sábado, 13 de novembro de 2021

Formula 1: Bottas vence na corrida sprint, Hamilton acaba em quinto


Parece que a Mercedes têm tudo para dominar no final de semana brasileiro... se não fossem as penalizações. Valtteri Bottas foi o melhor na corrida sprinta desta tarde, em Interlagos, batendo Max Verstappen e viu Lewis Hamilton partir de último na grelha para acabar no quinto lugar final, passando quinze carros. Contudo, ainda tem de cumprir a penalização por causa da troca de motor e amanhã, largará de décimo.

Com o piloto finlandês a largar na frente depois da desqualificação de Lewis Hamilton no final da qualificação, devido a uma ilegalidade encontrada na sua asa traseira, este partiu bem, ficando com o comando da corrida, do qual não largou até ao seu final, apesar dos ataques do piloto neerlandês, que andou toda a corrida com pneus médios, em contraste com os macios que Bottas e mais alguns pilotos andaram ao longo desta prova.

Atrás, Carlos Sainz Jr conseguiu passar Verstappen para ser terceiro, graças à escolha de pneus moles. Contudo, Verstappen foi atrás do piloto espanhol da Ferrari e no final da quarta volta, ele conseguiu passar o piloto da Ferrari e ir atrás de Bottas. Mais atrás, Hamilton recuperava lugar atrás de lugar, com os pneus moles, e indo com um ritmo acima da média, chegando pouco depois ao meio do pelotão.

Na parte final da prova, Verstappen, já com os pneus médios a funcionar, começou a pressionar Bottas pelo comando mas o finlandês conseguiu aguentar os ataques para o comando. No final, o finlandês levou a melhor, sobre Verstappen e Sainz. Sergio Perez foi o quarto, na frente de Hamilton, enquanto Pierre Gasly, que partiu de quarto na grelha, caiu para oitavo, embora suba um lugar devido à penalização de Hamilton.

Na geral, Verstappen ganhou mais dois pontos, liderando agora com 21 sobre o britânico da Mercedes. Em termos de Construtores, a Mercedes tem agora uma vantagem de dois pontos sobre a Red Bull. Amanhã é o dia da Featur Race.  

Noticias: Hamilton desqualificado, Verstappen leva multa


Lewis Hamilton foi desqualificado da grelha de partida para o GP do Brasil, e partirá do último lugar na corrida de sprint que acontecerá no final da tarde. Tudo isto devido à sua asa traseira, que estava a dobrar mais que o regulamentado, e do qual os comissários decidiram verificar se estava conforme, o que não estava.

Contudo, a Red Bull não ficou muito a rir: Max Verstappen tocou na asa traseira do carro de Hamilton no parque fechado e isso o fez ser chamado à atenção dos comissários, que o acabaram por multa-lo em 50 mil dólares. A Mercedes já disse que não recorrerá da decisão, afirmando, na sua conta no Twitter, que "pretende vencer os titulos mundiais na pista".

Tudo começou ontem, no final da qualificação, quando o colégio de comissários desportivos anunciou que a asa traseira de Hamilton falhou uma verificação relacionada com os seus elementos superiores, que se abrem quando o DRS é ativado. Pensava-se inicialmente que tinha a ver com a distancia, superior aos 85 milímetros permitidos nos regulamentos, mas na realidade, os elementos não tinham a integridade exigida quando eram testados.

Quando o DRS é ativado, o que eleva o elemento superior da asa a uma posição mais plana, o intervalo deve estar entre dez e 85 milímetros. A folga máxima é medida, de acordo com TD/011-19, empurrando um elemento de medição de 85milimetros contra a abertura com uma carga máxima de 10N [dez newtons]. Se o elemento passar, então o carro falhou o teste. Neste caso, o medidor não passou na secção interior da asa, mas fê-lo na secção exterior da asa. Este teste foi repetido quatro vezes com dois medidores diferentes, uma vez feita na presença dos comissários e outra na presença de representantes do piloto.”, afirmou a FIA, no seu comunicado oficial.

Já em relação a Max, no qual alguns afirmam que essa integridade poderia ter sido afetada com a chegada do piloto e ele ter mexido na asa, a FIA afirma que essa alegação é altamente improvável.

O concorrente do carro 44 e representantes também concordaram que era improvável que as ações de Max Verstappen causassem uma falha, no entanto sentiram que se tratava de uma questão em aberto. Os Comissários ficaram plenamente satisfeitos, tendo revisto extensivamente a totalidade das provas relativas a esse incidente, que não tem qualquer relação com este caso.”, comentaram no comunicado oficial.

Este golpe não poderia ter vindo na pior altura, porque ele já tinha sido penalizado em cinco lugares devido à troca de motor, e agora que largará da última fila da grelha, terá uma montanha ainda maior para escalar, nas 24 voltas que terá de fazer para a corrida de sprint, nesta tarde.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 20, Interlagos (Qualificação)


A Formula 1 parece que ganha vida no Brasil. E não falo só com o público entusiasta à sua volta - isso acontece noutros lados, vide o México - mas parece que os pilotos e os seus dirigentes gostam de São Paulo, de Interlagos, por causa da sua ineratividade. Não sei se têm a ver com o calendário - está perto do final, mas o campeonato ainda não está decidido - mas ali, todos querem ver os pilotos, e eles não se importam de estar com eles. Vê-los a passear pela cidade, ver jogos de futebol ou até a fazer as habituais apresentações publicitárias, com os relações públicas a controlarem aquilo tudo, mostram que estão num lugar diferente. Será que tem a ver com um lugar onde se fala português? Que conheces muita daquela gente? Não creio que haja uma resposta concreta.  

Mas não se pensa muito. Pensem num lugar feliz, num tempo feliz, e é Interlagos no fim de semana do Grande Prémio.


Ainda por cima, este é um dos fins de semana onde irá haver a tal "sprint race", que este ano será feito a titulo experimental em alguns lugares selecionados. E para apimentar as coisas, numa sexta-feira onde as condições atmosféricas não estão amenas - prevêem-se aguaceiros - a noticia de que o motor de Lewis Hamilton será trocado, fazendo com que seja penalizado em cinco lugares depois da Sprint Race, no dia seguinte. Ou seja, a qualificação para amanhã não será prejudicada. Só a partir da amanhã é que partirá, quanto muito, do sexto posto...

A qualificação começou com o tempo encoberto e algum frio. Com Charles Leclerc dos primeiros a entrar na pista, Lewid Hamilton apenas entrou com a qualificação a meio, numa altura em que Max Verstappen já estava no topo da tabela de tempos. Ali, começou logo com 1.08,824, para melhorar a 1.08,733. Atrás, as coisas, para além dos habituais, pareciam que não corriam bem a Lance Stroll, que tentava o seu melhor, mas não conseguia. Outro que tentava algo melhor era Mick Schumacher, que até conseguiu um tempo de 1.09,958, mas o tempo fora deletado porque passou dos limites na curva 4. Sem isso, nada feito.

E no final, Stroll e Mick ficavam a ver o resto da qualificação nas boxes, em companhia de Nikita Mazepin e os Williams de Nicholas Latifi e Geirge Russell.  

A Q2 começou com a Mercedes a abrir as hostilidades, com um 1.08,659, antes do tempo ser eliminado por ter excedido os limites na curva 4. Depois, foi Pierre Gasly a fazer ainda melhor, com 1.08,903, no seu Alpha Tauri, antes de Verstappen baixar para 1.08,567 e subir para o topo da tabela. Hamilton melhorou, subindo para o primeiro posto, com 1.08,3 , a 181 centésimos do neerlandês da Red Bull.

Na parte final, Hamilton melhorou ainda mais o seu tempo, para 1.07,987, determinado a fazer a pole-position, seguido por Verstappen, enquanto atrás, os que não passavam à fase final foram o Alpine de Esteban Ocon, o Aston Martin de Sebastian Vettel, o Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e os Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e Antonio Giovoinazzi. Em contraste, Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren, o Alpha Tauri de Pierre Gasly e o Alpine de Fernando Alonso, iriam ter mais uma chance nos minutos finais da qualificação.

E agora, partimos para a parte final. O tempo continuava encoberto, ameaçando chuva, mas mesmo assim, logo a abrir, Hamilton veio ao que interessa: a pole. Fez 1.08,107, e mostrou ao que ia. Verstappen conseguiu um tempo dois décimos (265 centésimos) mais lento, e parecia não conseguir melhor. E a parte final confirmou tudo isso: Max e Lewis não melhoram os seus tempos, Bottas e Perez andaram melhor, e claro, o britânico partia de primeiro, com 1.07,934, 438 centésimos na frente de Verstappen. Bottas e Perez ficavam com a segunda fila, Pierre Gasly era quinto. Assim sendo, era a grelha para a corrida de amanhã, a Sprint Race.


E lá, o tempo poderá melhorar um pouco mais, mas também iremos ver mais um capitulo deste duelo pelo campeonato mais emocionante da última meia década.  

Youtube Rally Testing: Os testes do Hyundai i20 Rally1 de 2022

A temporada de 2022 está "ao lado", e as equipas já se preparam para ela com os seus novos carros. Hyundai, Toyota e Ford já os mostraram e aplicam-se a fundo para o Rali de monte Carlo, que vai acontecer dentro de dois meses, no final de janeiro. 

Hoje, coloco aqui um video do Hyundai i20 Rally1 guiados por Ott Tanak, Dani Sordo e Thierry Neuville, todos pilotos da marca, aplicando-se a fundo nas classificativas de asfalto, para ver se o carro fica pronto para a nova temporada e anda taco a taco, lutando pelos títulos em disputa.

Endurance: Glickenhaus vai correr com um carro em 2022


Jim Glickenhaus confirmou esta sexta-feira que participará na temporada de 2022, com pelo menos um carro. O construtor afirmou que para Spa-Francochamps, é esse o objetivo, mas depois em Le Mans, inscreverá dois carros para a competição. A diferença para a temporada anterior é que, desta vez, um os carros fará a temporada completa, em vez de uma parcial. 

Começaremos com um carro em Sebring e Spa, depois dois em Le Mans, e depois veremos quantos carros poderemos correr depois disso”, começou por dizer Glickenhaus ao Motosport.com. “Há uma intenção de fazer o resto do ano após Le Mans; a única advertência é que temos de obter um BoP justo, que acredito que vamos obter. Se perguntar: ‘Qual é a sua intenção, Jim?’, eu diria que é continuar a correr no WEC por mais cinco anos”.

O SCG 001, que foi apresentado em 2021, continuará a correr em 2022 na classe Hypercar, com modificações na potência e aerodinâmica.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Youtube Motorsport Video: Quando Max correu na Formula 3

Numa altura em que Max Verstappen está prestes a alcançar aquilo que sonhou, ou seja, ser campeão do mundo e ser o primeiro piloto da nova geração que bateu Lewis Hamilton, o Josh Revell traz um video sobre os primeiros tempos do filho de Jos Verstappen e como um ano na Formula 3 foi mais do que suficiente para que a Red Bull o visse como material de campeão. Afinal de contas, falamos de alguém que bateu um recorde de precocidade na Formula 1, de tal forma que desde então, a competição só permite a entrada de maiores de 18 anos. 

Pois, parece que esqueceram que Max entrou na Formula 1 com 17 anos e venceu uma corrida ainda com 18 anos, aliás, a sua primeira ao serviço da Red Bull. Espanha 2016, alguém?   

Noticias: Chadwick não fará W Series em 2022


A bicampeã da W Series, a britânica Jamie Chadwick, não regressará à competição em 2022. A piloto de 23 anos expressou a sua intenção e subir a ladeira da formação, com o objetivo de alcançar a Formula 1. Numa entrevista à Autosport britânica, a atual piloto de desenvolvimento da Williams disse que gostaria de fazer algumas corridas no Mundial de Endurance na próxima temporada. 

"O meu plano não é voltar à W Séries, preciso olhar para outra coisa", disse Chadwick à Autosport. "Já fiz isso por dois anos e ganhei duas vezes, e acho que preciso mostrar isso como uma vantagem e uma plataforma para novas oportunidades. Não acho que faria sentido retornar à W Séries.", continuou.

Questionado sobre se o próximo passo seria uma temporada na Formula 3, afirmou que essa seria uma boa hipótese, mas as questões financeiras contam na decisão. “É algo que estou avaliando enquanto tento descobrir qual é o melhor caminho, mas é muito dinheiro. Obviamente, o prêmio da W Séries é significativo [meio milhão de libras, ndr], mas não te leva assim tão longe. Preciso ver quanto apoio posso conseguir e que assentos estão disponíveis."

Para além disso, Chadwick afirmou que a sua experiência no LMP2 no Bahrein abriu o apetite para uma temporada na Endurance. 

"Foi divertido, muito diferente do que estou acostumado, e me deixou querendo mais", começou por explicar Chadwick. "As corridas de endurance são algo que me interessa e as 24 Horas de Le Mans estão na minha lista de desejos. É definitivamente algo que pretendo para a próxima temporada; na maior parte dos anos desde que comecei a correr, fiz mais do que um programa.", concluiu.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

WRC: Ogier confirma que vai ao Rali de Monte Carlo


Sebastien Ogier confirmou que irá ao Rali de Monte Carlo de 2022, mas quanto ao resto, ainda não decidiu. O piloto francês, que vai deixar de correr a tempo inteiro no WRC, afirmou que ainda não decidiu que ralis irá fazer no carro que partilhará com Esapekka Lappi

O piloto de 37 anos, que triunfou nessa prova por oito vezes, diz que está expectante por saber como se comportará no Yaris Rally1 neste tipo de superfície. 

A equipa está a contar comigo para Monte-Carlo, isso é algo que podemos confirmar já. Sobre o resto do ano, há ainda algumas decisões a serem tomadas, e o bom é que a equipa não me está a pressionar demasiado. Ter o Esapekka [Lappi] significa que o que quer que eu decida, a equipa sabe sempre que tem um piloto muito bom. Tenho a certeza de que ele pode desempenhar muito bem.", começou por afirmar.

"Até agora, nas discussões que tivemos, a equipa tem estado realmente relaxada comigo e deu-me a oportunidade de decidir fazer o que eu quero, mas claro que, ao mesmo tempo, não quero ser completamente egoísta. A dada altura, haverá alguma discussão com eles para talvez trabalhar numa estratégia. Vamos ver”, concluiu.

O rali de Monte Carlo acontecerá ente os dias 20 a 23 de janeiro de 2022. 

Youtube Formula 1 Video: As lutas de Valtteri Bottas na Mercedes

Valtteri Bottas é o convidado desta semana do "Beyond the Grid", o podcast oficial da Formula 1, onde fala sobre a sua passagem pela Mercedes e as suas aspirações e ambições para tentar bater Lewis Hamilton e ter uma chance de lutar pelo campeonato. 

Para além disso, fala-se aqui da sua carreira, do novo desafio na Alfa Romeo, entre outras coisas mais pessoais, numa entrevista que dura quase 50 minutos.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Youtube Formula 1 Video: A estranha vida de Rikky von Opel

Lichtenstein é pequenino, mas consegue colocar gente no automobilismo, por vezes. Quem conhece a geografia da Europa, sabe que esse microestado está nos Alpes, entre a Suíça e a Áustria, tem cerca de 30 mil habitantes, a capital é Vaduz, é uma monarquia, e lá, falam alemão.

Mas nos anos 70, o Lichtenstein acolheu o seu piloto de Formula 1. Que foi o primeiro da história de uma equipa, a Ensign, correu pela Brabham, mas aquilo que ligava ao microestado era... nada. A não ser que era descendente do fundador da Opel.

E o mais estranho nem foi a sua carreira, foi o que fez depois dela. E é isso que conta hoje o Josh Revell, no seu mais recente video.

Formula E: Reveladas datas para os testes de pré-temporada


A Formula E vai fazer testes coletivos no circuito Ricardo Tormo, em Valencia entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, em preparação para a nova temporada, que arrancará no final de janeiro de 2022 em Ad Diriyah, na Arábia Saudita.

A organização anunciou que os testes coletivos, que terão a presença de todas as equipas participantes na competição, e nos primeiros dois dias de testes, serão constituídos por uma sessão da manhã, entre as nove da manhã e o meio dia, com paragem para almoço, e uma sessão da tarde, entre as 14 e as 17 horas. No dia 2 de dezembro, o dia final, a sessão decorrerá entre as nove da manhã e as 15 horas, sem interrupção.

A temporada de 2022 será a penúltima onde os atuais carros da Gen2 estarão presentes, pois dentro de alguns meses serão apresentados os da Gen3, do qual se esperam resultar num salto qualitativo na potência e na capacidade de armazenamento dos carros de Formula E. 

Youtube Automobile Video: O leilão de carros de Richard Hammond

Como sabem, Richard Hammond está a montar um negócio de restauração de carros clássicos - já meti aqui os vídeos dos dois primeiros episódios da série, entretanto retirada do ar - e ele, para manter o negócio à tona, ou seja, pagar salários, construir uma oficina, adquirir materiais e outros, teve de vender a sua coleção de carros. E entre eles, contava-se um Porsche 911 do ano em que nasceu, um Bentley, um Lotus Esprit, algumas motos e pouco mais. E apesar de não ter dito quanto é que ganhou com isto tudo, calculo que ele deva ter arrecadado cerca de 200 mil libras, que irá investir na oficina de restauro de automóveis.

Que como sabem, não é uma coisa fácil. E ele já disse, as coisas podem descambar muito rapidamente. 

Enfim, eis o video, publicado no Drivetribe.  

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A imagem do dia


Juan Manuel Fangio comemorando a vitória no GP de Espanha de 1951, numa das maiores demonstrações de estratégia quer do piloto, quer da equipa, naquela que viria a ser a última vitória da Alfa Romeo na Formula 1, e claro, o primeiro título mundial do piloto argentino, alcançado... aos 40 anos de idade.

E a estratégia tinha a ver com os pneus. Dizendo melhor, o seu tamanho. Ao escolher o aro 18, que resistia melhor às condições do circuito de Pedralbes, construído nas ruas de Barcelona, Fangio decidiu o destino dos Ferrari, que escolhendo os pneus aro 16, eram mais velozes, mas desgastavam-se rapidamente. Resultado? Alberto Ascari, que liderava o campeonato com dois pontos de avanço, viu o seu pneu estoirar na oitava volta, e seis voltas depois, o mesmo acontecia a Froilan Gonzalez, seu compatriota e o primeiro vencedor de uma corrida ao serviço da Ferrari, quase três meses antes, em Silverstone.

Passados 70 anos, e no ano em que faria 110, e 26 anos depois da sua morte, Fangio vai ser homenageado em Balcarce, a sua terra natal. A cidade, com cerca de 45 mil habitantes, situada entre Buenos Aires e Mar del Plata, e que já tem um museu dedicado a ele, decidiu transladar os seus restos mortais para um mausoléu construído na área do museu. A cerimónia vai acontecer na quarta-feira e será transmitida em direto na televisão local.

Para além disso, haverá um desfile pela cidade dos carros que Fangio usou, e mais alguns, de associações de automóveis antigos da Argentina, num tributo aos feitos que alcançou e ao prestigio alcançado, pois ainda hoje é considerado como um dos melhores pilotos do século XX. 

Endurance: Ogier admite correr nos LMP2 em 2022


Depois do testes que teve no Bahrein, Sebastien Ogier continua entusiasmado com a chance de correr na Endurance, mas dada a dificuldade de se adaptar aos Hypercar, admite que uma ou duas temporadas na LMP2 não fariam mal a ele, para ganhar experiência.

Atual piloto da Toyota, no Mundial de ralis, mas já tendo anunciado que esta seria a sua última temporada a tempo inteiro, ele quer correr as 24 Horas de Le Mans, mas com as chances de competir na categoria principal da Endurance bem limitadas, pelo menos em 2022, o piloto de 37 anos diz que a categoria LMP2 pode ser o melhor caminho possível no próximo ano.

Se eu quiser ter a ambição de estar numa equipa de ponta, começar pela LMP2 provavelmente será melhor”, disse o francês à imprensa. “Obviamente o GT será melhor do que nada para obter a experiência neste tipo de corridas. E eu já fiz corridas em GT. O nível é muito alto e com certeza haverá algo para aprender também, mas provavelmente LMP2 será ainda melhor.

Durante o teste - cerca de 87 voltas ao circuito de Shakir, andando num tempo dois segundos inferior ao melhor tempo de Mike Conway, que fez 1.49,346 - o piloto afirmou que o seu maior desafio foi adaptar-se aos travões e ao sistema de controle de tração do Toyota TS050

Contudo, o seu grande objetivo é vencer na geral em Le Mans, de preferência ao serviço da Toyota. “Eu diria que sim, a ambição existe, mas provavelmente ainda há um longo caminho a percorrer”, afirmou o piloto, sete vezes campeão do mundo do WRC.


domingo, 7 de novembro de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 18, Hermanos Rodriguez (Corrida)


Os mexicanos sabem mesmo fazer uma festa. E quando desde 2015 eles voltaram ao calendário, o Autódromo Hermanos Rodriguez tornou-se num lugar de peregrinação para todos os que amam o automobilismo e também um lugar onde poderiam celebrar o seu piloto, Sergio "Checo" Perez. E claro, celebram da maneira como somente eles sabem. Como calha na altura do "Dia de los Muertos", ver gente com cara pintada de crânios não é fora do comum, aliás, até faz parte do folclore!

E nesta altura do campeonato, qualquer deslize entre Max Verstappen e Lewis Hamilton significa isso mesmo: "la muerte". Não a física, apenas as das suas aspirações ao título. Afinal de contas, agora faltam cinco corridas para o final de um campeonato que vai acabar quase no Natal. E como que aconteceu ontem na qualificação, a única chance da Red Bull tentar superar a Mercedes é ser mais veloz e travar melhor no final da reta da meta.

Com a grelha modificada à custa das penalizações - os dois Haas eram 14º e 15, respetivamente! - o entusiasmo e as expectativas sobre o que poderia acontecer na primeira curva eram grandes, porque, como todos sabiam, o campeonato estava em jogo. 


Na partida, Verstappen largava bem, passando os Mercedes, e na primeira curva, aquilo que se temia: um toque, mas foi com Bottas, que sofria um pião, aparentemente, num toque com Daniel Ricciardo. Este ficou com a asa quebrada e também ia para as boxes, sendo relegado para o fundo da grelha. Mais atrás, mais confusão, com Mick Schumacher e Yuki Tsunoda a acabarem prematuramente a corrida. Tudo isso foi suficiente para que o Safety Car entrasse na pista. Bottas e Ricciardo iam às boxes, mas Verstappen estava na frente de Hamilton.

A corrida voltou na quinta volta, com Verstappen a tentar escapar o que podia de Hamilton, com Perez em terceiro. Nas voltas seguintes, o neerlandês começou a afastar-se do britânico, e ele disse ao pessoal da Mercedes que ele estava definitivamente mais rápido que ele. Mas, apesar de ver Verstappen ir embora, a diferença para Perez era mais estável.

Chegado mais ou menos ao primeiro terço da corrida, Hamilton começava a queixar-se dos pneus médios, que começava a desgastar-se mais que devia. Como sabem, isso é código para "volta maus rápida", mas desta vez... era mesmo verdade. Verstappen ia-se embora, e Checo aproximava-se. O britânico queria que colocasse logo os pneus duros, mas o que as boxes lhes pediam era que fosse mais meigo com os pneus, para os fazer durar. E por causa disso, conseguiu, de uma certa forma, conter Perez para o terceiro posto.

Atrás, continuava o onferno de Valtteri Bottas. Depois de passar boa parte do pelotão, chegou-se à traseira de Daniel Ricciardo, para ser 11º, mas ficou na traseira do australiano da McLaren, tentando de todos os modos passá-lo, mas não conseguia.


E na volta 30, Hamilton era o primeiro dos da frente a parar nas boxes, trocando para duros, e esperando ver se ia até ao final com o mesmo jogo de pneus. Caía para quinto, atrás de Gasly e Leclerc, e logo a seguir, ia o piloto da Ferrari, também para duros e caindo para nono. Gasly parou na volta seguinte, ao mesmo tempo que Hamilton fazia voltas mais rápidas, tentando recuperar o tempo perdido e fechar o "gap" que era o habitual quando os carros fazem as suas paragens nas boxes. Tudo uma questão de estratégia.

Verstappen parou na volta 33, metendo também duros, e quando voltou à pista, a diferença entre ambos já estava a rondar os oito segundos. Na frente, Checo liderava, para delirio dos fãs, e esperava fazer durar este momento por muito tempo. E durou até a volta 41, quando foi trocar de pneus, voltando em terceiro, quase nove segundos atrás de Hamilton. Nas voltas seguintes, o mexicano tentava apanhar o piloto da Mercedes, e fazia algumas voltas mais rápidas para isso. 


Os holofotes passaram para a luta pelo segundo posto, com Perez a aproximar-se fortemente do britânico, e com quase dez voltas para o final, já estava na traseira do Mercedes, para delírio dos locais. Mas quando ele ficou a pouco menos de um segundo, o britânico reagiu e ele afastou-se um pouco. E no meio disto tudo, Verstappen afastava para quase... vinte segundos. Que tareia. 

A corrida acabou com um ataque final de Perez, onde o carro chegou na distância no DRS, mas acabou por não chegar. E com Max a relaxar, este venceu a corrida, mais uma para consolidar a sua liderança - tem agora nove pontos de diferença entre eles - e Perez a ser o primeiro local a subir ao pódio na história. Gasly foi um tranquilo quarto, na frente dos Ferrari, do Aston Martin de Sebastian Vettel, do Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, do Alpine de Fernando Alonso e o McLaren de Lando Norris.  


Agora, tudo será arrumado à pressa porque estamos a meio de um triplo "stint". Interlagos é já "amanhã" e o Qatar, "é daqui a uns dias". Não gostaria de estar na pele daqueles que arrumam e desarrumam tudo isto... algo que, claro, o filho de "Checo" Perez não tem de se preocupar. Aliás, estava deveria ser a família mais feliz dentro do circuito. Com aquilo que alcançou, tão cedo não irão esquecer.

Formula E: Felix da Costa continua na Techeetah


Ainda não há confirmações, mas o português António Félix da Costa já disse que continuará na Techeetah em 2022. Mesmo com os problemas internos na equipa, ele afirmou que é uma questão de tempo até ser confirmado e estará presente nos testes de pré-temporada, que acontecerão em Valencia. 

Em declarações à motorsport.com, ele revelou que tem um acordo em vigor para a próxima temporada para permanecer com a equipa com a qual conquistou o título de pilotos de 2019-2020.

"Ainda não fui anunciado pela equipa, mas acho que é um segredo muito mal guardado. Tudo está indo bem", disse o piloto luso ao portal internacional. "Estou ansioso para voltar à mesma organização e às mesmas pessoas pelo terceiro ano. Sempre disse que é uma das equipas mais fortes da Fórmula E. Estaremos em Valência dentro de algumas semanas [para os testes de pré-temporada], por isso estou ansioso por esse teste.", concluiu.

Apesar da Techeetah, falou-se que ele tinha sido apontado à Mercedes, caso Nyck de Vries, o atual campeão, fosse para a correr na Formula 1, ao serviço da Williams. Um regresso à Andretti também foi falado nos bastidores, mas no final decidiu-se que o melhor era ficar na Techeetah, provavelmente ao lado de Jean-Eric Vergne, numa temporada que começará no final de janeiro de 2022 em Ad Diyriah, na Arábia Saudita.