sábado, 26 de janeiro de 2013

Youtube F1 Preview: KImi e o Lotus E21

A Lotus apresentará na segunda feira o seu novo carro, mas Kimi Raikkonen, um dos seus pilotos, ainda está a navegar na onda do sucesso do seu "soundbyte" de Abu Dhabi. Prova disso estrá neste curtinho video de 44 segundos onde Matt LeBlanc, o Joey da série "Friends", pergunta a Kimi como vai ser o carro.

O resultado é... previsível. Segunda-feira veremos o carro.

WRC: Rali da Acrópole será encurtado

Se há ralis que decidem alargar os dias em que são realizados, outros decidem que o melhor será encurtá-los. E é isso que os organizadores do Rali da Acrópole decidiram fazer este anos, fazendo com que o seu rali tenha apenas um dia e meio, em vez de ter quase três dias, como a maior parte dos ralis do Mundial, à excepção de Monte Carlo. 

Segundo conta Martin Holmes na Autosport portuguesa, o rali grego começará na sexta-feira à tarde em Zappion, no centro de Atenas, e terminará no domingo de manhã na zona de Loutraki, no Peloponeso. Apesar de ter uma especial noturna de 26 quilómetros, o rali terá menos cem quilómetros de especiais para percorrer, pois a organização decidiu abandonar as estradas mais a norte de Atenas, tornando o rali um pouco menos duro.

Seja por ser um sinal de poupança, face aos duros tempos que o país atravessa, seja porque os organizadores querem fazer um rali menos duro, o sinal é que as coisas este ano vão ficar diferentes, para os lados gregos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Youtube Rally Drive: Ken Block on ice


Como já foi dito esta semana, Ken Block mostrou o seu programa de 2013, que vai passar por muitos lados, incluindo três provas no Mundial WRC, a bordo do seu Ford Fiesta WRC. Mas ele vai entrar em ação este fim de semana no Rally America, o campeonato local de ralis, com o habitual numero 43.

Assim sendo, coloco aqui um video dos seus treinos, feitos em neve. É pequeno, mas tem alguns slow-motions que devem ser vistos... 

Noticias: Timo Glock confirmado na BMW

A ideia já estava no ar desde o momento em que o teste tinha sido anunciado, e hoje foi confirmado: o alemão Timo Glock é piloto da BMW para a temporada de 2013 da DTM, preenchendo assim a vaga que faltava. Depois de um dia de testes em Valencia, e dos responsáveis da marca terem ficado satisfeitos com a sua performance, a assinatura do contrato foi uma mera formalidade.

É muito emocionante pilotar pela BMW depois de todos esses anos e ainda em um campeonato de alto nível como o DTM”, começou por declarar o alemão. “Eu tive momentos fantásticos na Fórmula 1, mas agora estou ansioso para lutar por vitórias novamente com os meus velhos amigos da BMW”, acrescentou.

Glock, de 30 anos, ficou sem lugar na Marussia no final da semana passada, após três temporadas no conjunto, sem conseguir qualquer ponto. Antes disso, tinha estado na Toyota, onde tinha conseguido três pódios, mas sem qualquer vitória. Assim sendo, Glock junta-se a uma equipa que tem, entre outros, o brasileiro Augusto Farfus, o canadiano Bruno Spengler, o americano Joey Hand, o britanico Andy Prilaux e os alemães Dirk Muller, Martin Tomxzyk e Marco Wittman.

Rumor do dia: Portimão na corrida para a 20ª vaga?

O assunto da 20ª vaga no calendário da Formula 1 ainda não está resolvido e, de reprente, um improvável candidato volta a estar em óbrita. E este candidato se chama... Portimão? E quem o coloca nas bocas do mundo? O anãozinho tenebroso, a.k.a. Bernie Ecclestone. Isso vi na edição online da Autosport portuguesa.

Numa entrevista ao jornal austriaco Salzburger Nachtrichen, Ecclestone coloca Portugal na corrida à vigésima vaga: “Para a data livre há o interesse de França e agora também Portugal, com a pista do Algarve. A questão relativa ao GP da Alemanha está ainda em aberto, há a possibilidade de ser em qualquer dos dois circuitos, Nurburgring ou Hockenheim. Relativamente à Áustria, gosto de ir para lá de férias, mas já temos demasiadas corridas na Europa.”, referiu. 

De facto, Bernie Ecclestone não quer a Áustria no calendário, apesar de, na vaga em questão, 21 de julho, ser a opção mais lógica. Ecclestone alega que a oferta hoteleira é pequena, declarações cuiriosas de uma pessoa que levou a Formula 1 ao país de Mozart e Freud até 2003. E ainda por cima, sabia-se que, sendo um "one-off", a Áustria seria uma localização ideal porque a pista de Zeltweg - agora Red Bull Ring - seria um símbolo do crescente poder austríaco na Formula 1, e cujas deslocações a marca dos energéticos estaria disposta a pagar. Algo que não interessa a Ecclestone, que sempre preferiu trabalhar com fundos estatais, por ter maior garantia de pagamento.

Formula 1 em Portimão a 21 de julho teria argumentos imbatíveis. Em plena época alta no Algarve, com um aeroporto à mão e boas acessibilidades, para além de uma oferta hoteleira de alta qualidade - e Espanha está ali perto... - esses são argumentos altamente imbatíveis. Mas há um preço do qual muito provavelmente poderá causar embaraços no futuro. Quanto é que Ecclestone irá exigir ao governo português para ter a Formula 1? Esta semana li no site brasileiro Tazio que o governo do estado australiano de Victoria vai pagar mais de 121 milhões de dólares para poder acolher o GP da Austrália em Melbourne. Isso tudo foi divulgado no jornal local "Herald Sun", num acordo que o periódico classifica como "confidencial".

E há outra coisa do qual as pessoas pouco pensam, mas existe: a Parkalgar, a empresa de Paulo Pinheiro, está em insolvência, como o o Joe Saward explica muito bem num dos posts que hoje escreveu no seu blog.

Portimão é um excelente circuito, disso não tenho dúvidas. E o regresso da Formula 1 a Portugal seria seguramente muito bem vindo pelos fãs, pois é um circuito desafiante e elogiado pelos pilotos. E não é um tilkódromo. E o impacto económico no Algarve seria fantástico, numa economia em crise, pois faria render muitas mais valias superiores a cem milhões de euros. Mas a maneira como Bernie Ecclestone faz os seus contratos deixa muito a desejar e pode ser um verdadeiro sorvedouro público num governo que não é nada bem visto pela opinião pública local devido ao resgate que pediram ao FMI e à União Europeia, no valor de 80 mil milhões de euros... 

Vamos a ver no que isto pode dar. Mas na minha honesta opinião, as verdadeiras intenções de Bernie Ecclestone estão ditas na última frase da declaração acima: não quer mais corridas na Europa.

Noticias: Kubica testou... e deu-se bem

Robert Kubica esteve esta quinta-feira em Valencia, testando com o seu Mercedes de DTM. E pelos vistos, o piloto polaco de 28 anos, que se encontra a recuperar de um pavoroso acidente há quase dois anos, no Rali Ronda di Andora, em Itália, adaptou-se bem ao carro e mostrou que a sua velocidade continua intacta.

"Senti-me muito confortável no carro, mesmo depois de uma longa ausência, a unica dificuldade que tive foi de me ajustar ao alto "downforce" produzido por um carro altamente tecnológico como o do DTM. Estou muito satisfeito com a minha performance e... não tive quaisquer problemas em guiar no carro", contou Kubica.

Kubica fez 114 voltas no circuito espanhol, fazendo ao todo cerca de 456 quilómetros. E segundo o jornalista britânico Andrew Benson, da BBC, o melhor tempo de Kubica nas condições difíceis de Valencia (chuva e depois um asfalto a secar) foi de 0,8 segundos mais veloz do que o britânico Gary Paffet, o que poderá ter agradado os responsáveis da marca presentes no circuito Ricardo Tormo, entre os quais Christian "Toto" Wolff.

Quem também esteve a testar, mas com um carro da BMW, foi Timo Glock, e também se manifestou o seu contentamento em testar um carro daqueles, dias depois de ter saido da Marussia e ter arrumado a sua carreira na Formula 1.

Extra-Campeonato: equívocos, confianças cegas e mau jornalismo

Hoje surgiram dois casos do qual o jornalismo saiu bem queimado na fotografia, ou dizendo melhor, um sinal dos tempos ao que chegamos. O primeiro dá conta que a primeira página do jornal "El Pais", um dos mais prestigiados de Espanha, colocou na sua primeira página da sua edição de papel uma foto do que aparentava ser o de Hugo Chavez, entubado numa cama de hospital em Havana, a lutar pela vida. A foto serviria para contradizer as noticias oficiais de que o presidente venezuelano, de 58 anos, estaria a melhorar de uma cirurgia para retirar um tumor canceroso na zona pélvica, operado uma quarta vez e do qual não é visto desde 11 de dezembro, há mais de um mês.

Afinal de contas, a foto era falsa. Mas quando foi descoberto o logro, a gráfica já estava a imprimir  milhares de exemplares do jornal, e alguns deles chegaram às bancas. Tudo foi modificado às pressas e em Madrid, as pessoas andaram longe para ver se encontravam um exemplar sem a foto em causa. E na sua edição online, a foto esteve disponível durante mais de meia hora para os internautas, antes que o erro fosse detectado.

O segundo caso do dia tem a ver com uma entrevista que aconteceu na terça-feira à noite, onde o pessoal da Sport TV brasileira conseguiu juntar Nigel Mansell e Nelson Piquet para uma entrevista. O pretexto foi a campanha publicitária da Ford, onde ambos os pilotos, que foram companheiros de equipa na Williams em 1986 e 1987, e foram rivais dentro da pista, fariam um duelo final, para experimentar o Ford Fusion, o novo bólido da marca. A meio da entrevista, Piquet conta que um jornalista fez a pergunta de sempre: "Quem é o melhor, você ou Senna?", ao que respondeu "Eu estou vivo."

Mas isto é, de uma certa forma, exemplos do que é o jornalismo atual. Sempre numa corrida quase louca para ver quem chega em primeiro lugar, "porque dá mais Ibope", como dizem os brasileiros, ou para ouvir o "soundbyte" do que, porque dá mais pageviews no site ou no blog e causa motivo para discussão e conversa. De uma certa maneira, há jornalistas ou produtores que fazem o papel de "agente provocador", para que o entrevistado diga algo politicamente incorreto. No caso de Nelson Piquet, mesmo que não tenha sido o jornalista em questão a fazer a pergunta, subentende-se na entrevista que outro colega fez a pergunta, pois ele sabia que iria responder daquela forma. Ali, Piquet só peca por ter dito aquilo, mas ele é mais vitima do que réu, porque existem pessoas, que devem ser profissionais de comunicação, que fazem "a perguntinha idiota"  para conseguir mais audiência e provocar a discussão. E nesse campo, conseguiram.

O caso da foto falsa de Hugo Chavez é o típico exemplo de confiança cega, sem que as pessoas tenham tempo para parar e pensar e verificar se as fontes estão corretas. Sabia-se o impacto que tal fotografia poderia provocar, mas para ter a certeza, deveria esperar mais um pouco. O que mais me choca na noticia da falsa foto de Chavez é que tinha vindo de um video com... quatro anos de idade, que circulava no Youtube. E o jornal ter sido absolutamente cego e ingénuo ao ponto de pagar vinte mil euros para ter aquilo que, alegadamente, era um exclusivo, tirado de um telemóvel qualquer, vindo de um enfermeiro - ou enfermeira - cubanos, do qual não se poderiam fazer as devidas inquirições "por medo de represálias". Independentemente da politica, o pessoal do jornal foi absolutamente ingénuo, especialmente quando existiam dúvidas. Sempre aprendi que "caso haja dúvidas, não se publica", mas aqui parece que foi o contrário. 

E porquê? Simplesmente tem a ver com a obsessão de ser o primeiro a dar a noticia - ou a mostrar a fotografia. Acho que o jornal não deveria só pedir desculpas. Se fosse o diretor do jornal, exigiria que no máximo, até segunda-feira, queria ter as cartas de demissão dos elementos diretamente envolvidos na questão, e a relação com a agência de fotografias fosse rescindido, depois desta devolver o dinheiro que o jornal pagou. Mas eu não creio que isso aconteça, pois muitos aceitam as desculpas públicas e tudo será esquecido. Até uma próxima vez.

Mas em jeito de conclusão, os dois casos servem para ver o que é o jornalismo hoje em dia: a competição pura e simples e a busca pelo sensacionalismo está a corroer, aos poucos, a reputação dos jornalistas e do jornalismo. Uma das razões pelo qual existem cursos e porque os jornalistas têm de ter um curso superior é para, não só treinar-se para enfrentar o ambiente de uma redação, mas também para evitar os erros tipicos: demasiada confiança numa só fonte, parar para verificar e voltar a verificar a autenticidade da noticia ou de uma foto, ou então, quando se faz uma entrevista, evitar "seguir um guião", pelo menos quando estás a falar cara-a-cara com o entrevistado.

Não vou dizer que o culpado está no público, porque este muitas das vezes exige que as coisas sejam mais rigorosas, seja através de provedores de televisão, rádio e jornais, seja também o que muitas das vezes se escreve nas caixas de comentários dos jornais, rádios e televisões. O grande culpado é muitas vezes o jornalista ou o seu editor que, escravo do tempo, não tem a necessária calma para rever o texto, encontrar a fotografia adequada ou revistar os dados que têm para ver se batem certo ou não. E muitas das vezes, vês coisas com me mandaram hoje, de um jornal inglês onde, para ilustrarem uma noticia sobre Robert Kubica, colocaram a foto de... Nick Heidfeld.

Sempre aprendi na faculdade que, na televisão, existem três objetivos: educar, informar e entreter. Parece que nos últimos tempos, os dois primeiros foram arquivados nas gavetas da história, a favor do terceiro. Se é assim, então mais vale colocar como apresentadores de telejornais os mesmos que apresentam concursos, já que não são mais do que meros papagaios... 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ralis: WRC Fafe Rally Sprint vai realizar-se a 6 de abril

O Rali de Portugal vai ocorrer entre 10 a 12 de abril, mas uma semana antes, a 6 de abril, máquinas e pilotos vão dar espectáculo numa das classificativas mais míticas da história deste rali: Fafe-Lameirinha. A organização do WRC Fafe Rally Sprint confirmou esta tarde que, dado o sucesso inicial da edição do ano passado, o evento será repetido.

"Levar por diante uma segunda edição. Os adeptos da modalidade merecem-no em absoluto e, por isso, foi nossa preocupação dominante manter este verdadeiro 'aperitivo' para o rali, na certeza de que o sucesso irá ser igual ou maior. Felizmente que as nossas intenções tiveram um eco positivo na Câmara Municipal de Fafe, cujo apoio é essencial, e nos construtores, que uma vez mais disseram sim ao nosso repto.", afirmou um elemento da organização.

José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, retorquiu que "perante o êxito da primeira edição que, com total mérito desta edilidade, voltou a colocar o nome de Fafe na rota do WRC, demonstrámos que as condições naturais que fizeram de Fafe a 'Catedral dos Rallies' se mantêm inalteradas. Fafe espera de novo por todos com a simpatia e o carinho de sempre!"

Isto significa que as equipas que participam no Mundial estarão presentes: Ford (M-Sport) Citroen e Volkswagen marcarão presença no cenário privilegiado do troço de Fafe/Lameirinha, aproveitando os últimos seis quilómetros da classificativa. Será um verdadeiro troço cronometrado, realizado com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos. 

No ano anterior, altura da primeira edição, Petter Solberg foi o vencedor, num evento que teve uma enorme adesão de público.

Robert Kubica ainda deseja a Formula 1

O interesse pelo estado de saúde de Robert Kubica no mundo do automobilismo é forte, especialmente depois de ele ter feito alguns ralis em Itália e França, no final do ano passado, com resultados acima do esperado. E hoje, o piloto polaco está em Valencia a experimentar um Mercedes de DTM, para saber se está devidamente em forma para desviar os seus planos iniciais e correr no Campeonato Alemão de Turismos.

Caso as impressões sejam positivas, isso pode significar que Kubica, aos poucos, estará a recuperar grande parte da sua mobilidade que tinha antes do acidente, que aconteceu há quase dois anos. Mas o polaco ainda tem como objetivo entrar dentro de um cockpit de um carro de Formula 1. E numa entrevista à F1 Racing, refere isso:

Ainda acredito que posso regressar à Formula 1, não é só um sonho. Neste momento ainda tenho limitações para pilotar um monolugar mas são menores do que parecem vistas de fora. Todos os dias melhoro um pouco e o meu objetivo é voltar a pilotar sem condicionalismos. Penso que a performance não vai ser problema. Não poderei voltar aos 100 por cento, mas espero melhorar. Se atingisse os 80 por cento então diria sim à Formula 1.", referiu.

Até prova em contrário, o objetivo de Robert Kubica em 2013 passará por alinhar no Europeu de Ralis, possivelmente a partir do Rali das Ilhas Canárias, a realizar em março. Desconhece-se o carro que irá pilotar, pois fala-se que Citroen e a Ford estão a propor oferecer um carro para que possa fazer a atual temporada.

O desabafo de Timo Glock

"Timo Glock foi-se embora da Marussia e tão cedo não voltará à Formula 1. Mas ao ir embora, foi felicitado por todos os seus colegas, que não deixaram de colocar mensagens no Twitter, dizendo até que ponto a sua falta será sentida no paddock, pela sua velocidade e simpatia. A uma das mensagens, de Mark Webber, Glock respondeu em jeito de desabafo: "Obrigado pela tua mensagem, é importante para mim. É assim que funciona a Fórmula 1 agora. Espero que isso mude em breve, pois assim não tem nada a ver com desporto!

(...)

O desabafo de Glock pode ser verdadeiro, mas sempre foi assim ao longo da história deste desporto. O que muda agora é que os lugares são poucos, o acesso é dificil, e os candidatos são mais do que muitos. É cada vez mais raro ter um piloto a entrar apenas pelo seu talento, a não ser que tenham um grande padrinho, como aconteceu com Lewis Hamilton, cuja carreira foi construida pela McLaren, ou Sebastian Vettel, cuja carreira está indissociada à Red Bull. Sem muito talento, resume-se ao dinheiro, se quiser ter uma longa carreira na categoria máxima do automobilismo." (...)

É cruel, mas verdadeiro: rescindir um contrato pelo simples facto de que a equipa precisa de dinheiro para poder completar o seu orçamento, foi o que fez a Marussia. Mas isso é algo que se faz há muitos anos, principalmente desde os anos 70. Não é nada de novo, mas isso andava algo desaparecido desde há algum tempo. Mas que doi ver um talento ser dispensado porque a equipa precisa de mais alguns milhões para completar a temorada, é verdade. E é sobre esse desabafo que falo hoje na minha 5ª Coluna desta semana. Basta seguir este link para ler o resto do artigo.

Vimeo Monte Carlo Rally: Os drones chegaram ao WRC



A FS Aviation, uma empresa alemã especializada em filmes acoplados em "drones" (pequenas máquinas telecomandadas com uma pequena camera), mostrou ontem um filme no seu canal sobre o Rali de Monte Carlo. A empresa foi contratada pela Volkswagen para mostrar ao adeptos uma nova maneira de ver os ralis. 

E parece que está a deixar muita gente de boca aberta, porque este video é muito bom...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Youtube Motorsport Crash: O abandono do circuito de Valencia


O jornal espanhol "Marca" colocou na edição de hoje uma reportagem sobre a degradação do estado do circuito urbano de Valencia, aquele que é usado pela Formula 1 e no qual a partir deste ano não estará mais no calendário. Segundo o periódico, em alguns sitios, os quadros elétricos já foram arrancados do seu lugar por vândalos, os candeeiros já não têm os cabos elétricos necessários para ligar as luzes. E tudo isto, apenas sete meses depois da formula 1 ter passado por lá.

Segundo as pessoas que vivem ao pé do circuito, a vigilância é escassa para evitar os roubos do qual se têm vindo a falar no parágrafo anterior, e há sem-abrigo que dormem numa ponte pedonal que foi erguido no meio do circuito, e que custou cerca de dois milhões de euros para ser feito.

Para além disso, um dos túneis de acesso encontra-se inundado, demonstrando até que ponto as autoridades locais abandonaram a pista urbana, construida em 2007 na zona do Porto para acolher a Formula 1, e um exemplo de dinheiro mal empregue, pois nos arredores encontra-se... outro circuito, o Ricardo Tormo. 

Valencia foi palco do GP da Europa entre 2008 e 2012, sendo que o último vencedor foi o espanhol Fernando Alonso. Ainda está em cima da mesa a hipótese de alternar com Barcelona na realização do GP de Espanha, mas até agora, nada está decidido.

Rumor do dia II: Bruno Senna na Caterham?

Afinal, os persistentes rumores sobre o anuncio de Bruno Senna numa equipa de Formula 1 podem ter um fundo de verdade. Mas não onde alguns apontavam inicialmente. Esta tarde surgiu no Twitter a indicação de que a Caterham tirou todos os patrocinadores que eram pertencentes a Vitaly Petrov, como a Sibir e a Russian Helicopters, enquanto que quem for neste momento ao site oficial de Bruno Senna é recebido com a placa de "Under Construction" (Sob Construção). Muioto provavelmente, o anuncio poderá acontecer amanhã ou até ao final da semana.

Isto quererá dizer que Vitaly Petrov poderá rumar á Marussia, que tem uma vaga após a rescisão do contrato com Timo Glock, esta segunda-feira. Nicolay Fomenko, o fundador da marca, já disse no passado que não iria deixar Petrov apeado, caso surgisse essa possibilidade, e isto pode significar que as vagas existentes serão preenchidas de uma forma muito rápida, como se fosse uma jogada de xadrez.

A ser verdade, a movimentação de Bruno Senna era a opção mais lógica, após a saída da Williams, mas confesso uma coisa: estava muito cético sobre a sua situação. Quem lia a imprensa internacional, ninguém acreditava que o piloto de 29 anos estaria na Formula 1 em 2013. Aliás, após o teste que ele fez no Estoril, no inicio de dezembro, muitos falaram que estaria a caminho do DTM, mais concretamente na Mercedes. 

Somente os brasileiros é que alimentavam a ida dele, mas para a Force India. Alguns diziam que Bruno tinha sido visto nas instalações de Silverstone na passada quinta-feira e tinham jurado que ele já tinha assinado por eles, contrariando as noticias de que a equipa de Vijay Mallya estaria mais inclinado a contratar Adrian Sutil, com o francês Jules Bianchi a ser titular em 2014, quando a marca trocar os motores Mercedes pelos Ferrari.

Contudo, ontem à noite li o site oficial da Formula 1, que tinha uma matéria sobre os pilotos que estavam a negociar vagas para 2013 e o primeiro a ser falado era precisamente... Bruno Senna. Sendo o site oficial, é porque tinha algumas informações previlegiadas. Logo... veremos se tudo isto tem um fundo de verdade. Tudo muda rapidamente, e a improbabilidade de hoje torna-se na certeza de amanhã...

Noticias: Ken Block vai correr em três ralis em 2013

O norte-americano Ken Block anunciou esta tarde a sua temporada competitiva. No seu site, o piloto de 45 anos anunciou que vai fazer três rondas do WRC em 2013, em conjunto com participações no campeonato americano de ralis, no Global Rallycross Championship e nos X-Games, tudo isto no seu Ford Fiesta WRC da sua nova equipa, a Hoonigan Racing Division.

As suas participações no Mundial de Ralis serão as mesmas de 2012, ou seja, no México, Austrália (no lugar da Nova Zelândia) e na Finlândia. Na temporada passada, o americano conseguiu como melhor resultado dois nonos lugares, que lhe deram quatro pontos no Mundial.

E claro, muito provavelmente estará ocupado a fazer mais uma das suas "Ghynkhanas"...

Rumor do dia: Horner visitou a Ferrari em segredo

É, sem dúvida, o rumor do dia: a publicação alemã motorsport-total.com revela hoje que Christian Horner visitou secretamente as instalações da Ferrari em Maranello. A visita aconteceu em dezembro e muito provavelmente foi conversar, não tanto com Luca di Montezemolo, mas sim com Mario Mairano para saber como andam as coisas. E quem é esse senhor? Simplesmente o diretor de recursos humanos da Ferrari.

Segundo o jornalista Christian Nimmervoll, o objetivo é simples: "A ideia que passa é que isto é uma tentativa indireta para que eles contratem os serviços de Adrian Newey", comentou. E ele têm uma razão para isso: ambos têm uma relação de amizade tal que sempre que renovam os seus contratos, ambos assinam juntos. E os contratos de ambos terminam em 2014.

É simples de pensar qual é o impacto da contratação de um ou os dois teria na Formula 1. E se Maranello contratar ambos de uma só vez, a ideia de um novo domínio da Scuderia, como aconteceu no inicio da década anterior, acabaria por ser uma realidade, mais cedo ou mais tarde. E claro, causaria na Red Bull um esvaziamento difícil de preencher. E caso a Scuderia mantenha Fernando Alonso no final de 2016, as coisas estariam facilitadas. 

Mesmo que tal não aconteça, por vontade própria de Alonso, Newey e Horner teriam uma alternativa à mão de semear chamada Sebastian Vettel. Apesar de isto ainda estar no dominio da especulação, todas as lendas têm sempre um fundo de verdade. E para Adrian Newey, que apesar de ter 54 anos, tem mais de trinta de carreira, a Ferrari seria um "completar de circulo", depois de passagens pela Williams, McLaren e Red Bull...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A capa do Autosport desta semana

A capa da Autosport desta semana tem inevitavelmente o Rali de Monte Carlo e o Rali Dakar na montra principal, com Sebastien Löeb na janela principal do jornal, andando sobre a neve que se fez sentir nas estradas alpinas. "Monte Infernal", foi o título que o jornal escolheu, com os subtítulos que explicam o que foi esta prova de abertura do Mundial WRC: "Loeb domina rali problemático" e "VW surpreende na estreia".

Mais abaixo, a referência ao Rali Dakar, tem o Great Wall de Carlos Sousa a passar uma duna, fala sobre a presença portuguesa no rally-raid mais dificil do mundo: "Portugueses dominam Top 10", com os subtítulos a explicarem isso: "Paulo Fiuza (navegador de Orlando Terranova) em 5º" e "Sousa/Ramalho em 6º" Nas motos, a mesma coisa, dando o devido destaque "Ruben Faria em 2º"; "Helder Rodrigues em 7º"; "Paulo Gonçalves em 10º".

Mais acima, na semana em que vai decorrer as 24 Horas de Daytona, uma entrevista a João Barbosa, vencedor da corrida em 2010, onde afirma os seus desejos: "Gostaria de correr na NASCAR".

Noticias: Buemi será terceiro piloto da Red Bull

A Red Bull confirmou hoje que o suíço Sebastien Buemi será pela segunda temporada copnsecutiva o terceiro piloto da marca, pronto para correr em caso de indisposição de Sebastien Vettel ou de Mark Webber.

Segundo Christian Horner, a Red Bull está satisfeita “pela continuidade do Sebastien como piloto de testes e de reserva para a próxima temporada. Ele juntou-se á Junior Team em 2004 e trabalha com a Red Bull Racing desde 2008, tendo uma experiência de corrida bastante significativa. Ele é um membro da nossa equipa e vai realizar importante trabalho de simulador connosco ao longo de todo o ano”. 

Buemi, atualmente com 24 anos e sem correr oficialmente na formula 1 desde o inicio de 2012, quando foi despedido da Toro Rosso, afirma que a continuidade com a Red Bull vai ser importante, “pois vou continuar a aprender com a equipa. Vou ajudar no desenvolvimento do carro, assim como dar o melhor feedback possível”.

Buemi não vai ficar parado em termos competitivos, já que este cargo, tal como no ano passado, acontecerá em paralelo com a sua participação na equipa Toyota de Endurance, especialmente nas 24 Horas de Le Mans, que irá acontecer a meio de junho.

Youtube Motorsport Ad: Fusion Grand Prix, parte II


Hoje foi dia da Ford colocar no seu canal do Youtube o segundo episódio da saga "Fusion Grand Prix", com Nigel Mansell e Nelson Piquet a conhecerem nas boxes a sua nova arma, o Ford Fusion.  Um carro com motor de dois litros e 240 cavalos, com a potência equivalente a um V6. 

E claro, ambos não deixaram de trocar farpas um ao outro...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Noticias: Sauber descarta motores Mercedes

Aí vêm a temporada de 2014, e poderão existir mudanças não só no tipo de motores, mas em quem irão ficar com determinado motor. É sabido que a Force India têm intenções de trocar o atual motor Mercedes pela Ferrari - e colocar o francês Jules Bianchi, protegido da Ferrari - mas não se sabe quem ficará sem o motor da Scuderia. A Sauber, uma das que têm atualmente motores da marca de Maranello, ainda não disse se vai permanecer com esses motores, mas já disse que ter motores da marca alemã não está nos seus planos:

"Não temos qualquer acordo para a temporada de 2014, em larga medida devido a questões orçamentárias, que por agora não estão totalmente claras. É um facto que temos trabalhado com a Ferrari ao longo das ultimas 15 temporadas e la Scuderia é, naturalmente, a nossa primeira opção", afirmou um membro da equipa à Speedweek.com.

Desde 1997 que a Sauber trabalha com a Ferrari em termos de motores, exceptuando o período de 2006 a 2009, quando esteve em estreita colaboraçao com a BMW. Curiosamente, a Mercedes foi a sua parceira nos seus primeiros tempos na Formula 1, em 1993 e 1994, depois de uma colaboração frutuosa nos anos 80, altura em que disputaram o Mundial de Endurance, culminando com uma vitória nas 24 horas de Le Mans de 1989.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Noticias: Timo Glock sai da Marussia

Timo Glock não é mais seu piloto da Marussia. O piloto alemão e a equipa de origem russa chegaram a um acordo de rescisão, após três temporadas. Em entrevista este domingo ao jornal Sport Bild, confirmou a rescisão do contrato: “Tive três grandes anos na Marussia e rompemos como amigos, mas agora quero me comprometer com novos desafios e continuar na minha jornada no automobilismo”, teria dito o piloto de 30 anos, campeão da GP2 em 2007.

Segundo o mesmo jornal, Glock poderá estar muito perto de um lugar no DTM, ao serviço da BMW e estará esta terça-feira em Valencia, nos testes coletivos da categoria, para testar o carro.

Com este anuncio, mais um lugar estará vago, mas apesar do brasileiro Luiz Razia ser uma hipótese, é muito provável que o lugar seja destinado para Vitaly Petrov. A equipa é russa e irá haver no ano que vêm o GP da Russia, em Sochi. Caso seja ele o favorito, significa que na Caterham, a equipa onde Petrov esteve em 2012, ele já não tenha espaço dentro da equipa e que poderá ter uma chance para o holandês Gierdo van der Garde ou para os brasileiros Luiz Razia ou Bruno Senna.

Timo Glock, de 30 anos, correu pela primeira vez na Formula 1 em 2004, ao serviço da Jordan, antes de passar pela CART em 2005, onde fez bons resultados. Depois disso, passou para a GP2, onde venceu em 2007. Após isso, voltou para a Formula 1 pela Toyota, onde teve como melhores resultados três pódios e 51 pontos. A sua permanência na equipa japonesa aconteceu até 2009, com a saída da marca japonesa na Formula 1. A partir de 2010, o piloto alemão estará na Marussia, que começou por ser Virgin, onde não conseguiu mais do que o 12º posto no GP de Singapura de 2012, sem alcançar qualquer ponto.

Noticias: "Totto" Wolff é o diretor desportivo da... Mercedes

Noticias vindas esta tarde da Alemanha indicam que a Mercedes poderá ter escolhido o seu diretor desportivo, em substituição de Norbert Haug. E a sua escolha é surpreendente: nada mais, nada menos do que o austríaco Christian "Toto" Wolff, de 41 anos. E digo surpreendente porque Wolff é o accionista minoritário da... Williams, outra equipa de Formula 1.

A noticia é dada pelo jornal Sport Bild e indica que Wolff estará presente esta semana em Valencia, onde a marca de Estugarda fará testes da sua estrutura de DTM, onde poderá estar presente o polaco Robert Kubica, para avaliar a sua hipótese de correr nos turismos alemães, em detrimento de uma carreira nos Ralis. 

Wolff tem desde 2010 uma participação minoritária na Williams, e desde que está lá já mexeu cordelinhos suficientes para colocar na equipa um dos seus protegidos, o finlandês Valtteri Bottas, em detrimento de Bruno Senna.

Caso se confirme, uma pequena pergunta fica no ar: o que fará Wolff com as ações que detêm na Williams? Venderá a alguém interessado ou passará a sua propriedade nas mãos da sua mulher Susie, ex-piloto da DTM e ex-Stoddart? Pode ser que a meta num dos carros da marca nos Turismos alemães...

Dailymotion Rally Crash: o acidente de Novikov no Turini




Entretanto, surgiu também na Net o acidente de Evgueny Novikov no Col de Turini, e pelos vistos, bateu no mesmo local que Jari-Matti Latvala, mas foi com menos força do que o finlandês. Parece que o russo foi mais vitima das dificeis condições atmosféricas que se faziam sentir na altura, do que propriamente de algum excesso da sua parte. 

Nota-se que o resultado do acidente do russo da Ford foi apenas uma roda arrancada - ele continuou até ao fim da classificativa - enquanto que o finlandês ficou-se por ali...

Um rescaldo de Monte Carlo

O rali de Monte Carlo teve um final atribulado. Por causa dos eventos no Col de Turini, que fizeram enormes estragos na classificação geral, e também pelo facto do excesso de espectadores e os incidentes com três deles, que os levaram para o hospital (pernas partidas e um traumatismo craniano), o rali acabou na 16ª classificativa, a duas do fim, impedindo que decorresse a Power Stage, que normalmente daria pontos extra aos três melhores nessa tirada.

Assim, Seabastien Löeb alcançou mais uma vitória, a 77ª da sua carreira, mais pelo desporto do que pela classificação geral, já que ele decidiu terminar competitivamente a sua carreira no rali. A sua temporada de 2013 mais me recorda a temporada de despedida de Juan Manuel Fangio, que fez duas corridas em 1958, ainda com todo o seu talento intacto, mas com vontade de sair pela porta grande. É o que está a fazer Löeb, que está disposto a continuar a sua carreira noutros lados, como na Endurance, a bordo de um McLaren de GT, ao lado do português Álvaro Parente.

O grande vencedor deste rali e que meteu uma lança no campeonato chama-se Sebastien Ogier. Contrariamente a alguns receios iniciais, o Volkswagen Polo R WRC é um carro bem nascido e está em boas mãos, quer em Ogier, quer em Jari-Matti Latvala, que apesar de não ter chegado ao fim, vítima de um acidente forte no Turini, está claramente em fase de adaptação ao carro, já que Ogier teve um ano para desenvolvê-lo, logo, tem um melhor conhecimento deste carro. Veremos como será dentro de duas semanas, nas frias terras suecas, no único rali verdadeiramente de neve. Löeb estará lá, mas normalmente são os nórdicos que mandam. Se Latvala for melhor do que Mikko Hirvonen, então será sinal de que este campeonato será bem equilibrado e a equipa de Wolfsburgo tem uma chance real de vencer, logo no seu primeiro ano.

A marca do "double chevron" tem em Mikko Hirvonen o seu primeiro piloto e o finlandês tem uma chance bem real para atacar o título, mas já perdeu o primeiro combate na batalha com o seu outro adversário, o espanhol Dani Sordo. Este, vindo da Mini, é um excelente piloto, especialmente em asfalto, do qual só lhe falta a vitória para ser considerado como um candidato ao título. Cabe a ele demonstrar que é muito mais do que uma promessa, dado que ele vai fazer 30 anos. Já tem a rapidez, a maturidade e provavelmente a confiança para alcançá-lo, e se calhar, irá ser mais veloz do que Hirvonen. Na Suécia, Hirvonen irá dar o troco, mas vai ser a partir do México que a batalha conta, e poderá se ver se será ele ou o finlandês que irá batalhar com Sebastien Ogier pelo título mundial.

A Ford e a Citroen, como já viram, têm uma concorrente de respeito e este campeonato será uma luta a três, como provavelmente os fãs desejavam há muito. Veremos se será devidamente equilibrado, mas tudo indica que sim. A Ford está a apostas nos jovens, e parece que, caso eles consigam manter o carro na estrada, poderão fazer excelentes resultados. Thierry Neuville e Evgueny Novikov são dois excelentes pilotos que não conseguiram evitar as armadilhas de Monte Carlo, fruto (ainda) da sua juventude. Mas eles já erram cada vez menos e talvez a partir do México (na Suécia não vão ter muitas hipóteses...) irão dar cartas. Mads Ostberg desiludiu no Monte Carlo, mas na Suécia irá sentir-se "em casa" e é um favorito à vitória.

Em suma, o campeonato mal começou, mas promete ser o mais equilibrado da década. Pois agora já não há Sebastien Löeb para os atormentar permanentemente. Apenas aqui e ali.

Youtube Monte Carlo Rally: O acidente de Jari-Matti Latvala


Sem acesso à Net por um dia, agora começo a ver o que aconteceu neste período de "escuridão". E vi que no rali de Monte Carlo, vencido novamente por Sebastien Löeb, houve alguns acidentes bem feios no Turini, cujo piso em certas zonas era complicado de controlar por parte dos pilotos, como afirmou Sebastien Löeb: "Está realmente muito complicado, muito neve, gelo. Há zonas em que andar a mais de 30km/h é suficiente para perder por completo o carro. Muito complicado."  

Uma das vítimas do Turini foi o do finlandês Jari-Matti Latvala, que perdeu o controle do seu Volkswagen e bateu feio durante a classificativa. Ora vejam. Mas houve outros, como Juho Hanninen e Evgueny Novikov, que bateram e perderam rodas, bem como Sebastien Ogier, que teve problemas também no Turini, mas pode continuar.

O dia em que não escrevi nada por aqui

Ficar um dia sem poder escrever por aqui é algo inimaginável, mas aconteceu. E a culpa nao foi minha, mas sim da meteorologia. Desde as dez da manhã de hoje que faltou a luz em minha casa, fruto de uma tempestade que se abateu sobre Portugal, com rajadas de até 140 km/hora. Derrubou milhares de árvores, do qual cairam sobre dezenas de linhas de média e alta tensão, e algo até alguns postes foram derrubados. Para terem uma ideia, estou a escrever isto de fora de minha casa.

A última vez que fiquei um dia sem escrever foi há uns bons cinco anos, quando fiquei com febre e fiquei de cama. Lembro-me disso porque foi quando cancelaram o Dakar, ainda ele acontecia em Lisboa, devido à ameaça terrorista na Mauritânia. E isso já foi há cinco anos. Sendo eu alguém que gosta do que faz e quer manter informado - e entretido - os meus seguidores (que sei que são muitos) podem compreender que este foi um dia bem frustrante para mim, especialmente quando o Dakar e o Rali de Monte Carlo concluíram hoje as suas tiradas. Ainda por cima, houve vitoria portuguesa nas motos, através de Ruben Faria, o "aguadeiro" de Cyril Despres.

Enfim, eu espero que compreendam - deverão compreender - o motivo desta minha ausência. Um abraço a todos.