domingo, 29 de dezembro de 2024

A imagem do dia


Natal e Ano Novo são alturas de festa, convívio com a família e... excessos. E muitas das vezes, quando as pessoas bebem demais, na via pública, o risco de fazer asneira e grande, desde incomodar outras pessoas a vandalizar equipamento público, num dos extremos.   

E quem conhece Imola, a cidade do meio de Itália, cujo circuito fica situado num parque no centro da cidade, ao lado do rio Santelmo, há lá um memorial a Ayrton Senna, o piloto brasileiro que morreu a 1 de maio de 1994, um dia depois de outro acidente mortal, a que vitimou o austríaco Roland Ratzemberger. E esse memorial é visitado por centenas de pessoas por mês, muito mais em alturas como o 1º de maio ou por alturas do Grande Prémio da Emilia-Romagna, no final de abril ou inicio de maio.    

Contudo, este dezembro, e por duas vezes nestas ultimas semanas - a última das quais na véspera do Natal - o local foi vandalizado, com algumas pessoas a roubarem algumas das bandeiras que lá estão e saírem do local sem deixar rastro. Nada aconteceu à estátua. 

A Câmara Municipal de Imola reagiu a esses atos através do seguinte comunicado: "A administração municipal condena os atos de vandalismo perpetrados contra alguns elementos de memória deixados pelas pessoas junto ao monumento a Ayrton Senna, que representam um grande património da cidade, manifestando o amor, a afeição e o respeito com que se recorda o campeão, ao qual a cidade está visceralmente ligada.", lê-se.

Com o Ano Novo a aproximar rapidamente, a autarquia decidiu emitir um decreto que proíbe a entrada no parque com garrafas de vidro e qualquer tipo de álcool, com o objetivo de erradicar os atos de vandalismo, frequentemente cometidos por pessoas embriagadas durante este período festivo. E muito provavelmente, haverá agentes a vigiarem o parque para que a lei seja respeitada e impeçam novos vandalismos.  

Sem comentários: