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQ-l6o4s3OEtFeDBZk707yuEem9m-JDxW6bHbZsgeSlUAdm-QL8QrMcbfr84Vx7oBBbvNImyjY8dR_8R0zcBb0IKSzM1J-Og-yLPbeLqgusNKC4XUQpUythqHyRTrMTd74KttNToEpMGZc/s400/Australia+09.jpg)
A Auto Motor und Sport vai mais longe e afirma que as hipóteses da USF1 correr em 2010 são de "zero", afirmando que a sua inscrição no Mundial de 2010 poderá ser vendida a uma outra formação. Isso vai de encontro a um post que li do Luis Fernando Ramos, o Ico, que tinha citado uma conversa com Alexander Wurz, onde afirmava que o veterano piloto austriaco esteve em conversações com eles, mas não chegou a acordo devido à perda de confiança no projecto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOsQxV5EvJnAIV67VYdFrWQagVhmPyZYtb7QRq8KPg5POOhue0lDfwDKwvvRh4_lViHWiybf6FCAK4dnlfS4EbugTfmYHftQ1nn7EoEwUPvEbYuFqk-NFxLzln5W_x82G5ixmTeD97hHkg/s400/Lotus+10.jpg)
A história é simples: o chassis da Lotus para 2010 está a ser elaborado por Gascoyne e a Fondtech, liderada por Jean-Claude Migeot. Quando há três semanas atrás foram reveladas as primeiras fotos do chassis, provocou a reacção da Force India, afirmando que o modelo apresentado é bastante semelhante ao seu projecto, deixando no ar a possibilidade dos dados terem sido passados da Fondtech para a formação malaia. Esta reage repudiando as acusações e afirma que vai processar a formação indiana.
"É bastante invulgar comentarmos este tipo de assuntos negativos mas não temos outra hipótese que não tornar públicos os factos depois de indicações dadas nos últimos dias de que a Aerolab transmitiu informação à companhia-mãe Fondtech, que tem agora uma parceria técnica com a Lotus F1 Racing", refere Migeot.
"Esses rumores apenas são tornados públicos para manchar a reputação e o profissionalismo da empresa e para desviar as atenções dos factos. A verdade é que a Aerolab está a processar a Force India por incumprimento das suas obrigações", concluiu.
Uma coisa é certa: esta pré-temporada vai ser pródiga neste tipo de noticias... aguardemos as enas dos próximos capitulos.
Apresentando novos blogues
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcBXJdWg3cPHuX6pdowI3ll6gQLamI_xPJy6fJNSC7F3T26G1QP6YDNBOYuQw9Zf1ciZvR9kvPRnWFEGzKOukWH87yHOnqZ1n8dolqnfOsC3gC9wR_LDyb2oSwgkw-_YsJDfgpT69dwa0y/s400/Casco+Speeder76+1.jpg)
Primeiro, os da casa. O Fidalgo é um velho conhecido meu, que é arquitecto de profissão e tem um blog ligado à área, o Arco & Tecto. Como tenho gosto nessa área (e uma cunhada...) ele surpreende-me com o realizar de um velho sonho dele: o Triplo Rail, um blogue que combina a arquitectura com os circuitos automobilisticos. Apresenta vários projectos, alguns existentes, outros apenas meros excercícios estilisticos que poderão não ver a luz do dia. Vale a pena a visita.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh03ADLZOGHNpp0DaTP7_qLzAISmYkK5MDhOiILVYaBL2AFkMlqBbUn3eZZoFHB4UMMPvLvCHSJX5FtI3JoJqJJPlg2UxpC_WOJ5tWkHkIUzPum_2ae7ltA1HpmBW2yFG5bMbRatOPKF799/s400/balatonring.jpg)
Rumor do dia: Kimi Raikonnen pode fazer um ano sabático
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJujZwlx6IPxRWVxjttbNT9NG82o573rO3hlJgD3KZqqGiob9cy1PVJDs8T7rDRAG71949cRf210eN1A1XKjs6ddyMt7FEWxUHh1FFnII7OJrO3tkjfBIEjARNPmbg7pWwF0FoejNbtigR/s400/Espanha+08+16.jpg)
GP Memória - Japão 1994
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUUXjFZNx214V8HFfXSpy461rLaa6uNg3sS2j0oK5oc9CncJ3XPO8h5li0gPUsfSqgo0Ndhx7EPyPdrHKnwl5C3PYgpYSAizsDBnQioPblK6PkRZj4lAWFGFv2xppBrbErlZHrdNbdDOaP/s400/Jap%C3%A3o+94+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9-YrnEo5pYVoNpNJrpLjuODlZNS6L68CCbE-yphyphenhyphen39Fj4teBZF9ZFfJWvm9B9jP5KOhJI84dqMHA1SAU6QAqqdF26EThG7j29JPUEoOr6OogCyIaluAvtDHITi85LWGdTpPnRm1K7zxYf/s400/Jap%C3%A3o+94+7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_rZy_b7YhNTSWxlvH2Mpl2xA2oJtD2wMS_BhA9BPgeOYWrmpYNeSfzOQhgUnSwSMRO8IXbAjb2ZW0mxVBe8_ywiKXVFW9gTTC1NKZTO034H0x-nmDZMV4C5da8IO39KizOyQdbvh8-EaC/s400/Jap%C3%A3o+94+11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqsZ5uu9oaGDfsCjYnao_5QqKIAR-PA78W6uq1MVTsvNA0AUhi-fxlhbJbjd9HU5xfpG_Nu-UHgCIFeXeVCR9yfYWXG3SON9z-ge00lBemfG3MfYxU90SJVIHXwAG8XmJPnt8imDZcciiY/s400/Jap%C3%A3o+94+12.jpg)
O dia da corrida apresentava-se nublado e a chover copiosamente na hora em que os carros deveriam largar. No momento em que isso aconteceu, Schumacher guina o carro para a esquerda no sentido de bloquear Hill, que tentava aproveitar-se da situação. Frentzen, Herbert, Alesi e Irvine seguiam-no. Mas na segunda volta, a chuva começou a fazer das suas: Frentzen tentou uma manobra optimistica sobre Hill e despistou-se. Nesse preciso momento, a chuva caiu com mais intensidade, e os organizadores não tiveram outra escolha que colocar em pista o Safety Car (SC) no final da terceira volta. Ao mesmo tempo, Herbert, o Tyrrell de Ukyo Katayama e Inoue despistavam-se e batiam forte nos muros.
Nas sete voltas seguintes, o SC esteve em pista para moderar a velocidade dos caros, e esperar que a chuva abrandasse, e também para que os comissários pudessem limpar os destroços. Quando tudo foi feito, na volta dez, a chuva já tinha moderado a sua intensidade, e a corrida prosseguiu o seu ritmo. Mas em apenas uma volta, quatro pilotos estavam fora: os Minardi de Michele Alboreto e Pierluigi Martini, o Ferrari de Gerhard Berger (mas este se deveu a problemas de motor) e o Ligier de Franck Lagorce (devido a uma colisão com Martini)
Na 13ª volta, o Arrows de Gianni Morbidelli perde o controlo e bate forte na zona da curva Dunlop. Os comissários de pista tentam tirar rapidamente o chassis, mas quase imediatamente, o McLaren de Martin Brundle sai na mesma curva e não consegue evitar um dos comissários, atropelando-o. Este infeliz "marshall" fica com uma perna partida e no inicio da volta 15, a corrida é interrompida com bandeira vermelha, e uma nova grelha é formada a partir da classificação dos pilotos na volta 13.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiusGZnfe9M3HwST-aTjhJagI_9XBdE4ZtwAgB6c-lUNeF-jrVuIm-9PduC5SIt3Su-Yvudasf87UOpQjN9SoY6SkjFPvSWDh09mZILyl4FaPECN63MtcvOb4wgsQm7lrFmvjEHOPNRv5T3/s400/Jap%C3%A3o+94+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr7RYc1wAazaSKVUMt0bxXTXp7eGHdfB7h8io0SeBxB_FJxj1kaqFZmF0EmjVPrgW-KC18kEl-IxUEKd0oD4dIyLADOGbbA_BpE86fxMrDSyZq_nlbOmPq72di6pQD7jV4Th_RYZHK-Whyphenhyphen/s400/Jap%C3%A3o+94+9.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1ynN9_q1GtpAXL2CH-L-SDjr2-MjsAJQbuHXPapKbA2T5d0cHdr_we7TMDR1ySMKvqXamQw8q6SZ8QhP3-gfUWseE48tl9Ba49-NS6AcytI2vOLqk67xJJPigouTPtSbZu3muHoXEzrhs/s400/Jap%C3%A3o+94+10.jpg)
Fontes:
Santos, Francisco – Formula 1 1994/95, Ed. Talento/Edipódromo, Lisboa/São Paulo, 1994
http://en.wikipedia.org/wiki/1994_Japanese_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr563.html
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
A minha 5ª Coluna desta semana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq5BsJpjvaSjuTZQvSx_qCaJPrTw_y6ZTzB6ZZEw7qvHZ8pdlTZc6Y17xxKrc5noXDkLQQbMa9-3MMAMorPBIZ_VQFyCFk971ypjSbXiX3v8qWYlzHglf_f71n9jLXjjxPE_dO-tWKTHZb/s400/Casco+Speeder76+1.jpg)
Confesso que essencialmente, este artigo de opinião aborda mais as manobras de bastidores do que propriamente a corrida do último fim de semana, pois essa corrida, embora disputada num cenário lindo, num "tilkódromo" é mais uma distracção para o facto do circuito não apresentar qualquer emoção aos fãs da modalidade...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4moaIb8BesWzQrF23aNg7hPDoLbaV6gpIQD6ADjcTWWrDFC4cK_G-Eqhf1Zvjv9Jx3UOOxzonjTEM-9kJ8tl6pKddCRE_jf9r6DD0w2EQt7e9ne-MUl5oR-U6BVbsx3gVmZt6a_Px0wyl/s400/Abu+Dhabi+09+5.jpg)
Sobre os abandonos e os finais de parcerias que estamos a ser bombardeados ao longo desta semana, deixo-vos outro excerto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnGv45WiHkQgRa9WefimXF8qHjz37218UNYu43cQ1ugP4U9HZHOY0kggHqgANePIgRFj0Oxoi2lC109eFHS5z-ZBd-J6Shxoik2yCww2pM8gL6xpdMF7DCtpuxBDkDBcnswJTqtYHduwi0/s400/Bridgestone+09+2.jpg)
E quero pegar por aí na questão da Bridgstone. Não pelo facto desta ter invocado algo do género quando decidiu que 2010 iria ser o seu último ano na Formula 1, mas pelo facto de três das principais firmas de pneus, Goodyear, Pirelli e Michelin, todas elas terem dito que não pretendem envolver-se na Formula 1 num futuro próximo. Claro que até ao final de 2010 muita água vai correr por debaixo das pontes e este anúncio foi dito agora para dar à FIA tempo para arranjar um substituto. Isto é, se mantiverem o monopólio do fornecimento de pneus." (...)
Posso dizer que, depois do que ando a ler por estes dias, convenço-me que a FIA teve uma grande chance de se salvar há uma semana atrás, e a desperdiçou. Agora começamos a ver as consequências.
Noticias: Ferrari critica duramente os responsáveis desportivos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ-cDdhtp_yRCx8s1oQB2_Hz1EfD7D3pkJKnz1pc8R2D5bmfoMvNzTq0XoBaESeWwfc006S8uTfrackUcME0epo-nTJzDR5xJ_MLhwd8TSGOIION3311om-Fj8JSiI17fll9rAFrYKlvIL/s400/Ferrari+09+3.jpg)
Num comunicado emitido ontem no seu site oficial, a Ferrari compara sarcásticamente o momento actual da Formula 1 com um romance policial de Agatha Christie, 'Convite para a Morte', no qual o culpado apenas é descoberto após a morte de todos os personagens, e lança sérias dúvidas sobre a capacidade das novas equipas de terminarem a temporada de 2010.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRkvE_KLtRiaaarOvAH_vcuYLCHrWPTRZJgPmtZwbzUKThyzWhMin5KKSUxgzyJC6Y5q2qSnZXLTyabdSC1dE2ZBrc3DleQ3jJnJ2lnP8UNU86kfjGL3K5SnGUAJAqU4M64Ht-HInLQrEU/s400/FIA+14.jpg)
"Em troca, se lhe pudermos chamar isso, Manor, Lotus (pelo menos só em nome já que esta incarnação pouco tem a ver com a equipa que nos deu Colin Chapman, Jim Clark e Ayrton Senna, para citar apenas alguns), USF1 e Campos Meta chegaram. Podemos dizer que não há diferenças apenas porque os números [das equipas que saem e que entram] são iguais? Dificilmente e teremos de esperar para ver o que muitas delas irão trazer para a grelha na primeira corrida da próxima temporada, no Bahrein, e ver quantas irão estar na Formula 1 no final de 2010".
"Na novela de Agatha Christie, a pessoa culpada só é descoberta quando toda a gente morre, uma após a outra. Queremos esperar até que isto aconteça ou deveremos escrever o livro da Fórmula 1 com um final diferente?", termina a equipa italiana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYekgHzrwlvsieMehVsimCkwumLxjx_5tPYiUt1Nx_tXV3652nRPUu0QoPCGvrL7gSWDhWSJxQxdkzyp1A2VDAeEdQwQkOx1hJOkGUzNXo574mulpRRA_ALkJ0UdQv6Kpvbzt2t2hM10MH/s400/Tio+Max+14.jpg)
Noticias: A1GP cancela Malásia e China
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMc_Z9j6s9XlF8fCRtRgCJFXVzgIkfAHPGoRACZX_uGmTQwnZwC4kIV8B6HVjRQ3LGCpu4dZtLbfqjDyauw_i_oJmw7nZWmXKrwGVtAevzJOPN2FEeEUx3EJIkywxJs2tJw5tWH-1COcOB/s400/A1GP+M%C3%A9xico+08+6.jpg)
Segunda a edição desta semana da Autosport britânica, alguns dos responsáveis da organização já abandonaram a companhia e os carros estão à espera de serem vendidos a algum responsável que deseje continuar a série, embora hajam fontes afirmando que a Griffins Licensed Insolvency, que assumiu a administração da A1 Grand Prix Operations Limited quando abriu falência em meados de Julho, terá encontrado um comprador para a "Taça das Nações de Automobilismo". Para além disso, os carros têm ainda de ser modificados para estar de acordo com as normas de segurança da FIA relativamente aos impactos laterais, e as dívidas que têm de pagar, a começar pelas 5 milhões de libras que deve à Ferrari, ser pagas.
Isto é cada vez mais sinal de que só falta o anuncio oficial para materializar aquilo que todos já devem saber: o final definitivo da A1GP Series, a Formula das Nações idealizada em 2005 pelo sheik Makhtoum al Makhtoum, dos Emirados, e pelo luso-sul-africano Tony Teixeira.
GP Memória - Austrália 1989
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-G1ezT4_z4qx98lOlSknTQJkXmYQa8r3fbTNA8qPlrLWncqem0uKvxDkRb82S18kR2qag9E3Td5e2ySma4DjGCjG8-lqVhfA3FzKCpVo1Ob6OUWtsVAYocnU00VKu3eBfUOwrzf8vp5zj/s400/Australia+89+4.jpg)
A pena foi recebida com indignação no mundo inteiro, e várias entidades, desde ex-campeões do Mundo como Juan Manuel Fangio e Jackie Stewart, até responsáveis de equipas como Cesare Fiório (então o director desportivo da Ferrari) e Ken Tyrrell. Este último disse uma frase que hoje em dia parece prenomonitória: "Gostaria imenso que os meus pilotos fossem tão agressivos como Senna. Fico com a sensação de que a FISA acabou de proibir as ultrapassagens".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkSo_G-HASpVWNXZGVBrU58_K2uyJkJfPuEwposg19zP4ekFEpNIqmC2Y6bal8orZ80n8_DKVBAzBSYwozRrovLlJ6AyTfU_MApIJiqre_dIWLWz-FaXsFjZJl-OVOUKVtoFToVexcHlpN/s400/Australia+89+7.jpg)
As pré-qualificações aconteceram na 5ª Feira, algo fora do habitual, pois normalmente aconteciam na sexta de manhã. Os Osella de Ghinzani e de Nicola Larini entraram na famigerada qualificação, assim como o Larrousse de Philippe Alliot e o Onyx de J.J. Letho, deixando de fora, por exemplo, os segundos Onyx de Stefan Johansson e Larrousse de Michele Alboreto. Os Zakspeed de Bernd Schneider e Aguri Suzuki também não conseguiram a qualificação, e esta seria a sua última corrida na Formula 1, depois de uma péssiam temporada onde se qualificaram apenas por duas vezes. Triste fim para uma equipa que chegou a fabricar os seus próprios motores...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifskJPCVqCk8dNQySbQVOdHSS01IlKXeZYnR4__qznVs1suH0GMahbVuFbSOgS0EMAtINCy6Zkz6dZ5uNJ5aj_KEDG8OIlueS4qESWangOb2zEM7-7Zxf-TNZzoCGJ4g8T-E-tcpOz-KPP/s400/Australia+89+8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFWNoH8V1CdnvWaMF4jE7WEAYLpiiydhq863M5bHCzpwwiEYeZ0n08oQ3RAsagJEEdlSF-7Qdh4GwEf2hAWA59-HQTO_q6nHXTFhftpiIcHN04Dc0XN24tT6BjYd-CLH9mchxfJVM_u252/s400/Australia+89+9.jpg)
O dia da corrida estava nublado, com imensa chuva a cair por alturas do inicio do Grande Prémio, Os organizadores, instigados pelo pilotos, decidiram adiar a hora de largada por 30 minutos, esperando que esta diminuisse de intensidade e tivessem condições minimas para poder correr, mas ao final desse tempo, não havia sinal de diminuição da chuva. Alguns pilotos esboçaram um movimento de protesto, mas isso morreu à nascença. Quanto a Senna, iria largar de qualquer jeito, enquanto que Prost iria cumprir uma burocrática volta ao circuito e encostar às boxes, pois achava que o circuito não estava em condições.
Na largada, Senna e Prost ficam lado a lado, mas o brasileiro levava a melhor. No final da primeira volta, Prost cumpre o prometido e abandona, como fizera Lauda 13 anos antes, mas aqui o título já estava decidido. Entretanto, o Onyx de Letho fica parado numa zona perigosa, e a prova teve de se interrompida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc7ZgJ9Y62M4AtdKSK_M13JNbgRxT3L3AGP4mw0qb_1gnMN54dtwkKQrUdJpYsZ2KYb8Eq-vS_aPCUHPXJB26209SHF1dFwuC6ESJRyV0QCXjzIxeHcrpgTW6JEfK97cQqvou3YeuUZzwh/s400/Australia+89+2.jpg)
Senna continuava disparado na liderança, tendo no final da décima volta conseguido um avanço de quase meio minuto. Mas esse impeto teve consequências: na volta 11, Senna perde o controlo do carro e faz três piões, qual bailarino de patinagem no gelo. A sorte é que conseguiu manter o motor ligado e o carro ter parado de rodar no sitio certo. Contudo, três voltas depois, em plena Brabham Straight, o "spray" de água impede de ver o... Brabham de Martin Brundle, e bate forte na traseira desse carro, perdendo a roda frente-direita. Consegue levar o carro até à boxe, e fica por ali.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-YiU7sXtCYrP5nb3J1f73r8jATTtZbx3xpsLMeYZ5Adbu2yNR1_GDVxzgyx2_heIaXKFzMketwnQ10uD081oROfrBml8O4va-_lwWddeBSxLsIdC0VN65zzR2vgL0xjpA2xfNOzJQLHZl/s400/Australia+89+6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPvLBn8Y49t18-dVxedkFTi5qy_RFAqgBLfwB2yFAcgolQb8Evsh54rAoAlQTF91qnjGcWqOaSi4qa1RvJF9jzVKYwoYtEZhwZ9gXD1Fq_rViC2hbzAFabExir3Z8awQ7lBHMX4e8JrODK/s400/Australia+89+10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsfZimywnKZyGLy7GbmAEeHaw8eNhpijCsVQliFPNFfr29EJyjF22ik0pBvnDuDkWV7u_KHtY36rmmg742kFxKRmRm34T3dx9b0pQxzBZ3M6oJecCltP5855k3VdCJ2aPBQaNiCcc5l1az/s400/Australia+89+5.jpg)
Até ao fim, a unico motivo de interesse foi o despiste de Eddie Cheever, que ia seguro no seu quinto posto, pouco depois da desistência de J.J. Letho, que ia a caminho de conseguir mais pontos para a Onyx, pois circuilava em sexto lugar quando teve problemas eléctricos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRyFyxAEGPgNDT2xWA27Ii0tMb5ujZVuf8nHkW4Mz90VADo1bwTiD6wjZ6mYib4L3h3FdOum3Z9xmu1ibKyXNKCVRYKqCDEqp7J3dnqOC-GNrKmxMgQLo0HOGmOuqxMn0MYXHob8Yu7kMn/s400/Australia+89+3.jpg)
E assim se corria o pano da temporada de 1989, que contou com uma inscrição "record" de 38 carros, com 29 pilotos a conseguirem pontuar, e onde a Ferrari estreou uma inovação que iria moldar o futuro, a caixa de velocidades semi-automática, com as mudanças a serem feitas no volante, mas no final, o principal foco foi um duelo fratricida na equipa mais poderosa do campeonato, que acabou mal numa chicane japonesa, dando um título a Alain Prost, de uma forma no mínimo polémica.
Fontes:
Santos, Francisco - Formula 1 1989/90, Ed.Talento/Edipódromo, Lisboa/São Paulo, 1989
http://en.wikipedia.org/wiki/1989_Australian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr484.html
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Imagens que valem por mil palavras
Para muitos de vocês, acham tal coisa estranha. Mas na cultura japonesa, principalmente na Toyota, que planeia tudo a longo prazo, isto é visto como um fracasso pessoal. Os harakiris que vocês costumam ouvir falar é por causa disso mesmo: o falhanço dos objectivos. Principalmente quando chegaram a "derreter" entre 400 e 500 milhões de dólares por ano, durante oito temporadas, e nunca venceram qualquer corrida... Só espero que nenhum destes senhores não pegue numa espada de samurai e corte os pulsos. Ou a barriga.
Formula 1 em Cartoons - Pilotoons do Mantovani (Abu Dhabi)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMRz7nOKf_ZZobCyILJ76tau3-hicWB0wbPAbdnsDNfre7rBgt3e1LaEXNHZEtCVvoYHN-Eb6DuFHUf7M7h0PVNsd3v8-he7A-POXjMIlL4lf43vTk0KhN2xjgWskQj-RM-jucwxS5oRam/s400/Abu+Dhabi+09.jpg)
Oficial: Toyota abandona a Formula 1!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBNEAPjoRxCff26yAyMlOxO8VmxxOxSwEBH6UX6ZWgqnV5WRZ717hAkRu3b3zu3q9DdB2d00U8b-juWiD9LN0inECsM9fOBK7H5Bgxf94v7v3LT6mwBhK9lPzmRT1OS6Xv5INNjzv6wGk9/s400/Toyota+09.jpg)
A noticia, que de uma certa forma era esperada, pois os rumores já circulavam na imprensa japonesa desde há alguns dias, confirmou-se hoje em Tóquio, quando o presidente da companhia, Tadashi Yamashima, anunciou-a sem conseguir contar a emoção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP9LeQdPKp9mHjKpwinUo-qo5kDtfMXYBxKb8dDw4jKbyEH8dFTekvd1RhIUfbotRipoxEY2rWOhSuO6axMlLrf1RvFUnY8UtPy33BD-j5hagdOaViSHyVS6K8sOEIJ7C_-5ZRTVcHhC3b/s400/Abu+Dhabi+09+5.jpg)
"Contudo, quando consideradas as atividades para os dois próximos anos de um ponto de vista compreensivo, refletindo sobre a realidade econômica, a TMC decidiu sair da Formula 1. Queremos expressar nossa gratidão a todos os pilotos que passaram pela Panasonic Toyota Racing e a todos os empregados que ajudaram a atingir as metas da equipa", continuou.
"A TMC pretende fazer o melhor póssível para encontrar uma solução para todas as partes que serão afetadas por qualquer inconveniência que esta decisão pode causar. No automobilismo, a Toyota não só corre em várias categorias, mas contribui para o desenvolvimento dele ao apoiar corridas de base e eventos que facilitam a participação das pessoas", completou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtoKikJwLxcXAbfdTaIGbxjM0GqoracFHNV3foB6Hm-BqjSkSrWHqagO6VLozFPuhyWvT60F5VxyezDu4yBdanUAXQ0ZNkWyJCjRGg_itMmwp_AQ5sQuQnYFmjkzGZwjp7V0Vg30giC4W5/s400/Abu+Dhabi+09+6.jpg)
Sobre o possivel fim de uma das maiores parcerias da Formula 1
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwQl2ddq2e4od9wBwegrg465KKhz3Qh_xOLagGnW8jGTc-ZJd-tzp7jUd0boSXPuMAduZIgJ1uzw-N1uRPic8gX5g7gC3Gtp3ivl1YXxOv4G1T6I_qQcFQ8nfd-n5D7InTa0dNsC48OVnE/s400/Autosport+09+11.jpg)
O jornalista Luis Vasconcelos, provavelmente o unico português de gema que circula no "paddock" dacategoria máxima do automobilismo, explica as razões pelo qual a casa de Estugarda quer acabar com a parceira, mesmo estando disposto a pagar imenso dinheiro em termos de indemnização a Ron Dennis e Mansour Ojjeh, os donos da marca fundada por Bruce McLaren em 1965.
Nem a evidente subida de forma da McLaren na segunda metade do campeonato parece ter sido suficiente para apagar os ânimos da Mercedes, que está determinada em terminar a ligação com a equipa inglesa o mais rapidamente possivel - quando ainda faltam dois anos para o fim do contrato actual. Mas Dieter Zetsche, CEO da marca alemã, não quer só abandonar o fornecimento dos motores á McLaren: quer também vender a participação da Mercedes na equipa inglesa, de que detêm 40 por cento.
Isso foi dito numa reunião em que estiveram presentes todos os accionistas da McLaren - a Mercedes, Ron Dennis, Mansour Ojjeh e o grupo Mumkalatat - na sexta-feira de manhã em Abu Dhabi, de forma bastante clara. Mas a existência de contratos bastante blindados entre as duas partes dificulta a tarefa de Zetsche, mesmo se este está determinado a gastar uma soma importante para se separar da McLaren.
O primeiro passo é vender as acções da Mercedes na McLaren, pois Dennis e Ojjeh tem diteito de perferência, mas não as querem adquirir de novo. Por isso, Zetsche está a tentar que seja o grupo árabe a ficar com as acções da Mercedes, o que deixaria a Munkalatat com 70 por cento do capital da equipa inglesa, mas sem a maioria dos direitos de voto, que estão sempre nas mãos de Ojjeh e Dennis.
Para esta decisão da Mercedes cintribuiram diversos factores: a construção de um carro de estrada pela McLaren, que entra em concorrência directa com alguns dos seus produtos e feito contra a vontade da marca alemã; o veto do fornecimento de motores à Red Bull, que impede a Mercedes de se ligar a Sebastien Vettel, que começa a ser muito popular na Alemanha; e as dificuldades que a marca de Woking está a colocar no novo relacionamento entre a Mercedes e a Brawn, ao ponto de se estar a tentar impedir a marca de Estugarda de publicitar o seu sucesso em conjunto com a equipa de Ross Brawn.
Por isso mesmo, se já estava determinado a terminar a ligação com a McLaren no final do contrato actual, que expira no final de 2011, Zetsche quer agora terminar o contrato entre as duas partes com efeito imediato, mesmo sabendo que isso será bastante dificil de conseguir. É significativo que o CEO da Mercedes tenha viajado para Abu Dhabi com um grupo de advogados ligados à marca alemã, que passaram o fim de semana a tentar encontrar uma primeira base de acordo com os seus colegas ao serviço da McLaren.
Mesmo que Ron Dennis e Mansour Ojjeh consigam salvar o contrato actual e garantir por mais dois anos o fornecimento de motores por parte da Mercedes, é evidente que a ligação McLaren-Mercedes está comprometida e que dificilmente poderá ser bem sucedida em 2010 e 2011. Por isso mesmo, Dennis está à procura de um novo contstrutor para se ligar à equipa, mesmo havendo quem pense que depois de ter construido o seu próprio motor para o carro de estrada lançado há alguns meses, a McLaren poderá tentar fazer o mesmo para a sua equipa de Formula 1, para tentar rivalizar com a Ferrari em todos os campos.
Luis Vasconcelos
Portanto, este Inverno de 2009/2010 continuará a ser quente. Com os construtores em debandada (só falta saber se a Renault fará o mesmo que a BMW e com quase toda a certeza a Toyota), apenas a Mercedes e a Ferrari serão aquelas com o pedegree necessário para ficar na Formula 1, independentemente de qualquer crise que apareça. E não ficaria nada admirado se no final, eles façam o seu próprio motor, com base Mercedes...
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Rumor do dia: Toyota pode sair da Formula 1
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIEivb-BRyFngszyLmPqREZFk-2P9aSgnyJbZxykluccnOp-PZ9VHKX7sdYijEp59qbTmhPuL_X9S0WaXh1uW4q7qjmmtLtVtH5ZCExfED9pgHHCEqy9VX_qHGPV1s0NPtUcfPVIAkNtVy/s400/Toyota+08.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4DYY45F5TuSxbEXfnRMWhYfFcV5LyHFn3cFCAvf59CtE9HZmqdhEcTk9Zni4TZLYpLWIGkaQeqBxEiZmQDygqGJphNoxWKiiAWP8d6HU88a-xVb2lnn7YBuGxm4s3GXQOCcHKDyw6Crzo/s400/Singapura+09+13.jpg)
John Howett, o director desportivo da marca, garantiu ao AutoSport inglês em Abu Dhabi que "até agora não tivemos qualquer indicação de Tóquio nesse sentido pelo que estamos a preparar a próxima temporada da mesma forma como fizemos nos anos anteriores. É evidente que nesta altura todos os orçamentos estão a ser redimensionados, pois os construtores foram todos muito afectados pela crise económica mundial, mas as medidas tomadas pela FOTA vão ajudar-nos e a todas as equipas a poder competir em 2010 por um valor muito inferior ao que nos está a custar correr este ano. É normal confirmarem o nosso orçamento em Novembro, mas este ano as restrições vão ser maiores do que o habitual e, por isso, vamos esperar um pouco mais para decidir o que vamos fazer em 2010."
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSEoRNnNna__vmHkABiAvOjIsSvs7bu1huYiB4I00QT9_Yemo04x3Q-DkPnmJvlV6OKcN8PCsRxMBVoDXqapFyZulmDzz1oDogPGIihnqWQSyDuCwysq3aWD0vHGA9ukON0mPXxBgmrrGE/s400/Brasil+02.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUeTR4jUuM7GaBX3tpBGRvylJtpNn3_X97jgnYj8yLGNuPYWkU00_4nw2wZKpaOZ71sr3GZYgaHl1FFd4hZpwN8KD1z9jD2hw-mbdK-vZtEdWGDEUMhKQOCm3akQFzB8KwaYFT0f16D9WM/s400/Glock+08.jpg)
Youtube Rally Classic - Rally Master 1984
Aqui, Carlsson mostra a sua perícia no Rally Master de 1984, ao volante de um BMW 323 (que coincidência!), num troço de terra cronometrado e mostrado em directo na TV. A sua velocidade, combinada com a sua perícia, demonstra que naquele tempo, os bons pilotos não tinham todos que vir da Finlândia...
Formula 1 em Cartoons - Laser Car Design (Abu Dhabi)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcQJMC69An2mlB9a6_uWMgVKep3JGCY-EV5mjc44XawZ-GP2FI1NwmVqoUauzzQwHud2r7YhHAyO10-O8G5HLML-x5fNj8oOVKkeK4sdxchA1rAZf_J2MnOmBDl_uFdIRRG5Jt2UEkLMbw/s400/CARTOONS+ABHU+DABI+DRAW+2.png)
The End: Ingvar Carlsson (1947-2009)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2CABCXconUO_SeuKfjSbcLaTQESKgFLpiBqTeXehB09IsZl3dlOlbGxasSaAfwY8Ya2zeJl7BOpkYL5W_ssuDcIbSHs4hu2wVP-P_l1SiS26gBgGFc-99dUFceLVO0mSG4YgKpfLuAJXd/s400/Carlsson+87.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwr0ouokNngVw9B1fDWdu_dRk2wtC6Iny_Pq_1dOmv4-cvXSOKhcMIhbb12TAkKNErUDTy-vvIoqgPmLl7dOCy3D78U5Jolafg4RFO3BBySMibcQ5RLkzPh2Jws3aSqp5IGMhbRUAXb_yg/s400/Mazda+84.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihsw7b_WDP0m1OkztXDbOgCxcgvF-2ccmiTIBhsp4DOjqVVs27TwifhfjhGp5fI9fdwabCHdJeyAodx05Z80ztOrEtGPBk_ldb7NARvyLwV1y_NKGEImLa6e6yjku5qVq4ZtPfs7gpZM6v/s400/Mazda+87.jpg)
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Formas de passar o tempo neste defeso
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmWzcE5kXUXK-xK1NNLbZdlarwAZpo_qTL0AK5mafJiFdFGwMBZraK_p8W4cC1aL4WWyj6yYkWLd5dN7fXAOC9d8E2tkrEL1BdPqh13UUNpIdGXKVR38k3qXsa1F33A09gc72-0YlMtA_3/s400/04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpc6lCJBODuRQCAN4DeW8ALL1mx-t8Eifyye1dSWcoCb_xZrZwWkWCwU-ATs6QykoluxGzY5FXfJ45ZwoUaYW8B7iDo300m4w8JuoIrqppaCrUY4xLK2uoBzNzWkMoAbPvObBKgwfTEulX/s400/Casco+Speeder76+1.jpg)
A capa do Autosport desta semana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw7co6NT6nA4RoNNAUB7LzDkNutrF5qPYvqRMionfYfMysebzpLtPNBFYr9EQ2nsNCN6G20KHH9ziHkfRaQbpqI_U9SL-lZ-ZHjw0QV8BOiPKmwRQA5lZzkt5cvcS6WcRxb-nOnHrvzMmJ/s400/Autosport+09+11.jpg)
Depois, em títulos mais pequenos, temos o Todo o Terreno, onde Filipe Campos consagrou-se este fim de semana no novo campeão nacional, e de uma entrevista com Sebastien Löeb, agora o novo hexacampeão mundial de Ralies.
Noticias: Williams confirma Barrichello e Hulkenberg para 2010
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoxHuc0fbJVcLAeWm5Zlo8ZtDE21yLaeaJ6XDiAMW1ckrKXHjrFk_p8ddmpqbX3sapK7RELJO729ivTY6bhWQOkO4taiQsKpJOOpSh0qQyUuV42O5DGWaVeehrJuB9eLkxgN_jMrpmMcnU/s400/Abu+Dhabi+09+15.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5y846IE_c5yzBajyyc1UNjBJKt1A3hnoMSUhZJ8KEzIThlc2sho06G1WZJmHqqMBe9_jg5a_nIT5n5Gm44zWmCCm4yiV3dQXiC8n4aw5EnEjh34v28mUjaB3Sw0xT7YtMus3O4SjxT-hB/s400/Barrichello+3.jpg)
O responsável da equipa de Grove deixa, ainda, um agradecimento aos seus actuais pilotos, Nico Rosberg e Kazuki Nakajima, pela sua dedicação e trabalho na Williams ao longo das temporadas em que estiveram ao seu serviço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn7HO5n3QJw0YiXJV0xyHhHESFGAyM73XYxnIfu-N_rV7sYBzQ_P5qLPmVwShxJbg1vvD69yauDx85Opsz_WzuP9h0jdEpIrKCH08BknpcpH_ZejtBZc_ktUTsvtN7Cn6T57Fu-MKqmuZ_/s400/Portim%C3%A3o+09+9.jpg)