sábado, 7 de fevereiro de 2009

Acontece sermos premiados... e pronto!

É normal sermos premiados com selos de distinção, por parte de outros blogueiros, não só pela amizade virtual que nos une, mas também é um sinal de reconhecimento que as coisas que fazemos valem sempre a pena. E as recompensas, quer factuais, quer simbólicas, não deixam de ter significado, do qual só tenho de agradecer a quem me deu, e retribui-lo.

O selo veio de Espanha, mais concretamente do Orroe (Jose) do blog N U R B U R G R I N G, que por sua vez, veio de outro blog, o F1 by Mai. As regras são simples: colocar o selo, colocar o link daquele que o atribuiu, e escolher outros cinco blogs e avisá-los. Ora... este é o busilis da questão. Com tantos blogs bons que conheço, qual deles é que seriam os contemplados?

Depois de aturada reflexão, decidi escolher os seguintes:

- Blog do Groo. O Groo é dos antigos. Conheço-o desde quase os primórdios deste blog, e as suas crónicas são sempre uma maneira descontraída e deliciosa de contar, tanto seja as coisas do quotidiano, quer seja as coisas sobre a Formula 1. A maneira como "saudava" o David Coulthard (Vai jogar bingo velho!) é um exemplo do seu tipo de escrita. Sempre recomendável, cada visita vale a pena o tempo que se perde. E temos uma coisa em comum: adoramos Monza.

- Octeto Racing Team. São quatro meninas, duas irmãs e duas amigas, que falam sobre Formula 1, especialmente sobre oito pilotos em particular. Alguns deles já se retiraram ou andam por outras categorias, e elas nunca se esquecem deles, mas a maneira como falam sobre os aspectos laterais do automobilismo (podemos chamar visão feminina, se quiserem), fazem valer a pena a visita.

- Um Desenho, uma História. Dos cinco que escolhi, queria que pelo menos um tivesse dois critérios: tinha que haver um português de Portugal, e um de desenhista. Escolhi o do Ricardo Santos, infografista do jornal 24 horas, e autor de belos desenhos sobre os carros do passado e do presente, sem deixar de lançar um certo ar sarcástico sobre certos aspectos da Formula 1 actual, no qual o tractor do Renault R29 é o melhor dos exemplos...

- Blogsport Brasil. Este é outro dos antigos. O Felipão conheci-o nos primórdios deste blog (tal como o Groo), e encerrou as actividades por um ano. quando decidiu voltar, veio em força, e tornou-se uma paragem obrigatória para quem queira saber sobre o automobilismo. Muitas das suas prosas são curtas, mas inspiradoras. E esta escolha serve um pouco para homenagear um blog "desaparecido", o F1 Nostalgia, do Rianov Albinov. Como a esperança é a última a morrer, espero que ele regresse em breve e continue a contar as suas "estórias" do fundo do baú...

- GP Series. Este é o Marcos, um Williamista convicto, cheio de humor, e que fala tal qual todos nós: de automobilismo, mais particularmente da Formula 1. A maneira como interpreta as fotografias é esplendorosa, e elas valem a pena serem divulgadas, tal como acontrece muitas vezes por aqui.

E pronto, escolhi os meus cinco. Muitos mais ficaram de fora, como é obvio, e cabe a vocês cinco escolherem aqueles que, na vossa opinião, merecem receber este selo.

E para finalizar, algo especial: fazer uma menção especial a aquele que me concedeu, o Orroe. Obrigado por ter dado este prémio. Numa altura em que este blog está a comemorar o seu aniversário, é optimo receber mimos destes. Muchas gracias!

Pilotos reforçam a sua oposição ao preço das Super-Licenças

Podem ser novas nuvens negras no horizonte da Formula 1. O aumento dos preços das Super-Licenças está a provocar atritos entre a GPDA (Grand Prix Drivers Association) e a FIA, e pode haver consequências. A GPDA lançou ontem um comunicado, afirmando que os pilotos não podem pagar pela manutenção da segurança dos circuitos, e que tais aumentos, para além de serem absurdamente altos, foram feitos à sua revelia.

"Os pilotos entendem que os valores das Super Licenças não deveriam ser uma fonte de lucro para a FIA", afirma a Associação, liderada pelo piloto de testes espanhol da McLaren, Pedro de la Rosa. O comunicado lembra que "em apenas um ano, e sem qualquer aviso prévio, os preços subiram 200 por cento (o preço base) e 350 por cento (o custo por cada ponto)", o que para os pilotos é "irrazoável e injusto". "Estes aumentos foram feitos sem qualquer consulta prévia aos pilotos, e estes só souberam dos aumentos quando as respectivas equipas receberam as facturas e pelos órgãos de comunicação social em Janeiro de 2008. Os aumentos propostos são injustos, quer na forma como foram introduzidos, quer no impacto que têm nos pilotos enquanto indivíduos", pode-se ler na declaração, concluindo que "a FIA deveria angariar fundos suficientes da exploração dos direitos comerciais".

Max Mosley já afirmou há algumas semanas, quando foi confrontado com os primeiros sinais de constestação aos aumentos, que estava disposto a negociar, com a condição de ver revelados publicamente os salários anuais dos pilotos de Formula 1, algo que a GPDA nega fazer, por considerar que os "ganhos dos pilotos são confidenciais, e dizem respeito apenas a si, aos seus empresários, aos seus consultores financeiros e a quaisquer autoridades fiscais, e devem ser respeitados como tal".

Contudo, a GPDA já afirmou por mais do que uma vez que não está contra os aumentos por si, mas sim a percentagem do aumento, por ser bastante superior à inflacção. Revela também que está na disposição de encontrar uma solução, ajudando a FIA a angariar os "aparentes 1,7 milhões de euros em falta necessários para gerir a Federação em 2008 e 3 milhões adicionais que serão necessários em 2009, de acordo com os números citados por Mosley em Monza".

Uma coisa é certa, em tempo de crise na economia, tenta-se arranjar dinheiro noutros sítios, mas tentar comprar uma guerra num sitio aparentemente adormecido e desunido, que são os pilotos, pode fazer com que despertealgo maior. Nâo se pode afirmar que haja uma repetição de Kyalami 1982, porque acho que ninguém acredita nisso, mas somente a ameaça de uma greve pode abalar os alicerces de Formula 1 que também sofre com a crise.

Rumor do dia: Dois pilotos portugueses na GP2?

Alvaro Parente e Filipe Albuquerque estão muito perto de serem pilotos da GP2 em 2009. Quem o afirmou foi D.Alfonso de Borbon, o proprietário da Racing Engeneering, a equipa espanhola onde alinhou o italiano Giorgio Pantano, campeão da GP2 em 2008.


Entrevistado esta tarde pelo programa de rádio português 16 Valvulas, D. Alfonso afirmou que existem cinco pilotos em vista para a temporada de 2009 da Main Series, sendo que Alvaro Parente é um deles. O espanhol teceu rasgados elogios quer a Parente, quer a Albuquerque, e deixou escapar uma revelação: que Filipe Albuquerque está muito próximo de assinar pela Ocean Racing Technology, a equipa de Tiago Monteiro, e que revelou esta semana o seu primeiro piloto da Main Series, o indiano Karun Chandhok.


Momentos depois, Albuquerque foi contactado pelos elementos do programa, onde revelou existiram conversações, mas sem "fumo branco". Mas no final da tarde, fontes próximas quer do piloto, quer da equipa confirmaram que Albuquerque estará na GP2 em 2009, pela equipa portuguesa, faltando apenas o anuncio oficial.


Filipe Albuquerque, de 23 anos, nascido em Coimbra, foi campeão europeu de formula Renault em 2006, e foi quinto classificado na World Series by Renault em 2007, estando actualmente na equipa portuguesa da A1GP, onde é terceiro classificado da série, já tendo vencido uma corrida, no circuito chinês de Chengdou. Contudo, o piloto já tem experiência na GP2 em 2007, quando correu em quatro rondas, sempre em substituição de pilotos acidentados. Duas delas pela Arden, substituindo o venezuelano Ernesto Viso, e as outras duas na... Racing Engeneering, substituindo o espanhol Javier Villa.


A ser verdade, Portugal reforça-se em dose dupla na categoria de acesso à Formula 1.

Ainda Bourdais...

Depois de ontem, o "nerd" Sebastien Bourdais ter sido confirmado como piloto da Toro Rosso para uma segunda época na Formula 1, fala-se que ele poderá fazer uma perninha nos Sport-Protótipos, mais concretamente as 24 Horas de Le Mans, com um Peugeot oficial.



Nada é oficial, mas na semana em que foi confirmada a presença na STR, Bourdais foi visto a testar o Peugeot 908 HDi no circuito de Barcelona. O jornal francês L'Equipe, numa entrevista que fez ao piloto francês, questionadfo sobre se o teste era para fazer a prova raínha da Endurance (Bourdais é de Le Mans), o piloto afirmou que "qualquer coisa, só na Segunda-feira, quando for a apresentação oficial".


Caso seja verdade, vai ser a primeira vez em mais de 15 anos que um piloto activo de Formula 1 participará simultaneamente nas 24 Horas de Le Mans. A última vez que pilotos activos de Formula 1 ganharam em Le Mans foi em 1991, quando o belga Bertrand Gachot e o inglês Johnny Herbert, no seu Mazda 787B, participaram na corrida ao lado do alemão Wolker Weidler. Gachot era na altura, piloto da Jordan, e Herbert estava na Lotus.

É este o novo Red Bull RB5?




O novo Red Bull RB5, as novas montadas de 2009 que serão conduzidas por Sebastien Vettel e Mark Webber, só vai ser apresentado ao público em geral na próxima Segunda-feira. Mas desde sexta-feira à noite que ando a ver o video acima colocado, narrado pelo próprio Vettel, as modificações entre 2008 e 2009. Este seria um video meramente didático, se não fosse o seguinte: o carro novo ainda não foi apresentado.


Será este o "preview" do novo modelo? Tirando isto, o video está absolutamente magnifico! Ah, e a dica vem do Blog do Capelli, que por sua vez, veio do excelente Blog F1 Around, do Becken Lima.

Speeder Questiona... Marcel Marchesi (Marchesi Design)


O meu segundo entrevistado nesta semana dedicada aos “designers” é um que chegou recentemente à blogosfera, mas teve tempo suficiente para conseguir elogios de toda a parte, e reconhecimento pelas suas criações.


Marcel Eduardo Marchesi e Oliveira é o nome completo do meu entrevistado de hoje, mas o seu nome profissional é Marcel Marchesi. Com 27 anos de idade (nascido a 18 de Março de 1981), é formado em Design de Produto pela FATEB (Faculdade de Tecnologia de Birigui - SP) em 2004, com uma pós-graduação em Computação Gráfica pelas Universdades Católicas Salesianas. Trabalhou em gráficas, escritórios de arquitectura, engenharia e topografia, entre outros, e como Freelancer, prestou serviços á POZ industrial Design, de Bauru, fazendo trabalhos para UNIPAC, Baterias Tudor, Jacto, entre outros. Contudo, tinha uma paixão: “Independente da profissão sempre gostei muito de desenhar, porém, passei a me dedicar aos carros e aprimorar minha técnica com um único objectivo: participar dos concursos de Design automotivo da revista Quatro Rodas.”


Actualmente, para além de ser designer, é sou ilustrador com trabalhos publicados no site brasileiro Grande Premio, alguns deles ilustrando pilotos como Ingo Hoffman, Ricardo Zonta, Roberto Moreno e Raul Boesel, só os que passaram pela categoria máxima. E ele é hoje o meu convidado do “Speeder Questiona…” E já agora, se ainda não o sabem, o "capacete brilhante" que está em cima é da sua autoria.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Há um bom tempo vinha com essa idéia de montar um blog, pois é uma maneira rápida e pratica de mostrar meu tranalho. Antes, a maioria dos desenhos era publicada no Blog do Gomes, e muitas vezes me questionavam sobre outros trabalhos, e como poderíam vê-los, aí segui o caminho normal, que foi montar um blog.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Utilizei meu sobrenome simplesmente. Anteriormente utilizava Marcel Oliveira, porém não marcava muito por ser um sobrenome comum no Brasil.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Comecei a vida na “blogosfera” mostrando meus trabalho no Blig do Gomes, participando de concursos, fazendo histórias em quadrinhos. Aliás, outros artistas que gostam de desenhar carros como, Ararê Novaes, Maurício Morais, Bruno Mantovani, por exemplo seguiram caminho parecido.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Comecei em Setembro de 2008, e coloquei um contador de visitas a pouco mais de um mês, portanto, as visitas são poucas, e o tempo de Blog é muito pouco também, não cheguei a mil visitas.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Me orgulho dos posts com desenhos relacionados á despedida de Ingo Hoffman das pistas. Achei uma honra ter feito estes desenhos, tanto pelo Ingo, quanto por terem sido publicados no Grande Premio.


6 – Em que é que tu, desenhando sobre automobilismo, consegues ser diferente dos outros blogs?

Não sei, acho que tento criar um estilo que faça as pessoas se lembrarem do meu trabalho em qualquer lugar. Acabo fazendo desenhos não tão detalhados. Faço perspectivas diferentes, na maioria das vezes até incorretas, e cheios de “linhas de construção”. Mas estas distorções são propsitais, para dar movimento, força, agilidade, velocidade e partem de ferramentas que pretendo não dipensar, que são papel e lápis.


7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?

Uso os mesmos que a maioria, Photshop e Corel Draw. Já cheguei a utilizar Rhinoceros, 3Ds Max, Inventor Studio, mas são todos programas tridimencionas, que, para este tipo de trabalho não são adequados. Eu os utilizo mais para o design de produtos.


8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Hoje existem muitos, mas muitos blogs sobre automobilismo, fíca difícil acompnhar tudo com calma. Eu acabo acmpanhando blogs mais antigos e tradicionais, como o Blig do Gomes, Blog do Capelli, do Saloma. Mas tem muita gente boa chegando e tentado mostrar seu trabalho.


9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Não me lembro. Mas sempre que penso no passado, quando comecei a assistir e gostar de corridas me vem á cabeça aquela prova em Suzuka, quando Senna ganhou o campeonato batendo propositalmente no Prost. Me lembro que era muito pequeno, e acordar na madruga para ver a corrida foi o máximo.


10 – E qual foi aquela que mais te marcou?

São muitas, mas acho que esta última em que Hamilton foi campeão sobre o Felipe é uma forte candidata. Parecia roteiro de cinema. Eu já estava comemorando, mas aí...


11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Cresci vendo Senna ganhar corridas, fazer poles históricas, quebrar recordes, é um ídolo pra mim.


12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Eu tinha minhas dúvidas, mas acredito que sim. Principalmente depois deste campeonato de 2008 em que ele conseguiu reverter tudo de ruim que lhe aconteceu, para um quase título.


13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Com nenhum, ele tem um estilo próprio, com certeza.


14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Acho que não, pois Massa errou menos que Hamilton, superou uma pressão extrema após um começo de campeonato ruim e se mostrou muito menos instável.


15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, pois é o maior vencedor de todos. Enquanto estava nas pistas poucos o superaram.


16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto muito da GP2, é muito competitiva, pois todos querem mostrar serviço para chegar á F1. Acontecem algumas bizarrices, mas são bem legais, as provas. A Indy assito ás vezes. Tenho assistido também algumas provas da Formula Truck e Stock Car Brasil.


17 – E achas que valerá a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?

Acho que sim. Gosto de desenhar carros de corrida, indeprendente de sua categoria e se tiver uma história legal ou se for bonito, melhor ainda.


18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Não colecciono carrinhos. Mas acho muito legal.


19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Foi um susto! Mas para mim só o foi pois estava na torcida para que um dos três brasileiros que disputavam uma vaga fosse confirmado para 2009. No mais acho isso já era previsto, e falado a tempos. As montadoras entram com muita grana, mas saem e não estão nem aí para a Formula 1, ou quem quer que dela dependa para sobreviver.


20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Button fica, mas acho que Barrichello não. Por mais que eu torça por ele, acho que vai ser um piloto pagante no segundo banco da ex-Honda.


21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Ponto positivo para a redução dos custos, pois atrai novos investidores, que queiram medir forças com as “equipes-montadoras” mas esse negócio de padronizar motores, eu não gostei. Não consigo imaginar a Ferrari correndo com um motor semelhante ao Cosworth.


22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?

Acho uma idéia de Marketing pré temporada, ele precisa gerar assunto, aí solta essas coisas sem pé nem cabeça. Eu achei uma idéia ridícula.


23 – O que achaste dos novos carros de 2009?

A princípio não gostei, e continuo não gostando. Posso dizer que comecei a me simpatizar com essas baratas. A desproporção entre a asa traseira e a dianteira (muito larga na frente e muito estreita e alta atrás) é que fez esse estrago. Porém, olhando pela lateral, o carro não mudou muito. Só ficou um pouco mais “limpo” visualmente, sem aqueles apêndices aerodinâmicos, ficando parecidos com carros das décadas de 80 e 90. Mas acho que o tempo resolve isso. Todo mundo acaba se acostumando, e no fim das contas, isso não vai nem importar muito.


24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Sim, concordo! Só quem acorda durante a madrugada (pelo menos aqui do outro lado do Atlântico) para ver uma classificação e no dia seguinte faz a mesma coisa para ver a corrida pode explicar esse sentimento. Só quem arruma um monte de desculpas para não sair com a esposa, namorada, e ficar vendo um monte de malucos se batendo a mais de 300km/h para entender esta frase.


25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Já andei algumas vezes de Kart, mas nada profissional, só por brincadeira, e dá pra entender um pouco por que os pilotos gostam tanto de se arriscar em alta velocidade.


26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Acho que o período entre 70 e 80, quando as montadoras ainda não dominavam a F1.


27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Automobilismo, pura e simplesmente. O que todos nós queremos ver quando ligamos a TV no domingo.


28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não tenho uma opinião formada, sobre qual o melhor. Acho que cada época teve o seu melhor.


29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Jogo Fomula 1 2006 no Playstation 2.


30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Hoje tenho como maior premio ilustrar algumas matérias no site Grande Premio, batalhei muito pra conseguir este espaço, e ainda estou batalhando. Outra coisa legal que está acontecendo é um trabalho que estou realizando para piloto Ingo Hoffmann, que é ilustrar todos os carros que ele pilotou na carreira, e são mais de 80.


31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Gosto das duas juntas, desde que tenham condiçoes reais de brigarem pelo campeonato. Acredito que a esperança deles com essas novas regras é justamente isso, tentar aproximar as equipes garagistas das montadoras. Só não gostei desse negócio do motor padrão.


32 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Só um chegou á F1 até agora, e não mostrou muita coisa. É difícil falar se eles têm ou não capacidade para ser campeões. E se derem certo, provávelmente serão os últimos, pois não existem mais categorias de monospostos no Brasil, portanto não existem mais pilotos sendo formados.


33 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Por enquanto não tenho nenhum plano em vista! Só quero mantê-lo “vivo”. Talvez as caricaturas já sejam uma novidade, pois estou começando agora. Tenho vontade de fazer charges também, mas tem que ser uma coisa de cada vez, pra fazer bem feito, e é isso que quero, fazer um trabalho bem feito, e que se diferencie.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)

Mal confirmam o Bourdais...

... lá vem piada. O Marcos Antônio Filho, da GP Series, viu esta foto e não resistiu a fazer uma piada inspiradora sobre a mais recente confirmação na Formula 1. Ele até está muito contente, pois segundo ele, "afinal ainda tenho muitas piadas de Nerd pra te sacanear ainda!"


Vêm aí mais um bom ano de comédia automobilistica!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Rumor do dia: Danica Patrick a caminho da Formula 1?

As noticias sobre o possivel aparecimento de uma equipa americana de Formula 1 em 2010 fizeram despertar outros rumores, e a de hoje tem a ver com a primeira (e até agora unica) mulher a ganhar uma corrida na categoria IRL, na oval de Motegi, no Japão. A noticia de que Danica Patrick, de 26 anos, actual piloto da Andretti-Green, poderia estar a caminho de uma carreira na categoria máxima tem a ver que um dos seus patrocinadores, a Godaddy.com, ter feito o site da tal USF1 Team, a equipa de Ken Anderson e Peter Windsor, que terá sede em Charlotte, na Carolina do Norte, muito longe da Europa, local onde estão sediadas todas as outras equipas.



Uma equipa que é levada a sério pelo presidente da categoria, Max Mosley: "Sim [eles falaram connosco]. Eles são pessoas sérias mas são iguais a todos os outros, precisam que os custos baixem ainda mais para serem competitivos", disse à Agência Reuters. Mosley afirmou que os responsáveis da USF1 lhe foram recomendados por Nick Craw, responsável da FIA nos EUA: "Temos de levá-los a sério", considerou.





Sem duvida que Patrick atrai muita publicidade (é a piloto que ganha mais em publicidade na categoria), mas vê-la num cockpit de um Formula 1 seria bom demais, isto porque ela, mesmo em termos de resultados na Indy Racing League, a sua melhor classificação de sempre foi um oitavo lugar em 2008, e a tal vitória em Motegi. Caso vá (mas não acreditem muito nisso) seria a sexta mulher na história da Formula 1, e primeira desde 1992, quando a italiana Giovanna Amati tentou a sua sorte num Brabham, falhando a qualificação nas suas quatro tentativas que teve.

Max Mosley pode ter encontrado o seu espião

O presidente da FIA, Max Mosley, afirmou hoje que tem "quase a certeza" que encontrou a pessoa que o denunciou ao tabloide inglês "News of the World", acerca da sua orgia nazi, divulgada há quase um ano atrás. E segundo ele, faz parte do universo da Formula 1.


"Sim, temos quase a certeza de quem foi. Mas não vou fazer ou dizer nada até ter certeza absoluta. Isso vai demorar um pouco mais", afirmou Mosley à Autosport inglesa. Acerca das motivações, o "Tio" Max não tem quaisquer dúvidas que o objectivo era o de fazer renunciar à presidência da entidade que preside há 18 anos. "Não foi feito por diversão. Foi feito para se livrarem de mim", afirmou.

Mosley disse também que caso se confirme que é um elemento activo, poderá não escapar a sanções. Mas que ainda é cedo para fazê-lo, pois está à espera do desfecho dos vários processos que tem em tribunais europeus contra o tabloide britânico. A ver vamos...

Noticias: Toro Rosso confirma Bourdais

A Scuderia Toro Rosso (STR) confirmou hoje que o francês Sebastien Bourdais irá alinhar ao lado de Sebastien Buemi na tremporada de 2009 da Formula 1, fechando o quadro de pilotos a disputar esta tremporada, o mais baixo dos últimos 40 anos, já que somente 18 carros alinharão em Melbourne, no final do mês de Março. Isto, se não encontrarem nenhum comprador para a estrutura que sobrou da Honda.


"Foi um Inverno difícil, mas agora a ansiedade terminou, e estou muito contente por este desfecho. Agora resta concentrar-me no trabalho que temos pela frente, numa época que promete.", referiu o piloto francês.


Bourdais, de 30 anos, vai disputar a sua segunda temporada na Formula 1, e vai ser o unico representante francês na categoria, depois de ter vencido quatro temporadas consecutivas na antiga CART, nos Estados Unidos. Depois de uma primeira temporada modesta, onde conseguiu somente quatro pontos, e foi copiosamente batido pelo jovem alemão Sebastien Vettel, este ano vai ter o suilo Sebastien Buemi como companheuro de equipa. E espera-se que seja melhor do que em 2008, pois agora, o tempo de adaptação às corridas europeias já passou...

O Renault R29 de 2009...

... se fosse desenhado pelo Bruno Mantovani.


Pode ser um pouco tradicionalista, mas digo isto: pessoalmente, é um desenho muito melhor do que aquele que apresentaram no mês passado, em Portimão. Aquelas tonalidades faziam-me lembrar (vamos ser honestos) o palhaço do McDonalds. E não me recordo em ler em lado algum que a companhia de fast-food americana quer patrocinar a Renault!


Enfim... pessoalmente, gosto muito mais deste desenho do que o actual. É menos... ornintorrinco!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Alguém quer assinar isto?

Eu recebi esta noite, via Twitter, uma petição para convencer o meu Parlamento de que deveriam pagar para trazer a Formula 1 de volta a Portugal, agora que temos um Autódromo de classe mundial em Portimão. Se deve ser levado a sério ou não, acho que vocês poderiam ajudar nesta "cruzada" para convencer o meu Governo a colocar de lado, todos os anos, 20 milhões de Euros para trazer e manter a Formula 1 neste país, sabendo que haverá retorno garantido.

Eis o texto da petição:

"Portugal é um país que tem muitos fanáticos por Fórmula 1, e que gostariam de ter um Grande Prémio de volta ao nosso país. Agora, e com o Autódromo de Portimão construído, um regresso da Fórmula 1 ao nosso país estava em contexto com a situação. Apesar da economia mundial não estar no seu melhor momento, pedimos que o governo português tente trazer um Grande Prémio de Fórmula 1 para o nosso país, para o novo Autódromo Internacional de Portimão..."

Sincerely,

The Undersigned.

Querem assinar, estejam à vontade. Mas se querem ajudar, tratem também de divulgar a petição, tá bom?

Outro assunto do momento

Milka Duno é venezuelana, bonita e tal, mas como corredora, é mediocre. Mas tem uma vantagem: dinheiro. E com os petrodólares da Citgo, o nome que a patrolifera venezuelana tem nos Estados Unidos, conseguiu um ligar na Newman-Haas-Lanningan (N/H/L). Como alguns puristas dizem, Paul Newman deve estar a dar voltas no caixão... vi a noticia no Blog do Felipão.


Mas a N/H/L vai correr em 2009 com três carros (e não dois, como disse inicialmente), e para além de Duno, um segundo carro vai estar nas mãos do holandês Robert Doornbos, e outro nas mãos de Graham Rahal. E agora pergunto: sendo ela uma má piloto (não me recordo de nenhuma classificação no "top ten", para vos ser honesto), estando ela numa das equipas mais tradicionais do pelotão, vai fazer dela uma... "vencedora"? Tenham dó... se querem uma mulher que possa competir com a Danica, então iam buscar a Ana Beatriz (Bia)Figueiredo!

Bruno Senna não corre na GP2 em 2009

Acabo de ler a noticia de que o Bruno Senna não vai participar na GP2 para 2009. Provavelmente com isto, as coisas ficaram um pouco mais aliviadas nesse pelotão, mas faz-se esta pergunta: isto significa o quê? Um ano sabático ou um sinal de que pode haver mais movimentações dentro da Formula 1?



Ele firmara, tempos antes , de que tinha apostado as suas fichas na estrutura que tinha restado da Honda Racing, em Brackley. Será que isto é sinal de que as coisas estão a caminho da resolução, ou é apenas uma espécie de "ano sabático", esperando por uma melhor temporada?

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Noticias: Mitsubishi anuncia a retirada da competição

E pronto: mais um construtor japonês anuncia a sua retirada da competição. Depois da Honda na Formula 1, da Subaru e da Suzuki nos Ralies, da Kawasaki na Moto GP, agora é a vez da Mitsubishi nos Todo o Terreno. A marca japonesa disse hoje que irá abandonar a competição, 26 anos depois de se ter estreado no Dakar, e de ter conseguido doze vitórias na prova, sete delas consecutivas.


E a razão é sempre a mesma: a crise mundial. E o mais engraçado é que o Carlos Sousa, um dos melhores pilotos de todo-o-terreno, tinnha agora mesmo comprado um Racing Lancer para correr agora no campeonato nacional e na Taça FIA de Bajas. Aparentemente, segundo Dominique Seyres, as estruturas podem ser alugadas, como acontece com a BMW, e com o seu X-Raid. Agora, resta outra incógnita: será que a Volkswagen quererá competir contra privados? Veremos...

GP Memória - Brasil 1979

Quinze dias depois de Buenos Aires, máquinas e pilotos voltavam ao circuito de Interlagos, depois do interludio de um ano, para correrem no Autódromo de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro. Durante esse espaço de tempo, a pista sofreu obras de remodelação, nomeadamente o reasfaltamento da pista. Contudo, os pilotos ainda se continuavam a queixar dos ressaltos…


Sem grandes novidades em termos de carros (os primeiros carros novos, como o Ferrari 312T4 e o Fittipaldi F6, só apareceriam na Africa do Sul), os Ligier, que tinham o carro pronto logo na Argentina, aproveitaram a boa forma para dominarem os treinos, com Jacques Laffite em primeiro e Patrick Depailler em segundo. Na segunda linha estavam os Lótus, com Carlos Reutmann a superiorizar-se a Mário Andretti, o campeão do Mundo. Na terceira fila estavam os dois Ferrari de Jody Scheckter e Gilles Villeneuve, ainda com o modelo antigo, e a quarta fila pertencia a dois franceses: Jean-Pierre Jabouille, no seu Renault Turbo, era o sétimo a partir, tendo a seu lado o Tyrrell-Cosworth de Didier Pironi. A fechar o “top ten” estava o Copersucar de Emerson Fittipaldi e o Wolf-Cosworth de James Hunt.


Os Brabham estiveram mal nos treinos, com Niki Lauda em 12º e Nelson Piquet dez posições mais abaixo, ainda contundido do acidente na prova anterior. Na Williams, Alan Jones era o 13º na grelha, e Clay Regazzoni o 17º a partir. O mexicano Hector Rebaque, no seu Lótus privado, e Arturo Merzário não conseguiram a qualificação, já que aqui, só permitiam a entrada de 24 carros, ao contrário de Buenos Aires, onde os 26 carros inscritos puderam alinhar à partida.


No momento da largada, os Ligiers arrancam bem, mas Reutmann arranca ainda melhor, ficando momentaneamente com o segundo posto, antes que Depailler o reclamasse como seu no final da primeira volta. Entretanto, logo atrás, Mário Andretti passa o seu companheiro e fica com o terceiro posto. Mais atrás, Emerson Fittipaldi fez um arranque espectacular e passou Pironi, Jabouille e Villeneuve, e no final da primeira volta já era sexto, pressionando Scheckter para o quinto posto, para alegria dos torcedores.


Na segunda volta, Fittipaldi passou o Ferrari do sul-africano, e poucos metros mais adiante, herda o quarto posto, quando o Lótus de Mário Andretti tem uma fuga de combustível e pega foto, arrastando-se até às boxes. A seguir, o brasileiro carrega sobre Reutmann, para tentar ficar com o terceiro posto. O brasileiro estava a fazer uma das corridas da sua vida, num F5A que ganhava segunda vida diante do seu público. Será que iria repetir o feito do ano anterior?


Entretanto, os Ligiers estavam na frente, quase sem oposição. Jacques Laffite e Patrick Depailler lideravam a corrida a seu bel-prazer, enquanto que Reutmann era acossado por um endiabrado Fittipaldi. Mais atrás, Scheckter era também acossado pelo Tyrrell de Didier Pironi. O francês ultrapassou-o, mas pouco depois este despistava-se e voltava à pista, com o sul-africano a recuperar a posição. Mas o jovem francês não se desarmava, e foi de novo atrás dele. Algumas voltas depois, apanhava-o e conseguia ultrapassar, ficando com o então quinto posto. Mais atrás, os Brabham já tinham parado, ambos na mesma volta: Lauda devido a problemas de caixa, Piquet devido a um acidente.


Na 22ª volta, a desilusão tomava conta dos brasileiros: a grande corrida de Fittipaldi ficava seriamente comprometida quando uma das rodas se soltou e teve que ir às boxes. Conseguiu chegar, mas perde uma volta e termina a corrida na 11ª posição. Reutmann estava aliviado, pois já tinha o pódio na mão, porque Didier Pironi estava longe. Entretanto, ambos os Ferrari foram às boxes, e Gilles Villeneuve, até então muito discreto, conseguira ultrapassar Scheckter, para ficar com o quinto posto final.


No final da corrida, os Ligier dominavam, e Jacques Laffite tinha conseguido a pontuação máxima, seguido de Patrick Depailler. Era a primeira dobradinha de sempre da equipa de Guy Ligier, e os carros azuis dominavam este início de campeonato…


Fontes:


http://en.wikipedia.org/wiki/1979_Brazilian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr315.html

Rumor do Dia: Equipa nova a caminho?

Lembram-se de eu falar sobre Ken Anderson? Pois é, parece que sempre vai avançar com uma equipa. Várias publicações especializadas avançam hoje que uma nova equipa, com base americana, e com sede de Charlotte, na Carolina do Norte, irá avançar durante o mês de Fevereiro. A equipa irá chamar-se USF1, e poderá estrear-se na cometição máxima na temporada de 2010.

Como é óbvio, os detalhes são escassos, por agora, e só se sabe que Anderson e Peter Windsor serão os responsáveis pela equipa, que deseja ter dois pilotos americanos no pelotão. Mas vou dizer isto: é estranho que apareça um novo projecto, sem uma base europeia, numa altura de grande crise, como agora. E ainda por cima, anda não existe um comprador certo para a estrutura de Brackley, quando faltam pouco menos de dois meses para a abertura do campeonato, não acham? Desculpem lá, por agora eu fico de pé atrás, tá bom?

Speeder Questiona... Bruno Mantovani (Mantovani.zip)

A entrevista desta Quarta-feira é a primeira de duas que fiz a desenhistas da nossa praça. E esta hoje, trata-se de um dos melhores. Era alguém que queria entrevistar desde há algum tempo, pois as suas caricaturas são tão famosas que até já vi bandeiras dos carros dele em sitios como Monza!



Bruno Mantovani, o meu entrevistado de hoje, tem 28 anos, e nasceu em Serra Negra, no interior de São Paulo. Desde muito pequeno que adora artes e automobilismo, afirmando que "o amor pelo automobilismo e dom de desenhar nasceram juntos." Afirma-se um "autodidata em publicidade e design gráfico e procuro a cada dia me especializar mais." Actualmente, trabalha na DFA, uma agência de publicidade em São Paulo, (http://www.dfa.com.br/), mas o seu "hobby" (e a razão pelo qual foi entrevistado) é a criação de layouts para carros de corrida e capacetes, além das caricaturas, famosas pelos olhos grandes, muitas vezes com ar zangado, a revelar determinação em corrida, outras com ar de enfado, como aparece regularmente quando retrata o finlandês Kimi Raikonnen. Segue-se a entrevista.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Meu blog surgiu em 2004 apenas com a intenção de colocar alguns desenhos para mostrar à meus amigos. Mas foi em 2008, depois que comecei com as charges, que o blog começou a ter repercussão.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Foi da minha cabeça, é apenas meu sobrenome.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Sempre participei de fóruns sobre automobilismo, o extinto Warmup e depois o Downforce.com.br


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Criei o blog em meados de 2004 e até hoje tenho 125 mil visitas, sendo que cerca de 100 mil foram só em 2008.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

A charge sobre o GP de Mônaco é um que gosto bastante, com o Kimi em um carrinho de bate-bate.


6 – Em que é que tu, desenhando e fazendo charges sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

Acho que é o humor em forma de imagem que faz meu blog ser diferente. Charges são complicadas de serem feitas, pois tem que se mostrar muitas coisas apenas com uma imagem.


7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?

Uso o CorelDraw e Photoshop.

8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

São muito os blogues que visito diariamente, mas o Blog do Flávio Gomes, do Capelli, do Ico, o agora finado F1 Nostalgia e o teu, sem dúvidas.


9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Lembro sim, Mônaco 1986. Gosto de corridas desde sempre.


10 – E qual foi aquela que mais te marcou?

São muitas, mas a primeira que me vem na memória é Brasil 1993.


11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Piquet. Foi campeão com carros de épocas diferentes (aspirado e turbo) e tinha um conhecimento técnico acima da média. Além de muita personalidade.


12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Se correr sempre como em 2008, será campeão em breve também.


13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Acredito que seja mais parecido com o Piquet, pois tem um bom conhecimento técnico e sabe a hora certa de dar 100% numa corrida.


14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Sem dúvida, pois em algumas ocasiões, como na corrida da Alemanha, Lewis fez a diferença.


15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, por causa dos seus sete títulos.


16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto muito de carros antigos, e vou a Interlagos todo mês para assistir corridas de carros antigos brasileiros, da categoria Super Classic.


17 – E achas que valerá a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?

Sim, sem dúvida, inclusive já fiz alguns, como uma BMW 2002Ti, um Karmann-Guia e um DKW. Estou agora fazendo o desenho de um Porsche 906.


18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Já montei alguns, como a Mclaren e a Williams de 1990, mas no momento estou me dedicando a montagem de um modelo de papel, uma McLaren de 1988 na escala 1/8 que imprimi numa plotter para arquitetos.


19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Achei uma falta de respeito com todos, fãs e funcionários da equipe, pois foi uma decisão somente política. Deveriam ter mantido a equipe pois pelo menos mais um ano e anunciar na metade desta temporada que iriam sair.


20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Acredito que não. Uma equipe nova deverá trazer novos pilotos, tal qual Bruno Senna por exemplo, para atrair novos patrocinadores.


21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Não sei dizer se este é o caminho correto. Mas algo deve ser feito para frear os custos da categoria.


22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?

Não concordo. Aliás, este ano que teremos apenas 18 carros (a não se confirmar uma nova equipe no lugar da Honda) acho que apenas os 6 primeiros deviam pontuar, como era até 2002.


23 - O que achas dos novos carros de 2009?

Achei os carros bonitos, apesar de bem diferentes dos anos anteriores. Espero que essas regras que mudaram as proporções dos carros acabe com a turbulência que impedia os carros de se aproximarem e tentassem uma ultrapassagem.


24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo. Eu vivo assim, numa eterna espera entre uma bandeira quadriculada e um novo sinal para uma largada.


25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Já andei algumas vezes de kart indoor e outras tantas com um kart profissional em treinos. Andar de kart ajuda não só a entender como é pilotar em corrida como na condução de um carro em ruas e estradas.


26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Os anos 60.


27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Já vi muitas vezes essas cenas. Para mim significam a verdadeira luta por uma vitória (apesar de lá ser pelo 2º lugar). Uma luta limpa e justa, abusando do limite da máquina e da coragem.


28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não concordo, apesar de ser fã de Gilles. O que me faz fã de Gilles não é só sua habilidade como piloto, mas a paixão com qual guiava.


29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Amo jogos de corrida no computador. Jogo desde o World Circuit (antecessor do GP2), GP2, GP3 até os atuais como GTR, GTL, LFS e GPL.


30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Como blog nunca fui premiado, tive apenas uma indicação como um “blog legal” do meu provedor de internet. Mas fora da internet já ganhei alguns prêmios de design, como um concurso de logotipo para a Região Turistica que moro (http://www.circuitodasaguaspaulista.com.br/) e concursos para pinturas de carros de corrida.


31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

O ideal é um misto dos dois. Talvez se as montadoras fornecessem para garagistas seriam uma solução para se ter mais carros no grid.

32 - Que impressão é que ficas do novo Autódromo de Portimão?

Interessantíssimo!!! Muitas subidas e descidas, curvas rápidas e travadas. Um circuito seletivo. Penso comigo que deverá entrar no mundial em breve.
33 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Nenhum deles mostrou potencial para ser campeão ainda. O Massa estreiou em 2002 na Sauber e não deixou uma boa impressão e agora evoluiu muito e está no nível de um campeão. Acredito que isso pode acontecer com eles também.


34 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Pretendo fazer as charges num novo formato, talvez em Flash, para torná-las animadas. Mas isso ainda é só um plano.


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:

19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Noticias: Mercedes nega rumores de abandono

Afinal, as noticias de que a Mercedes esteve prestes a abandonar a categoria são falsas. Quem o diz é a acessoria da marca, hoje em Estugarda. Segundo a revista inglesa Autosport, um porta-voz da companhia veio a dizer que a alegada reunião dos membros da direcção nunca existiu, pelo menos com esse propósito.




"Não houve qualquer votação da direcção da Daimler-Benz relacionada com a Formula 1", afirmou um porta-voz da companhia. "Aparte disto, continuamos comprometidos com o nosso envolvimento na competição", concluiu. Neste momento, para além da McLaren, a Mercedes vai fornecer na temporada de 2009 motores para a Force India, equipa do fundo do pelotão.


Neste momento, este desmentido mostra um pouco duas coisas: que há quem queira aproveitar com a crise, lançando falsas noticias no ar, e dar um ar de pânico, ou então a falta de assunto leve a que, por vezes, se comentam algumas barbaridades deontológicas, só para vender mais exemplares. Não sei qual é o prestígio da revista Focus na Alemanha, mas a versão portuguesa é um disparate completo. Sabem, os boatos podem matar...


Mas também (e isto é só um desabafo) confesso uma coisa: já ando cansado de ouvir disparates completos, meias verdades e rumores. Quero a competição a sério e já! Nunca 29 de Março pareceu tão longinquo...

Noticias: ORT contrata Chandook

Tiago Monteiro contratou o seu primeiro piloto de 2009 para a Ocean Racing Technology: trata-se do indiano Karun Chandhok, ex-iSport, e companheiro de Bruno Senna em 2008. Chandhok, de 25 anos, já tem no currículo duas temporadas de GP2, onde alcançou duas vitórias, uma em Spa-Francochamps e outra em Hockenheim, pelo que a sua experiência será determinante para a evolução da equipa.

O piloto indiano não escondia a sua aftisfação por ter sido contratado para a ORT e correr uma terceira temporada em 2009: "Estou muito contente por ter chegado a acordo com a Ocean Racing Technology. Conheço o Tiago há alguns anos, já que chegámos a correr juntos na World Series, e acredito que ter um piloto a dirigir a equipa é uma importante mais valia porque ele consegue perceber a nossa linguagem. Claro que apostar numa nova equipa tem alguma dose de risco para um piloto. É preciso sempre algum tempo para atingir a performance desejada, mas o objectivo será estarmos competitivos logo neste primeiro ano.", declarou.

"O Tiago e o José [Guedes] fizeram uma excelente proposta a nível técnico e financeiro e o acordo aconteceu facilmente. Os engenheiros em que a Ocean apostou, o Nigel Clyde e o Tom Davis são bons elementos que já conheço e estou certo de que serão determinantes para o nosso sucesso. Os meus parceiros Punj Lloyd, JK Tyre e Amaron vão continuar a apoiar-me em 2009 e estamos todos entusiasmados para trabalhar com a Ocean este ano.", concluiu Chandhok.

Quanto a Tiago Monteiro, está confiante de que com ele, os objectivos da Ocean serão alcançados mais rapidamente: "É muito bom termos desde já garantido um piloto com a qualidade do Karun Chandhok. É um piloto muito rápido e trabalhador que consegue prestações muito consistentes em todos os traçados. Nas duas épocas que já fez teve sempre um excelente relacionamento com os engenheiros e demais responsáveis das equipas onde correu e além disso já venceu na GP2. É muito bom que tenha assinado com tanta antecedência porque assim podemos começar a trabalhar desde já no projecto para a temporada da Main Series. Para nós é muito importante que um piloto com a experiência do Karun tenha apostado e confiado numa nova equipa. Ele é o piloto certo para chegarmos depressa aos nossos objectivos: queremos ser competitivos e ser uma presença regular nos pontos", afirmou.

Karun Chandhok nasceu a 19 de Janeiro de 1984 em Chennai, e começou a correr em monolugares em 2000, aos 16 anos. Em 2002, foi para a Inglaterra, onde correu duas temporadas na Formula 3 britânica, na National Class, onde foi vice-campeão da classe em 2004. Depois de algumas passagens pela World Series by Renault, tornou-se em 2006 campeão da Formula V6 Asia, a vertente asiática da World Series by Renault. Em 2007, faz a sua primeira temporada na GP2, onde foi 15º, com 16 pontos, e uma vitória na Sprint Race de Spa-Francochamps. No final do ano, testa um Red Bull de Formula 1 em Barcelona.

Em 2008, transfere-se para a iSoprt, onde fica com o numero 1 na carenagem, e é companheiro do brasileiro Bruno Senna. Na temporada passada, consegue três pódios e uma vitória, na Sprint Race de Hockenheim, ficando no total com 31 pontos e o décimo lugar na classificação geral. É neste momento a melhor esperança da India para voltar a ter um piloto seu na Formula 1, depois da aventura de Narain Kathykayean, em 2005, na Jordan. Cuirosamente, o companheiro de equipa fora... Tiago Monteiro.